A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 13 resultados para o mês de 'Julho de 2014'

Quinta-feira, 31/07/2014

Curso de Soroban

Tags: iha, cursos.

 

O Soroban é um instrumento utilizado para cálculos matemáticos. Ele ajuda a desenvolver a concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação, motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento.


 

Objetivos do curso:

Oportunizar os conhecimentos do soroban aos professores da Rede Municipal; favorecer a aplicação do uso correto das técnicas de operacionalização do soroban; possibilitar o uso do soroban como principal ferramenta de ensino da matemática para alunos com deficiência visual.


Ementa:

O Pré-soroban: noções gerais Cuisenaire e material dourado; histórico da utilização do soroban; leitura e escrita de numerais; operações fundamentais de números naturais; leitura e escrita de números decimais; operações fundamentais em números decimais; multiplicação e divisão por 10 e suas potências; potenciação, fatoração em números decimais e radiciação; resolução de M.M.C. e M.D.C; resolução de unidade de medidas (metro, múltiplos e submúltiplo; linear, quadrado e cúbico); capacidade e quantidade; Leitura e escrita de fração e números mistos; operações com frações.


Público Alvo:

Professores que atuam diretamente com o aluno deficiente visual;

Professores do Atendimento Educacional Especializado;

Coordenador pedagógico ou Professor da Sala de Leitura de escolas que possuam alunos com deficiência visual.


Carga Horária:

40h distribuídas em dez aulas com quatro horas de duração.


Vagas:

20 vagas no período da manhã (8h às 12h). Obs.: Não será formada turma no período da tarde.

 

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 Maracanã

 

Período de realização: Agosto a outubro de 2014

Agosto: 12, 19, 26,

Setembro: 02, 09, 16 23 e 30

Outubro: 07 e 14

 

Orientações para Inscrições:

1- As inscrições serão online no endereço: CURSO DE SOROBAN

2. Após a inscrição o professor deverá aguardar a confirmação da mesma. Será respeitada a ordem de inscrição.

3. O professor do AEE deverá realizar o curso como “5º dia”, no seu horário de trabalho.

4. Não haverá dispensa de ponto.

5. Serão certificados os professores que obtiverem oitenta por cento de frequência.
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 29/07/2014

Informativo Multírio - 29 de julho

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

A democracia é destaque em Cidade de Leitores

O programa trata do processo de transição do regime militar para a democracia, que ficou conhecido como abertura política. A apresentadora Leila Richers recebe o historiador Daniel Aarão Reis, autor do livro Ditadura e Democracia no Brasil, e Pedro Asbeg, diretor do documentário Democracia em Preto e Branco. O escritor fala sobre o processo de redemocratização do país, sobre a situação social e econômica do Brasil no início dos anos 1980 e sobre a campanha das “Diretas Já”. Já o diretor discorre sobre o filme, que conta a experiência de gestão democrática no time do Corinthians, em 1982, além de mostrar como o Rock Brasil nasceu no mesmo contexto de redemocratização do país. Cidade de Leitores vai ao ar quarta-feira (30), às 20h30, no canal 26 da NET, e na quinta-feira (31), às 14h, na BandRio.

 

Atitude Consciente trata da importância de brincar na infância

Lúcia Leme conversa com Aristeo Gonçalves Leite Filho, professor da Faculdade de Educação da Uerj e do curso de especialização em Educação Infantil da PUC-Rio. O especialista fala sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento e na formação da personalidade das crianças. Ele analisa como os jogos e a ludicidade contribuem para tornar os pequenos mais inteligentes e autônomos, e facilitam o aprendizado de conteúdos escolares. O excesso de atividades extracurriculares, as possíveis consequências da falta de brincadeiras e de que forma pais e educadores devem estimular essa prática também são questões abordadas no programa. Atitude Consciente vai ao ar na quinta-feira (31), às 9h, 13h, 17h e 21h, via Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/07/2014

Produção Textual - 3º Bimestre

Tags: produçãotextual, bimestre.

 

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/07/2014

Informativo Multírio - 22 de julho

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Tempo de Estudar auxilia nos estudos de Matemática

Nesta retomada do ano letivo, os estudantes voltam a suas atividades disciplinares e, com elas, aparecem as dúvidas. A série Tempo de Estudar continua a revisão de conteúdo de Matemática para o 9º ano. Professores da Rede explicam matérias de Álgebra e de Geometria, passam exercícios e, depois, os corrigem. Assim, conceitos que ainda não foram aprendidos satisfatoriamente podem ser absorvidos mais facilmente. Todas as aulas estão disponíveis no Portal MultiRio, na seção Tempo de Estudar, onde também há um espaço para deixar perguntas. A série é exibida de segunda-feira a domingo, a partir das 10h30, na Web TV (multirio.rj.gov.br/webtv).

 

Ensinar e Aprender destaca relação entre desenvolvimento e afeto

O programa apresenta o trabalho da professora de um Espaço de Desenvolvimento Infantil. Com carinho e energia, os profissionais da unidade iniciam a educação das crianças por meio de brincadeiras, peças teatrais, músicas e atividades ao ar livre. De forma lúdica, os alunos aprendem as cores e as formas, são apresentados à natureza e fazem atividades que estimulam o desenvolvimento psicomotor. A diretora da unidade explica como os pais das crianças se envolvem e participam das ações escolares, com reuniões e atividades no EDI, como, por exemplo, o “futebol das mães”. No episódio, a professora, que está grávida pela primeira vez, também conta como sua profissão afetará a relação com o filho. Ensinar e Aprender vai ao ar na quinta-feira (24), às 20h, no canal 26 da NET, e na sexta-feira (25), às 14h, na BandRio.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share