A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.

Quinta-feira, 03/01/2019

Prefeitura do Rio promove colônia de férias inédita na Cidade

Tags: colônia de férias, caravana.

 

Caravana Carioca de Férias começa suas atividades no dia 7 de janeiro e vai aportar em 11 pontos do município. Iniciativa atingirá mais de 50 mil crianças e jovens e tem a parceria do Sesc Rio

 

 

A garotada do Rio vai viver uma temporada inédita de atividades no recesso escolar. Vem aí a Caravana Carioca de Férias, uma parceria entre a Prefeitura do Rio de Janeiro e o Sesc Rio que levará, de forma gratuita, diversão, esporte, lazer, atividades lúdicas e educativas para crianças e adolescentes a 11 territórios da cidade, entre os dias 7 e 31 de janeiro.

 

A iniciativa vai atingir mais de 50 mil crianças e jovens. Dos 11 territórios da Caravana, dois serão fixos e darão atendimento durante todo o período: a Arena 3 do Parque Olímpico e o Parque Radical de Deodoro. Para melhor atender a criançada e direcionar as atividades, foram criadas três faixas etárias: de 5 a 8 anos; 9 a 11 anos e de 12 a 15 anos. As inscrições serão feitas de forma presencial e on-line, dependendo da parada da Caravana.

 

O comboio faz sua estreia no dia 7 de janeiro, no Planetário da Cidade, na Gávea. Depois, a trupe segue para a Vila Olímpica do Complexo do Alemão (10/1); Vila Olímpica da Ilha do Governador (13/1); Vila Olímpica da Maré (16/01); Vila Olímpica da Gamboa (19/1); Vila Olímpica de Honório Gurgel (22/01); Vila Olímpica de Pedra de Guaratiba (25/1); Vila Olímpica de Santa Cruz (29/01); Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande (31/1).

 

A Caravana Carioca de Férias vai envolver diferentes órgãos e secretarias da Prefeitura. Participam do projeto as secretarias de Educação; Cultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Conservação e Meio Ambiente; e as subsecretarias de Esportes e Lazer, Legado Olímpico e Bem-estar Animal; a Comlurb, o Planetário, a Guarda Municipal e a Defesa Civil, entre outros. O SESC Rio estará presente em todas as paradas e nos pontos fixos. Por dia, a Caravana oferecerá cinco horas de atividades com desjejum e lanche final.

 

Veja abaixo como fazer as inscrições em janeiro de 2019:

 

Dia 07, Planetário da Gávea – Inscrição on-line dias 3,4,5 e 6. 

Dia 10, Vila Olímpica do Complexo do Alemão – Inscrição presencial dias 3,4,7,8 e 9.

Dia 13, Vila Olímpica da Ilha do Governador – Inscrição presencial dias 7,8,9, 10 e 11.

Dia 16, Vila Olímpica da Maré – Inscrição presencial dias 9,10,11, 14 e 15.

Dia 19, Vila Olímpica da Gamboa – Inscrição presencial dias 14,15,16,17 e 18.

Dia 22, Vila Olímpica de Honório Gurgel – Inscrição presencial dias 15,16,17,18 e 21.

Dia 25, Vila Olímpica de Pedra de Guaratiba – Inscrição presencial dias 18,21,22, 23 e 24.

Dia 29, Vila olímpica de Santa Cruz – Inscrição presencial dias 22,23, 24, 25 e 28.

Dia 31, Vila Olímpica de Campo Grande (Centro Esportivo Miécimo da Silva) – Inscrição presencial dias 24,25, 28, 29 e 30.

 

Mais informações: caravanacarioca.rio

 

Fonte: ASCOM SME


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 02/01/2019

Professora Maria de Nazareth, meu muito obrigada!

Tags: agradeciemnto, nazareth.

Mensagem de agradecimento e reconhecimento.

 

 

Professora Maria de Nazareth, meu muito obrigada!

 

Como expressar gratidão e respeito à professora Maria de Nazareth sem cair nas redundâncias dos elogios?

 

Sei que será difícil não cair, mas vou tentar expressar abaixo todo meu carinho e respeito que tenho por essa grande profissional.

 

Uma pessoa comprometida com a educação de qualidade do Município do Rio de Janeiro há mais de 40 anos, desenvolvendo diversas atividades e buscando sempre o melhor para alunos e professores, logo pela Educação Carioca. Uma mulher que acredita no poder transformador da educação na vida das pessoas.

 

E como ela mesma diz:

 

“Trabalhar na Educação é fazer a diferença na vida das pessoas.”

 

Por esses e outros motivos, eu, Talma Romero Suane, agradeço a sua competência e experiência, que inspira e inspirou muitas pessoas a fazerem o melhor para Educação Carioca.

 


Temos certeza de que não é uma despedida, mas apenas uma parada e, em breve, temos a certeza de que retornará pra ajudar na tarefa de mudar a EDUCAÇÃO carioca.

 

Que Deus te ilumine sempre e que Ele abençoe a cada dia o seu caminhar. Sinta-se abraçada por mim e por todos da nossa querida SME.


Obrigada, obrigada sempre!


Beijos,

 

Talma Romero Suane
 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 20/12/2018

I Encontro IATI KÓ EKÒ – Batuques e Movimentos

Tags: encontro, gpec, cultura afro-brasileira.

I Encontro IATI KÓ EKÒ – Batuques e Movimentos

 

 

 

O l ENCONTRO IATI KÓ EKÒ Batuques e Movimentos, da Gerência de Projetos Extra Curriculares (GPEC), aconteceu no dia 24/11/18, no Museu da História e Cultura Afro-brasileira localizado na Gamboa.

 

Em sua abertura, o evento contou com a presença de Helena Theodora e Bruno Rossato, que falaram da importância das ações da cultura afro-brasileira no dia a dia em nossas escolas. O evento também contou com apresentação de trabalhos em pôster desenvolvidos por professores da rede municipal sobre a temática africana, seguido de rodas de conversa com temas relacionados a desconstrução da intolerância étnico racial na educação. Dentre os dinamizadores, Raphael Soares, Juliana de Jesus, Fábio Batista, Mônica Luquett, Rita Alves, Renata Francis, Carolina Ferreira, Patrícia de Andrade, Renata Maia. 

 

No intervalo, os participantes puderam se deliciar com uma feijoada cultural, com apresentação da dança dos alunos da graduação em Educação Física da UNISUAM, além de expositores de produtos afro.

 

 

Continuando a programação no período da tarde, aconteceram as práticas corporais voltados a estética, representação e corporeidade negra, com oficinas diversas administradas por Juliana de Jesus, Raphael Soares, Renata Francis, Du Carmo, Neidinha dos Santos, Franci Ferreira, Renata Martielo, Frederico Baeta, Kátia Bezerra, Mestre Priminho e componentes da CIA Folclórica da UFRJ.

 

Finalizando o evento com um samba de roda com todos os participantes.

 

Texto enviado por:

Djane Rachel

E/SUBE/GPEC

  


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 18/12/2018

Orquestra de Vozes Meninos do Rio

Tags: orquestra, vozes, ovmr.

Orquestra de Vozes Meninos do Rio

 

 

No ano de 2018, a Orquestra de Vozes Meninos do Rio realizou cinco apresentações ao longo do ano letivo.

 

A principal delas, a comemoração dos 20 anos de existência, ocorreu no Teatro Carlos Gomes, dia 28 de novembro de 2018. A apresentação contou com a participação do coral da escola de música Villa Lobos, do coral dos funcionários da Prefeitura e por fim da aniversariante, a OVMR.

 

Foram executadas 10 peças coreografadas com a participação de performances teatrais de alunos da Rede Municipal de Ensino. Entre as dez peças, a plateia pode ver os alunos cantando fado, samba, MPB, músicas regionais e um tributo à Martin Luther King.

 

 

O público pode conferir o prazer dos alunos da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro em cantar e dançar um repertório eclético e muitas vezes, para eles, até então desconhecido. Contamos com a presença dos pais, de profissionais da SME e de outras Secretarias.

 

Enviado por Marilene Márcia Monteiro

E/SUBE/GPEC


   
           



Yammer Share