A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Sexta-feira, 27/01/2012

O Uso da Internet como uma Extensão da Leitura para os Jovens

Tags: educaçãonotadez, desafiorioeduca.

 

Sou professora de Sala de Leitura do Ginásio Experimental Carioca Von Martius, 9ª CRE, Campo Grande e participo de uma revolução na qualidade da educação pública da cidade do Rio de Janeiro. Educadora desde 1984, há mais de 25 anos iniciei minha carreira na Escola IPEG, da 10ª CRE, como professor II, alfabetizando crianças. Mais tarde, em 1986, através de um concurso da prefeitura do Rio, passei para minha 2ª matrícula, desta vez como professor I de Matemática, na 9ª CRE, em Campo Grande.

 

Com o nascimento do meu 1º filho, e por motivos pessoais, tive que pedir exoneração de minha 1ª matrícula, dando aulas apenas de Matemática para o 2º segmento. Em 1999, quando nasceu meu 3º filho, consegui ficar novamente com duas matrículas, dando aulas de Matemática.

 

Em minhas aulas sempre me preocupei com a escrita e a interpretação da leitura. Na solução dos problemas matemáticos o raciocínio lógico só aparece depois da interpretação. Este cuidado constante abriu espaço para que, junto aos cursos de Informática Educativa, eu me tornasse professora de Sala de Leitura. Isso mesmo, uma professora de Matemática na Sala de Leitura! Aconteceu logo depois, do nascimento do meu 4º filho, em 2001. Com minha licença maternidade fiz alguns cursos de Informática e fiquei responsável pela Sala de Leitura e pelo Laboratório de Informática da Escola Municipal Von Martius. Imaginem! Ainda não existia a Educopédia…(Leia mais sobre a história da professora Maria Cristina Neves)

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/01/2012

O Blog da Escola Municipal Paulo Renato Souza

Tags: 9ªcre, blogdeescolas, escola3.0.

 

Vamos apresentar o Blog da E. M. Paulo Renato de Souza, que é uma das mais novas escolas da 9ª Coordenadoria Regional de Educação e que foi inaugurada em julho de 2011. Ela vai fazer parte do grupo de escolas, da 9ª CRE, que irá a partir de março iniciar no Sistema de Gestão Acadêmica – Escola 3.0*

 

 

Quem foi Paulo Renato de Souza?

 

 

Foi Ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2002) e Secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra (entre 2009 e 2010) e no governo Franco Montoro (entre 1984 e 1986).


Dentre as suas maiores realizações à frente do ministério da Educação estão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).


Na década de 80, foi reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Na década de 70, Paulo Renato foi especialista das Nações Unidas em questões de empregos e salários. Ele também foi vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington.



- Para saber mais sobre a vida do ex-ministro:

http://www.istoe.com.br/reportagens/42592_PAULO+RENATO+SOUZA

 

- Artigo de José Serra sobre o ex-ministro Paulo Renato Souza, por ocasião de seu falecimento:

 

Estadão:http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,a-competencia-generosa,737217,0.htm

 

Blog: http://emprsouza.blogspot.com/2011/07/paulo-renato-competencia-generosa-por.html

 

 

 

 

 

A unidade escolar foi inaugurada no dia 01 de julho de 2011 e teve o início das atividades no dia 01 de agosto, onde recepcionou os funcionários e realizou a reunião de planejamento com os professores, no dia 02 a escola abriu suas portas para receber o primeiro grupo de alunos.

 

 

Professores e funcionários 

 

Alunos da escola 

 

 

A inauguração da unidade teve a participação de vários seguimentos da comunidade escolar:

 

 

Pais, alunos, funcionários e professores

 

Parte da equipe de assessoria da 9ª CRE

 

Prefeito Eduardo Paes, Secretária de Educação Claudia Costin,
Coordenador da 9ª CRE professor José Mauro e outros.


 

O blog traz uma postagem de agradecimento para os funcionários que deram “corpo e alma” para que a inauguração fosse um sucesso e a todos que de alguma forma contribuíram.

 

Primeira equipe de professores

 

Funcionários

 

 

Podemos perceber através das fotos no blog, que a escola tem uma estrutura moderna e um amplo espaço, fazendo dela, ao que nos parece, um espaço muito acolhedor. Para conferir basta acessar o blog através do link:  http://emprsouza.blogspot.com

 

 

Se você quer fazer parte desta equipe ainda dá tempo, nos dias 13 e 16 de janeiro recebemos (Equipe Escolas da 9ª e 10ª CRE) e-mails da direção convidando professores e esclarecendo sobre dúvidas. Seguem os e-mails:

 

 

13/01/2012


Amigos e amigas!


Nós, da escola Paulo Renato Souza, estamos convidando professores que queiram trazer sua matrícula, queiram fazer dupla regência e/ou professores que queiram ser cedidos, para fazer parte da nossa equipe. Nossa escola fica entre os bairros de Cosmos e Paciência próximo à Avenida Cesário de Melo.


É uma escola novinha que foi inaugurada em julho de 2011. Precisamos de pessoas que estejam dispostas a desenvolver diversos trabalhos dentro e fora de sala de aula.


Já estamos fechando as turmas e gostaríamos de poder contar com o seu talento.
Estamos aguardando por você!

 


 

16/01/2012


Amigos, muitas questões chegaram até mim sobre as vagas oferecidas pela E. M. Paulo Renato Souza. Por isso estou enviando mais este e-mail para sanar algumas dúvidas.


Esta unidade conta com 26 turmas: o primeiro segmento, duas turmas de acelera 1A e duas turmas de 6º ano experimental.


Obs.: o 6º ano experimental irá trabalhar somente com o professor PII e com alguns PI ( ed. física, artes, inglês e talvez música)


Para completar o quadro da escola estamos precisando de professores PII, de Artes, de Inglês e de Educação Física. Quanto ao profissional de música, ainda não sabemos se será solicitado para nossa unidade.


Espero ter sanado todas as dúvidas.  Obrigada pelas respostas, Sheila!


E-mail para contato: sheilasouza@rioeduca.net

 

 

 

 

*Sistema que integra e articula as ações de modernização e informatização da nossa rede e que traz novas abordagens para o uso de tecnologias na educação, por meio de recursos pedagógicos e administrativos.


Sustentado por três pilares:


Educopédia – Conteúdo pedagógico colaborativo em construção permanente;

Gestão Acadêmica – Todas as escolas conectadas a uma base de dados online;

Tecnologia nas Escolas – Todas as escolas com infraestrutura tecnológica adequada.

 

Mais informações também na postagem da 10ª CRE do dia 23/01/2012:

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=1781

 

O Rioeduca parabeniza a equipe da E. M. Paulo Renato de Souza  e deseja um ótimo retorno as atividades de 2012.

 

 

Venha você também fazer parte desta REVOLUÇÃO, basta encontrar o e-mail do representante da sua CRE através do link http://www.rioeduca.net/sobrenos.php e enviar  Projetos ou Blog desenvolvidos por você, sua escola ou aluno .

 

 

Profª Márcia Cristina Alves
Representante do Rioeduca na 9ªCRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves

 

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/01/2012

Aulas Digitais, um Marco na Educação!

Tags: 4ªcre, educopedia.

 

A produção de um material hipermídia que facilite a aquisição de conhecimento exige a participação de uma equipe interdisciplinar, mas isso por si só não garante a qualidade desse material. Assim, o Rioeduca.net compartilha a história de uma professora que apresenta as possibilidades e os desafios em torno dessa perspectiva.

 

 

 

"Sou professora da Rede Municipal de Ensino desde 1999. Em 1998, formei-me em Letras, português-literaturas, com muita dificuldade na UFRJ, pois engravidei bem no meio do curso. A partir desse fato, a luta foi motivada pela criação e sustento de meu filho.

 

O sonho era lecionar na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Assim que consegui, comecei a lecionar no Ciep Hélio Smidt, no Complexo da Maré. Lá passei momentos delicados, mas conheci pessoas maravilhosas, entre alunos e profissionais da educação.

 

Compartilhei momentos inesquecíveis entre amigos sinceros que fiz ali. Sempre envolvida com projetos, pudemos oportunizar contextos criativos de aprendizagem, onde só obtivemos muito sucesso. A equipe pedagógica dava um show e o apoio foi fundamental para a garantia na realização das atividades, a fim de superar as dificuldades, as carências, a defasagem idade-série e o analfabetismo. Com todos envolvidos, pudemos deixar o ambiente do Ciep muito agradável, atrativo e acolhedor. Um espaço de amor.

 

Em 2000, fui convidada pelo mestre, professor Rosevel Rodrigues, a lecionar em seu curso preparatório técnico e militar, Curso Shock, no bairro de Colégio. Ali começou um movimento do despertar! Despertar para um movimento em direção à vida... Uma vida calcada no empenho, garra, vibração, em busca do fazer um pouco melhor para todos! Um guia, um orientador, um pai! Sim... Rosevel foi um brinde divino em minha vida. Pude então, deleitar-me no cálice do saber de uma pessoa de luz própria!

 

Em 2001, ingressei na Rede Estadual de Educação, lecionando no Bairro de Pilar, em Duque de Caxias, onde estou até os dias atuais. Comecei como Professora de Língua Portuguesa e Literatura. A partir de 2008, assumi o cargo de Orientadora Tecnológica, onde pude contribuir com a direção da escola no processo de informatização das ferramentas administrativas e no uso do laboratório de informática.

 

Em 2003, participei do processo de remoção na rede municipal e fui trabalhar na E.M. Grécia. Lá conheci duas pessoas fundamentais para minha carreira: o diretor Jorge Monteiro e sua adjunta Walquíria. Pessoas magníficas! Simplesmente o bálsamo da Educação Carioca. Aprendi que trabalho é meio de vida; aprendi que devemos sempre ser felizes; aprendi o que é disciplina e respeito! Conheci pessoas que são, primeiramente, coração! Nessa escola, somos família!Somos, efetivamente, uma Unidade Escolar de amor, respeito, onde nossos alunos têm acesso a uma aprendizagem significativa!

 

 

Em 2009, passei pelo processo de seleção da Educopédia para a produção de aulas digitais de Língua Portuguesa. Posso dizer que o processo de construção pessoal e profissional foi favorecido pelas vivências, pelas trocas de experiências, pelas dicas de educoamigos. Há um marco a partir dessa fase! Conheci pessoas como o Subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais, Rafael Parente e a Secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, que estão iluminando os degraus da Educação Carioca, subindo em direção à qualidade!

 

Em 2010, comecei o ano como Coordenadora de aulas da Educopédia, nas disciplinas de ciências, história e geografia do 1º segmento do Ensino Fundamental. Validei aulas, revisei, postei... em parceria com uma pessoa maravilhosa, a Stella. Com ela, pude dividir a coordenação de 11 profissionais super qualificados na produção das aulas digitais.

 

Ainda em 2010, cada escola da Rede Municipal elegeu um aluno para divulgar o trabalho da Educopédia, onde receberam o nome de Embaixadores. Eu e a amiga Clarice Menezes, coordenamos o projeto Embaixadores da Educopédia, criando tarefas para que o programa fosse divulgado com mais intensidade em nossas escolas municipais.

 

Inicio o ano de 2012, com mais um ano de vida, mais um ano de expectativas, mais um ano de possibilidades. Na Rede estadual, volto a lecionar.Na Rede Municipal, em turma e super empolgada, atuando como Coordenadora dos Embaixadores da Educopédia e organizando um “Educolivro”- A história da Educopédia - contada pelos próprios Educopedistas, professores regentes, alunos...

 

Enfim, estou numa caminhada firme, buscando luz, procurando viver intensamente cada momento.

 

Tudo isso e toda o caminho que irei trilhar, só fazem sentido pela maior riqueza que uma pessoa pode ter: meu filho Lucas! Vamos que vamos!"  

 

Texto da Professora Gabriela Sousa da Silva

 

O Rioeduca.net aguarda por você. Traga a sua história ou o seu trabalho para  integrar o Portal Educacional da Maior Rede de Educação da América Latina.

anaaccioly@rioeduca.net

 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/01/2012

Por um Mundo Melhor na E.M Octavio Frias

Tags: 7ªcre, entrevistas.

 

 A E.M. Octavio Frias de Oliveira pretende contribuir para a formação de um mundo mais solidário e mais justo, através da educação e de vivências significativas que oportunizem aos alunos refletirem sobre a cultura da paz, desde o seu cotidiano até a expressão mais ampla de um mundo melhor. Este é um dos princípios do Projeto Político Pedagógico da escola que, inaugurada em novembro de 2008, só agora em 2012 tem a primeira direção eleita pela comunidade escolar.

 

Fachada da Escola Octavio Frias de Oliveira

 

A Diretora Geral Érika da Siva Pereira é formada em Pedagogia, com habilitação em Administração Escolar e com Pós Graduação em Psicopedagogia.Veja agora a entrevista que ela concedeu ao Rioeduca:

A Diretora Geral Érika da Silva Pereira

 

Rioeduca: Qual é sua trajetória na SME? Qual o maior desafio que já enfrentou na Rede Municipal?


  Entrei para a PCRJ no início de março de 2002, sendo lotada na 9ª CRE, onde trabalhei com classe de progressão no CIEP Dr. Ernesto Che Guevara. Em 2003 consegui um cessão intercre, já que a distância impedia de continuar a trabalhar na escola particular que meus filhos estudavam e que tinham gratuidade por eu ser funcionária de lá. Fui então cedida para a E.M. Charles Anderson Weaver, onde trabalhei até 2007, com turmas de Período inicial, intermediário, final e 4º ano; em 2007 fiz DR em Educação Infantil no Jardim de Infância Municipal Ana de Barros Câmara, também na 6ª CRE. Como já morava desde 2004 em Jacarepaguá, em 2008 fui removida para a 7ª CRE e lotada na E.M. Menezes Cortes, onde trabalhei com o 4º ano e Realfabetização. Em 2009 assumi a Direção Adjunta na E.M. Menezes Cortes, ficando lá até fevereiro de 2011. Também em 2008, na 7ª CRE assumi minha 2ª matrícula, sendo lotada na E.M. Octavio Frias de Oliveira, mas continuei com turma na E.M. Menezes Cortes, cedida. Em 2011, recebi o convite da Coordenadora da 7ª CRE para assumir a direção da E.M. Octavio Frias de Oliveira, onde estou até hoje.
  O maior desafio foi vivido em 2011, quando assumi a escola que passou a ter 3 turnos, devido a demanda de alunos momentânea e ainda com regência de turma. Quando consegui a Diretora Adjunta em abril, ela precisou ficar de licença médica por um mês. Não foi fácil estar num ambiente novo , tendo que lidar com situações adversas, mas acredito que consegui desempenhar bem minhas funções.

 

Rioeduca: Por que escolheu ser professora? Já trabalhou em escola particular?
 

  Desde criança desejava ser professora, escolhi realmente a profissão, não foi por falta de opção. Trabalhei em escolas particulares desde que estava no 2º ano do Normal. Sempre gostei, mas não trabalharia mais em escolas particulares, devido os excessos exigidos e a exploração por tão pouca remuneração. Nunca tive outra profissão.


Rioeduca: Por que resolveu se candidatar? Por que nesta escola?
 

Motivos que me fizeram continuar na direção desta U.E:
1º É a função que gosto de realizar – estudei para isso.
2º Não havia outro candidato, pois se houvesse não entraria na chapa, porque por mais cordiais que as pessoas sejam (o que é difícil) o clima fica muito pesado e desagradável.
3º A aceitação da comunidade escolar, incentivando-me a continuar.

 

Rioeduca: Quais as metas, de forma geral, para a escola?


A meta é alcançar e superar os índices do desenvolvimento da aprendizagem, além de propiciar o pleno exercício dos recursos da U.E, promovendo a manutenção física; também almejo facilitar e estimular o ambiente agradável, feliz e de companheirismo entre a equipe.
 

Rioeduca: Quais serão os principais desafios na escola?
 

O principal desafio é melhorar a qualidade do ensino, mesmo com os 3 turnos, e possibilitar troca de experiências e ideias entre os professores para garantir a aprendizagem dessa forma.Outro desafio é a estrutura física da U.E, que embora seja nova, necessita de melhorias .

 

 Da esq.p/dir. A Diretora Adjunta Teresinha, a Diretora Geral Érika e a Coordenadora Pedagógica Maristela

 

Conheça alguns pontos do Plano de Gestão

LINHAS BÁSICAS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO


  Nossa filosofia educacional é desenvolver a personalidade do educando em seu “destino singular” como um ser produtivo para a comunidade a que pertence e como cidadão consciente de seus direitos e deveres. Contribuir para a formação de um mundo mais solidário e mais justo, através da educação e de vivências significativas que oportunizem aos alunos refletirem sobre a cultura da paz, desde o seu cotidiano até a expressão mais ampla de um mundo melhor.
 

  Inspirados pela essência da trajetória de Octavio Frias de Oliveira que com determinação e ousadia de alguém que nunca incluiu em seu dicionário a palavra “impossível” e deixou na história do jornalismo brasileiro sua “identidade” inspiradora, encorajadora, perspicaz e atuante sendo exemplo de responsabilidade social e ética no país, percebemos a importância da descoberta e da construção da identidade de cada um de nossos alunos e, a partir daí, da identidade de nossa escola.
 

  Temos como finalidade a construção do conhecimento através de projetos significativos que possibilitem a integração da criança no seu grupo social escolar com a participação,de forma feliz, em atividades que possibilitem sua construção crítica,autônoma, criativa e coletiva num ambiente solidário, cooperativo, ideal para o seu bem estar físico, intelectual e emocional onde possa desenvolver seu potencial pessoal e social.
 

  Sendo permanente nossa preocupação com o desenvolvimento de nossos alunos, nosso objetivo principal é proporcionar um ambiente ideal para que o aluno se sinta feliz e desenvolva todo o seu potencial numa visão construtiva de valores e aprendizado cognitivo.
 

Acreditamos que o trabalho em equipe, feito através de uma relação afetiva e mediadora possibilitará ao aluno alcançar o sucesso escolar.
 

PRIORIDADES 


• Facilitar democraticamente a construção e reconstrução do Projeto Político Pedagógico, em todas as suas dimensões, com toda a equipe (corpo docente, funcionários e representantes dos alunos e dos responsáveis) mantendo-o vivo e atuante como identidade da escola, como meio pelo qual a mesma cumprirá sua missão educacional e social; estando em consonância com a melhoriado desempenho da U.E, as forças e fraquezas do ambiente interno, as ameaças e oportunidades do ambiente externo e as influências causadas pela globalização;
 

• Estabelecer um planejamento curricular adequado às Orientações Curriculares, Descritores e Cadernos Pedagógicos da Rede Pública Municipal de maneira a otimizar sua aplicabilidade;
 

• Identificar as necessidades e dificuldades dos alunos, dos professores e da comunidade educativa desenvolvendo estratégias que visam aumentar os índices educacionais da U.E;
 

• Atender as propostas educacionais feitas pela Secretaria Municipal de Educação e desenvolver um trabalho de parcerias com a comunidade, com outros órgãos públicos e/ou privados no sentido de atender melhor nossos alunos;
 

• Otimizar o ambiente escolar a fim de que atenda as necessidades da comunidade, tornando a U.E. um competente canal entre seus desejos e o Órgão Central;
 

• Aplicar de forma coerente e equacionada os recursos financeiros destinados à U.E., nos assuntos relacionados à comunidade escolar, em consonância com o Conselho Escola Comunidade- CEC, dentro dos limites e normas estabelecidos pelo Órgão Público Municipal;
 

• Proporcionar à equipe a realização de um trabalho prazeroso e empoderado dentro das competências de cada função;
 

• Proporcionar um clima harmônico dentro da U.E. de modo que possa abrir “novas possibilidades” de atuação educacional por meio da troca de experiências bem sucedidas de toda equipe.


 PARTICIPEM TAMBÉM DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR QUAL O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?
http://portalrioeduca.mstech.com.br/sobrenos.php

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share