A A A C
email
Retornando 68 resultados para o mês de 'Janeiro de 2014'

Sexta-feira, 24/01/2014

O Trabalho do Professor Além da Sala de Aula...

Tags: 10ªcre.

 

O espetáculo musical “Cecilia em busca da fantasia”, da Companhia de Artes Cecilia Encena e idealizado por um Professor da Rede Municipal de Ensino, foi apresentado no dia 04/10 no Teatro da Cidade das Crianças Leonel Brizola para 400 alunos da 10ª CRE. O objetivo é aliar cultura, educação e cidadania.

 


Jayme Kamus é professor de história do CIEP Ismael Nery (10ª CRE), assim como também, professor das redes estadual e privada. Possui formação em Pedagogia e é pós-graduado em Artes Cênicas. Ele conta que a peça foi inspirada nos contos de fadas que sempre encantaram crianças, jovens e adultos em todas as épocas.

 

Professor Jayme Kamus, idealizador do espetáculo teatral.

 

A partir da concepção do professor Jayme, o espetáculo foi produzido por um colega da profissão: o professor da Rede Estadual de Ensino Peterson Soares (professor de Matemática, escritor e produtor musical). A peça tem duração de aproximadamente 70 minutos e apresenta 14 atores e 12 coreógrafos no palco.

 

 

A Cia de Artes Cecilia Encena é pioneira na região e tem quase uma década de existência. Já contou com mais de 500 jovens e adultos na sua equipe ao longo de sua caminhada. Localizada em Sepetiba, a Cia conta com uma equipe de aproximadamente 60 pessoas distribuídas em variadas funções: Elenco, coreografia, figurinistas, contrarregras, cenógrafos, técnicos de áudio e som, assessores de imprensa e alguns responsáveis de apoio que auxiliam na produção, promoção e realização dos espetáculos. Esta Companhia é administrada por Sandra Frazão (professora de Matemática da rede privada) e conta com o apoio de Jefferson Guedes (produtor executivo).

 

Companhia de Artes Cecilia Encena, no Teatro da Cidade das Crianças Leonel Brizola.

 

O elenco da Companhia Teatral.

 

A história criada por Jayme baseia-se nos contos infantis. No texto cênico de Jayme, os vilões dos contos infantis resolvem dominar o mundo da fantasia, porém a fada Sininho (que está no grupo dos vilões como espiã) descobre o plano e conta para a Rainha Cecilia, que esta escondida se fortalecendo depois da última batalha contra a bruxa Karina.

 

Já no mundo real, Cecilia e Sininho precisam encontrar, antes dos vilões, as personagens das histórias infantis que decidiram vir para cá arrumar um emprego e começar uma nova vida, porque passam a achar que as crianças por não lerem mais suas historinhas se esqueceram delas. No fim de tudo, os vilões capturam as personagens das histórias infantis, a Rainha Cecilia e retornam para o mundo da fantasia. Para provar que as personagens infantis não foram esquecidas, as crianças da plateia são convocadas a participarem da peça para ajudar a “destruir” a Bruxa Karina. E assim dá-se o tão esperado final feliz!

 

Algumas cenas do espetáculo sendo apresentadas:

 

 

 

Alunos interagindo com os atores e assistindo ao espetáculo teatral.

 

Ao término da apresentação, os alunos interagem com os atores, discutindo aspectos entre o bem e o mal, heróis e vilões.

 

Um momento que ficará eternizado na vida desses alunos que tiveram a oportunidade de vivenciar cultura e educação, na construção de um mundo melhor.

 

Suelen Corrêa

é Professora da Rede Municipal
e Representante do Rioeduca da 10ªCRE

 

Contato:

suelencorrea@rioeduca.net
twitter: @suelencorrea29

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 23/01/2014

Como Prevenir Acidentes Domésticos com Crianças

Tags: família, saúde.

Os pais precisam redobrar os cuidados com as crianças em casa. Conforme estatísticas médicas, os campeões em atendimentos no pronto-socorro são as queimaduras, as intoxicações e as quedas que acontecem no ambiente familiar.

 

 

Os acidentes são a causa de morte e de sequelas entre crianças bem cuidadas. Em geral, o acidente ocorre porque o responsável pode ter tido um momento de distração. Como diz um ditado popular: “Crianças nos cegam!”

 

Entre os ambientes de casa com altos índices de acidentes, a cozinha é a campeã: fogão, botijão de gás, tomadas, baldes, talheres e objetos cortantes tornam-se elementos de alto risco.

 

Vamos ver como algumas atitudes simples podem prevenir acidentes:

 

  • Não deixe crianças sozinhas na cozinha;

 

  • No caso de crianças pequenas em casa, faça um cercadinho que impeça a entrada dos pequenos na cozinha;

 

  • As panelas devem ser colocadas nas bocas detrás do fogão, com o cabo virado para dentro, e o gás deve ser desligado após o uso. Guarde bem os fósforos, pois as crianças não têm medo do fogo e certas brincadeiras podem provocar incêndios;

 

  • Torradeiras, bules, garrafas térmicas e outros equipamentos devem ser mantidos fora do alcance das crianças;

 

 

  • O ferro elétrico deve ser guardado em um local seguro;

 

  • O contato com medicamentos e produtos químicos, que podem causar intoxicação e queimaduras, provoca muitos acidentes. Todos os medicamentos devem ser guardados, em lugares altos e, de preferência, em armários ou caixas bem fechadas;

 

  • As escadas devem ter um corrimão de apoio e o piso não deve ser escorregadio. Caso possua crianças pequenas, principalmente na fase de gatinhar ou a começar a andar, coloque proteções e barreiras ou portões em todos os acessos às escadas;

 

  • O mesmo vale para tanques e vasos sanitários sem a devida fixação no chão, que podem levar a lesões abdominais e ferimentos graves;

 

  • O armazenamento de produtos químicos em recipientes como garrafas de refrigerante podem confundir as crianças, levando-as a ingerir estes produtos e podendo levá-las à morte;

 

  • Os pais devem ficar atentos também a piscinas e baldes ou recipientes com água, que podem provocar afogamento;

 

  • Materiais perfurocortantes, como facas e tesouras, devem ser mantidos longe dos pequenos;

 

  • Evitar tomadas, fios elétricos, tapetes soltos próximos aos móveis para não escorregar, colocar grades de proteção nas camas e janelas das crianças menores;

 

  • Para evitar escorregões e quedas, é indicado que as crianças usem calçados anatômicos e com solado antiderrapante;

 

Embora a faixa etária mais comum dos acidentes domésticos seja a pré-escolar, já que as crianças não têm muita firmeza na marcha e desconhecem o perigo, os pais também devem ficar atentos aos pré-adolescentes e adolescentes, quando os traumas são mais relacionados a acidentes em esportes e lazer, como quedas de bicicletas e skates, por exemplo.

 

O vídeo abaixo, “Prevenção de Acidentes Domésticos com as Crianças”, nos mostra como devemos cuidar de nossos filhos para evitar que isso aconteça:

 

 

A presença de um adulto é indispensável para supervisionar toda e qualquer brincadeira, e evitar esses acidentes.

 

Um ambiente seguro, adaptado para crianças de diferentes idades torna-se fundamental. Não se pode confiar no discernimento das crianças. Responsáveis orientados e ambientes adequados reduzirão os acidentes!.

 

Maria Delfina é Professora da Rede Municipal

e responsável pelo Blog Família do Portal Rioeduca.

E-mail: mariadrodrigues@rioeduca.net

Twitter: @mariadelfina11

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 23/01/2014

A 9ª CRE Tem Um Líder Carioca

Tags: 9ªcre.

Hoje vamos conhecer o Líder Carioca da 9ª CRE: o professor Holem Martins! Ele é diretor da E. M. Professor Manoel Maurício e faz parte do grupo de servidores selecionados e capacitados para ocupar os cargos estratégicos da Administração Municipal

 

 

 

Formatura dos Líderes Cariocas no Palácio da Cidade no dia 18 de janeiro.

 

De um total de 1.300 inscritos no processo seletivo do Programa Líderes Cariocas, foram selecionados 130 servidores. São médicos, arquitetos, enfermeiros, professores e tantos outros técnicos da prefeitura que, além de treinamento nas Secretarias, passaram por um ciclo de capacitação, incluindo um curso de gestão da COPPEAD, escola de pós-graduação em negócios da UFRJ.

 

A avaliação para a formação desses líderes levou em conta o cargo, as habilidades em lógica, matemática, comunicação e a competência para liderança.

 

 

Prefeito Eduardo Paes: capacitação em cargos-chave.

 

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a formação vai melhorar o desempenho da administração pública. “O Rio está vivendo um momento decisivo e temos uma chance de virada fantástica. Neste cenário, temos que consolidar ainda mais a administração pública para que o processo virtuoso seja irreversível”, acredita.

 

Além de oferecer uma nova especialização profissional aos servidores da Prefeitura, o Programa Líderes Cariocas tem como objetivo realocar talentos de reconhecida competência em cargos-chefe da administração pública municipal.

 

Gerido pela Fundação João Goulart, o Programa tem seu aporte logístico na Casa Civil, cabendo a esse Órgão o acompanhamento das metas a serem cumpridas por cada Líder Carioca. Além do pagamento de bônus de até dois salários como prêmio anual de desempenho, a permanência dos servidores líderes no Programa está condicionada ao alcance dessas metas.

 

Falando de Metas

 

Cada líder carioca apresentou à Fundação João Goulart suas metas individuais para este ano de 2013. Essas metas foram submetidas ao titular de cada pasta para que sejam validadas e publicadas no Diário Oficial do Município.


Para que sejam validadas, as metas devem atender aos seguintes critérios:

 

  • Impacto no Plano Estratégico;
  • Impacto no Acordo de Resultados;
  • Impacto nas atividades do Órgão;
  • Dificuldade de implantação (o quanto as metas são desafiadoras);
  • Clareza da Meta Individual apresentada.

 

 

Professor Holem com sua equipe administrativa.

 

Tendo como referência o Pacto pela Alfabetização, que norteia as ações da SME, o Professor Holem apresentou as seguintes metas ao Programa Líderes Cariocas:


  • Ampliação do Programa de Alimentação Escolar, buscando atingir 75% do total de alunos e aumentando em 50% o número de alunos atendidos no ano de 2012;
  • Implantação da escovação supervisionada, com a meta de atingir 75% dos alunos, contra os atuais 50% de alunos que fazem escovação diária;
  • Combate ao absenteísmo dos responsáveis às reuniões escolares, buscando reduzir os índices de ausência de 70% no final de 2012, para 35% ao final de 2013;
  • Implantação de recursos de acessibilidade em 50% dos espaços de uso coletivo da escola, com instalação de piso tátil e placas com sistema Braille, além de rampas e corrimãos;
  • Ampliação no número de alunos alfabetizados no 3º ano, saindo dos atuais 80% (resultado de 2012), para 90% ao final de 2013.

 

 

Professor Holem com os alunos do 5º ano – o objetivo principal de todo o trabalho de gestão.
 

 

Em todas essas ações, buscou-se oferecer aos alunos da Escola Municipal Professor Manoel Mauricio condições plenamente satisfatórias para que o processo de aprendizagem se coadune com as Metas previstas pela SME.

 


Nas palavras do professor Holem: 

 

Avaliando o Programa Líderes Cariocas em seus diversos aspectos, podem ser destacados nessa iniciativa da Prefeitura do Rio:

 

  • A valorização dos servidores e o resgate da credibilidade na instituição, a partir de um processo seletivo transparente e idôneo que possibilitou aos servidores que se destacaram por seus méritos e competências acesso a um curso de excelência numa Escola de Gestão de nível internacional (COPPEAD/UFRJ), capacitando-os para ocuparem cargos estratégicos na administração municipal. Vale destacar que alguns desses Líderes já estão ocupando as “cadeiras quentes” de diversos órgãos da Prefeitura do Rio.

 

  • Outro aspecto bastante positivo desse Programa é a possibilidade de um maior conhecimento e integração dos diversos órgãos da prefeitura, surgido em decorrência da formação de turmas e grupos de trabalho multidisciplinares, em que servidores de diferentes cargos e funções se debruçaram sobre os problemas da cidade, estudando e formulando projetos que possibilitem o resgate do “prazer de ser carioca” e de viver numa cidade, de fato, maravilhosa.”

 

Professor Holem apresentando as metas de Líder Carioca à sua equipe de trabalho.

 

 

Para saber mais sobre essa matéria acesse os links abaixo:

http://www.rio.rj.gov.br/web/portaldoservidor/exibeconteudo?article-id=3525328

http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=3524558

 

 

Profª Márcia Cristina Alves Representante da 9ª CRE:

E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net

Twitter: @marciacrisalves


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 23/01/2014

Uma Horta na Escola Municipal Jorge Gouvêa

Tags: 4ªcre, .

 

 

A Escola deve promover hábitos alimentares saudáveis, pois é através da adoção de hábitos saudáveis que não só os alunos, mas também as famílias e toda a comunidade se apoderam de um bem, um direito e um recurso aplicável à vida cotidiana. 

 

 

(...)Os que plantam sofrem com as tempestades, as estações e raramente descansam. Mas, ao contrário de um edifício, o jardim jamais para de crescer. E, ao mesmo tempo em que exige a atenção do jardineiro, também permite que, para ele, a vida seja uma grande aventura.

 Paulo Coelho  

 

Promover saúde na escola é uma perspectiva transformadora. Remete-nos a práticas educativas baseadas na construção compartilhada do conhecimento, no respeito ao saber popular e na construção de alternativas de transformação das condições de vida e saúde da população.

É por esse viés que a Escola Municipal Jorge de Gouvêa trabalha a promoção da alimentação saudável junto aos seus alunos e à comunidade escolar.

 

 

"Em tempos de Projeto Saúde na Escola, vale ressaltar também a importância de uma alimentação saudável. E nada mais justo do que falar de alimentos de fácil acesso e que fazem parte da base de nossa alimentação: frutas, legumes e verduras. Hoje em dia, muita gente quer ter sua própria horta em casa, até pessoas que moram em apartamentos fazem hortas suspensas em suas varandas. Tudo isso para não deixar de consumir alimentos saudáveis para o corpo."

Texto retirado do http://jorgedegouvea.blogspot.com.br/

 

Para manter o peso ideal, a saúde e ainda obter todos os nutrientes de que o corpo necessita é imprescindível ter uma dieta variada, na qual a deficiência de um nutriente em certos alimentos seja compensada por sua presença em outros. Por isso, é muito importante consumir alimentos dos quatro grupos básicos (verduras, legumes e frutas; cereais; leite e derivados; carne), ou seja, devemos manter uma dieta balanceada.

 

 Uma Horta na Escola Pode Ser o Caminho para uma Alimentação Saudável na Prática 

 

A horta pode ser um laboratório vivo para diferentes atividades didáticas. Além disso, o seu preparo oferece várias vantagens para a comunidade, pois uma horta também proporciona momentos de distração, de vida ao ar livre. É uma oportunidade de realizar trabalhos manuais, além da satisfação de ver o desenvolvimento das plantas.

 

 

 

 

"Na Jorge de Gouvêa, os alunos, a comunidade e até funcionários têm a sua própria horta liderada pelo Sr. Antônio, figurinha simpática, educada e muito conhecida pelos integrantes dessa unidade escolar. Todos o chamam de 'seu Antônio da Horta'.

Já faz um tempo que ele lidera o Projeto Horta Comunitária em nossa escola e o facilitador das ações é o fato de que ele está inserido na comunidade escolar pois é morador do bairro.


A horta já foi cenário de vários trabalhos sobre Ciências: plantio, germinação, alimentação, feiras... E segue até hoje realizando seu papel social que é disponibilizar alimentos saudáveis para a comunidade escolar. Além de legumes, frutas e verduras, lá ainda têm ervas medicinais: erva cidreira, capim limão, cana do brejo e entre outras. Sempre que é preciso, algum funcionário recorre ao seu Antônio da Horta à procura de um folhinha pra fazer um chazinho

.
A horta da Jorge é um referencial para as crianças e comunidade. Segue abaixo algumas fotos recentes de nossa horta."

Texto retirado do http://jorgedegouvea.blogspot.com.br/

 

 

Parabéns a toda a equipe da Jorge Gouvêa, não só por realizar um trabalho de promoção de saúde com os seus alunos, mas também por fazer com que por meio deles a comunidade esteja percebendo a importância de viver de forma saudável.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share