A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 12 resultados para o mês de 'Agosto de 2016'

Segunda-feira, 29/08/2016

Nova Chamada Para o Prêmio Anísio Teixeira 2016

Tags: prêmio, e/epf.

 

 

 

Últimos dias para inscrição!

Até 5 de setembro 

 

O Prêmio é concedido, anualmente, mediante realização de um concurso de monografias sobre temas ligados à Educação Pública do Município do Rio de Janeiro. Objetiva promover a reflexão e o debate sobre a Educação Básica, estimulando a produção escrita dos professores e procurando ressignificar a ação teórico-prática dos profissionais de nossa Rede.

Poderão se inscrever: Professores Regentes, Diretores de Unidades Escolares, Diretores Adjuntos e Coordenadores Pedagógicos, em efetivo exercício na Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

O tema a ser desenvolvido este ano será “A prática dialógica em favor da produção de saberes e do desenvolvimento da autonomia discente”

Cada concorrente deverá optar por um dos campos temáticos listados:

  • Formação do Professor
     
  • Gestão Educacional
     
  • Tecnologia da Informação e Comunicação
     
  • Currículo
     
  • Práticas Pedagógicas

Os autores dos trabalhos monográficos escolhidos pela Comissão Avaliadora, um em cada campo temático, receberão um prêmio no valor de R$ 5.000,00.


Mais informações:

Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro – Anísio Teixeira

 

crepatsme@rioeduca.net
Tel: 2253-1050


D.O. nº 25, página 27, de 20 de abril de 2016

 

Release Divulgação PAT-2016

 

 

Você tem muito a dizer sobre o seu fazer pedagógico.

Participe! 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/08/2016

Prêmio Criativos da Escola

Tags: prêmio, criativo, escola.

 

 

 

 

Inscrições para a segunda edição do Desafio Criativos da Escola estão abertas até dia 15 de outubro.

 

 

A iniciativa procura reconhecer projetos de transformação protagonizados por crianças e adolescentes em todo o Brasil.

Até o dia 15 de outubro, crianças e jovens que colocam em prática suas próprias ideias com o propósito de contribuir para a mudança da realidade podem inscrever seus projetos na segunda edição do Desafio Criativos da Escola. Os interessados podem enviar tanto projetos já finalizados quanto aqueles que ainda estejam em andamento até o período final de inscrições, pelo site do Criativos da Escola (http://criativosdaescola.com.br/). O Desafio premiará as 10 iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo e impacto social com uma viagem para um destino surpresa no Brasil a ser anunciado, onde os grupos poderão trocar experiências e fortalecer seus projetos, além de prêmios em dinheiro para a escola e para os educadores responsáveis.

“Em 2015 recebemos 419 projetos de todo o país, e cinco deles foram selecionados como vencedores. A qualidade das histórias recebidas foi tão alta que, neste ano, decidimos ampliar para dez o número de projetos premiados - podendo, assim, dar reconhecimento e visibilidade para mais iniciativas”, explica Carolina Pasquali, diretora de comunicação do Instituto Alana e coordenadora do projeto.

Na primeira edição, em 2015, as cinco equipes com as histórias de transformação mais impactantes foram escolhidas e viajaram para São Paulo, onde vivenciaram uma imersão e criaram a plataforma online “Eu sou Criativo” (acesse aqui). O site foi desenvolvido para mobilizar, inspirar e convocar outros jovens a transformarem suas realidades. Alunos e educadores também compartilharam os frutos das suas experiências em uma cerimônia no Itaú Cultural.

Nesta segunda edição, o Desafio, iniciativa do Criativos da Escola, do Instituto Alana, terá como parceiro o programa Parceria Votorantim pela Educação, desenvolvido pelo Instituto Votorantim – ampliando ainda mais o alcance da premiação. O objetivo do Desafio é celebrar iniciativas desenvolvidas em escolas públicas e privadas que estimulam o protagonismo dos alunos e incentivam a formulação de ideias e soluções para eventuais problemas que atingem as escolas ou os municípios onde moram.

Para os educadores que têm interesse em desenvolver projetos de transformação com seus alunos e gostariam de ter acesso a um material que os apoie, o site do projeto disponibiliza textos, vídeos e reflexões que podem inspirar o processo.

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 23/08/2016

Destaques da MultiRio

Tags: destaques, produções, multirio.

 

 

 

 

Um bate papo informativo sobre saúde e qualidade de vida

A série de TV da MultiRio promove uma reflexão crítica sobre comportamentos, valores e práticas que envolvem bem-estar, legislação e políticas públicas em saúde. Com apresentação da médica e professora Viviane Castello Branco, Aquela Conversa busca contribuir com conteúdos para pessoas que trabalham em escolas, unidades de saúde e comunidades. Com linguagem descontraída e ágil, a produção traz, semanalmente, experiências e reflexões de profissionais que atuam nessas áreas.

Entre os temas que já foram ao ar, a série abordou atitudes para a cultura da paz e a equidade de gênero; as características de ambientes favoráveis à saúde e como melhorar as experiências sociais em espaços como o da escola, da casa e da cidade; a gentileza nas relações afetivas e a importância do autocuidado com a saúde, o novo lugar do pai como cuidador e a participação dos jovens em ações que visam à promoção da saúde e à qualificação das práticas educativas. O impacto do cuidado dos avós na saúde de crianças e jovens, assim como a contribuição deles para o bem-estar de toda a família; e os mitos relacionados às comidas saudáveis, a relevância da culinária caseira e os riscos dos alimentos ultraprocessados são outros assuntos que estiveram em pauta na produção. Aquela Conversa da MultiRio vai ao ar às segundas-feiras, às 14h30, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio. Os episódios já exibidos da série estão na Videoteca da MultiRio.

 

 

Os costumes de diferentes povos em pós-produção da MultiRio

Uma viagem pelas diversas culturas existentes no mundo é o mote da série Como Vivemos, que mostra ao público como diferentes sociedades se adaptam às mudanças, comportamentos, hábitos e tradições. A pós-produção com o apoio de videográficos informativos que ilustram os vários estilos de vida, curiosidades e distintos traços culturais. Como Vivemos propõe uma reflexão sobre as diversas formas de se viver, além de explorar as identidades e peculiaridades de cada lugar. Entre os temas trabalhados, estão alimentação, vestuário, arquitetura e festividades. Como Vivemos é um passeio pela cultura internacional e curiosidades de diferentes povos, revelando o modo de viver pelo mundo. A produção vai ao ar às sextas-feiras, às 14h45, no Canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio. Confira na Videoteca MultiRio o episódio que destaca a alimentação de povos como árabes, asiáticos e latinos.

 

 

 

Jogos em destaque na Videoteca com Histórias de Olímpia

A produção da MultiRio, que apresenta modalidades olímpicas e paralímpicas e traz um pouco da história dos Jogos, está disponível para assistir on-line, a qualquer hora e lugar. Rúgbi em cadeira de rodas, vôlei sentado e paracanoagem são alguns dos esportes abordados que serão disputados nos Jogos Paralímpicos, de 7 a 18 de setembro. Com episódios curtos e dinâmicos, a série traz também participações de atletas que compartilham suas experiências, como o técnico da equipe brasileira de vela Torben Grael e o jogador de vôlei sentado Diogo Rebouças. Entre as curiosidades em destaque, estão informações e imagens da cidade de Olímpia, onde aconteciam os Jogos na Grécia Antiga, e a simbologia dos cinco aros entrelaçados que representam os Jogos. Os episódios de Histórias de Olímpia estão disponíveis na Videoteca do Portal MultiRio.

 

 

Fabricação digital e crowdfunding são destaques em Interconectados

Nesta terça-feira (16), a série da MultiRio convida o designer e professor da PUC-Rio Flávio Carvalho para explicar como funciona a indústria de fabricação digital. No episódio, a apresentadora Lica Oliveira e o especialista em tecnologias Eduardo Azevedo abordam a diferença entre impressoras 3D caseiras e industriais, os materiais utilizados na produção e exemplos de outras máquinas com tecnologias avançadas existentes no mercado. Já na próxima terça (23), o programa conta com Diego Reeberg, sócio-fundador da plataforma Catarse e que fala sobre os modelos de financiamento coletivo. Os tipos de projetos ou negócios que utilizam o crowdfunding, as regras para participar de uma campanha e dicas de como planejar uma ação virtual também estão em pauta. Interconectados vai ao ar às terças-feiras, às 11h, 15h, 19h e 23h, via Web Rádio.

 

 

Assessoria de Comunicação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios Ltda.
Largo dos Leões, 15 - Humaitá
T.: 21.2976-9385/9398 (Eliane Galeno)
F.: 21.2535.4424

www.multirio.rj.gov.br

twitter.com/multirio

www.youtube.com/MULTIRIOSME


 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 19/08/2016

Proteção Integral de Crianças e Adolescentes

Tags: niap, campanha.

 

 

 

 

Podemos pensar sobre a proteção na Educação a partir de...

 

O tempo da escola é todo dia, isto produz uma intensidade nas questões de proteção e garantias de direitos;

Todo adulto é um responsável ativo na Proteção Integral de crianças e adolescentes.

A ESCOLA, espaço de conhecimento, esperança e formação humana, faz parte do Sistema de Garantia de Direitos – SGD exercendo sua função específica e atuando em parceria com a Rede de Serviços do Território.

O SGD constitui-se na articulação e integração das instâncias públicas governamentais e da sociedade civil na aplicação de instrumentos normativos e no funcionamento dos mecanismos de promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, nos níveis Federal, Estadual, Distrital e Municipal.

Sendo a Educação parte integrante do SGD e considerando a escola um espaço privilegiado no processo de construção da cidadania de crianças e adolescentes, ela tem um papel relevante na promoção dos direitos fundamentais deste público e também na identificação de casos onde exista qualquer tipo de violação de tais direitos.

O Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Unidades Escolares - NIAP, neste sentido, tem desenvolvido diferentes ações no âmbito da Proteção Integral em diversas linhas de atuação, a partir dos seguintes eixos:

  • Juventude e escola
     
  • Garantia, acesso e permanência (infrequência/evasão/condições de permanência)
     
  • Convivências e conflitos na escola
     
  • Relações de ensino e aprendizagem e seus desafios

Dentre as ações realizadas, o NIAP representa a SME no Comitê de Proteção Integral às crianças e adolescentes em Megaeventos no Rio de Janeiro com o intuito de fortalecer o debate da temática da Proteção Integral na Educação. A partir de nossa participação no Comitê, elaboramos estratégias de proteção às crianças e aos adolescentes para o período de realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos.


Reconhecemos a importância da escola em manter um canal de diálogo aberto com seus alunos e também com os responsáveis sobre os cuidados específicos durante os megaeventos que nossa cidade sedia. Ao mesmo tempo em que é um momento de encontro entre diversas culturas, também é um período que exige a concentração de esforços para as temáticas relevantes à Proteção Integral das crianças e adolescentes e, sobretudo, torna visíveis formas mais degradantes de violação dos direitos fundamentais desta parcela da população. Neste sentido, pensamos nesta forma de abordar o tema: “A Escola também desenha seu papel na Proteção Integral de crianças e adolescentes”

 

 

Acesse:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos : Ensaios sobre a não violência - Multirio 

 

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share