A A A C
email
Retornando 74 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Terça-feira, 15/10/2013

Ser Professor. Feliz Dia, Mestre!

 

A Equipe Rioeduca parabeniza os guerreiros da Educação Carioca! 

Porque sonhos são construídos e alimentados em salas de aula... Porque somos nós, professores, que formamos todos os outros profissionais... Porque o futuro de cada um deles começa a ser desenhado nas escolas desde a infância...

Porque também sonhamos juntos.

Porque fazemos a diferença!

 

"Ser professor é professar a fé e a certeza de que tudo terá valido a pena se o aluno sentir-se feliz pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...


Ser professor é consumir horas e horas pensando em cada detalhe daquela aula que, mesmo ocorrendo todos os dias, a cada dia é única e original...


Ser professor é encontrar pelo corredor com cada aluno, olhar para ele sorrindo, e se possível, chamando-o pelo nome para que ele se sinta especial...


Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e, diante da reação da turma, transformar o cansaço numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...


Ser professor é envolver-se com seus alunos nos mínimos detalhes, vislumbrando quem está mais alegre ou mais triste, quem cortou os cabelos, quem passou a usar óculos, quem está preocupado ou tranquilo demais, dando-lhe atenção necessária.


Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado...


Ser professor é equilibrar-se entre três turnos de trabalho e tentar manter o humor e a competência para que o último turno não fique prejudicado...


Ser professor é ser um "administrador da curiosidade" de seus alunos, é ser parceiro, é ser igual na hora de ser igual, e ser um líder na hora de ser líder, é saber achar graça das menores coisas e entender que ensinar e aprender são movimentos de uma mesma canção: a canção da vida...


Ser professor é acompanhar as lutas do seu tempo pelo salário mais digno, por melhores condições de trabalho, por melhores ambientes físicos, sem misturar e confundir jamais essas lutas com o respeito e com o fazer junto ao aluno. Perder a excelência e o orgulho, jamais!


Ser professor é saber estar disponível aos colegas e ter um espírito de cooperação e de equipe na troca enriquecedora de saberes e sentimentos, sem perder a própria identidade.


Ser professor é ser um escolhido que vai fazer "levedar a massa" para que esta cresça e se avolume em direção a um mundo mais fraterno e mais justo.


Ser professor é ser companheiro do aluno, "comer do mesmo pão", onde o que vale é saciar a fome de ambos, numa dimensão de partilha...


Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena, sem sair do espetáculo". Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés..."


 

Darwin Ianuskiewtz

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/10/2013

Descritores Bimestrais 2013

Tags: descritores, recursospedagógicos.

 

DESCRITORES 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/10/2013

Educação Ambiental no GEA

Tags: 1ªcre, projetos.

 

O Ginásio Experimental de Artes Visuais Vicente Licínio de Cardoso, situado à rua Edgar Gordilho, Saúde, é uma recente iniciativa da Prefeitura do Rio. No Ginásio, foram implantados  os mesmos moldes de três escolas voltadas ao esporte: os Ginásios Experimentais Olímpicos.

 

Os alunos do Ginásio Experimental frequentam a escola em horário integral, das 8h às 16h. Nesse tempo, eles têm cafe da manhã, almoço e lanche. Além das aulas regulares, há também aulas eletivas. Como o Ginásio é vocacionado para Artes Visuais, as eletivas são os ateliês. Nove opções são oferecidas: Artes Gráficas, 3D, Textura, Desenho, Cor, Pintura, Outras Mídias, Novas Tecnologias e Seres e Natureza. Cada estudante escolhe a aula que mais lhe atrai. Assim, alunos das três turmas, do 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, trabalham juntos.

 

Alunos do GEA preparando a Eco Bag para recolher materiais recicláveis.

 

Os jovens são incentivados pelos professores a vencer seus medos e ultrapassar limites. E o GEA tem o compromisso de ajudá-los nessa missão. Assim, os alunos recebem reforço escolar nas matérias em que apresentam mais dificuldade e participam dos programas Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil.

O primeiro desenvolve o tipo de ser humano que cada um quer ser, um trabalho que começa na primeira semana de aula e é desenvolvido com o professor ao longo do ano. Eles definem o que esperam da escola e de suas vidas como um todo. O segundo programa objetiva alcançar o conhecimento sobre si mesmo e sobre o ambiente. Assim, eles podem melhorar a escola e o relacionamento com os colegas.


Projeto de Educação Ambiental - “Ecos do Porto” 

 

O GEA Vicente Licínio Cardoso está participando ativamente do projeto “Ecos do Porto”, desenvolvido nos bairros da Saúde e da Gamboa e no morro da Providência. Esse projeto é uma parceria com a Concessionária Porto Novo, com a ONG Defensores da Terra e com a Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é conscientizar integrantes da comunidade escolar, seus familiares e residentes na região portuária a manterem boas práticas de limpeza e reciclagem.

 

"Ecos do Porto" pretende preparar as bases para a futura implantação do sistema de coleta seletiva e reciclagem na região portuária. Assim, as escolas são envolvidas para criar uma nova fonte de geração de emprego e renda para os moradores. Além disso, a ideia busca reduzir a quantidade de resíduos sólidos dispostos incorretamente, melhorando, dessa forma, a qualidade de vida comunidade.

 

Tempo que os materiais demoram para se decompor na natureza.

 

Para que haja resultados efetivos, a colaboração de todos é fundamental! Assim, a campanha é que todos ajudem na redução da geração de lixo, principalmente através da reciclagem e reaproveitamento de resíduos. É também foco do trabalho despertar na comunidade a importância do uso consciente de outros recursos como a energia elétrica e a água. Dessa forma, será possível reduzir o consumo e evitar o desperdício, adotando novos valores para uma melhor qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.

 

As Escolas Municipais Darcy Vargas, Francisco Benjamin Gallotti, Antônio Raposo Tavares também participam do “Ecos do Porto". Juntamente com o GEA, já realizaram as seguintes Atividades:


  • Palestra de sensibilização para os alunos;
  • Oficinas com material reciclável;
  • Campanha com cartazes;
  • Eco Bag - Bolsa construída por alunos para recolher recicláveis;
  • Alunos mobilizados a recolher material reciclável numa gincana entre as escolas;
  • Concurso de objetos confeccionados pelos alunos com material reciclável e com tema alusivo ao Natal.

 

Educação Ambiental é compromisso do GEA com a comunidade escolar e de toda a zona portuária.

 

Veja, no vídeo abaixo, a importância do ato de reciclar:

 


 

 

* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *

 


Professora Rute Albanita
 Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/10/2013

Blog Educativo Como Novas Formas de Conhecimento

Tags: 5ªcre, rioeduca, blogs.

Atualizar, buscar novas formas de conhecimento que este mundo globalizado nos oferece e acompanhar esta evolução são algumas oportunidades que o blog educativo oferece a professores e alunos.

 

Escutamos falar que o mundo vive em constantes mudanças e é verdade! A partir das evoluções que ele vem sofrendo ao longo do tempo, precisamos buscar novas formas de conhecimento. Uma delas é aproveitar as oportunidades que a tecnologia nos oferece.


As oportunidades são infinitas e dentre elas está o blog que, se usado corretamente em favor da educação, favorece tanto o aluno quanto o professor. Com isso, beneficia a troca de experiências, induz o aluno a criar, produzir textos, fazer produções. Também desenvolve habilidades e, entre muitas outras possibilidades, o aluno acaba aprendendo de uma forma mais descontraída.


“Uma das ferramentas que favorece a adaptação da educação às novas metodologias de trabalho colaborativo e cooperativo, seja porque as atividades requerem um trabalho em equipe ou porque existem recursos que servem como ferramentas para realizá-los, são os blogs”. Educarede, Fundação Telefônica.


O blog integra a categoria do que é chamado software social, que vem sendo definido como uma ferramenta, para aumentar habilidades sociais e colaborativas humanas. Como um meio para facilitar conexões sociais e o intercâmbio de informações. E como uma ecologia, permitindo um “sistema de pessoas, práticas, valores e tecnologias num ambiente particular local” (Suter; Alexander; Kaplan, 2005).


Segundo Mejias (2006), o software social é uma nova onda das tecnologias de informação e comunicação (TIC) que permite preparar os estudantes para participarem em redes onde o conhecimento é coletivamente construído e compartilhado. Assim é um Blog.

 

Blogs Educativos


Segundo Betina Von Staa, coordenadora de pesquisa em tecnologia educacional e articulista de portais, existem sete motivos para se criar um blog educativo.


1- É divertido


É sempre necessário termos um motivo genuíno para fazer algo e, realmente, não há nada que legitime mais uma atividade que o fato dela ser divertida. Um blog é criado assim: pensou, escreveu. E depois os outros comentam. Rapidamente, o professor vira autor e, ainda por cima, tem o privilégio de ver a reação de seus leitores.


Como os blogs costumam ter uma linguagem cotidiana, gostosa de escrever e de ler, não há compromisso de textos longos, apesar de eles não serem proibidos. Inserindo imagens e vídeos, o educador tem uma excelente oportunidade de explorar essa linguagem tão atraente, o que aumenta ainda seu objetivo. Ele, rapidamente, descobrirá a magia da repercussão de suas palavras digitais e das imagens ou vídeos selecionados (ou criados).


2- Aproximam professor e alunos


Com o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos, tantas vezes tão distantes. Além de trocar ideias com a turma, o que é um hábito extremamente saudável para a formação dos estudantes, no blog, o professor faz isso em um meio conhecido por eles, pois muitos já estão acostumados com as mídias sociais. O professor “blogueiro” certamente se torna um ser mais próximo dos alunos e de seus leitores.


3- Permite refletir sobre suas colocações


O aspecto mais saudável do blog, e talvez o mais encantador, é que os posts sempre podem ser comentados. Com isso, o professor, como qualquer “blogueiro”, tem inúmeras oportunidades de refletir sobre as suas colocações, o que só lhe trará crescimento pessoal e profissional. O professor “blogueiro” certamente começa a refletir mais sobre suas próprias opiniões, o que é uma das práticas mais desejáveis para um mestre em tempos em que se acredita que a construção do conhecimento se dá pelo diálogo.


4- Liga o professor ao mundo


Conectado à modernidade tecnológica e a uma nova maneira de se comunicar com os alunos, o educador também vai acabar conectando-se ainda mais ao mundo em que vive. Isso ocorre concretamente nos blogs por meio dos links (que significam “elos”, em inglês) que ele é convidado a inserir em seu espaço. Os blogs mais modernos reservam espaços para links. Ao criar um link, o professor se dá oportunidade, ao seu aluno, a outros professores e ao leitor a enveredar pelo campo de pesquisas desvendando o que lhe interessa. Com essa prática, acabam descobrindo uma novidade ou outra, tornando-se pessoas ainda mais interessantes. E, dessa forma, professor, seus colegas, alunos e leitores estarão mais conectados com o mundo.


6- Permite trocar experiências com colegas


Com um recurso tão importante e ao mesmo tempo divertido em mãos, também é possível que os colegas professores entrem nos blogs uns dos outros. Essa troca de experiências e de reflexões certamente será muito rica. Em um ambiente onde a comunicação entre pares é tão entrecortada e limitada pela disponibilidade de tempo, até professores de turnos, unidades e mesmo escolas diferentes poderão aprender uns com os outros. E tudo isso, muitas vezes, sem a pressão de estarem ali por obrigação.


7- Torna o trabalho visível


O professor ou a escola que possui um blog tem mais possibilidade de ser visto, comentado e conhecido por seu trabalho e suas reflexões. Antes de fazer seu próprio blog, vale a pena consultar as realizações de algumas pessoas comuns ou dos mais variados profissionais. Faça uma busca pelos blogs do portal Rioeduca ou mesmo pela Internet para descobrir o que se faz nos blogs pelo mundo afora e (re)invente o seu!

 

E Agora??


O que podemos fazer para tornar nosso blog mais atraente para nossos alunos, colegas professores, leitores e para o mundo?


Essa é a pergunta que fizeram as professoras Regina Bizarro e Renata Carvalho (representantes do Portal Rioeduca da 5ª e 2ª CRE, respectivamente) autoras das Oficinas de Blogs para professores da rede municipal e elas mesmas respondem:


Sendo ousado (no bom sentido), publicando projetos/atividades interessantes, compartilhando saberes, usando através do portfólio digital recursos para tornarem as aulas mais atrativas, possibilitando maior integração escola/professor/aluno/responsável. Assim você possibilitará o acesso de mais leitores, dando oportunidade de refletirem sobre seu trabalho através dos comentários.

 

O blog é o portal da escola e uma forma da escola/professor se mostrar para o mundo. É um espaço de divulgação de ações ou projetos específicos, um portfólio digital de professores e alunos, pode ser recurso no acompanhamento e gestão da escola, assim como interação escola-família.

 

Oficina de Blogs na E. M. República Dominicana


Em 18 de setembro aconteceu uma oficina de blogs na 5ª CRE. Dessa vez, na escola Municipal 05.15.059 República Dominicana, quando lá estiveram dez professoras regentes de Salas de Leitura e a diretora de uma Creche.

 

 

Recompensador, palavra que define estes momentos. Pois compartilhamos o que aprendemos com muitos que já dominam esta ferramenta e vão a procura de novos esclarecimentos. Tanto quanto aqueles que acabaram de criar um blog e necessitam de subsídios para começar a alimentá-los.

 


 

Hoje, qualquer pessoa pode criar um blog, já que a tecnologia empregada para sua criação e publicação é muito simples. Sendo assim, qualquer pessoa com pequeno domínio de uso do computador pode criar e manter um blog. Basta o acesso à Internet, o cadastramento em um dos muitos serviços disponíveis - vários gratuitos, como o blogger.com - e as ideias que alimentarão o blog.

 

 

O interesse pela Oficina de Blog foi grande!


Professores presentes de Sala de Leitura: Marta Benício (CIEP Metalúrgico Benedicto Cerqueira), Fausto David (DR na E. M. Escola Municipal República Dominicana e lotado na E. M. Almirante Saldanha da Gama), Ana Claudia Ferreira (E. M. Haiti), Ana Carolina Araújo (E. M. Frei Leopoldo), Cirley Ribas (E. M. Adelmar Tavares), Regiane Silva (E. M. França) Maria da Penha Trajano (E. M. Prof. Souza da Silveira) e Silvia Geraldes Almeida (E. M. Irmã Zélia), além da professora Monica A. Martins (Diretora da C. M. Sementinha).

 

 


E você, já criou o seu?


Sugestões para alimentar e incrementar ainda mais blogs educativos:


• Photo Scape - Editor de Textos: http://www.baixaki.com.br/download/photoscape.htm


• Movie Maker - Editor de Vídeos: http://www.baixaki.com.br/download/windows-movie-maker.htm


• Youtube - Publicaçao de Vídeo: http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt


• Tony Gifts - Ferramentas para Blogs: http://tonygifsjavas.com.br/


• Dicas para Blogs: http://www.dicasparablogs.com.br/


• Marcadores de Visitas:

 

 

Desde o início deste trabalho, em 2011, as professoras autoras fizeram 13 oficinas como esta.

 

Conheça o blog Oficina de Blogs: http://oficinasdeblogs2012.blogspot.com.br/

 

Agradeço o empenho da direção da E. M. República Dominicana e da professora Elisa Bamonte, Sala de Leitura Menino Maluquinho, para que esta oficina acontecesse.

 

Regina Bizarro é professora representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.

 

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza
Facebook: @Regina Biza


Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share