A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 5 resultados para o mês de 'Junho de 2014'

Terça-feira, 24/06/2014

Informativo Multírio - 24 de junho

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Nova série destaca a importância da consciência ambiental

Nesta quarta-feira (25), estreia uma nova série licenciada sobre meio ambiente na programação. Cuidar da natureza não era uma preocupação de Lucas, Clara e Kruger, principalmente por causa da falta de conhecimento dos três. O Lar das Gaivotas, lugar charmoso com lagos e árvores, foi devastado ao longo do tempo. A situação do local é preocupante. Por isso, as gaivotas resolvem chamar o Menino Terra, um super-herói que conversa com as pessoas e ensina sobre como ajudar a preservar o meio ambiente. A animação O Menino Terra vai ao ar na quarta-feira (25), às 20h15, no canal 26 da NET.

 

A sutileza do imaginário infantil em Cidade de Leitores

O programa destaca alguns aspectos da produção literária e cinematográfica infantojuvenil atual. Leila Richers conversa com a escritora Rosa Amanda Strausz. Ganhadora do prêmio Jabuti com Mínimo Múltiplo Comum, livro para adultos, a autora começou a escrever para os pequenos depois de ser mãe. Seus livros partem da observação fina da criança, e tratam com humor e leveza assuntos como morte, sexualidade e desigualdade social. Outra convidada é a jornalista Flávia Moretti, produtora de Superfantástico!, festival de filmes brasileiros que valoriza o folclore, a literatura e o imaginário infantil. Em Cidade de Leitores, a literatura, as expressões artísticas, os autores e suas obras estão em destaque, a favor do diálogo entre as diversas linguagens. O programa vai ao ar na quarta-feira (25), às 20h30, no canal 26 da NET; e na quinta-feira (26), às 9h30, na BandRio.

 

O impacto da hiperconexão nas relações humanas

No Conceito & Ação desta sexta-feira (27), Cristina Amaral entrevista a professora Cristina Franco Ferraz sobre a influência das redes sociais e da internet no jeito de ser e de agir na sociedade. O programa levanta questões como o impacto da hiperconectividade no desenvolvimento dos jovens, as diferenças entre as relações na rede e no mundo físico, e os efeitos positivos e negativos da web no trabalho e no ambiente escolar. A ideia é refletir sobre como as ligações sociais são estabelecidas na era virtual. Para enriquecer o debate, são exibidos trechos da série Em Tempo Real. Conceito & Ação promove a reflexão sobre as principais questões da Educação e assuntos relacionados, sob a ótica do desenvolvimento humano e sustentável. O programa vai ao ar na sexta-feira (27), às 20h30, no canal 26 da NET.

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 17/06/2014

Informativo Multírio - 16 de junho

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores destaca a produção artística e cultural de Pernambuco

O programa fala sobre um dos maiores centros de produção cultural do Nordeste. Leila Richers recebe Clarissa Diniz, curadora da exposição Pernambuco Experimental, apresentada no Museu de Arte do Rio (MAR), e o atual presidente da Academia Brasileira de Letras, Geraldo Holanda Cavalcanti. A exposição apresenta a produção artística e cultural no estado desde o início do século XX, quando houve a reforma portuária, até o início dos anos 1980. A curadora destaca as investigações artísticas que romperam fronteira de linguagens e regionalismos no estado. Já o diplomata, poeta, escritor e tradutor pernambucano Geraldo Holanda Cavalcanti fala sobre seu livro de memórias As Desventuras da Graça e seu livro de contos Encontro em Ouro Preto, que surpreendem com a presença do sobrenatural e do inexplicável. Cidade de Leitores vai ao ar às 20h30, na quarta-feira (18), no canal 26 da NET e às 9h30, na quinta-feira (19), na BandRio.

 

Conceito & Ação: o que é ter sucesso?

Ser bem-sucedido profissionalmente ou estar realizado na vida pessoal? Ou as duas coisas? O programa discute, nesta sexta-feira (20), como é conciliar as expectativas sociais com as vontades individuais, e por que ainda é difícil aceitar que é possível estar realizado com pouco. A entrevistada é a psicóloga Maria Tereza Maldonado, que também fala do papel da família nas escolhas profissionais dos jovens. Conceito & Ação promove a reflexão sobre as principais questões da Educação e assuntos relacionados, sob a ótica do desenvolvimento humano. Com apresentação de Cristina Amaral, o programa vai ao ar na sexta-feira (20), às 20h30, no canal 26 da NET.

 

Atitude Consciente trata de altas habilidades

O programa fala sobre alunos com talento acima da média e que têm dificuldade para viver em sociedade. A apresentadora Lúcia Leme recebe a professora Regina Marques, mestre em Educação Física e especialista em altas habilidades do Instituto Municipal Helena Antipoff, para falar sobre a inadequação social e o desafio de incluir alunos superdotados. O programa aborda a falta de maturidade do aluno quando ele é adiantado uma ou mais séries e o que acontece quando a alta habilidade não é devidamente reconhecida e estimulada. Questões como se esse tipo de talento acima da média é direcionado a uma área específica de conhecimento e se o aluno pode ter baixo rendimento escolar por ficar entediado em sala de aula também estão em debate. Atitude Consciente vai ao ar na quinta-feira (19), às 9h, 13h, 17h e 21h, na Web Rádio (multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Programação na Band durante a Copa

De 12 de junho a 13 de julho, as séries da MultiRio vão ao ar na TV aberta em novo horário, por conta da exibição dos jogos da Copa do Mundo. A programação passa a ser exibida de 9h30 a 10h30 na BandRio, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as produções continuam no horário de 9h às 10h.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/06/2014

Informativo Multírio - 10 de junho

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Futebol é o tema da estreia da nova temporada de Cidade de Leitores

Na véspera do início da Copa do Mundo, Cidade de Leitores abre espaço para a paixão nacional, rememorando lances históricos e a literatura e a dramaturgia dedicada ao tema. Os convidados são Sérgio Rodrigues, ficcionista, crítico literário e jornalista, autor do romance O Drible, sucesso de público e crítica, e elogiado pelo craque e cronista esportivo Tostão; e Henrique Tavares, autor e diretor de teatro, que escreveu À Sombra das Chuteiras Imortais, adaptação para o palco de conto e crônicas esportivas de Nelson Rodrigues. Em Cidade de Leitores, a literatura, as expressões artísticas, os autores e suas obras estão em destaque, a favor do diálogo entre as diversas linguagens. Com apresentação de Leila Richers, o programa, que está com uma edição mais ágil e dinâmica, vai ao ar na quarta-feira (11), às 20h30, no canal 26 da NET. Na quinta-feira (12), é transmitido às 9h30, na BandRio.

 

Histórias de Futebol conta a trajetória do esporte no Brasil

Nesta quinta-feira (12), dia da abertura da Copa do Mundo, as origens, algumas curiosidades e outros temas ligados à paixão nacional entram em campo na nova série exibida pela MultiRio. Em cinco episódios, com 15 minutos cada, Histórias de Futebol destaca também jogadores importantes, o estádio do Maracanã, conhecido em todo o mundo, e os times mais tradicionais do Rio. A produção traz trechos de entrevistas com convidados que falam de assuntos ligados ao futebol. Cada episódio dá ênfase a um tema. Na estreia, a série aborda os primórdios do futebol e seu desenvolvimento como esporte. Histórias do Futebol vai ao ar na quinta-feira (12), às 20h15, no canal 26 da NET.

 

Galera Yottabyte destaca a importância do espírito esportivo

As personagens Fran e Pri apostam uma corrida para ver quem chega em casa primeiro depois de uma aula cansativa de Educação Física. Um banho revigorante seria a coroa de louros para a vencedora. Durante a corrida, elas conversam sobre os esportes dos Jogos Olímpicos e acabam por reviver significados importantes do verdadeiro espírito esportivo. A competição dos gregos em homenagem aos deuses e a Medalha Pierre de Coubertin, que é dada aos atletas que demonstram o verdadeiro espírito olímpico durante esta competição, são alguns dos temas discutidos. Galera Yottabyte é uma série radiodramatúrgica que aborda matérias curriculares do 6º ao 9º ano e une curiosidades sobre cultura, cidadania e comportamento. O programa vai ao ar na quarta-feira (11), às 11h30, 15h30 e 19h30, na Web Rádio (www.multirio.rj.gov.br/webradio).

 

Programação na Band durante a Copa

De 12 de junho a 13 de julho, as séries da MultiRio vão ao ar na TV aberta em novo horário, por conta da exibição dos jogos da Copa do Mundo. A programação passa a ser exibida de 9h30 a 10h30 na BandRio, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, as produções continuam no horário de 9h às 10h.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 10/06/2014

Convite - 196 anos do Museu Nacional

Tags: museu, .

 

 

Prezados,

Vimos por meio desta convidar as escolas do estado do Rio de Janeiro, para as comemorações pelos 196 anos do Museu Nacional/UFRJ, que ocorrerão nos dias 1, 2 e 3 de agosto de 2014, das 10 às 16h, com entrada franca.

Serão oferecidas oficinas no Museu Nacional/UFRJ, visando a troca de conhecimentos e a difusão dos saberes científico, histórico e cultural. Sem fugir às habituais características de interatividade, a idéia é podermos despertar a reflexão sobre o trabalho dos cientistas brasileiros e de que forma suas pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento do país, demonstrando que a ciência não está tão distante e inacessível e, sim, que ela permeia o nosso dia-a-dia. Este evento pretende despertar nesta e nas futuras gerações um incentivo para a compreensão de que as ciências são importantes instrumentos de transformação.

Assim sendo, para facilitar a organização do evento e melhor atender as escolas, reservamos o dia 1 DE AGOSTO para a participação desse público específico. Para tanto, faz-se necessário que a escola interessada agende sua visita preenchendo o FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO DE ESCOLAS e enviando para eventos@mn.ufrj.br até o dia 23 DE JULHO.



As vagas são limitadas!


Qualquer dúvida ligue para 3938-6906 /6916.

 

Seção de Eventos do Museu Nacional/UFRJ


eventos@mn.ufrj.br


www.museunacional.ufrj.br


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share