A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 20 resultados para o mês de 'Agosto de 2013'

Sexta-feira, 30/08/2013

CONTEC na Bienal 2013

No dia 30 de agosto será realizada na Bienal a Conferência CONTEC/2013, em parceria com a SME. Teremos a participação do Subsecretário de Tecnologias – Rafael Parente.

A SME contará com 300 vagas no evento, mediante inscrição prévia dos interessados

 

A Conferência sobre Educação, Tecnologia e Literatura Infantil (Contec), organizada pela Feira do Livro de Frankfurt, no Brasil, vai realizar sua edição de 2013 durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. A Contec é organizada por duas divisões da feira realizada na Alemanha: a LitCam e a Frankfurt Academy e que, este ano, terá o Brasil como país homenageado. No contexto do ano da Alemanha no Brasil, a Feira do Livro de Frankfurt planeja uma atuação de longo prazo (2013 e 2014), no país.

 

 

As inscrições precisam ocorrer no site do evento (Link para Inscrição Abaixo), que gerará um convite a ser impresso. No entanto, nesse formulário não há local específico para que o inscrito se identifique como professor da rede.

De tal forma, para assegurarmos o quantitativo de vagas destinadas exclusivamente a professores da nossa rede, pedimos que após efetuarem sua inscrição, retornem a esta página e preencham o "Formulário Interno".

 

Por isso, solicitamos a inscrição nas duas etapas que seguem:

 

 

 

SITE OFICIAL DO EVENTO

 

Saiba mais sobre os palestrantes da SME/RJ

 

 

 

Confira os outros Palestrantes

Confira a Programação

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 29/08/2013

Informativo Multirio - 29 de agosto


 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade Integrada mostra a cultura como promotora de integração

Apresentado por Vera Barroso, o programa mostra a integração social promovida pelas manifestações culturais e pelo diálogo estabelecido entre agentes de diferentes partes da cidade.Cidade Integrada conta com a participação do público por e-mail, telefone e Skype.  Em destaque, o projeto Dançando para Não Dançar, que ensina balé a jovens de comunidades carentes.Cidade Integrada vai ao ar ao vivo na sexta-feira (30),às 13h, nocanal 14 da NET, com transmissão simultânea viaWeb TV(www.multirio.rj.gov.br/webtv). No sábado (1º), o programaé reexibidoàs 9h, na BandRio.

 

A trajetória de um grande mestre da MPB

Neste domingo (1º), a sériePequenos Notáveis apresentaàs novas gerações a vida e a obra de Milton Nascimento, desde os primeiros anos de vida. A infância feliz com os amigos em Minas Gerais, o contato com a gaita, o primeiro instrumento musical e a sanfoninha, que virou companheira inseparável nas festas da família. Em estúdio, Joyce Moreno e Alfredo Del-Penho cantam os maiores sucessos do homenageado e contam casos e curiosidades sobre ele, como a amizade com Elis Regina. O programa vai ao ar no domingo,às 20h, no canal 14 da NET.


Conceito& Açãohomenageia Vinicius de Moraes

Em homenagem a Vinicius de Moraes, que faria 100 anos em 19 de outubro, o programa apresenta o projeto que leva a escolas da Rede um espetáculo que une música e poesia. São 100 Viniciusé obra do diretor teatral Sérgio Fonta e da atriz e dramaturga Maria Pompeu, convidados deConceito& Ação para falar sobre a vida e a obra do poeta. Em destaque, a escolha de Vinicius de Moraes pela música popular, a parceria com Tom Jobim e a bossa nova. Apresentado por Cristina Amaral,Conceito& Ação vai ao ar na segunda-feira (2),às 14h, na BandRio.   

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel:1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 28/08/2013

Geografia de Maneira Divertida

Tags: professor, geografia.

Explorar o ambiente e trabalhar a orientação espacial desde a Educação Infantil desenvolve várias habilidades, além de auxiliar na compreensão cartográfica.

 

A compreensão de um determinado trajeto através da representação de mapas pode ser confusa para algumas pessoas. São muitas as noções utilizadas para uma leitura cartográfica correta.

 

Embora aparentemente a leitura de um mapa possa parecer algo fácil, pois não há uma demanda de textos escritos, a leitura que "se mostra" é outra. Trata-se de um processo de alfabetização diferente.

 

 

 

Muitas vezes os mapas podem parecer confusos.

 

 

É importante que seja trabalhado desde a Educação Infantil também outro tipo de leitura e representação, que auxiliarão na interpretação de mapas.

 

A exploração diária do ambiente escolar na Educação Infantil, aulas-passeio através da caminhada no entorno da escola, as representações feitas por meio de desenhos dos elementos observados são atividades que desenvolvem conceitos matemáticos e auxiliarão nos conteúdos geográficos assim como na representação cartográfica.

 

São atividades lúdicas que desenvolvem a noção espacial de lateralidade e de distância, percepção de tamanho e proporcionalidade e oralidade. Além de uma observação mais atenta, principalmente sobre pontos de referência, ou seja, uma leitura através de legendas.

 

Saiba mais em: O tesouro dos mapas.

 

 

 

Apresentação de mapas e construção de maquetes oferecem noção de proporção.

Fonte das imagens: http://deniagomes.blogspot.com.br/p/educacao-comunitaria-e-para-cidadania.html.

http://elosmaiscultura.com.br/comunidade/ilhadomosqueiro/cuidado.

 

 

Brincadeiras planejadas e dirigidas, como propor um roteiro fazendo o registro através de desenhos dos elementos encontrados pelo trajeto, discutir dentre esses elementos quais fazem parte da Natureza e quais foram produzidos pela ação do homem, a criação coletiva de uma maquete do parquinho ou da sala de aula, caça ao tesouro, onde um objeto ou prêmio é escondido e os alunos devem seguir os passos de um mapa, são maneiras divertidas que introduzem as crianças ao ensino da Geografia.

 

O reconhecimento do espaço geográfico inicia-se, portanto, pela exploração local, gradativamente se expandindo pela vivência nos demais espaços até o reconhecimento global.

 

 

O estudo da Geografia não precisa ser um “bicho de sete cabeças” nas séries do Ensino Fundamental, nem uma disciplina deixada em segundo plano. Desenvolver o gosto e saber a importância desta disciplina desde pequenos fará toda a diferença!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/08/2013

INFORMATIVO MultiRio - 27 de agosto

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Tela Aberta debate as animações de Alexandre Bersot

Nesta terça-feira (27), o programa traz o mundo da animação para o debate sobre cinema por meio do premiado trabalho de Alexandre Bersot. Na conversa com o apresentador Marcelo Janot, o ilustrador e animador fala sobre técnicas, o traço minimalista característico de suas obras e sua experiência de ensinar crianças a produzir animações. Também em pauta, como as animações, obras comumente relacionadas ao público infantil, podem ter referências que vão ao encontro dos adultos.Pavloviana,Vivendo e Aprendendo,De Ovos e Guarda-Chuvas,Imagine uma Menina com os Cabelos de Brasil,À Portuguesa e Com Açúcar e com Afeto são os filmes de Bersot cujos trechos são exibidos para ilustrar e promover o debate.Tela Abertavai ao ar na terça-feira,às 14h, naBandRio.

 

Ouça os programas da Web Rádio também na Audioteca

Plugin,Ritmos Cariocas,Atitude Consciente,Compositores da MPB eEspecial Ponto Com – novidade na programação– são alguns dos programas daWeb Rádio que podem ser ouvidos a qualquer hora na Audioteca do Portal MultiRio. O espaço reúne oáudio de programas transmitidos recentemente pelaWeb Rádio e mantém um acervo das principais produções, para ouvir no momento em que preferir e quantas vezes quiser. Em destaque, a nova produçãoEspecial Ponto Com comemora o Dia da Imprensa em um programa que já está disponível, em duas partes, na Audioteca.É possível encontrar o conteúdo escolhido por meio da busca ou selecionando a série e/ou episódio desejados. Acesse a Audioteca emwww.multirio.rj.gov.br/audioteca.    

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share