A A A C
email
Retornando 101 resultados para o mês de 'Outubro de 2012'

Quinta-feira, 18/10/2012

Semana da Valorização da Família - Ações de Cidadania

Tags: 1ªcre, projetos.

 

 

A Escola Municipal Marechal Espiridião Rosas, localizada no Caju, Zona Portuária da cidade, realizou um ousado projeto sobre a importância da família. Esse tema trouxe à tona debates, discussões e conversas que beneficiaram toda a comunidade escolar.

 

 

Os professores já sabem o quanto o envolvimento da família favorece o sucesso do aluno, portanto, a equipe se preparou para a Semana da Valorização da Família e não poupou esforços para destacar, através de atividades artísticas, rodas de conversas e leitura, a essencial importância da família em todos os âmbitos da vida da criança.

 

A "Família Espiridião Rosas" abordou com as turmas a questão familiar dando ênfase aos modelos diferenciados de família existentes hoje. Destacou o respeito ao outro como um dos valores que deve integrar o grupo familiar, buscando a promoção e o fortalecimento dos laços familiares que contribuem na formação da nossa sociedade como um todo.

 

 

Diálogo Constante

 

 

Os alunos da unidade, jovens cidadãos e futuros pais e mães, puderam compreender através do projeto que a família é a base para a formação do cidadão . Os jovens também perceberam que a família deve ter com a escola um envolvimento permanente e construtivo, compartilhando o mesmo ideal. Dessa forma, realmente estarão formando, educando e superando conflitos.

 

Como o diálogo entre a família e a escola faz parte do Projeto Político Pedagógico, a unidade realizou uma linda exposição com as produções realizadas pelos estudantes.

 

Saiba mais sobre a Lei 5491/2012 que institui a Semana da Valorização da Família que inspirou o projeto da escola, clicando na imagem abaixo:

 

 

Pra conhecer ainda mais os projetos dessa Escola Municipal de Sucesso,
clique no link abaixo:


http://marechalespiridiaorosas.blogspot.com.br/



* Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós! Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe. *


Contatos:
Rute Albanita
 Professora  e Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
ruteferreira@rioeduca.net
Twitter: @Rute_Albanita

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/10/2012

Homenagem ao Professor

Tags: 9ªcre, blogsdeescolas.

  Em comemoração a este dia tão especial, vamos destacar o trabalho de alguns blogs da 9ª Coordenadoria Regional de Educação na homenagem que fizeram às suas equipes no Dia do Professor.

 

 

 

A E. M. Presidente Arthur Bernardes homenageou nosso querido e memorável professor Paulo Freire citando o educador. Também dirigiu aos seus professores palavras de carinho, como podemos ver a seguir:

 

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Paulo Freire

 

 

Parabéns, queridas professoras e queridos professores que educam com paixão e a cada dia indicam novos caminhos e novas possibilidades.


E.M Presidente Arthur Bernardes
Outubro/ 2012



 

Clique na imagem e veja esta postagem diretamente no Blog da Unidade. 

 

 

A E. M. Comunidade Jardim Pedregoso homenageou seus professores fazendo uma bela montagem de fotos, como podemos ver a seguir:

 

 

 

Lucimar, Sueli, Tania, Marylin, Lucyana, Tatiana, Cristina, Flãvia, Simone, Maristela, Rosangela, Cristiane, Aline, Arlem, Elaine, Carla, Inês, Estela e Marli

Parabéns pelo Dia do Professor à Equipe que faz da escola um SUCESSO!

 

 

 

 

A E. M. Moacyr Jaime Scliar dedicou um texto aos seus professores e um vídeo para esta justa homenagem:

 

Tenho orgulho de ser professor

 

Tenho, sim, orgulho em ver meu aluno, minha criança, independente da idade, assumir desafios, desbravar novos caminhos e mergulhar no mar do conhecimento. Ver-me inserida numa missão de compartilhar momentos que promovam novas reflexões e escolhas, através da simples ação de amar e traduzir no dia a dia, a verdadeira razão de ser, dentro e fora da escola. Ser professor não é um estado de perda no decorrer do tempo, é a condição de ser mestre, lembrado honrosamente para toda a vida, pois, o aluno, sempre o terá em seu coração e em suas lembranças. Isso é ser professor e ter orgulho de "ser alguém".

 

 

 

Que todos os mestres, em sua capacidade e vocação, sejam valorizados como um ente primordial entre a educação e o desenvolvimento.

Feliz Dia dos Professores!


 

 

 

 

 

A E. M. Rosária Trotta destacou em seu blog a imagem de uma coruja que simboliza o professor. Utilizou o texto “Tenho orgulho de ser professor”, que pode ser lido acima, e reuniu sua equipe em uma belíssima foto que deu vida a esta homenagem:

 

 

 

Eduardo, Wanderson, Márcia, Lilian, Patrícia, Carlos Eduardo, Patrícia Furtado, Alba Valeria, Jessica, Mara, Inês, Glaucia, Glória Torres, Márcia Nascimento, Fátima, Kátia, Monique, Josele, Aline, Glória, Halene, Elaine, Grace, Solange, Tânia, Ana Cláudia, Vilma, Sérgio Luis, Ilka, Thamires, Jessica, João e Marcelo.

 

 

Aproveitando que a C. M. Emílio Jubran Dib fez um belo registro de sua equipe para convidar todos nas inscrições de novas matrículas que começam em novembro, publicamos a foto aqui também como uma homenagem à equipe de trabalho.

 

 

 

A Equipe da Creche Emilio espera você de braços abertos.

 

 

Que esta homenagem do Rioeduca se estenda a todas as Unidades da 9ª Coordenadoria Regional de Educação.

 

 

Blogs utilizados nesta postagem:

Blog da Escola Municipal Presidente Arthur Bernardes
Blog da Escola Municipal Comunidade Jardim Pedregoso

Blog da Escola Municipal Moacyr Jaime Scliar

Blog da Escola Municipal Rosária Trotta

Blog da Creche Municipal Emílio Jubran Dib

 

 


Contatos da Representante da 9ª CRE:
Profª Márcia Cristina Alves
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
Tel.: 94420157

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 18/10/2012

Soltando os Bichos

Tags: 4ªcre eventos projetos.

 

Arte sustentável, a melhor forma de ajudar o meio ambiente, pois transforma o lixo em algo novo e contemporâneo. A Professora Lenora e os seus alunos fizeram obras inacreditáveis com o que chamamos de lixo, mas o que eles reaproveitaram como matéria-prima para as suas obras de arte, cada uma com suas particularidades.

 

 

 

Sustentabilidade com ideias e ações para um mundo melhor é o que a Professora Lenora vem trabalhando junto às suas turmas no CIEP Dr. João Ramos de Souza. Para ela, a arte e a criatividade fazem a diferença para o futuro do planeta!

 

 

Projeto Arte e Meio ambiente - Os monstros do Manguezal 

 

"O projeto foi desenvolvido a partir das vivências dos alunos do CIEP Dr. João Ramos de Souza - 4ª CRE com relação ao lixo depositado no local onde moram os alunos, no espaço escolar e na proximidade do manguezal, acarretando no surgimento dos "monstros do manguezal" que se voltam contra os moradores.

 

A ideia principal do projeto foi a conscientização lúdica dos alunos sobre o lixo jogado no entorno da escola, que fica em frente ao manguezal no bairro Moneró, na Ilha do Governador. Foram pesquisadas histórias e fotos dos moradores antigos e de como era o local anos atrás. A professora Lenora contou histórias da sua infância e fotos dela brincando nas águas da Baía de Guanabara, antes da poluição aparecer, consequência do acúmulo de lixo.

 

 

 

 

O trabalho realizado teve a duração de 8 meses, desde pesquisas, coleta do lixo pelos alunos e confecção dos monstros do manguezal até os registros que foram: histórias, desenhos, fotonovela e filmagem.


Os alunos do 2º ano fizeram desenhos sobre o modo como imaginam os monstros do manguezal.  Os alunos do 5º ano realizaram a confecção dos monstros em tamanho real de de 1,70 cm - 1,80 cm.

 

Foram criados "monstros" de garrafas pet, sacos plásticos e papelão. A culminância do projeto resultou na conscientização lúdica dos alunos e no cuidado com o meio ambiente.

 

 

 

O trabalho esteve em exposição na entrada da 4ª CRE até o dia 16/10/2012, através do Conexão das Artes." 

 

Parabéns à Professora Lenora por levar seus alunos não só a  recriar a arte  de forma engajada com o meio ambiente, mas também agregar valor ao lixo.

 

Contatos:
Ana Accioly
Representante Rioeduca.net da 4ªCRE
                                                   anaaccioly@rioeduca.net
                                                                                                                                                   Twitter: @Ana_Acioly                                                          Facebook: http://www.facebook.com/anapaula.silvaaccioly

 

 

 

 

                                       

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 17/10/2012

Simpatia e Companheirismo na E. M. André Vidal de Negreiros

Tags: 10ªcre, peja, escola 3.0, patrono, evento, fórmula da vitória, ncm, mais educação.


 

 

“André Vidal de Negreiros” é o nome de uma das escolas municipais de maior visibilidade em Santa Cruz, 10ªCRE, com  alunos do 6º ao 9º ano,  vindos das comunidades do Rollas, Morro das Pedrinhas, Conjunto Antares, Cesarão, e Avenida João XXIII.

 

 

 

 

Mesmo quem não conhece  o bairro de Santa Cruz, já deve ter ouvido falar das comunidades Antares, Rollas e Cesarão, que são conjuntos habitacionais populosos, em território ocupado a partir da década de 1960, hoje consideradas áreas de permanente conflagração.

 

A grande procura de matrículas na Escola Municipal André Vidal de Negreiros tem a ver não só com o histórico anterior da unidade escolar que já foi considerada uma referência de qualidade na educação municipal em nossa cidade, mas também com a localização central, ao lado do único shopping do bairro, do centro comercial e das principais linhas de ônibus.

 

 A E.M. André Vidal de Negreiros funciona de segunda a sexta-feira, das 7 horas da manhã até as 22 horas.  Além de turmas no primeiro e segundo turnos, passou a funcionar, a partir do início deste ano letivo, no horário da noite, com o Programa de Educação de Jovens e Adultos, o PEJA.


Podemos dizer que é uma escola de efetivo numeroso; são 1.200 alunos matriculados, dezenove funcionários, cinquenta professores e mais a equipe da direção, composta pelo diretor Cristiano Vinicius Lago de Souza; Monique Onório, como adjunta, e Juliana Vaz da Costa, como coordenadora pedagógica.

 

O diretor Cristiano é professor de Educação Física e já lecionou na Escola Municipal Professor João Gualberto Jorge do Amaral, da 10ª CRE, onde aprendeu muito com o diretor Victor, conforme faz questão de ressaltar.  Ele vem cativando, gradativamente, os adolescentes ali matriculados, desde que assumiu a direção.

 

 Lidar com mais de mil adolescentes e pré-adolescentes não é tarefa muito fácil, mas tanto o diretor, como a sua diretora adjunta, Monique, e a coordenadora pedagógica conhecem bem a frase: “não se pega mosca com vinagre, e sim com mel”.

 

 


Companheirismo, simpatia, concessão de cuidados especiais, zelo, dedicação e muita paciência são atributos da direção e da maioria do corpo docente no contato diário com os alunos desta U.E.

 

 

 

 

 

 

 


Os resultados vão aparecendo mesmo com alunos vindos de comunidades tão divergentes, pois eles se ajustam às normas de boa conduta.  Com isso, a escola tem cumprido as metas da SME Rio e alguns resultados positivos começam a fluir, como, por exemplo, a concessão do prêmio anual de qualidade na educação, com professores e funcionários que trabalharam na escola em 2011, recebendo o 14º salário.

 


Neste ano de 2012, a Escola Municipal André Vidal de Negreiros conseguiu classificar 57 alunos para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática, incentivando ainda mais o estado de espírito de toda a comunidade escolar.

 


Para melhorar o desempenho dos alunos com conceito Insuficiente (I), a escola desenvolve dois projetos no contraturno: o “Mais Educação”, com diversas oficinas, incluindo letramento e matemática e o “Nenhuma Criança a Menos” (NCM), com reforço escolar direcionado aos alunos reprovados no ano anterior.

 


Segundo o diretor Cristiano, os estagiários têm colaborado bastante, auxiliando nas aulas do reforço.

 


A escola se destaca também nas aulas de Educação Física graças aos esforços e empenho dos professores e alunos, inclusive com a participação garantida nos Jogos Estudantis e a conquista de medalhas em várias modalidades.

 


Neste mês de outubro, terá início a uma campanha para conscientização das alunas sobre a gravidez na adolescência. O projeto, que vai incluir palestras, exibição de filmes sobre sexualidade, gincanas em parceria com postos de saúde, foi idealizado em razão do grande número de alunas gestantes, que, na maioria dos casos, abandonam os estudos.   Além de prestar informações sobre a gravidez na adolescência, o projeto pretende orientar as alunas para que não fiquem desamparadas no momento de ter o bebê.  Outra intenção do projeto é criar condições para que elas continuem estudando, evitando a evasão escolar.

 


O Projeto Político Pedagógico da U.E. recebeu o título de “A escola que temos e a escola que queremos: reconstruindo a identidade e reformulando conceitos e valores” e envolve toda a comunidade escolar.

 


No planejamento da “Sala de Leitura Maria Clara Machado”, as atividades alusivas à leitura aparecem em destaque na programação de todos os bimestres e inclui parceria com a comunidade escolar.

 


Como unidade que já está devidamente integrada ao sistema Escola 3.0, que tem cedido seu espaço para a capacitação de professores da 10ª CRE em oficinas sobre a Educopédia e Pé de Vento, a E.M André Vidal de Negreiros vem dando bons exemplos na utilização das novas tecnologias, contando com a colaboração dos alunos embaixadores da Educopédia.

 


No laboratório de informática, o diretor Cristiano apresenta com muita alegria e orgulho alguns dos ex-alunos da Escola Municipal André Vidal de Negreiros que, voluntariamente, retornam à escola para ajudar naquilo que é possível, inclusive auxiliando os colegas na realização de pesquisas.

 

 

A Escola Municipal André Vidal de Negreiros está mudando para melhor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


A simpatia e o companheirismo da equipe da direção são alguns dos fatores responsáveis pelos novos rumos que a escola vem tomando com o apoio dos professores e funcionários, o empenho dos alunos, a presença dos pais e responsáveis, além das diversas parcerias que estão sendo consolidadas na atual gestão administrativa.

 

 

 

 

Contato: Sinvaldo do Nascimento Souza, representante da 10ª Coordenaria Regional de Educação.
E-mail: sinvaldosouza@rioeduca.net Twitter: @SinvaldoNSouza


 

 

 

 

 

 

                                      

 

 

 


   
           



Yammer Share