A A A C
email
Retornando 88 resultados para o mês de 'Janeiro de 2012'

Quarta-feira, 18/01/2012

Nós Somos a 6ª CRE!!!

Tags: 6ªcre, rioeduca.

 

No final de 2011, professores da rede se candidataram a gestores de Escolas , Creches e EDIs e os que foram eleitos, estão participando de cursos realizados por suas Coordenadorias.  A equipe do Rioeduca foi convidada pela 6ª CRE para falar aos novos diretores sobre nosso trabalho junto às escolas.

 

 

Dia 13 de janeiro tive o privilégio de visitar a 6ª CRE , no curso para os novos diretores , eleitos por suas comunidades escolares no final de 2011.

 

Logo que cheguei, deparei com um lindo jardim na entrada no prédio. No térreo, um aramado repleto de livros, convidando os visitantes a experimentarem o doce sabor da leitura.

 

O Curso para novos diretores foi orientado pelas Gerências da Coordenadoria (Educação, Infraestrutura, Aquisição, Assessoria de Informática e Recursos Humanos) No curso também houve palestras relevantes para o novo e desafiador caminho que os novos diretores seguirão.

 

Assim que entrei no auditório, fui recepcionada carinhosamente pela Professora Rita, Assessora da Coordenadora Rejane, da 6ª CRE.

 

A Professora Sueli, da Assessoria de Informática e Tecnologia (AIT), apresentou sua equipe, e disse que todos estavam ali para auxiliar os diretores no que precisassem. Sua fala foi recheada de ânimo e disposição para realização de um grande e significativo trabalho em equipe.

 

 

Após a explicação sobre o trabalho específico da AIT, os diretores receberam apostilas sobre o conteúdo falado.

 


A Professora Rita falou aos diretores com entusiasmo, a respeito das novas tecnologias, sobre a importância dos blogs, portfólios digitais, para as unidades escolares. Com eles, a comunidade escolar pode ter mais acesso as informações sobre a unidade, além de saber com mais detalhes sobre os projetos desenvolvidos.

 

Foi emocionante ouvir a fala da Professora Rita,  e sentir seu desejo pelo trabalho transformador da Educação. Ao concluir, ela disse que só trabalhava com possibilidades e antes de me passar a palavra, lembrou otimista a frase que acompanha diretores e professores: “Nós somos a 6ª CRE!”

 

 

Apresentei aos diretores o portal Rioeduca.net,o novo canal de interação e comunicação de todos os funcionários e alunos da rede SME/PCRJ. Conversei sobre a utilidade de cada seção: Como o funcionário e aluno podem habilitar seu e-mail Rioeduca, quem são os Representantes Rioeduca.net, Programas e Ações e Recursos Pedagógicos da SME.

 

Os diretores se interessaram ao saber que os projetos, blogs e momentos especiais vivenciados por suas escolas, podem ser publicados duas vezes por semana no portal Rioeduca, além de serem divulgados no twitter, orkut e facebook.

 

 

 

Pela internet, apresentei os outros canais Rioeduca: Twitter Rioeduca (@Rioeduca), Diário Rioeduca(http://paper.li/rioeduca/diadia)o blog Tecendo Idéias   (http://rioeducaideias.blogspot.com/) no qual o professor pode publicar seus textos, e também no facebook (https://www.facebook.com/rioeduca).

 

A diretora da Creche Municipal Zilka Salaberry, Cátia Cristina e ganhadora do Troféu Rioeduca 2010 (O Oscar da Educação Carioca), relatou sobre sua emoção por ver seus dois projetos (Rio Sustentável e Aquarela do Brasil), reconhecidos e premiados e de como é positivo investir no conhecimento e aplicação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

 

Para terminar, pontuei que os diretores são fundamentais para incentivarem seus professores a utilizarem as novas tecnologias, afinal nossos alunos, e até mesmo as famílias das nossas escolas estão conectadas, e que o resultado dessa interação virtual e real, é ter os pais mais próximos e os alunos ainda mais interessados nas relações que mantém na escola, favorecendo diretamente na sua aprendizagem.

 

 

Agradeço o carinho e receptividade da equipe da 6ª CRE e de todas as diretoras presentes. Os desafios são muitos, e o sucesso é uma conquista de cada dia.

 

Contem sempre com toda a equipe Rioeduca!

Estamos ansiosos para publicar as postagens das escolas, creches e EDIs

que estão sob novas direções!

 

Veja também:


Premiação Troféu Rioeduca- Zilka Salaberry

(http://zilkacreche.blogspot.com/2011/08/premiacao-do-trofeu-rioeduca.html)

As Maravilhas dos Blogs Educacionais - http://www.rioeduca.net/blogViews.php?id=862 

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 18/01/2012

Participação é o Lema da E.M. Ramiz Galvão, Sob Nova Direção

Tags: 8ªcre.

 

 

A nova direção da escola Ramiz Galvão espera ter um ano de muitas conquistas, sendo a principal delas criar oportunidades para o aluno participar da construção do espaço escolar.

 

 

 A Escola Municipal Ramiz Galvão atende aos alunos do 6º ao 9º ano, moradores do bairro Realengo.


A Diretora Cátia Regina e sua Adjunta Vanessa Queiroz formam a nova direção da escola, que pretende em 2012 contar com a maior participação dos alunos na construção de um ambiente escolar mais atraente e agradável para todos.

 

 

Cátia Regina - Diretora da E.M. Ramiz Galvão 

 

Rioeduca: Quais serão seus primeiros passos como gestora?


Diretora Cátia Regina: Firmar parcerias! Estou tendo um bom diálogo com a direção da escola do turno da noite. Juntos, acredito que faremos um melhor trabalho de conservação do prédio, o que será muito bom para todos. Quero uma escola bem bonita para receber os alunos no dia 13 de fevereiro.

Acredito na união das pessoas para se alcançar um propósito, por isso não vou medir esforços para conseguir parcerias.

 

Rioeduca: Você falou sobre permitir ao aluno participar da construção do espaço escolar. Como pretende realizar isso?


 Diretora Cátia Regina: Quero que os alunos da nossa escola estejam envolvidos em todas as transformações que nossa gestão possa vir a fazer.


Escola também é lugar de troca e de colaboração!


Pretendo que o aluno sinta o quanto é importante que ele esteja envolvido nas ações da escola e que participe voluntariamente. Para isso, estamos nos organizando para oferecer projetos que tragam o aluno no contra-turno para fazer oficinas de dança e teatro, além do reforço escolar. 

 

 Desejamos que o aluno se desenvolva em conhecimento e arte.

Queremos que nossa escola incentive não só a leitura, mas também leve o aluno em visitas ao teatro, aos museus e ao cinema.

 

 Rioeduca: Quais os maiores desafios que você acredita que terá que enfrentar?

 

Diretora Cátia Regina: O desafio maior é o mesmo que enfrentamos todos os dias em qualquer escola: oferecer educação pública de qualidade! E isso estamos conscientes que não é só nosso desafio, é nosso dever!

Estou de braços abertos para receber de coração esta nova escola e já sinto que este ano será maravilhoso!

 

 

 Vanessa Queiroz - Diretora Adjunta da E.M. Ramiz Galvão

 

Rioeduca: Dentro desta proposta da diretora Cátia Regina, o que você tem a dizer sobre a formação do aluno que participa da construção do ambiente escolar?

 

Vanessa Queiroz: Estamos empenhadas em criar estratégias para que os alunos possam participar de diferentes projetos.

Suas habilidades poderão ser desenvolvidas em diferentes áreas, o que pode proporcionar um maior conhecimento de si mesmo e do mundo.

Nós queremos ver os alunos produzindo dentro e fora da sala de aula. É esse ambiente que sonhamos!

 

Rioeduca: Diga alguns dos projetos que a equipe já está planejando:

 

Vanessa Queiroz: A Rádio e o Jornal da Escola, o Projeto de Cinema, as Oficinas de Expressão Artística, O Blog da Ramiz e logo de início um concurso para eleger qual desenho feito pelos alunos será pintado no muro do pátio da escola.

Pequenas iniciativas que acreditamos que trarão grandes resultados!

Eu espero um ano novo muito feliz para todos nós!

 

 

O Rioeduca deseja boas vindas a todas as novas direções!

Que este espaço possa relatar inúmeras histórias de muito sucesso!

 

 

                                                                           

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/01/2012

Letícia Prata, 4º Lugar no Colégio Pedro II

Tags: 5ªcre, alunos.

 

Letícia de Siqueira Prata Neves, 14 anos, uma adolescente aplicada e  muito responsável, foi orientada pela direção da EM Barcelona/5ªCRE a matricular-se num Curso Preparatório, parceiro da Associação Vencer, após ganhar uma Bolsa de Estudos. Resultado: 4º lugar no Colégio Pedro II, Unidade Centro, e aprovadíssima na FAETEC.
 

 

 

 

 

Iniciar o novo ano mostrando nossos alunos e suas vitórias é muito importante para que todos saibam que ter sucesso, em qualquer circunstância, depende primeiramente da própria pessoa, depois de fatores externos como,  no caso, a escola.


A adolescente foi indicada pela direção da EM Barcelona ao Portal Rioeduca, a partir de um e-mail enviado por mim às escolas, pesquisando alunos que tiveram aprovação e classificação em Colégios Estaduais e Federias do Estado do Rio de Janeiro.

 

Letícia de Siqueira Prata Neves, aluna da Escola Municipal Barcelona/5ªCRE, situada a Rua Gustavo Martins, 67, Irajá, obteve sucesso no que pretendeu. Usou sua vontade de vencer à oportunidade que a vida lhe deu e logrou êxito em seu objetivo: cursar o Ensino Médio na Rede Federal de Ensino.


 

Ela galgou o 4º lugar no concurso para o Colégio Pedro II, Unidade Centro, após ter aceitado o convite da direção da EM Barcelona para uma Bolsa de Estudos no Curso Evolução, parceiro da Associação Vencer, além de ser aprovada para a FAETEC.


Segundo a Associação Vencer, vencedores são aqueles que mantém dedicação, disciplina, confiança, determinação e entusiasmo, somados aos apoios e a ações eficazes, que compõem a fórmula, nada mágica, do sucesso. 

 

 Vejamos o relato da aluna Letícia Prata, ao Portal Rioeduca.


“Sempre estudei em escolas municipais, do Jardim de Infância ao 9º ano, nas Escolas Municipais Rodolfo Garcia e Barcelona. Ao longo desses anos, percebi um certo preconceito com relação à escola pública, principalmente com a Municipal. Algumas pessoas acham que pelo fato da escola não ser paga, o ensino é pior, mas não é assim.


Durante o tempo que estudei no Município, não tive muitos problemas com os professores e me entendia bem com a direção. Sempre me relacionei bem com professores, diretores e coordenadores, estes sempre estiveram presentes quando precisei de algo relacionado aos estudos.


Pouco antes de terminar o 8º ano, ganhei uma bolsa de estudos em um curso preparatório pela Associação Vencer, por recomendação da escola e, com a preparação desse curso, consegui passar para o Colégio Pedro II, onde cursarei o meu ensino médio.


Aos alunos que estudam em escolas municipais, gostaria de dizer-lhes para não desistir, por mais obstáculos que apareçam e por mais que pareça que não irão conseguir. Cada esforço agora pode parecer perda de tempo, mas, lá na frente, valerá à pena, pois com esses esforços chegarão mais longe do que podem imaginar”.

 

 

 A Família, base de uma adolescência feliz

 

 

 


A Srª Aurecí de Siqueira Prata Neves e o Sr. João Carlos Pontes Neves, são os pais de Letícia Prata e deram uma entrevista ao Portal Rioeduca, sobre a escola e a aprovação da filha para o Colégio Pedro II.

 


Portal Rioeduca/5ªCRE: Desde quando Letícia frequenta esta Escola? Por que a escolheu?
Srª Aurecí: Desde o 6º ano, quando começou o ginásio. Escolhi a EM Barcelona por indicação da diretora da EM Rodolfo Garcia, profª Selma, escola na qual Letícia estudava antes.


Portal Rioeduca/5ªCRE: A senhora participava das reuniões de pais e de outras atividades da escola?
Srª Aurecí: Sim, mas nenhuma outra atividade.


Portal Rioeduca/5ªCRE: Do seu ponto de vista, a senhora tinha uma relação próxima e boa com a equipe da Escola? Por quê?
Srª Aurecí: Sim, porque sempre procurei estar em contato com a equipe e a equipe também sempre procurou estar em contato com os responsáveis.


Portal Rioeduca/5ªCRE: A senhora conhecia o Projeto Político Pedagógico da EM Barcelona?
Srª Aurecí: Sim.


Portal Rioeduca/5ªCRE: Como a senhora avalia a qualidade do atendimento oferecido? Por quê? Como isso pode ser percebido?
Srª Aurecí: O atendimento oferecido pela Escola foi bom, pois a equipe procurava estar sempre em contato com os pais, atendendo-os, esclarecendo dúvidas. Isso pode ser percebido com a relação que tive com a equipe ao longo dos anos que minha filha estudou nesta escola.


Portal Rioeduca/5ªCRE: A senhora acredita que sua filha teve aprovação no Colégio Pedro II  pelo que aprendeu durante todos os anos em que ela estudou em Escolas Municipais ou ela se preparou em algum cursinho? Explique por quê?
Srª Aurecí: Apesar do bom aprendizado que ela teve na escola, foi necessário que ela estudasse num curso preparatório, pois a matéria oferecida na escola não era completa para as provas dos Colégios do Ensino Médio.


Portal Rioeduca/5ªCRE: A que senhora atribui à aprovação da Letícia?
Srª Aurecí: A sua determinação em obter um bom resultado nas provas.


Portal Rioeduca/5ªCRE: A senhora indicaria a EM Barcelona à outras pessoas? Qual conselho daria a alguém que quisesse matricular seu (sua) filho (a) nesta escola?
Srª Aurecí: Sim, pois é uma boa escola. Vale a pena matricular o aluno nesta escola porque o ensino é bom.


Portal Rioeduca/5ªCRE: Por fim, resuma em poucas palavras o que a senhora está achando da Educação no Município do Rio de Janeiro.
Srª Aurecí: A Educação do Rio de Janeiro, com certeza, está melhorando em relação aos outros anos, mas ainda tem muito o que melhorar, como, por exemplo, passar matérias de concursos para os alunos do 9º ano que farão provas.

 

   

 

 A Escola Municipal Barcelona

 

 

Letícia Prata e a Diretora da EM Barcelona, profª Lélis, na sua formatura

 

 

O esforço de Letíca, aliado ao bom senso de seus responsáveis permitiram este fim.

 

Hoje a escola está sendo dirigida pela Profª Vânia, CP até 2011 e filha da professora Lélis, após ter sido aprovada em todo processo de sucessão eleitoral.

 

Parabéns à Letícia, aos pais e à direção da EM Barcelona pelo incentivo.

 

 

Você conhece algum professor que tenha feito um trabalho significante na Educação Municipal? Foi autor de um livro de literatura Infantil ou fez algo inusitado que, num bom sentido, "abalou as estruturas" da sua escola?
Então, escreva que nós divulgaremos.


Cada CRE possui um representante na Equipe Rioeduca - todos professores da rede, e para saber qual e-mail do representante da sua CRE, clique no ícone abaixo.

 

 

Gostou da publicação?

Então comente!

 


Profª Regina Bizarro _ Representante do Rioeduca/5ªCRE
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/01/2012

Estímulo à Leitura e à Integração com a Família desde a Creche

Tags: 2ªcre, creches.

 

A Creche Municipal Jacó Inácio Gomes incentiva a leitura de seus alunos através do projeto “Leitorezinhos do Rio” e busca a integração com a família.

 

Alunos e professores da Creche Municipal Jacó Inácio Gomes

 

O projeto Leitorezinhos do Rio surgiu como uma vertente do projeto “Rio, uma Cidade de Leitores”, da Secretaria Municipal de Educação. Foi uma iniciativa dos educadores da Creche Municipal Jacó Inácio Gomes, com a finalidade de desenvolver o hábito de leitura desde a primeira infância e estreitar os laços com a família.


Durante o projeto o aluno levava para casa um livro acompanhado de uma ficha de leitura para ler junto com a família durante o final de semana.


Os títulos foram cuidadosamente escolhidos, a fim de que através da leitura se converse sobre valores sociais e morais nas regras de convivência; sobre hábitos e atitudes pessoais e sociais; e cuidados consigo, com o conjunto de pessoas que cercam o aluno, com o meio ambiente da comunidade que vivem e com o planeta.


 

Alunos se preparando para levarem a sacola com o livro para casa

 

Integração com a Família

Ao conversar com a Diretora Maria Célia e visitar um evento realizado na Creche Jacó Inácio Gomes, percebi que a presença dos responsáveis era frequente nos eventos.
Nas fotos abaixo temos alguns eventos que mostram o sucesso da integração entre escola e família na Creche Jacó Inácio Gomes.


 

 

A festa do Dia dos Pais teve como tema “Nó do Afeto”, uma forma de tentar enfatizar a importância da comunicação entre pais e filhos.
“Um gesto simples que demonstre a comunicação e o carinho faz com que a criança sinta a presença do pai”. Diretora Maria Célia


Assista ao vídeo para ler o texto que deu origem ao tema da comemoração do Dia dos Pais.


 

Outro momento de emoção que envolveu escola e família foi a formatura dos pequeninos no final do mês de dezembro.

 

 

Parabéns a toda equipe pela realização destes projetos!

 

Divulgue os eventos realizados em sua escola, para isso, entre em contato com o representante de sua CRE.


Gostou da publicação? Deixe um comentário!

 

Professora Renata Carvalho – Representante Rioeduca- 2ª CRE
Twitter: @tatarcrj
Email: renata.carvalho@rioeduca.net

 

                                                                            

 

Print Friendly and PDFPrintPrint Friendly and PDFPDF


 


   
           



Yammer Share