A A A C
email
Retornando 68 resultados para o mês de 'Janeiro de 2014'

Quarta-feira, 15/01/2014

Dia do Brincar na 3ª CRE

Tags: 3ªcre, blogdeescolas.

 

Em 28 de maio foi comemorado o Dia Internacional do Brincar nas escolas da Rede Municipal do Rio de Janeiro e as famílias foram incentivadas a participar desse momento prazeroso da aprendizagem de seus filhos.

 

O brincar é essencial para o desenvolvimento global da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo e faz parte do processo de aprendizagem na Educação Infantil.


Movimentar-se, pular, equilibrar-se ajuda o reconhecimento do corpo e desenvolve a noção espacial e, acima de tudo, é muito divertido. E assim aconteceu na Escola Municipal Senegal.

 

 

Resgatar o passado com as brincadeiras tradicionais foi o enfoque dado na E. M. Cesar Augusto, na E. M. Pernambuco e na E. M. Brigadeiro Faria Lima. Teve bolinha de sabão, passa anel, amarelinha, brincadeira de roda, brincadeira de boneca...

 

 

Vejam os lindos vídeos das brincadeiras da E. M. Pernambuco e da E. M. Brigadeiro Faria Lima acessando os seus blogs:

http://empernambuc.blogspot.com.br/2013/05/dia-do-brincar.html

 

http://blogdabrigadeiro.blogspot.com.br/2013/05/dia-do-brincar-28-de-maio.html

 

Brincando a criança estabelece regras constituídas em grupo. Aprende a integrar-se na sociedade, a resolver conflitos e hipóteses de conhecimento e a demonstrar sua opinião.

 

A família e a escola precisam proporcionar estes momentos de aprendizagem que fazem parte dessa construção. Afinal, é nas brincadeiras que as crianças reproduzem suas vivências e assumem o importante papel para a superação de angústias, conflitos e situações que possam estar no caminho rumo ao aprendizado global e integral como indivíduos.

 

Na E. M. Tagore, na Creche Rachel Leite Dias e no EDI Maurício Cardoso, as famílias participaram da confecção de brinquedos, emocionaram-se com a atuação dos filhos nas brincadeiras e buscaram a criança existente dentro de cada um para participar das atividades propostas.

 

 

 

 

 

Mas a brincadeira não parou por aí...


Ficou estabelecido o Dia do Brincar, que acontecerá sempre na última terça-feira de cada mês. No mês de junho, ocorrerá no dia 25. Tenho certeza que muitas ideias surgirão e que as crianças aprenderão com estes momentos de integração que serão proporcionados pelo brincar com a participação da família e da escola.
 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante
.
 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/01/2014

Ginásio Experimental Poliglota

Tags: 11ªcre.

 

Falar Árabe agora não soa tão estranho para alunos da rede municipal da Ilha do Governador, zona norte do Rio. Isso porque o Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira criou, no primeiro bimestre deste ano, o projeto Poliglotas – que além da língua semítica, ministra inglês e espanhol.

 

A iniciativa teve início com a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Fundação Qatar, que fomenta o desenvolvimento da pesquisa científica, esportiva e educacional em diversos países.

 

Representantes da própria fundação procuraram a SME com o objetivo de realizar uma parceria de ensino do Árabe, língua oficial do país localizado no noroeste da Península Arábica.
  

De acordo com a diretora da unidade pertencente à 11ª CRE, Celi Conceição, o projeto é pioneiro na metodologia dos GECs. “Inicialmente, 11 Ginásios foram escolhidos para desenvolver a mesma programação.

 

Ao iniciar o trabalho cada um tomou uma identidade própria e assim surgiram os GEC´s temáticos: Novas Tecnologias (GENTE), Artes, Olímpico e o Poliglota”, afirmou.

 

 

 

Alunos do programa Poliglotas: Da esquerda para a direita: Laura, Yuri e Palloma.

 

Ainda de acordo com Celi, as aulas são ministradas após o horário de funcionamento normal da escola. O curso de Árabe é realizado diariamente; já os idiomas de Inglês e Espanhol, duas vezes por semana.

 

“A aceitação do Árabe foi ótima. Por isso expandimos para os funcionários e professores da escola, que já estão cursando”, disse Celi.

 

O grande interesse foi tanto uma surpresa para a direção, como para a Fundação Qatar, conforme analisou a professora Marcela Cordeiro, que também é educadora global da instituição.

 

“O Árabe não pertence ao tronco linguístico das línguas latinas. O alfabeto é diferente, escrito da direita para esquerda, e não faz parte do dia a dia dos alunos. Mas vejo como algo desafiante e desenvolvo a habilidade dos alunos usando métodos interativos”.

 

Novas Tecnologias


Os cursos de Inglês e Espanhol também contam com o uso das novas tecnologias. Os materiais são confeccionados exclusivamente pelos próprios professores do programa Poliglota, com uso de vídeos, músicas - seguindo uma metodologia baseada na abordagem comunicativa.

Esse método permite que o aluno se comunique na língua estrangeira, mesmo com possíveis erros.
 

“O professor utiliza técnicas variadas e corrige em momentos específicos, sem interromper o aluno, para não inibir sua produção oral”, explicou Tatiana de Almeida, professora de inglês.

 

A professora de espanhol Roseana Guimarães, que foi interprete da Colômbia no Panamericano de 2007, também acredita na força das Novas Tecnologias na educação.

 

“É muito importante durante o processo de aprendizagem criar um ambiente com intercâmbio entre os alunos e pessoas nativas de outros países, através de palestras em sala de aula, com o uso de programas como o Skype e as redes sociais”.

 

Vídeo: Aula de Árabe, Inglês e Espanhol no GEC Anísio Teixeira, alunos do programa Poliglota. http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=2u4TC0aP_JY

 

Além da metodologia baseada na plataforma tecnológica, a direção acredita que o interesse aumentou devido à proximidade dos eventos esportivos de 2014 e 2016. “O ganho cultural é evidente. Soma-se a isso a localização do aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim na Ilha do Governador, o que facilita a troca cultural e possibilidades de emprego”.

 

O projeto promete reforçar o sentido do seu próprio nome: no futuro há possibilidade de serem integrados os idiomas Francês e Mandarim.

 

Da esquerda para direita: Coordenadora Angela Calmon, Professoras Roseana Guimarães, Marcela Cordeiro e Tatiana Almeida, e diretora Celi Conceição.

 

 

Parabéns à equipe do GEC Poliglota! Pelo excelente trabalho desenvolvido com os alunos, propiciando convivência e estreitamento entre culturas, através da interatividade, do fomento à expressão pessoal e intercomunicação com o uso da tecnologia!

 

 

Laura Fantti Davilla, lotada no CIEP Dr. João Ramos de Souza, é candidata à representante Rioeduca da 11ª CRE.
 

 

                               

 

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/01/2014

O Sucesso do CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

O CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima, antes conhecido como Lindolpho Collor, alcançou a melhor nota entre as Escolas do Amanhã, na Prova Rio (IDE-Rio 2012).

 


Localizado no Rio das Pedras, em Jacarepaguá, O CIEP Lauro de Oliveira Lima pertence à 7ª Coordenadoria Regional de Educação e atende diariamente cerca de 2.700 alunos. O CIEP, primeiro lugar entre as Escolas do Amanhã na Prova Rio (nos anos finais do ensino fundamental) também alcançou a segunda melhor nota entre as escolas municipais, sendo a terceira unidade escolar no ranking.

 

 Janaína Ferreira, diretora adjunta; Heloísa Teixeira, diretora geral; e a coordenadora pedagógica (até o final do 1º semestre) Bianca Aragão.

 

A unidade escolar desenvolve o Projeto Politico Pedagógico Dos Filhos Deste Solo És Mãe Gentil . Por estar inserido dentro de uma comunidade com raízes principalmente nordestinas, o projeto da escola está voltado para o resgate dessa cultura. No ano de 2013, a escola está trabalhando o tema: Identidade Carioca com Raízes Nordestinas.

 

A diretora geral Heloísa Teixeira dirige o CIEP com o maior quantitativo de alunos da rede municipal. Unidade esta que, em 2013, está completando 21 anos de atividades escolares com a mesma diretora geral.

 


Mas afinal, qual o segredo do resultado alcançado pelo CIEP Lauro de Oliveira Lima?

 

Como representante do Rioeduca na 7ª CRE, conversei com a diretora geral Heloísa Teixeira. Ela conta que atribui o resultado ao trabalho da equipe, com profissionais empenhados e dedicados. A unidade escolar também utiliza os cadernos pedagógicos e enriquece o conhecimento através de livros do MEC.


A diretora também explica que Projetos como Capoeira na Escola, um Passeio pelas nossas Raízes motivam a presença dos alunos na unidade escolar. As crianças aprendem de forma lúdica, em que ocorre o incentivo e o interesse pela leitura e por outros conhecimentos através da interdisciplinaridade que o projeto proporciona, favorecendo o desenvolvimento global dos alunos.

 

Fotos da Culminância do Projeto Político Pedagógico 

1º Semestre

 

Apresentação do Maculelê.

 

Apresentação da Timbalada. Na foto menor, as professoras Lívia e Ana e os professores Ronaldo e Alexandre.

 

Apresentação do Frevo.

 


 

Puxada de Rede.

 

O uso do cordel em sala de aula também possibilita um trabalho interdisciplinar, onde ocorre uma busca histórica por nossas raízes, um resgate cultural que permite trabalhar com diversos conteúdos presentes nas diferentes disciplinas. A parceria com a Sala de Leitura e a Educação Musical possibilitou também a criação de um cordel coletivo e a apresentação na culminância do 1º semestre.

 

Cordel da Escola: Uma Escola de História.

 

Exposição da releitura das obras do Mestre Vitalino - turmas 7601 e 7602.

 


 

Exposição de trabalhos sobre o patrono e o Nordeste.

 

O professor Daniel Santana, de Geografia, ao se referir sobre o sucesso alcançado no IDE-Rio 2012 fala que: “A força da experiência aliada à atenção aos novos talentos, nos leva à segurança para executarmos a nobre arte de ensinar."

 

O CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima tem um Projeto Político Pedagógico voltado a elevar a autoestima dos alunos, fazendo com que acreditem no potencial de cada indivíduo e da própria comunidade. A valorização da cultura nordestina e local funciona como ponte para reflexão, ampliação, sistematização e (re)construção de conhecimentos favorecendo o letramento através do uso de diferentes tipos de leitura e registro.

 

A unidade escolar também conta com uma direção comprometida, gerenciada pela experiência da diretora Heloísa Teixeira. Uma equipe de professores que desenvolve projetos com empenho e dedicação, visando ao desenvolvimento e à aprendizagem significativa e global dos alunos. Esses fatores favoreceram o sucesso do resultado alcançado pela unidade escolar no IDE-Rio 2012.

 

Equipe da escola.


 

 

Parabéns à direção e à equipe do CIEP Professor Lauro de Oliveira Lima pelo resultado alcançado!

 

 

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 14/01/2014

Projeto Ciência Hoje na Escola

Tags: 2ªcre.

Escolas de nossa Rede, em parceria com a revista Ciência Hoje das Crianças, realizaram um belo trabalho apresentado em uma exposição científica.


O projeto da revista Ciência Hoje das Crianças está relacionado ao apoio da educação dos alunos em uma ação de reforço escolar para o ensino de Ciências. Essa ação está integrada ao projeto “Rio, uma Cidade de Leitores”, pois, após ser utilizada em sala de aula, o aluno leva a revista para casa, contribuindo com o acervo da família.


Ao longo do ano letivo de 2013, as turmas da Casa de Alfabetização e as do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental receberam mensalmente um exemplar da revista para serem explorados por professores e alunos durante as aulas. A revista Ciência Hoje para Crianças tem uma linguagem de fácil compreensão e temas interessantes que despertam a curiosidade dos educandos.

 

 

Professores durante a Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje, de Apoio à educação das crianças.

 

Como culminância do projeto, as unidades escolares participaram de uma exposição na qual apresentaram trabalhos realizados de acordo com algum tema registrado nas revistas que receberam.


A exposição aconteceu em dois momentos: o primeiro reuniu as unidades escolares da 2ª CRE no auditório da UERJ, nesse encontro foram escolhidas seis escolas para irem à IV Mostra Municipal do Projeto Ciência Hoje, onde houve a participação de onze CREs; o segundo momento aconteceu na quadra do Grêmio Recreativo da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel e reuniu escolas de todas as CREs.


Na 2ª CRE, podemos destacar o trabalho da Escola Municipal General Humberto de Souza Mello, que apresentou a animação “Do Samba ao Jongo”. O trabalho foi realizado pelos alunos da turma 1.501, da professora Vera Nacia.

 

 

Alunos da E. M. General Humberto de Souza Mello apresentando no auditório da UERJ.

 

O tema para a animação aconteceu após a leitura da revista Ciência Hoje nº 245, de maio de 2013, que faz um relato do nascimento do samba e suas origens no Jongo. A turma desenvolveu poesias com a orientação da professora contando essa história. E o resultado foi um belo vídeo de animação!


Além da E. M. General Humberto de Souza Mello, outras unidades escolares da 2ª CRE participaram e se destacaram no evento.

 

 

Exposição sobre o "Efeito Estufa", realizada pelos alunos da E. M. Presidente Arthur Costa e Silva.

 

Alunos da E. M. Rodrigo de Mello Franco, expondo o trabalho "A Célula".

 

Confira o vídeo com a animação “Do Samba ao Jongo”, feita pela turma 1.501 da E. M. General Humberto de Souza Mello.

 

 

Parabéns a todas as escolas envolvidas no projeto da revista Ciência Hoje das Crianças!

 

Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em curtir para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.

 

Contato

 Renata Carvalho – Professora da Rede e representante do Rioeduca, na 2ªCRE
Email: renata.carvalho@rioeduca.net
Twitter: @tatarcrj

 


 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share