A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 10 resultados para o mês de 'Junho de 2017'

Quinta-feira, 29/06/2017

Manifesto da Educação pela Paz no Rio de Janeiro

Tags: manifesto, educação, paz, rio.

 

A Secretaria Municipal de Educação informa que, diante do alerta do Centro de Operações Rio (COR) de chuvas fortes para este domingo (2/7), fica adiado o Encontro das Escolas pela Paz, previsto para acontecer das 8h às 13h, no Aterro do Flamengo. Parte da campanha pela paz em desenvolvimento nas 1.537 escolas da rede municipal, o ato reuniria milhares de estudantes e professores. Nova data para a mobilização será anunciada em momento oportuno.

De acordo com o secretário de Educação, César Benjamin, embora dolorosa, a decisão tem por objetivo preservar dezenas de milhares de pessoas, entre as quais muitas crianças, que não teriam onde se abrigar. "Sob a chuva, a dispersão das pessoas, pelos ônibus, se tornaria confusa, provocando mal-estar e acidentes. A proposta de realizar o Encontro está mantida. Marcaremos uma nova data".

 

 

Do início de fevereiro, quando começou o ano letivo, até agora, a violência deixou mais de 115 mil alunos de 349 escolas públicas do município sem aulas em bairros e comunidades como Acari; Complexo da Maré, Complexo da Penha, Complexo do Alemão; Vila Kennedy, Manguinhos; Cidade de Deus; Serrinha; Chapadão; Penha; Jacarezinho e Antares.

Na tentativa de amenizar a violência que todos os dias fecha alguma de suas unidades, a Secretaria Municipal de Educação concebeu a ideia de colocar a força de pais, alunos, professores e funcionários de suas 1537 escolas na direção da paz. No domingo do dia 2 de julho, das 8h às 13h, iremos fazer um encontro especial em defesa da paz no Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.

"Aqui é um lugar de paz" é o mote da campanha que está reunindo as escolas do município, seus 650 mil alunos e quase 60 mil professores e funcionários. Nele, políticos de qualquer partido serão bem-vindos, mas na condição de cidadãos comuns, sem destaque especial. Não haverá celebração religiosa, nossa rede é laica e republicana. Líderes religiosos também serão bem-vindos – também como cidadãos comuns, sem destaque especial.

Desejamos construir lugares de paz – escolas sem violência, sem racismo, sem preconceito, sem humilhação. Instituições científicas, como a Fiocruz, grupos organizados, como escoteiros e capoeiristas, a Unesco, Unicef, o Observatório de Favelas, a Rede da Maré, a Comdef- Rio (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência) são exemplos de entidades que estarão conosco. Haverá outras. A adesão tem crescido.

 

Manifesto em defesa da paz

O direito à vida é o primeiro e mais importante direito de todos. Os profissionais da educação, os pais e responsáveis, as crianças e jovens estão se mobilizando para defendê-lo.

Começaremos pelas nossas escolas, dizendo em toda a rede que "Aqui é um lugar de paz". Cada escola está chamada a rever seus valores e práticas, para que seja, de fato, um espaço de convivência sadia entre todos os que a frequentam.

Queremos uma escola sem violência, sem humilhações, sem racismo, sem preconceitos, sem drogas, em que todos se sintam bem.

Levaremos o movimento à sociedade, pedindo paz e justiça social. O Rio de Janeiro está cansado de uma guerra que ameaça e prejudica todos os seus moradores.

A difícil situação que vivemos hoje foi construída ao longo de muitos anos. Não terminaremos com ela da noite para o dia. Será uma longa caminhada. Mas somos muitos: 1.537 escolas, 650 mil alunos, 65 mil professores e funcionários, mais de 1 milhão de pais e responsáveis.

Unidos, formamos uma força poderosa. Pela paz. Junte-se a nós.

Nosso movimento começa nas escolas e não tem data para terminar. No dia 2 de julho, um domingo, de 8h às 13h, no aterro do Flamengo próximo ao monumento dos pracinhas, a comunidade escolar do Rio de Janeiro se concentrará de manhã. Será uma festa bonita. Você é nosso convidado.

Venha conosco celebrar a paz. Traga as crianças. É por elas, antes de tudo, que estamos lutando.

César Benjamin

 

Assine o manifesto pela Paz clicando na imagem abaixo:


 

Fonte: http://prefeitura.rio/web/sme/paz


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/06/2017

Curso - O Movimento Inclusivo da Dança na Escola

Tags: curso, iha, dança.

 

Curso de Formação Continuada

O Movimento Inclusivo da Dança na Escola

 

Carga Horária: 16 horas

Dias : 28/06; 12/07; 16/08; 13/09 

Local: Instituto Municipal Helena Antipoff

Horário: 13h às 17h 

Curso teórico e prático 

Público Alvo: Professor que atua com aluno público alvo da Educação Especial

 

 

Inscrição clique aqui

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 26/06/2017

Seminário Brasil, brasis: "O papel do texto literário no ensino da língua portuguesa"

Tags: seminário, academia, letras.

 

Acadêmico e poeta Carlos Nejar coordena na ABL o seminário “Brasil, brasis” de junho, intitulado “O papel do texto literário no ensino da língua portuguesa”

 

A Academia Brasileira de Letras dá continuidade a sua série de Seminários “Brasil, brasis” de 2017 com o tema O papel do texto literário no ensino da língua portuguesa, sob coordenação do Acadêmico e poeta Carlos Nejar e as participações de Deonísio da Silva e José Carlos Gentili. O seminário está programado para o dia 29 de junho, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro, com transmissão direta pelo portal da ABL.

O coordenador-geral dos Seminários “Brasil, brasis” de 2017 é o Presidente da ABL, Acadêmico e professor Domício Proença Filho.

Saiba mais


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/06/2017

UTILIZAÇÃO DO CÓDIGO 21

 
 
 
ATENÇÃO
 
Para ligações através de fixo ou celular
 
 
  • Para ligações de longa distância, realizadas através de telefone fixo ou celular, sempre utilizar o código 21.
     
  • A utilização de outro código, irá gerar custo em outra operadora, com a qual não temos cobertura de contrato, o que implicará em pagamento extra.
     
  • DDD Claro, o código é 21.      

 

 

 

CLIQUE NO LINK PARA BAIXAR O

CARTAZ QUE DEVERÁ SER IMPRESSO E FIXADO JUNTO AO APARELHO TELEFÔNICO


   
           



Yammer Share