A A A C
email
Retornando 101 resultados para o mês de 'Outubro de 2012'

Terça-feira, 30/10/2012

Projeto Brincando com a Geografia

Tags: 5ªcre, meioambiente.

 

A professora Raquel Barbosa, da Escola Municipal 05.15.054 Cardeal Arcoverde, desenvolveu o Projeto "Brincando com a Geografia" utilizando diversas ferramentas de aprendizagem. É o que veremos agora!


 

Com a finalidade de motivar alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Cardeal Arcoverde, a professora Raquel Barbosa, regente da disciplina de Geografia, criou a  I Feira de Geografia baseando-se no Projeto "Brincando com a Geografia".
 

 

Segundo a professora, a proposta do projeto foi a de promover uma Feira com os conhecimentos adquiridos ao longo do ano letivo, sem utilizar maquetes, cartazes e demonstrações de experiências.

 

 

 

 

Projeto Brincando com a Geografia

 

 

Justificativa

 

Motivar alunos a criarem jogos, tendo como base o conteúdo de Geografia estudado.

 

 

Público Alvo

 

Alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental. 

 


Professor Orientador



 Raquel Barbosa (Regente de turma do 6º ao 9º ano da disciplina de Geografia).

 

 

Jogos Desenvolvidos

 

  • Jogo da velha (Sol/Lua);
  • Palavras cruzadas com estados brasileiros;
  • Acerte o Estado (utilizando o mapa político do Brasil);
  • Procure e ache (bairros do Município do Rio de Janeiro que aparecem na letra da música "O meu lugar", de Arlindo Cruz;
  • Descubra o tempo (decomposição de materiais);
  • Jogo de forca (com enigmas de geografia);
  • Caça-palavras (com os nomes dos países da América do Sul);
  • Utilização do planetário para demonstrar os movimentos de rotação e translação;
  • Jogo da volta ao mundo.

 

 

Dinâmica da Feira de Geografia

 

Alunos do 6º ano (no turno da manhã) e do 7º (no turno da tarde), divididos em grupo, receberam os colegas do EI ao 5º ano para “brincar”.

 

Durante a  realização da Feira, foi passado no telão um vídeo produzido pela professora Raquel, mostrando os alunos na preparação da Feira de Geografia.

 

 

 

 

 

 

Segundo a professora Raquel, após a realização da Feira de Geografia que aconteceu dia 03 de outubro, os professores avaliaram como sendo um sucesso. Tanto os alunos que confeccionaram os jogos, como os que brincaram, adoraram a experiência e pediram outra.

 

O Rioeduca parabeniza a professora Raquel pelo planejamento e orientação da Feira de Geografia, assim como os alunos que participaram do desenvolvimento do projeto, mostrando envolvimento e compromisso.

 

 

Na EM Cardeal Arcoverde é assim: “Juntos, tudo acontece!"

 

Acompanhem o blog da escola: http://emcardelarcoverde.blogspot.com
 

 

 Escolas e professores participem das publicações do portal Rioeduca enviando para o representante da sua CRE projetos desenvolvidos e/ou atividades que impactaram a aprendizagem de seus alunos.

Clique aqui para saber o e-mail do seu representante.

Acompanhem e comentem nos blogs das Escolas da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Representante do Rioeduca na 5ªCRE _ Professora  Regina Bizarro

Twitter: @rebiza / Facebook: rebiza

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net


 

                                


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/10/2012

A FLINN Canta e Conta o Nordeste Brasileiro

Tags: 9ªcre, blogdeescola.

A Escola Dr. Nelcy Noronha, da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, acredita que a literatura é o caminho que leva o adolescente a desenvolver a imaginação, as emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Dessa forma, surgiu a FLINN em sua 2ª edição apresentando como tema
"A FLINN CANTA E CONTA O NORDESTE BRASILEIRO".


 

 

 

A 2ª Feira Literária - FLINN - aconteceu no dia 4 de outubro contando com a participação de todos os membros da escola. Quem nos conta sobre o trabalho desenvolvido é a professora Carla, que gentilmente nos enviou o texto, as fotos e os vídeos.

 

 

 

 

Nossa proposta foi homenagear grandes nomes do cenário artístico-cultural nordestino, como Luiz Gonzaga, Jorge Amado, Patativa de Assaré, entre outros, lembrando aos alunos o centenário de Luiz Gonzaga e Jorge Amado.

 

 

 

 

Na semana da nossa Feira Literária, os alunos assistiram, no início de cada turno, a filmes relacionados à cultura nordestina, como “Lisbela e o prisioneiro”, “Lampião e Maria Bonita”  e
“O Auto da Compadecida".


 

 

 

A apresentação de nossa FLINN contou com a participação da Professora Rosana, caracterizada de Boi Bumbá e a professora Nane, caracterizada de Maria Bonita.

 

 

 

 

A Professora Márcia Lucindo, da Sala de Leitura, criou a peça "BOOKS STORIES" com os alunos da turma 1701, enfocando a importância de ouvir, contar e recontar histórias. Quem nunca imaginou o que seus livros ficam fazendo quando não estamos por perto? A professora sempre pensou nisso... Os livros ganharam vida, os personagens conversaram e, depois, cada livro dançou com seu autor.

 

 

 

 

Os professores da escola criaram várias apresentações e trabalhos em homenagem ao "Rei do Baião". Luiz Gonzaga foi apresentado aos alunos durante todo o projeto da FLINN e, ao final, muitos alunos já conheciam a sua história, suas músicas e sua vida.

 

 

 

A professora Mônica, de Língua Portuguesa, mostrou aos alunos que, por onde ele passava, levava a sua alegria em sua música. Também apresentou o coral "Asa Branca" com os alunos da 1601  e 1602 ao som do acordeom tocado pelo professor de música Rafael. Foi uma bela apresentação!

 

 

 

 

Mais um sucesso de Luiz Gonzaga passou pela nossa FLINN: "O XOTE DAS MENINAS", em que as turmas 1803 e 1903 trabalharam com as professoras Márcia Guedes, de Língua Portuguesa, e a professora Fernanda, de História. A letra da música, na qual os versos iniciam, cantam o mandacaru, um cacto que independe da chuva para florescer. Tal música estabelece uma comparação entre a flor do mandacaru e a menina que, enjoada da boneca, torna-se mulher. As meninas da turma dançaram ao som do forró do nosso homenageado. 

 

 

 

 

Luiz Gonzaga também contou a história do Boi Bumbá. O professor Josemar, de Geografia, trabalhou o tema com os alunos da 1603. Nessa história, a mulher do empregado fica com desejo de comer a língua do boi do patrão, então o empregado mata o boi e leva a língua dele para a esposa comer. Ao descobrir a morte do boi, o patrão fica indignado e diz que o empregado deverá dar um jeito de ressuscitá-lo e, na tentativa de ressuscitar o animal, algumas autoridades religiosas são convocadas... O professor Josemar montou uma peça de teatro musical com os alunos e fizeram bonito na escola!

 

 

 

 

A turma 1802 apresentou uma entrevista com nosso Rei do Baião... Direto do túnel do tempo...

 

 

 

 

O TROPICALISMO foi muito bem lembrado pelos alunos do 9º ano da manhã orientados pela professora Rita Simone. A professora soube fazer os alunos compreenderem o tema demonstrando que o movimento teve grande influência da cultura pop brasileira e internacional, foi inovador, elaborou críticas sociais e abordou temas do cotidiano de uma forma criativa e inovadora. Rita também fez questão de incentivar os alunos a pesquisarem e chegar à conclusão de que o movimento tropicalista possuiu, como objetivo principal, utilizar a música como "arma" de combate político à ditadura militar que vigorava no Brasil. Através da música "ALEGRIA ALEGRIA", de Caetano Veloso, os alunos se apresentaram cantando.

 

 

 

 

A professora Carla, de Ciências, levou as seguintes perguntas para a sala de aula: Quem era Luiz Gonzaga? Quais seus apelidos? Como se apresentava? Os alunos das turmas 1904 e 1905 foram levados a pesquisar sobre a fascinação de Luiz Gonzaga pelo Rei do Cangaço Lampião e a conhecer sobre o movimento nordestino, "O Cangaço Brasileiro".

 

 

 

 

Os alunos caracterizados de cangaceiros, Marias Bonitas e sertanejos mostraram em cena a miséria na caatinga e o poder de fogo dos cangaceiros. Ao fim da apresentação, os alunos cantaram ao som de "Asa Branca", "Mulher Rendeira" e "Eu só quero um xodó".

 

 

 

 

Jorge Leal Amado de Faria, o nosso Jorge Amado, também foi homenageado em cena pelos alunos do professor Josemar, que os levou a pesquisar sobre o escritor brasileiro e Luiz Gonzaga para compor o trabalho. Os alunos da turma 1601 trouxeram para a quadra Gabriela, Pedro Bala, Dona Flor, Tieta, Teresa Batista entre outros personagens, ao som do baião, do forró e do xaxado. Viajando nas asas da literatura, a turma estabeleceu um diálogo entre Luiz Gonzaga e Jorge Amado interpretando a peça "O dia em que os personagens de Jorge Amado dançaram um forró de Luiz Gonzaga".

 

 

 

 

A professora Larissa, de História, trabalhou com a turma 1701 o tema "Estereótipos e a Paraíba", um mini-teatro que levaram os alunos a refletir sobre o preconceito e a discriminação, sabendo que é um termo muito utilizado em humorismo como manifestação de racismo, xenofobia, machismo, intolerância religiosa e homofobia, sendo muito mais aceito quando manifestado desta forma.

 

 

 

 

Contamos com a presença em nossa Feira Literária de um grande artista em nossa comunidade: o professor e poeta José Maria, que conversou com nossos alunos e foi recebido com muito carinho.

 

 

 

Vários professores de nosso corpo docente foram homenageados por serem nordestinos, assim como Luiz Gonzaga, o sanfoneiro Exu, Patativa de Assaré, Jorge Amado, Chico Anísio, que transformaram o nordeste sofrido das grandes secas, dos retirantes e da caatinga, no baião, na poesia compromissada com o homem e com a terra. Semelhantes a estes grandes brasileiros, homenageamos também nossos professores nordestinos: Josemar e Fátima Alves.

 

 

 

 

Além das apresentações dos alunos, a nossa 2ª edição da FLINN contou com as seguintes exposições de trabalhos:

 

1- Exposição baseada no livro "Tenda dos Milagres" de Jorge Amado - Turmas 1601 e 1602.

2- Teatro de bonecos e Literatura de Cordel - turmas 1603 e 1604

3- Desenhos de Cordel - Turmas 1703 e 170

4- Trabalhos em cartazes sobre o Bumba-meu-Boi - Turma 1704

5- Painel sobre Jorge Amado e Rachel de Queiroz

6- A Arte Nordestina (Mestre Vitalino / Romero Brito) e Personalidades Nordestinas  Chico Anísio / Renato Aragão) - Turma  1902

7- Xilogravura - Turma 1801

8- Caricaturas de Personalidades Nordestinas - Turma 1904

9- Esculturas de argila - Turmas 1802 e 1803

 

 

Vídeo "MAKING OF - FLINN 2012"

 


 

 

Planejamento e Fotos do Evento

 

 

 



 

 

Links do nosso blog referente a Feira literária:

 

http://nelcynoronha.blogspot.com

http://nelcynoronha.blogspot.com.br/2012/09/unidos-da-tijuca-colaborando-para-flinn.html

http://nelcynoronha.blogspot.com.br/2012/09/flinn-2012.html

http://nelcynoronha.blogspot.com.br/2012/09/aluno-mauro-melo-1601.html

http://nelcynoronha.blogspot.com.br/2012/08/nossa-flinn-ja-comecou.html


 

FLINN 1ª Edição - http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=1635

 


Parabéns equipe da E. M. Dr. Nelcy Noronha  por compartilhar conosco esta atividade  brindando-nos mais uma vez com seu excelente trabalho.

 




Se a sua escola desenvolve trabalhos como este, venha compartilhar conosco. 


 

Contatos da Representante da 9ª CRE:

Profª Márcia Cristina Alves

E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net

Twitter: @marciacrisalves

Tel.: 94420157

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/10/2012

Feira de Artes, Ciências e Cultura

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas, saúde, meioambiente, educaçãofísica.

A Escola Municipal Leitão da Cunha realizou no mês de setembro uma Feira de Artes, Ciências e Cultura.  O evento reuniu atividades que envolveram toda a escola.

 

 

Os projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano serviram de eixos para os trabalhos  apresentados na Feira de Artes, Ciências e Cultura.


O projeto "Gentileza Gera Gentileza" buscou fazer observações sobre a nossa realidade e estimular, através de trabalhos didático e diálogos o desenvolvimento de posturas necessárias para a preservação de bons relacionamentos no nosso dia-a-dia escolar e familiar.


Os professores das atividades extraclasses também puderam contribuir na exposição de trabalhos durante a feira. O professor Thiago, de Língua Inglesa, abordou o projeto "Gentileza Gera Gentileza" e também o tema meio ambiente criando com os alunos a árvore da gentileza. O trabalho consistiu em uma árvore toda escrita pelos alunos em inglês usando palavras relacionadas ao assunto.

 


 

 

Árvore da Gentileza confeccionada pelos alunos nas aulas de Inglês

 

 

O projeto "Bom de Peso", também representado no evento, foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a alimentação saudável e a prática de atividades físicas, alertando sobre a obesidade infantil.  As fotos deste projeto foram expostas pela professora Jerusa, de Educação Física. Os professores Claudio e Flavia, também de Educação Física, expuseram fotos de seus trabalhos cotidianos, abordando atividades coletivas e individuais com seus respectivos objetivos e descrições.

 

 

 

Cartazes informando sobre as atividades realizadas no projeto Bom de Peso

 

 

"Eu Cuido, Você Cuida, Nós Cuidamos e o Meio Ambiente Agradece" foi outro projeto pedagógico apresentado. Este projeto, por sua vez,  teve como objetivo geral estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação à utilização dos recursos naturais.  Dessa forma, favorecer a reflexão sobre a responsabilidade que temos com o planeta como um todo, auxiliando para que a sociedade possua um ambiente sustentável, garantindo a vida no planeta.


Os alunos, auxiliados por suas professoras, fizeram algumas apresentações e expuseram, durante a feira, trabalhos relacionados ao meio ambiente.

 


 

 

 

 

Os pequeninos da Educação Infantil participaram da feira abordando o tema Folclore, com suas cantigas de roda.

 

 

 

Apresentação da música A Linda Rosa Juvenil

 

 

Quer conhecer mais sobre o trabalho da Escola Municipal Leitão da Cunha? Visite seu blog!

http://leitaodacunha.blogspot.com.br/

 

Professores e escolas participem também do portal Rioeduca. Entrem em contato com o representante de sua CRE para divulgar o trabalho de vocês. Cliquem aqui para conhecê-lo e participem!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.


Contato:
Renata Carvalho – Professora da rede e representante da 2ªCRE, no portal Rioeduca
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/10/2012

Aulas Digitais para Personalizar o Ensino Público

 

De acordo com Rafael Parente, as aulas digitais ajudam a despertar encantamento, interesse e motivação de professores e, principalmente, dos alunos: “Sem motivação, não há processo de aprendizagem. É também urgente repensar e recriar discursos, metáforas e pedagogia da alma brasileira”, disse.

 

Confira a apresentação do Subsecretário Rafael Parente  sobre a Educopédia na Série de Diálogos o Futuro se Aprende sobre Tecnologias na Educação, promovida pelo Inspirare, Porvir e pela Fundação Telefônica Brasil Vivo. http://porvir.org/porcriar/aulas-digitais-para-personalizar-ensino-publico/20121026

 

Assista ao vídeo:

 

 

                             


   
           



Yammer Share