A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 15 resultados para o mês de 'Setembro de 2017'

Quarta-feira, 27/09/2017

Simulado 2017 | Revisão das Habilidades de Menor Desempenho

Tags: simulado, avaliação, revisão, desempenho.

 

Analisando os primeiros dados do Simulado 2017, apresentamos os descritores que obtiveram percentual de acerto inferior a 50%. As habilidades neles descritas precisam de revisão imediata nas turmas de 5º e de 9º Ano.


Antes da revisão, deve haver a devolutiva das provas do Simulado, verificando o professor, junto a seus alunos, que lógica utilizaram para marcar as opções de resposta erradas, de forma a poderem demonstrar onde houve a falha e quais as possibilidades que permitiriam ao aluno chegar à resposta desejada. Este exercício constitui estratégia eficiente de recuperação da aprendizagem.


Em Língua Portuguesa, é importante que o professor: utilize grande variedade de tipologia textual, realize leitura comentada de textos em sala de aula e volte a trabalhar as habilidades com baixo desempenho, algumas das quais já deveriam estar consolidadas no 9º Ano.


Em Matemática, é essencial que o professor: trabalhe a interpretação de problemas, desenvolva o raciocínio lógico-matemático, verifique as operações matemáticas feitas pelo aluno para chegar ao resultado e exercite com os alunos a escrita de como chegaram ao resultado encontrado.


Nos resultados a seguir, estão assinalados em amarelo os descritores que apresentaram resultado fraco nos dois anos de escolaridade. Apresentamos, também, algumas orientações sobre o trabalho com as habilidades previstas nesses descritores.

 

 

Clique no link abaixo e acesse a ANÁLISE DOS DESCRITORES:

http://bit.ly/2wTdlPe

 

 

Antonio Augusto Alves Mateus Filho
Assessor II da E/SUBE

 

Danielle de Almeida González Grifo de Sousa
Gerente de Avaliação

 

Selma Regina Alves Kronemberger
Eliane Cristina Arnosti Santos Pellegrino
Assistentes

 

Aline Lima Vieira
Ana Lucia Seabra
Cátia Valéria Fernandes da Silva
Letícia Maria de Souza Côrtes
Priscila Matos Resinentti
Rachel Vilas Boas de Souza de Siqueira
Equipe

 

Rio de Janeiro
Setembro/2017

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE ENSINO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE AVALIAÇÃO


 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/09/2017

Design for Change e Criativos da Escola: Visita à Levy Miranda e Seminário

Tags: criativos, seminário, gite.

 

A Gerência de Inovação e Tecnologia Educacional (GITE), a Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire e a MultiRio, em parceria com o Criativos da Escola e o Instituto Alana, promoveram um dia dedicado ao Design for Change, incluindo visita à E. M. Levy Miranda e um Seminário para professores da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Kiran Sethi, idealizadora do movimento global Design for Change.

 

Criado pela indiana Kiran Bir Sethi (foto acima), o Design for Change é um movimento global que tem por objetivo oferecer às crianças e jovens a oportunidade de se tornarem mais atuantes na transformação de sua própria realidade. A ideia é que possam impulsionar mudanças em suas comunidades, desencadeando sua superpotência 'EU POSSO'.

No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, um braço do Instituto Alana. O Criativos promove anualmente um desafio que visa premiar projetos em escolas

Em 2016, a GITE iniciou a parceria com o Criativos para divulgação do Desafio, visando incentivar escolas municipais do Rio de Janeiro a realizarem e inscreverem seus projetos. A E. M. Levy Miranda, localizada na Pavuna, foi uma das 11 vencedoras com o projeto Solta esse Black, concorrendo com escolas públicas e particulares de todo país. Os alunos e a professora Pâmela Souza foram à Salvador receber o prêmio (R$ 500,00 para a educadora e R$ 1.500,00 para a escola desenvolver o projeto) e também para participarem de oficinas junto com alunos das outras escolas vencedoras, o que permitiu uma troca de experiências entre eles.

No dia 25/10/2017 foi realizado um Seminário na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire, que teve como objetivo apresentar para professores da rede o conceito do Design for Change, experiências exitosas e a importância de pensar inovação colocando "mão na massa". O evento contou com cobertura e transmissão ao vivo pelo Portal da MultiRio.  

 

 

Professora Pâmela Souza, Gabriel Salgado e Angélica Garcia (Criativos da Escola), Gisele Cordeiro (Gerente da GITE) e Carolina Pasquali (Diretora de Comunicação do Instituto Alana).

 

Além do Seminário, Kiran fez uma visita à E. M. Levy Miranda para conhecer o projeto e os alunos que participaram e participam do mesmo. A Escola preparou ainda uma apresentação para a visita.

 

Visita da Kiran à E. M. Levy Miranda. Na foto vemos alunos, o professor Alexandre Rodrigues (representante da SME), Nilu (acompanhante da Kiran), Kiran e Carolina Pasquali.

 

A Direção da E. M. Levy Miranda e seus alunos, que fizeram uma apresentação pra Kiran, além das alunas que participaram do projeto "Solta esse Black".

Equipe GITE, Criativos e professora Pâmela Souza.


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/09/2017

Agendamento de Visitações do Museu Itinerante De Neurociências - “Dia Do Cérebro”

Tags: museu, cérebro, edital.

 

O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), de Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), leva até as escolas da cidade do Rio de Janeiro e dos municípios da região metropolitana o “Dia do Cérebro”.

Inscreva sua Escola!

 

 

 

O projeto Museu Itinerante de Neurociências (MIN), de Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN – Registro SIGProj N°: 223684.1147.86166.15022016), leva até as escolas da cidade do Rio de Janeiro e dos municípios da região metropolitana o “Dia do Cérebro”, um conjunto de atividades práticas e palestras focadas na promoção da alfabetização/educação/divulgação científica. O projeto tem por finalidade oferecer os primeiros contatos de alunos e visitantes com fundamentos básicos de neurociências, auxiliando a formação de conhecimentos que poderão ser recuperados, posteriormente, durante o ensino formal.

O MIN vai às escolas e aos espaços não formais de ensino uma vez por mês, sempre às sextas feiras, a visita começa pela manhã com a chegada dos integrantes do MIN e montagem de todas as oficinas para que as atividades ocorram no turno da tarde (de 13:00 às 17:00 hs).
 

Datas Importantes

18/09/2017 a 30/11/2017: Período de inscrição. Envio de fotos do local e da documentação assinada.

19/09/2017 05/12/2017Confirmação do recebimento da documentação.

09/12/2017: Divulgação das instituições selecionadas, até as 23:59, com distribuição conforme calendário divulgado no site: http://www.cienciasecognicao.org/min.

Entre Dezembro/2017 e Janeiro/2018: Agendamento das visitas técnicas às instituições selecionadas, para os períodos de fevereiro (para as instituições seleciondas para o 1o. semestre) e julho (para as instituições seleciondas para o 2o. semestre).

 

Leia o Edital na ítengra e realize as inscrições pelo link: 

http://www.cienciasecognicao.org/min/?page_id=19


   
           



Yammer Share

Sábado, 23/09/2017

Consulta Pública para o Time de Alfabetizadores

Tags: consulta, alfabetização.

 

V Semana de Alfabetização da Cidade do Rio de Janeiro
“A leitura e a escrita das crianças na ciência, na arte e na vida.”

18 a 22 de setembro de 2017



A V Semana de Alfabetização será um momento de reflexão sobre a alfabetização na cidade, propondo um conjunto de ações articuladas da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o intuito de refletir sobre a alfabetização a partir das práticas pedagógicas realizados pelos professores.

Temos assim, como objetivo olhar para as escritas das crianças e compreender os modos de ensinar a ler e escrever praticados por seus professores que perpassa as várias áreas do conhecimento e as experiências culturais vividas pelas crianças na cidade.

 Ao longo desta semana estamos fazendo uma Consulta Pública para aqueles professores interessados em fazer parte do grupo de alfabetizadores para atuar no 1º e 2º ano do Ensino Fundamental em 2018.

 


Você professor, que tem este desejo, preencha o formulário no link abaixo:

 

CONSULTA PÚBLICA AOS ALFABETIZADORES /2018 - 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL


   
           



Yammer Share