A A A C
email
Retornando 101 resultados para o mês de 'Outubro de 2012'

Quinta-feira, 25/10/2012

Folclorices de Brincar

Tags: 7ªcre, projetos, creches.

  

 

 

A Creche Municipal Maria da Conceição Silveira de Carvalho está localizada em Jacarepaguá e atende cerca de 100 crianças diariamente em horário integral.  Recentemente, a creche desenvolveu o projeto Folclorices de Brincar que teve como objetivo principal apresentar as raízes folclóricas, nossa identidade e o mundo cultural em que vivemos.

 

 

 

Por meio das diversas linguagens, a equipe da creche Maria da Conceição Silveira apresentou aos pequenos as brincadeiras infantis atuais e do tempo que os adultos de hoje eram crianças. Todos tiveram a  oportunidade de aprender, relembrar e vivenciar diversas brincadeiras, podendo ainda construir seus próprios brinquedos.

 

O livro Folclorices de Brincar traz lindas ilustrações de Ivan Cruz que serviram para mostrar diversas brincadeiras que fazem parte do cotidiano de muitas crianças brasileiras. Os alunos também conheceram cantigas de ninar e de brincar, além dos tradicionais brinquedos cantados que fazem parte do nosso folclore.

 

 

 

O que as pessoas da rua, do prédio, da própria creche têm de tradições?

Essa foi a pergunta que serviu como ponto de partida para o projeto. As crianças tiveram contato com regras, cantigas de ninar, provérbios e pensamentos usados por várias gerações.

 


A equipe e os familiares dos alunos puderam reviver sua infância e participar das brincadeiras. Todas as crianças brasileiras deveriam encontrar nas instituições escolares um espaço para levar, discutir e trocar a cultura apreendida em casa, na rua e no bairro, ou seja, trabalhar com as tradições que ainda temos.

 

 

.

 

 

 

Quando os alunos chegam à creche trazem uma bagagem cultural e familiar: as histórias que ouviram da avó, da mãe, as cantigas de ninar, os ritos de passagem,os brinquedos e as brincadeiras.

A Creche Municipal Maria da Conceição, além de resgatar a riqueza das brincadeiras e brinquedos que fazem parte do nosso folclore, estreitou laços com a comunidade escolar a partir das atividades realizadas. 
 

 

 

 

 

 

PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?


http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

Roberta Vitagliano é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/10/2012

A Arte de Despertar Jovens Talentos

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal Floriano Peixoto, localizada no importante bairro de São Cristovão, Zona Norte do Rio de Janeiro, promoveu neste mês o Show de Talentos entre os alunos da unidade. O evento, já em sua terceira edição, possui caráter pedagógico, pois está norteado pelo Projeto pedagógico da escola e abre espaço para que os jovens desenvolvam valores da cultura brasileira por meio de música e dança. Além disso, melhora a integração e parceria entre alunos, professores e familiares.

 

 

Quando as crianças e os adolescentes da escola souberam do Show de Talentos, ficaram muito entusiasmados, afinal era a oportunidade que teriam de mostrar para todos o que sabem fazer de melhor. Então, com muita dedicação, treinaram para o grande dia, no qual brilhariam diante de toda a comunidade escolar.

 


O grande evento foi construído e organizado pelos próprios alunos, com intuito de desenvolver a autonomia dos jovens artistas. Os professores se surpreenderam, pois foram realizadas mais de cinquenta inscrições para apresentação ao público, o que confere e destaca a importância deste trabalho para os estudantes.

 

 

Talentos e oportunidades são considerados a fórmula de sucesso na Floriano Peixoto. A apresentação do Show de Talentos teve como abertura a coreografia Viajando pela realeza de Luiz do Sertão, tema do Projeto Pedagógico da escola, celebrando os 100 anos de Luiz Gonzaga . Os professores revelaram que foi impossível não se emocionar ao presenciar o lindo canto da aluna Sofia, de apenas 5 anos da turma EI (Educação Infantil)11, cantando Xote da Meninas de Luiz Gonzaga.

 

Também foi destaque o talento da jovem Juliana Borges da turma 1502 que, com sua voz aveludada e afinada, deu um show cantando em inglês; Amélia da turma 1401 tocou Minueto de Bach no seu teclado; o balé de Juliani da turma 1202 emocionou o público. Houve também diversos grupos de dança e criativas coreografias. Chamou a atenção de todos as poesias escritas e declamadas, como por exemplo as de João Vitor e Maria Iris da turma 1501.

 

 

O Show de Talentos 2012 foi um sucesso, pois reservou momentos únicos e especiais que certamente ficarão guardados na memória e no coração de toda comunidade escolar. Meninas e meninos brilharam através das músicas, danças e representações artísticas. Serão futuros artistas? Compositores, atores, autores de livros? Quem sabe... O que temos certeza é que a Escola Municipal Floriano Peixoto acredita no talento de seus jovens e tem o compromisso de despertar em cada um desses pequenos cidadãos o grande potencial que neles existe.

 

 

Conheça também os  Núcleos de Arte  da nossa rede de Educação, que auxilia os alunos a conhecerem e desenvolverem  seus talentos.

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,

clique no link abaixo:

http://jornalfloriano.blogspot.com.br/

 


* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe! *

 

Contatos:
Rute Albanita
Professora e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 25/10/2012

Geodiversidade e o Nosso Patrimônio Geológico

Tags: 4ªcre, projetos, eventos.

 

Chamamos de geodiversidade a variedade de ambientes, fenômenos e processos geológicos que produzem paisagens, rochas, minerais, solos bem como outros depósitos superficiais formadores do arcabouço que sustenta a vida na terra.

 

 

 

 

Para concebermos a complexidade da vida humana sobre o Planeta Terra, faz-se necessário conhecer o passado, a fim de se entender o presente e, desse modo, prever o futuro.  Nessa pespectiva, preservar a diversidade pode ser o caminho para a prevenção de desastres naturais (terramotos, furacões, vulcões), mudanças climáticas, qualidade alimentar, disponibilidade de água potável, fornecimento de energia e muito mais.

 

 

 

 

Ações que Apostam na Importância da Geodiversidade

 

 

"Em outubro, nós da Escola Municipal Holanda, levamos nossas turmas do 3º e 4º ano, 1302 e 1402, para um passeio no Museu da Geodiversidade da UFRJ que visitou a Exposição Memórias da Terra.
 Durante a visita, as crianças tiveram acesso a um incrível acervo de rochas, minerais, solos além da oportunidade de observar meteoritos e holótipos de fósseis de dinossauro, entre outros materiais interessantes.

 

 

 

 

"Os alunos puderam observar e examinar as coleções o que lhes permitiu realizar trabalhos escolares, despertando neles o interesse pelas ciências geológicas." Texto: Professora Regina - Gestora da Unidade
 

Parabéns a todos da equipe dessa Unidade Escolar por levar seus alunos a conhecer a história da evolução da vida no nosso planeta!

 

 

Contatos:
Ana Accioly
Professora e Representante Rioeduca.net da 4ªCoordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net
Twitter: @Ana_Acioly

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 24/10/2012

Olhar para hoje, projeto para o amanhã!

Tags: 10ªcre, mais educação, patrono.

 

 

 

Inaugurada há 63 anos, a Escola Municipal Deborah Mendes de Moraes, que fica no bairro da Pedra de Guaratiba, tem despertado nos alunos a importância de suas escolhas pessoais e o interesse pela projeção de suas metas.

 

 

 O prédio da Escola Municipal Deborah Mendes de Moraes foi construído bem nas proximidades da Praia e da zona pesqueira da Pedra de Guaratiba.  Localiza-se em uma via de intenso movimento de automóveis, a rua Belchior da Fonseca.  Nela circulam automóveis e ônibus que seguem de Santa Cruz e de Sepetiba, em direção à Ilha de Guaratiba, Restinga da Marambaia, Barra de Guaratiba, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e bairros da Zona Sul da cidade.


 

No entanto, houve certa redução do fluxo de automóveis em frente à escola  devido a duplicação do trecho da BR 101, Rodovia Governador Mário Covas, entre os bairros de Santa Cruz e Recreio dos Bandeirantes, e a abertura do Túnel Vice-Presidente José de Alencar, na Grota Funda.

 


Tais mudanças, como tantas outras que ocorreram no bairro praiano e na trajetória sexagenária desta escola, não são desconsideradas pela equipe da direção e dos professores que procuram contextualizar a realidade da região onde seus alunos vivem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com os pés fincados na realidade do cotidiano, mas com propostas visando a atingir as metas projetadas para o futuro, direção e professores da escola reconhecem o legado das gerações antecedentes e valorizam a sua memória histórica.

 


Em entrevista concedida ao Portal do Rioeduca, a diretora, professora Débora Neri dos Santos, lembra que o nome da unidade escolar foi uma homenagem a esposa do então prefeito do Distrito Federal, Ângelo Mendes de Moraes e teve as suas origens como uma das escolas rurais características da região.

 


Desde então, a população da Pedra de Guaratiba cresceu significativamente, e a Escola Municipal Deborah Mendes de Moraes, que matriculava principalmente filhos de pescadores locais, passou a receber crianças e adolescentes vindos de outras comunidades como Piraquê, Reta e Mato Alto.

 


O perfil da comunidade escolar de Pedra de Guaratiba foi modificado em razão da vinda de pessoas da região Nordeste do Brasil em busca de moradia e empregos.

 


O texto do Projeto Político Pedagógico da  U.E., alusivo ao diagnóstico, assinala que tais transformações no perfil da comunidade provocam  mudanças também no âmbito escolar; não apenas no que se refere aos aspectos comportamentais, mas também em relação à participação e ao desempenho no aprendizado.

 


São inúmeras as iniciativas propostas pela direção e professores para alcançar os objetivos almejados.  Podemos citar, como exemplo, a criação de “Salas temáticas” onde os professores, de acordo com as disciplinas lecionadas, realizam atividades em espaço ambientado.

 

 

Os projetos multidisciplinares, intensificados a partir do ano letivo de 2012, têm obtido excelentes resultados, conforme declarou a coordenadora pedagógica Luciana Victorino.  Segundo ela, a intenção de todos é mostrar aos alunos que mudanças para melhor são sempre possíveis e que os jovens são a pedra fundamental na construção de uma sociedade justa.

 


Na Sala de Leitura, onde está fixado o retrato da Patronesse da Escola, Deborah Mendes de Moraes, há livros e outros recursos pedagógicos que são amplamente utilizados pelos professores, sempre preocupados em despertar o interesse dos alunos pela leitura e fortalecer o relacionamento das famílias com a escola.

 


Tendo como tema do PPP “Um olhar para hoje, um projeto para o amanhã”, a direção e os professores optaram por dividir a temática em dois projetos multidisciplinares.  O primeiro direcionado para os alunos das turmas do 6º e do 7º anos, focalizando, respectivamente, o bairro de Pedra de Guaratiba e a cidade do Rio de Janeiro.  E o segundo, para os alunos do 8º e 9º anos, na perspectiva da globalização; com apresentação de um amplo painel sobre as profissões a que os alunos, futuramente, poderão aspirar.

 


Entre ações, atividades e estratégias, foram elencadas inúmeras possibilidades, desde exposições, palestras e produção de murais, até a apresentação da história local, a relevância dos pontos turísticos de Pedra de Guaratiba, produção textual, dramatizações, entrevistas, etc.

 

Da esquerda para a direita, a partir do alto: Dunstana Farias de Mello, diretora adjunta; Débora, diretora; Bárbara, secretária escolar; Bárbara, professora de Ciências; Suely, professora de Matemática;  Edson Alves, professor de História, ao lado da diretora Débora;  Edinalva, agente educadora;  Paulo, professor de História;  Débora, diretora e Luciana, coordenadora pedagógica; professor de Matemática; Luciana, coordenadora pedagógica e Bárbara, secretária escolar e Nilton, professor de Ciências. Fotos tiradas na Sala dos Professores, em 4 de outubro de 2012.

 

 

 

 


Na sala dos professores, em conversa com alguns colegas da escola, foi possível sentir o espírito de companheirismo, trabalho solidário, dedicação à profissão e sensação prazerosa de todos por trabalhar no bairro da Pedra de Guaratiba.

 

 

Professor Sinvaldo do Nascimento Souza, representante do Rioeduca na 10ª Coordenadoria Regional de Educação.
Contato: E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net

Twitter: @SinvaldoNSouza


 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share