A A A C
email

Segunda-feira, 10/12/2018

Concerto de Natal emociona Cinelândia

Tags: orquestra nas escolas, orquestra, sme.

 

Concerto de Natal emociona Cinelândia

 

Com música e coros, espetáculo do Programa Orquestra nas Escolas, da Secretaria Municipal de Educação, arranca aplausos do público

 

 

 

Palco de grandes manifestações da cidade, a Cinelândia parou na tarde desta quinta-feira (6/12) para assistir ao Concerto de Natal do Programa Orquestra nas Escolas. Realizado nas escadarias da Câmara Municipal, o espetáculo reuniu 450 pequenos e jovens músicos e cantores das escolas da Rede Municipal de Ensino e contou com a participação especial do Coral da Câmara e do Coro de Professores da Secretaria Municipal de Educação.

 

A apresentação conquistou aplausos de transeuntes que pararam para ouvir acordes e vozes em perfeita sintonia. Ambulantes, turistas, trabalhadores e até aqueles que desejam fazer parte de uma grande orquestra se misturavam na plateia. Cabiam ali, embalados pelas canções natalinas, sonhos para todos, inclusive os dos pequenos músicos do Programa Orquestra nas Escolas, como o de Daniele Nascimento da Silva, aluna do 5º ano da Escola Municipal Francisco Sertorio Portinho: “Ainda estou aprendendo, mas quero ser uma ótima flautista. A música é uma coisa boa, reflete nosso sentimento”, revelou a menina, de 11 anos.


Regido pelo maestro Anderson Alves, o concerto uniu diferentes segmentos do projeto musical: a Orquestra de Flautas da Escola Municipal Rivadávia Correa, a Orquestra de Flautas das escolas-polo do programa, o Coro de Professores, a Orquestra de Garrafas e a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Alunos da Escola Municipal Ayrton Senna da Silva também fizeram participação especial no evento.

 


 

Representando a secretária municipal de Educação, Talma Romero Suane, o chefe de gabinete da SME, professor Claudio Maia, disse que a série Concertos de Natal do Programa Orquestra nas Escolas é o melhor presente que a secretaria pode dar à Cidade do Rio de Janeiro. Em nome da secretária, ele desejou feliz Natal a todos.


Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, o Programa Orquestra nas Escolas foi criado em 2017 e tem o objetivo de formar 80 mil músicos até 2020, através do estudo, da prática e da vivência musical. Em menos de dois anos, o programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação já beneficia 11 mil estudantes em 45 escolas-polo.

 

Projeto conquista a todos


Iniciado às 16h30, o concerto ganhou as boas-vindas dos vereadores Carlos Caiado e Thiago K. Ribeiro. Eles elogiaram o Orquestra nas Escolas e disseram que o programa merece aplauso e apoio.

 

 

Na plateia, as reações iam dos sorrisos, palmas e até adesões inesperadas como a de Luiz Felipe de Oliveira, de 51 anos. Ao ver o concerto ele parou, sacou a flauta da mochila e ficou por ali, como se também estivesse sob a batuta do maestro. “Toco flauta e canto no Coral do Povo. Já usei drogas e hoje estou me reintegrando à sociedade com ajuda da música. Apoio essa linda iniciativa. Ela certamente evita que essas lindas crianças cheguem aos 51 anos como eu”.


“Nosso desejo é levar música a diferentes pontos da cidade e promover um feliz Natal a todos. Encerraremos esse grande circuito no dia 18 de dezembro no Corcovado”, celebrou Moana Martins, coordenadora do programa.

 

Fonte: ASCOM SME


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/11/2018

Programa Orquestra nas Escolas

Tags: orquestra nas escolas, pólos.

 

Em um ano Programa Orquestra nas Escolas já beneficia a mais de 11 mil estudantes da rede

 

Desde 2017, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve o Programa Orquestra nas Escolas. A iniciativa tem como objetivo principal o fortalecimento da educação e ensino através da música. Em pouco mais de um ano de Programa já são 45 escolas-polo da rede municipal, 8 grupos musicais entre eles a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, e cerca de 11 mil alunos envolvidos.

 

 

O Programa Orquestra nas Escolas tem contribuído para a melhoria do aprendizado em sala de aula e da socialização de crianças e adolescentes. Gabriel Lucas é um exemplo. Estudante da E.M Thomé de Souza, ele conta que era muito tímido quando criança, começou a estudar flauta na escola, o que contribuiu entre outras coisas para fazer novas amizades. Hoje um dos músicos mais talentosos da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca e vive cercado de amigos.

 

 

A cada aula de musicalização, os estudantes têm a oportunidade de se aproximar da arte podendo se profissionalizar na prática musical.

 

O programa Orquestra nas Escolas oferece aulas de instrumentos como viola clássica, violino, contrabaixo acústico, flauta doce, trompete, trombone, clarinete, percussão, além de canto coral e oficinas de percussão, contrabaixo acústico, trompa, oboé, tuba, flauta doce, flauta transversal, violino, viola, trompete, trombone, saxofone, violoncelo, clarineta, canto coral, violão, Instrumental ORFF, bandolim, pandeiro e voz, cavaquinho, coro bilíngue.

 

 

Conheça as escolas-polo do Programa Orquestra nas Escolas:

 

Escola Municipal Rivadávia Corrêa

Escola Municipal Mestre Valdomiro

Escola Municipal Nilo Peçanha

Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo

Escola Municipal Orsina da Fonseca

Escola Municipal Frei Cassiano

Escola Municipal Pedro Ernesto

Escola Municipal Professor Afonso Várzea

Escola Municipal José Eduardo Macedo Soares

Escola Municipal República do Peru

Escola Municipal Honório Gurgel

Escola Municipal Hélio Smidt

Escola Municipal Bolívar

Escola Municipal Dilermando Cruz

Escola Municipal Chile

Escola Municipal Grécia

CIEP Maestro Francisco Mignone

Escola Municipal Herbert Moses

Escola Municipal Rosa Bettiato Zattera

Escola Municipal Mozart Lago

Escola Municipal Nun' Álvares Pereira

Escola Municipal Professor Carneiro Felipe

Escola Municipal Barão de Itararé

CIEP Augusto Pinheiro de Carvalho

Escola Municipal Aspirante Carlos Alfredo

Escola Municipal Coelho Neto

CIEP Oswald de Andrade

CIEP Glauber Rocha

Escola Municipal Francis Hime

Escola Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá

Escola Municipal Frederico Eyer

Escola Municipal Mário Fernandes Pinheiro

Escola Municipal Rubem Berta

CIEP Mestre André

CIEP Professora Célia Martins Menna Barreto

CIEP Marechal Henrique Teixeira Lott

Escola Municipal Jesus Soares Pereira

Escola Municipal Amazonas

Escola Municipal Benjamin Franklin

CIEP Francisco Cavalcante Pontes de Miranda

Escola Municipal Medalhista Olímpico Diego Matias Hipólito

Escola Municipal Professora Zulmira Telles da Costa

CIEP Roberto Morena

CIEP Doutor João Ramos de Souza

Escola Municipal Rodrigo Otávio

 


   
           



Yammer Share