A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.
Retornando 2 resultados para o mês de 'Maio de 2013'

Quarta-feira, 15/05/2013

1º Concurso de Resenhas e Relatos de Experiência da Biblioteca do Professor

Tags: riodeleitores, concurso.

1º Concurso de Resenhas e Relatos de Experiência da Biblioteca do Professor.
É com grande satisfação que anunciamos os vencedores!

 

O concurso foi realizado pela Gerência de Mídia-Educação com os objetivos de divulgar o acervo da Biblioteca do Professor, estimular a leitura desses livros e propiciar a troca de experiências, a partir dos textos literários.

 

A Biblioteca do Professor é uma das ações do Programa Rio, uma cidade de leitores, que consiste na distribuição de livros de literatura para o acervo pessoal de todos os professores, agentes auxiliares de creche e bibliotecários da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. A cada trimestre, esses profissionais escolhem, através de votação na internet e a partir de uma relação de livros pré-selecionados, aqueles de sua preferência.

 

Os mais votados são adquiridos e entregues aos profissionais em seu local de trabalho. No mês de outubro, em homenagem ao Dia do Mestre, os professores recebem, excepcionalmente, um livro por meio da votação na internet e o outro por meio de compra com voucher em livrarias credenciadas.

 

 

A Biblioteca do Professor já ultrapassou a marca de 1 milhão de livros adquiridos, com 56 diferentes títulos dos mais renomados autores nacionais e estrangeiros.


As resenhas selecionadas serão publicadas na Educoteca e os relatos, no Portal Rioeduca. Os textos terão, ainda, ampla divulgação pelo Programa Rio, uma Cidade de Leitores, por meio das redes sociais e da MULTIRIO, além dos estandes do Salão do Livro e da Bienal do Livro.

 

Foram recebidos 43 resenhas e 4 relatos de experiência, sendo selecionados 10 resenhas e 2 relatos. De acordo com o regulamento, os 14 autores dos textos selecionados (entre relatos e resenhas) terão, como prêmio, a participação na 11ª FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que ocorrerá no período de 03 a 07 de julho de 2013 e é um dos principais festivais literários do mundo, com cerca de 200 eventos, entre palestras, debates, exposições, apresentações e encontros com autores.


Ressaltamos que os trabalhos apresentaram, em seu conjunto, enorme diversidade de livros e autores selecionados, revelando a importância do acesso à diversidade de obras literárias para a ampliação do repertório dos leitores e o desenvolvimento do gosto pela leitura.

 

Em cada resenha selecionada foi possível identificar a relação estabelecida entre os leitores e os autores escolhidos, base fundamental para o prazer de ler. Dentre os relatos recebidos, algumas possibilidades de desdobramento da Biblioteca do Professor foram apresentadas, envolvendo a utilização do acervo em diversas ações nas escolas. As experiências selecionadas tiveram na abordagem do livro e na sua leitura a centralidade do trabalho para a formação de novos leitores, servindo de inspiração para a formulação de novas propostas.

 


Parabenizamos a todos os participantes e, em especial, aos 14 vencedores do Concurso! Conheça os seus nomes, escolas e livros resenhados.

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 07/05/2013

OFICINA DE LITERATURA E FUTEBOL

Tags: riodeleitores.

Para dar início ao Concurso de redação, Futebol, uma paixão nacional, em parceria com o jornal da Folha Dirigida 2013, a Gerência de Mídia-Educação ofereceu, no dia 29/04, para 60 professores de Sala de Leitura, a oficina Futebol e Literatura. A oficina foi um sucesso! Confira o material clicando aqui

 

 

 

Depoimentos dos professores participantes:

“A _ D _ O _ R _ E _ I !!! Todos bateram um bolão!!! Dinamizadores e participantes capricharam! A rede balançou diversas vezes, agora é só sair para o abraço. GOOOOOOL!”

“Essa oficina foi Show de Bola! Com uma Seleção de Ouro de propostas e ideias que com certeza promoverão belos ataques.”

“A oficina foi Gol de Placa. Conheci uma equipe criativa, animada, dinâmica e atualizada. Valeu a pena disputar o concorrido ingresso para o curso. Nota 10!!!!”

“Fiquei surpresa e muito feliz com o que vi nesta manhã. (...) a equipe da Mídia ofereceu-nos um material riquíssimo, com textos, imagens, sites, músicas, oficinas, enfim, que facilitará o nosso repasse e que em muito os acrescentou.”

“Encontro rico para começar uma proposta de trabalho com professores e alunos. Precisamos de mais encontros como esse.”

“Foi uma das melhores oficinas de que já participei. Estou saindo daqui cheia de ideias e boas intenções.”

"A oficina foi muito, muito boa, meninas! Vcs estavam inspiradíssimas e prepararam tudo com muita organização, carinho e competência. Valeu!!!"

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Martha Rocha Ver Comentários (2)