A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 13 resultados para o mês de 'Agosto de 2017'

Quarta-feira, 30/08/2017

Concurso de Produções Audiovisuais “Tirando a Droga de Cena” – Edição 2017

Tags: concurso, audiovisual, drogas.

Circular E/SUBE/CED n.º 025

Rio de Janeiro, 03 de maio de 2017.


Assunto: Concurso de Produções Audiovisuais “Tirando a Droga de Cena” – Edição 2017


Enviar o link do vídeo para tdc@rioeduca.net até 31 de agosto de 2017.
 

 


Senhor(a) Coordenador(a) de E/SUBE/CRE,
Senhor(a) Assessor(a) de Integração da E/SUBE/CRE/AAI,
Senhor(a) Gerente da E/SUBE/CRE/GED,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,


A Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, através da Coordenadoria de Educação e da Empresa Municipal de Multimeios – MULTIRIO, em consonância com a legislação vigente e acreditando na prevenção como caminho eficiente e eficaz para a mensagem antidrogas, dá continuidade ao projeto Tirando a Droga de Cena, apresentando o Concurso de Produções Audiovisuais Tirando a Droga de Cena, edição 2017.

 

2. O presente concurso é voltado para alunos do 4.º ao 9.º Ano do Ensino Fundamental e do Programa de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino. Também estão aptos a participar os alunos matriculados nos Centros de Pesquisa e Formação de Ensino Escolar de Arte e Esporte (Unidades de Extensão) e nos Programas de Reforço Escolar.

 

3. O objetivo é promover, através de produções audiovisuais, a reflexão/discussão acerca da importância da PREVENÇÃO À DEPENDÊNCIA QUÍMICA.

 

4. Para tanto, propomos estimular os estudantes a explorar a linguagem midiática em produções de sua própria autoria, abordando questões como a importância de escolhas saudáveis, projeto de vida e consequências do uso/abuso de drogas psicotrópicas, e também promover o protagonismo
juvenil.

 

5. A presente circular segue acompanhada dos seguintes documentos:

  • Regulamento do Concurso
     
  • ANEXO I - Ficha de Inscrição
     
  • ANEXO II - Termo de Autorização de Uso do Audiovisual
     
  • ANEXO III - Texto Base e Sinopse         

 

6. Considerando a importância desta ação, contamos, mais uma vez, com o empenho de todos no sentido de garantir a ampla divulgação junto à comunidade escolar, de modo a favorecer a participação de todos os interessados.

 

 

 

 

Atenciosamente,


Gloria Antonieta Macedo
Assessora da E/SUBE/CED

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED

 

 

ANEXO I

 

ANEXO II

 

ANEXO III

 

REGULAMENTO TDC 2017 

 

Observação: Foi EXCLUÍDO, do presente regulamento, o item d do parágrafo 1º (PARTE 2), que trata da IDENTIFICAÇÃO da produção audiovisual.

Desse modo, as produções concorrentes poderão inserir os créditos correspondentes, na edição do material.

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 29/08/2017

Destaques da semana na MultiRio

 

Produções de escolas da 2ª e 7ª CREs são destaque em Escola, Câmera, Ação!

 

Nesta quarta-feira (30), a série da MultiRio exibe mais três vídeos produzidos por alunos da Rede Pública Municipal de Ensino: Brincadeira de Criança, realizado no Ciep Presidente Agostinho Neto, no Humaitá (2ª CRE); Voo, da Escola Municipal Eunice Weaver, na Taquara (7ª CRE); e Maria Vai com as Outras, da Escola Municipal Roberto Burle Marx, em Jacarepaguá (7ª CRE). A apresentação do programa desta semana é de estudantes da Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Tijuca (2ª CRE), que assistem às produções dos colegas e falam sobre suas impressões. Escola, Câmera, Ação! apresenta obras produzidas na Rede e busca estimular as atividades com o audiovisual, servindo como vitrine para a produção escolar. O programa vai ao ar às 14h, no canal MultiRio (26 da NET). Os episódios também ficam disponíveis na Videoteca do Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br/videoteca). Os professores da Rede também podem enviar a produção dos alunos para a série. Os vídeos finalizados devem ser encaminhados para ecaproducao@rio.rj.gov.br.

 

 

O mundo da realeza está em MultiClube

 

Nascimentos celebrados, casamentos acompanhados pelo mundo todo e uma rotina de pompa e circunstância. Como vivem os reis e as rainhas que conhecemos? O programa que a MultiRio exibe nesta quinta-feira (31) mostra o estilo de vida da família real britânica e traz curiosidades sobre o tema. A apresentadora Mariana Queiroz faz comentários divertidos e guia os jovens espectadores por um mundo de descobertas sobre o assunto, com o apoio de minidocumentários sobre a realeza. MultiClube traz informação e diversão para crianças e jovens, oferecendo conteúdos ao público infantojuvenil em linguagem leve, ágil e descontraída. O programa vai ao ar às 14h, no canal MultiRio (26 da NET). O episódio de estreia da série está disponível no Portal MultiRio

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 24/08/2017

Chamada de Artigos para 4ª edição da Revista Carioca de Educação

Tags: revista, carioca, educação.

 

 

CHAMADA DE ARTIGOS  

TEMA: AVALIAÇÃO

 


A Revista Carioca de Educação Pública é um periódico eletrônico, quadrimestral, do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira, da Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire em parceria com a Multirio.


O objetivo da Revista é fomentar o exercício reflexivo acerca dos processos de ensino-aprendizagem e dos contextos nos quais esses ocorrem, oportunizando indagações, a busca de respostas sobre a prática e a tomada de consciência sobre o próprio processo de transformação docente. Nessa perspectiva, se constitui em um espaço e veículo para publicação de artigos dos Professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro. Estimula-se, dessa forma, a escrita autoral sobre os saberes docentes e sua divulgação por meio de artigos de inspiração acadêmica. O periódico em destaque, ainda, representa um valioso subsídio à formação continuada dos professores nos diferentes espaços/tempos formativos.


Para o quarto número, a Revista traz o tema “AVALIAÇÃO” e propõe uma abordagem em diversas dimensões, dentre elas:

  • Avaliação da aprendizagem escolar e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem;
     
  • avaliação Institucional e o cumprimento de sua função social;
     
  • avaliação: metodologias, instrumentos e usos;
     
  • qualidade da educação: relações entre avaliação, indicadores e metas;
     
  • como avaliar para promover;
     
  • avaliação diagnóstica: o que fazer com os resultados;
     
  • autoavaliação como componente da avaliação escolar;
     
  • avaliar para garantir o direito às aprendizagens;
     
  • avaliação e Conselho de Classe.


Os professores autores, interessados em participar do quarto número, deverão submeter seus artigos, inéditos, de acordo com as orientações disponibilizadas na penúltima página da Revista, e enviá-los até o dia 01/09/17 para o e-mail recep.crepat@rioeduca.net

 


Este espaço é seu, professor(a)! Participe!

 

 

Acesse a Revista através dos links:

 

https://pt.calameo.com/read/00479364334276cf2e903

 

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/publicacoes/revistas/12492-revista-carioca-de-educação-pública-nº-3-práticas-pedagógicas


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 21/08/2017

Programa Professores Pesquisadores em Rede

Tags: pesquisador.

 

NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE E NA CONSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA PROFISSIONAL QUE FAVOREÇA O DIÁLOGO COM OS CONHECIMENTOS DECORRENTES DOS PROCESSOS DE PESQUISA, 

O CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – ANÍSIO TEIXEIRA, DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA PAULO FREIRE – CONVIDA OS PROFESSORES DESTA REDE MUNICIPAL DE ENSINO A PARTICIPAREM DO



PROGRAMA PROFESSORES PESQUISADORES EM REDE


OBJETIVOS:

1.Instituir uma Rede de professores pesquisadores, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores que participem e proponham pesquisas que produzam conhecimentos sobre, e para, a Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.

2.Promover a publicação dos resumos das teses e dissertações de Professores Mestres e Doutores no Guia Digital de Mestres e Doutores da Rede, uma Publicação do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro-Anísio Teixeira.

3.Promover seminários, palestras, mesas redondas, encontros e rodas de conversas de forma a permitir a socialização dos conhecimentos produzidos pelos professores da Rede, valorizando-os como autores.

4.Promover a publicação de textos e artigos em periódicos, livros e materiais didáticos a serem produzidos e distribuídos para a Rede.

5.Incentivar a apresentação/publicação de pesquisas, de conhecimentos e de metodologias produzidos por professores da Rede em seminários, em congressos, em reuniões anuais e outros eventos acadêmicos.

 

 

Para participar acesse os links: 

 

FORMULÁRIO: https://goo.gl/Qgies1

 

AUTORIZAÇÃO:  https://goo.gl/etRm31 (atualizado)

 

ATENÇÃO: A autorização deverá ser assinada, digitalizada e enviada para o E-mail crepatsme@rioeduca.net


   
           



Yammer Share