A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.

Terça-feira, 15/01/2019

Caravana Carioca de Férias

Tags: caravana, carioca.

Caravana Carioca de Férias

 

 

Gêmeas comemoram aniversário durante Caravana Carioca de Férias na Ilha do Governador

 

Domingo é dia de...Caravana Carioca de Férias. E a criançada da Ilha do Governador se divertiu a valer na Vila Olímpica Nilton Santos durante toda a manhã. As gêmeas Ruth e Raquel Vitória Regis da Silva, que completaram nove anos na mesma data do evento, ganharam um lindo parabéns de todos que estiveram no local. Crianças e pais puderam assistir apresentação da Banda Sinfônica da Guarda Municipal que executou vários clássicos das Música Popular Brasileira.

 

Depois os cachorros da Guarda Municipal e a cadelinha Bela, que já havia se apresentado no Complexo do Alemão, fizeram o maior sucesso. As crianças puderam acariciar os animais. Ela também ficaram eufóricas com a apresentação de dança e puderam acompanhar a professora, que estava em cima do palco, imitando vários passos. Houve ainda perna-de-pau para alegria dos pequenos e adolescentes, distribuição de lanches e água.

 

 

A ansiedade era grande antes do começo das atividades. João Pedro Macedo, de 7 anos, vestido com uniforme de futebol do Neymar, chegou bem antes do início e até pensou em ir embora, mas resolveu ficar para aproveitar. Ele era um dos que mais brincavam no pátio durante a dança e em todas as atividades como bolamania, badminton, minitênis, espaço de leitura, desenho e muitos outros. Aluno do segundo ano da Escola Municipal Aberlardo Feijó, ele conta que adorou o dia e gostaria que houvesse mais atividades. “Adorei a oficina do balão (bolamania) e o de pintar’’.

 

          

    

 

 

A pequena Thayla dos Santos, de 6 anos, do Centro Educacional Vasconcelos Dantas, estava na oficina de desenho e não parava de colorir. ‘’Gosto muito de pintar e de desenhar”. Thalita Vitória da Cruz era outra que se divertiu muito. Ao lado das amigas ela posava com balão em formato de coração. Flávia - a mãe da pequena Isabela de dois anos que não parava de dançar durante o encerramento ao som do grupo da Comlurb - elogiou a iniciativa da Prefeitura. ‘’Minha filha estuda numa creche aqui da Ilha. Muito bacana essa Caravana. Ela não para’’.

 

 

A Caravana Carioca de Férias é um projeto da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro em parceria com o Sesc Rio e é itinerante. A Caravana já aportou no Planetário, no Complexo do Alemão, na Ilha do Governador e nesta quarta-feira ela estará no Complexo da Maré.

 

Enviado por:

E/SUBE/GPEC 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 14/01/2019

Calendário Escolar e o Calendário Pedagógico de 2019

Tags: calendário escolar, calendário pedagógico.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Ato da Secretária


RESOLUÇÃO SME N.º 112  DE 11 DE JANEIRO DE 2019.


INSTITUI O CALENDÁRIO ESCOLAR E O
CALENDÁRIO PEDAGÓGICO DA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PARA O ANO LETIVO DE 2019 E DÁ
OUTRAS PROVIDÊNCIAS.


 
A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e CONSIDERANDO o disposto no inciso III, do artigo 12, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que prevê como incumbência dos estabelecimentos de ensino “assegurar o cumprimento dos dias letivos”, observando-se, para tanto, o que determina o inciso I do artigo 24, do referido diploma legal, RESOLVE:
 
Art. 1.º Fica instituído, na forma do Anexo que acompanha a presente Resolução, o Calendário Escolar e o Calendário Pedagógico para o ano de 2019, concernente à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino.


Art. 2.º O Conselho de Classe (COC) será realizado dentro do período assinalado com A (Avaliação), destinando-se apenas um dia para essa realização.


Art. 3.º O Centro de Estudos Integral será realizado dentro do período assinalado com C, utilizando-se apenas um desses dias em cada Unidade Escolar.


Art. 4.º Em caso de ocorrência de suspensão de aulas que comprometam o atingimento de 200 dias letivos e 800 horas/aula anuais, deverá ser organizado calendário de reposição pela Unidade Escolar, sob a supervisão da E/CRE.


Art. 5.º O Calendário Escolar e o Calendário Pedagógico poderão sofrer alterações, ao longo do ano letivo, se isso for necessário para assegurar que as exigências previstas na Lei n.º 9.394/1996 sejam cumpridas.


Art. 6.º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.


 
Rio de Janeiro, 11 de janeiro de 2019.
 
TALMA ROMERO SUANE

 

 

 

Clique nas imagens para abrir os Calendários em PDF

                           

 

Fonte: Diário Oficial


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 11/01/2019

Contratação de Agentes de Educação Infantil

Tags: contratação, educação infantil.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

ATO DA SECRETÁRIA

 

RESOLUÇÃO SME N.º 111, DE 10 DE JANEIRO DE 2019.

Dispõe sobre a contratação de pessoal, por tempo determinado, de Agentes de Educação Infantil para atuar nas unidades de educação infantil da Rede Pública do Sistema Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro e dá outras providências.

 

 

Fonte: Diário Oficial Página 19

 

 

SUBSECRETARIA DE GESTÃO

COORDENADORIA GERAL DE RECURSOS HUMANOS

 

 

PORTARIA E/SUBG/CGRH Nº 01, DE 10 DE JANEIRO DE 2019.

Dispõe sobre os procedimentos necessários à contratação, por tempo determinado, de Agentes de Educação Infantil.

 

 

Fonte: Diário Oficial Página 20 e 21

 

 

 

Anexo Único

FICHA DE INSCRIÇÃO - Contratação por tempo determinado - Agente de Educação Infantil

(Preencher com letra de forma - legível)

 

 

Fonte: Diário Oficial Página 22


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 10/01/2019

Educação a Distância: Conclua o Ensino Fundamental!

Tags: eja, matrícula, jovens e adultos.

 

Matrículas Abertas!

 

O PEJA EaD

O Programa de Educação de Jovens e Adultos por meio da Educação a Distância é oferecido desde 2012, contemplando os dois últimos anos de escolaridade do Ensino Fundamental, no caso o PEJA II / bloco 2, e possui a duração de um trimestre letivo.

 

O PEJA EaD se constitui em mais uma possibilidade de continuidade e conclusão do Ensino Fundamental da Prefeitura do Rio de Janeiro, principalmente para aqueles que não conseguem dispor de tempo para estudar de forma presencial.

 

ESTRUTURA DO CURSO

O PEJA EaD é composto por cinco componentes curriculares: Ciências, Geografia/História, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Língua Portuguesa e Matemática, desenvolvidos por professores especialistas.

Após a matrícula, é agendada a participação de uma aula ambientação, onde será apresentado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) produzidos com ferramentas disponíveis no Rioeduca, tendo a parceria da Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional - GITE.

 

Enviado por: 

Gerência de Educação de Jovens e Adultos 
(E/SUBE/GEJA)


   
           



Yammer Share