A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.

Terça-feira, 11/12/2018

Vale a Pena LER de Novo - Em Janeiro - No Rioeduca.net

Tags: vale a pena ler de novo, janeiro.

 

Em janeiro, vamos aproveitar para rever as melhores matérias de 2018?

E sabe quem elegerá as melhores matérias? Sim, você!!!

 

Todas as melhores matérias receberão o selo da campanha que se chamará:

Vale a pena LER de novo!

 

 

De 7 até 31 de janeiro, destacaremos as matérias mais votadas de cada CRE, as matérias mais votadas da Página Especialista Convidado e as mais votadas da Página Professores.

 

Para eleger aquela que você achou a melhor matéria de 2018, preencha o formulário abaixo até o dia 30 de dezembro.  

 

CLIQUE AQUI E PREENCHA O FORMULÁRIO


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/12/2018

Novas Funcionalidades do Portal Rioeduca

Tags: links, sistemas, funcionalidades.

 

O Portal Rioeduca está com novas funcionalidades na sua página inicial!

 

Confira, a seguir, como o Portal Rioeduca pode facilitar o acesso dos usuários aos sistemas da Secretaria Municipal de Educação de forma rápida, direta, através de novos ícones fixados na nossa página.

 

 

Já estão disponíveis as novas funcionalidades do Portal Rioeduca da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Essa atualização foi realizada para otimizar o portal, que é um centralizador de informações e serviços relevantes da nossa secretaria. Desta maneira, o acesso aos sistemas para serviços como Dupla Regência, Escolas 3.0, Fênix, Inscrições Online, Magister, Matrícula Digital, etc., agora podem ser feitos clicando diretamente nos ícones encontrados na página inicial do Rioeduca, facilitando o acesso dos nossos usuários.

 

Atenção: Alguns sistemas só poderão ser acessados através da Intranet (rede interna da Prefeitura do Rio).

                 Você poderá encontrar as TAGs de seu interesse na pesquisa.

 

OBS: Caso as novas funcionalidades não apareçam conforme o modelo na imagem acima, é necessário limpar o histórico do seu navegador e atualizar a página.


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/12/2018

Homenagem à professora Fátima Bispo

Tags: homenagem, gpec, herois do tabuleiro.

 

Homenagem à professora Fátima Bispo

 

 

No dia 06 de dezembro de 2018, a professora Fátima Bispo recebeu uma merecida homenagem na Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelo seu belíssimo trabalho à frente do projeto Herois do Tabuleiro. O Projeto existe há 8 anos, atende hoje a 96 escolas e a cerca de 25 mil alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino.

Neste ano, ocorreu o VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez do Herois do Tabuleiro, reunindo na Arena I do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, cerca de 2000 alunos.

Fazemos nossas, as palavras da professora Luzinete que a homenageou:

 

“Um sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só. Mas um sonho que se sonha junto, se torna realidade...”

“Alguém que acredita no poder da Educação e que tem compromisso com a Educação Pública de Qualidade.”

 

Obrigada, professora Fátima Bispo, pela sua dedicação e contribuição em prol de um futuro melhor aos nossos alunos da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

 

Clique aqui e confira o VIII Encontro Anual de Alunos de Xadrez do Heróis do Tabuleiro/SME, ocorrido em 22 de novembro de 2018.

 

Texto enviado por Janne Viterbo - E/SUBE/GPEC


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 10/12/2018

SME e Defesa Civil capacitam servidores para prevenção e combate a incêndio

Tags: combate, incêndio.

 

Secretaria de Educação e Defesa Civil capacitam servidores para prevenção e combate a incêndio

 

Trinta e três servidores da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram nesta sexta-feira (7/12) do curso teórico e prático “Ações de primeira resposta para prevenção e combate a incêndio e treinamento de escape”. A ação aconteceu no prédio sede da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no bairro de Vila Isabel. A parceria das duas pastas ocorre desde 2014 e tem o objetivo de formar multiplicadores de conhecimentos em toda a Rede Municipal de Ensino. Para 2019, os protocolos de prevenção, combate e escape de incêndios chegarão aos diretores, professores e estudantes da Rede Municipal.

 

A ação promovida pela Gerência de Desenvolvimento Técnico-Administrativo (GDTA) da SME foi direcionada para servidores das 11 Coordenadorias Regionais de Educação que representam o programa Acesso Mais Seguro.

 

Para a gerente do GDTA, Sandra Kormann, o curso em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros é um momento de fortalecimento da cultura da prevenção na Rede Municipal de Ensino. “Esse treinamento busca garantir mais segurança para os servidores nas suas práticas do trabalho e na vida deles”.

 

Aura Liane, responsável pelo programa Acesso Mais Seguro na SME, esclarece que haverá ampliação do treinamento para que as escolas se qualifiquem ainda mais para a prevenção. “Os servidores das CREs que foram capacitados visitarão as unidades e, a partir disso, será promovida a divulgação do conhecimento, sinalização e formação de grupos de suporte em relação à prevenção e fuga de incêndios a partir da realidade das unidades”.

 

Instrutor do Centro de Treinamento da Defesa Civil, o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro José Cleudes Linhares deu lições para identificar riscos residenciais e prediais. “É de suma importância para nós a parceria com a SME porque essa turma sai daqui com outra visão de prevenção e comportamento para o combate ao incêndio, evitando acidentes e multiplicando conhecimento”, disse.

 

 

Na parte da tarde os servidores testaram na prática, com auxílio do capitão Cleudes, o que aprenderam sobre a propagação do fogo. No pátio do prédio da Defesa Civil, eles testaram diferentes tipos de extintores de incêndio para casos de vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) em cilindro e focos de incêndio em produtos inflamáveis sobre materiais sólidos, como a madeira.

 

A funcionária da Gerência de Educação da 9ª CRE, Sandra Cristine, aprovou o treinamento que recebeu e promete divulgar as lições na coordenadoria e nas unidades que visitar. “Foi muito bom aprender que ações simples podem impedir um incêndio e também como reconhecer os extintores e os seus usos. É um conhecimento que precisa ser levado adiante”.

 

 

Fonte: ASCOM SME

Fotos: Paulo Araújo


   
           



Yammer Share