A A A C
email
Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino.

Terça-feira, 06/11/2018

Resultado do concurso Poesia na Escola 2018

Tags: gla, poesia na escola, manoel de barros.

Resultado Poesia na Escola 2018

 

 

É com imensa alegria que a Gerência de Leitura e Audiovisual, na semana de encerramento da 1ª FLIRME – Festa Literária da Rede Municipal de Ensino, torna público o resultado do projeto Poesia na Escola 2018.

Desde abril, nossa imensa Rede, que envolve estudantes, responsáveis, professores, funcionários de apoio, bibliotecários e demais membros das comunidades escolares, bem como funcionários lotados nas Coordenadorias Regionais de Educação e Nível Central, foram sensibilizados pela arte da palavra, em diferentes atividades que tematizaram o fazer poético, como rodas de poesia, oficinas de leitura e saraus.

Da leitura, partiu o convite para a escrita, que no dizer de Manoel de Barros, homenageado da FLIRME, é um exercício constante de “carregar água na peneira”, em que podemos ser “noviça, monge ou mendigo ao mesmo tempo”, fazendo “peraltagens” e valorizando “despropósitos”. Assim, o trabalho envolveu preparação prévia, escrita, revisão, seleção nas escolas, envio de material à coordenadoria para posterior seleção pelas Gerências de Educação das CREs e, por fim, pela Gerência de Leitura e Audiovisual.

Acreditamos na importância de trabalhar desde a mais tenra idade o universo da poesia, sensibilizando nossas crianças, jovens e adultos para a riqueza que a leitura e produção literária podem proporcionar, envolvendo também toda comunidade escolar nesse processo.

As coletâneas dos poemas selecionados serão publicadas em formato digital no Portal Rioeduca e distribuídas em CD aos autores, bem como às Salas de Leitura Polo, Bibliotecas e GED.

 

Seguem os resultados:

 

Categoria 1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Categoria 2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gerência de Leitura e Audiovisual

E/SUBE/GLA


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 06/11/2018

Encerramento da FLIRME/RJ - Festa Literária da Rede Municipal de Ensino

Tags: gla, flirme, festa literária.

Encerramento da FLIRME/RJ - Festa Literária da Rede Municipal de Ensino

 

 

A Gerência de Leitura e Audiovisual tem o prazer de convidá-los para o encerramento da 1ª edição da FLIRME/RJ - Festa Literária da Rede Municipal de Ensino.

O Encontro Anual de Professores de Sala de Leitura e Bibliotecários será em nossa FLIRME.

 

Data: 08/11/2018

Horários - Manhã: 8h30 às 12h - Tarde: 13h às 16h30

Local: Auditório do Arquivo Nacional (Praça da República, 173 - Centro)

 

Para participar, inscreva-se aqui

 

 

Heveny Mattos

Gerência de Leitura e Audiovisual
E/SUBE/GLA
Tel: 2976-2318 /2976-2319


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/10/2018

Twittaço Literário de Outubro: Manoel de Barros

Tags: twittaço, gla, manoel de barros.

Twittaço Literário - Manoel de Barros

 

Data: 31/10/2018, quarta-feira
Horário: de 8h às 22h
Local: Rede Social Twitter

 

 

Dia 31/10 é dia de Twittaço Literário!

 

A FLIRME- FESTA LITERÁRIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO, em sua primeira edição, tem como homenageado o grande poeta Manoel de Barros!

 

 

Participe do TWITTAÇO MANOEL DE BARROS!

 

Vale twittar e retwittar quantas vezes quiser.


Siga @GLA_SME no TWITTER . Use #flirmerj e #glasme em seus tweets.


E divulgue excelentes leituras e ações leitoras.


A Rede é FLIRME e forte!

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 16/10/2018

FLIRME: Festa Literária da Rede Municipal de Ensino

Tags: flirme, gla.

 

 

 

Queridos e Queridas

Nossa I Festa Literária está chegando e mais uma vez gratidão infinita pelo carinho de todos com nossas ações. Em anexo seguem algumas orientações sobre FLIRME/RJ, nossa logo e o cronograma de ações regionais da FESTA. Além desse cronograma teremos um encontro de encerramento dia 08/11, no Arquivo Nacional, em dois turnos.


Alguns pontos sobre a FLIRME/RJ:


Nossas Unidades Escolares e Bibliotecas mobilizam-se com inúmeras vivências do campo da literatura e de outras modalidades da arte, realizando mostras, lançamento de livros produzidos por estudantes, adaptações teatrais de obras literárias, saraus, cafés literários, entre outras atividades. Partindo dessa certeza é que a FLIRME/RJ envolverá todos os segmentos da nossa Rede, da Educação Infantil ao PEJA.


Sugerimos às unidades estarem envolvidas com o encantamento do universo literário de Manoel de Barros, porém a ampliação de repertório com outros nomes da literatura, música, cinema e outras áreas que já foram trabalhadas em suas propostas pedagógicas não só podem, mas devem estar presentes nas produções realizadas e nas ações desenvolvidas.

Público-alvo:

Estudantes, professores, bibliotecários, funcionários de apoio, responsáveis e outros membros da comunidade escolar de todos os segmentos de nossa Rede Municipal, incluindo Coordenadorias Regionais de Educação, Nível Central da SME-RJ e sociedade em geral.


Período de realização:

De 16 de outubro a 08 de novembro de 2018.

 

 

CLIQUE AQUI PARA VER AS ORIENTAÇÕES

 

CLIQUE AQUI PARA VER A TABELA DE CONVIDADOS

 



Desenvolvimento das ações:

LOCAL – As ações serão realizadas em cada Unidade Escolar, Centro de Referência ou Biblioteca, com a participação dos integrantes da comunidade escolar e/ou convidados. Os professores de Sala de Leitura e Bibliotecários orientarão o planejamento e a dinâmica de realização dessas ações, que devem ser construídas de forma coletiva. Deseja-se que sejam envolvidos os diferentes segmentos da comunidade escolar e seus parceiros. (caso a Unidade não tenha professor de Sala de Leitura, outro profissional engajado na proposta, como Coordenador Pedagógico, Professor Articulador, Diretor, poderá orientar o desenvolvimento da ação)

 

REGIONAL – Realizada pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), tendo o planejamento construído coletivamente - Gerência de Educação e Salas de Leitura Polo de suas respectivas regionais, contando com parceria da E/SUBE/GLA. O encontro contará com a presença de um escritor, ilustrador ou especialista em literatura infantil e juvenil, garantido pelo planejamento da GLA. Sugere-se promover lançamento de livros de profissionais e estudantes, apresentar um contador de histórias ou outro performer (do quadro profissional das unidades daquela abrangência), apresentações musicais ou suas modalidades (poesia, escrita para crianças, memórias infantis, entre outros)
 

CENTRAL – Realizada pela E/SUBE/GLA, voltada para toda a Rede. Será um encontro de encerramento, a se realizar em 08 de novembro de 2018, com a presença de autores relevantes para o cenário literário.
Sabendo que muitas Unidades já estão com seus planejamentos em andamento e até mesmo já realizaram suas Festas Literárias ou ações com essa dimensão, ressaltamos que as instituições de ensino poderão utilizar o período para a realização de ações exitosas, ressignificando-as ou para realizar atividades que não foram contempladas. O importante é que estejamos engajados em um movimento maior de práticas efetivas que a FLIRME/RJ nos possibilitará.

Assim...
Sigamos FLIRME/RJ!


Abraços,
Heveny Mattos
Gerência de Leitura e Audiovisual 


   
           



Yammer Share