A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 10 resultados para o mês de 'Junho de 2013'

Sexta-feira, 07/06/2013

Pince Realiza Primeira Oficina Pedagógica de 2013

 

 

 

Identificação do aluno com altas habilidades - superdotação.

Esse é o tema da palestra que será realizada durante a primeira Oficina Pedagógica do Programa Inovar para Crescer nas Escolas (PINCE) de 2013. O evento será realizado no dia 12 de junho e a palestra será feita pela professora da Fundação de Apoio À Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), Risomar Guedes. Podem participar do evento alunos e professores das redes pública e privada do Ensino Fundamental, Médio Regular, Técnico e de Educação de Jovens e Adultos (EJA).


A Oficina será realizada no dia 12 de junho (4ª feira), das 10h à 12h, no Centro de Convenções da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do e-mail: conselhosconf@acrj.org.br. Para mais informações: (21) 8876-2901.


 

O PINCE fará, ao longo deste ano, oficinas em diversos bairros do Rio de Janeiro. O Programa que há seis anos tem como objetivo despertar o interesse de jovens das escolas públicas e privadas do Estado do Rio de Janeiro para o desenvolvimento de ideias e inovações tecnológicas realizará, além dos encontros na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), nas Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Padre Miguel, Madureira, Irajá, Penha e Complexo do Alemão. A novidade anunciada, no dia 7 de maio, é iniciativa do Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da ACRJ, com o apoio das Secretarias Municipal e Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ).
 

 

Serviço


- Tema: A Identificação do Aluno com Altas Habilidades / Superdotação
- Data: 12 de junho
- Horário: 10h às 12h
- Local: Centro de Convenções, Subsolo da ACRJ (Palácio do Comércio – Rua Candelária, 9, Centro, Rio de Janeiro/RJ).
- Informações e Confirmações: conselhosconf@acrj.org.br
(21) 8876-2901


 

PINCE

 

 

 

 


O PINCE foi criado pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, por meio do seu Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia, com a ideia de promover a inovação e o empreendedorismo entre diversos níveis estudantis do estado.

 

Com foco em incentivar o aprimoramento do futuro jovem empresário, o Pince realiza seminários entre professores e alunos, bem como oficinas pedagógicas que têm o objetivo de possibilitar a capacitação dos profissionais que participam do programa.

 

No entanto, não é apenas pelo fomento à interação que se denota o Pince. Com a premissa de transpor a barreira da teoria para a prática, o projeto concede, há seis anos consecutivos, o Prêmio Inovar Para Crescer Nas Escolas. A honraria, destinada tanto às escolas públicas quanto às privadas do Rio de Janeiro, tem o intuito de incentivar os estudantes a praticarem o empreendedorismo, aplicando suas habilidades e desenvolvendo novas inovações tecnológicas.

 

O Prêmio Inovar Para Crescer é dividido nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio/Escolas Técnicas e Educação para Jovens e Adultos (EJA), com os projetos sendo expostos numa Feira de Inovação, e as premiações sendo anunciadas em cerimônia contando com a presença de autoridades, convidados, professores e alunos.
http://www.acrj.org.br/noticias/pince-realiza-primeira-oficina-pedagogica-de-2013

 

                               

 

 

 


  

Quinta-feira, 06/06/2013

Resultado das Inscrições para o Curso de Braille - Módulo Inicial

Tags: rioeduca.

Saiu a listagem dos professores da rede pública municipal do Rio de Janeiro selecionados para o  curso "A importância do Sistema Braille no processo de leitura e escrita para alunos deficientes visuais", promovido pelo Instituto Municipal Helena Antipoff, que aconntecerá a partir do dia 7 de junho de 2013.

 

 

Responsável pela educação especial nas escolas da Prefeitura do Rio, o Instituto Helena Antipoff atua na perspectiva da educação inclusiva, acompanhando as diretrizes e metas propostas pela Política Nacional de Educação Especial. Dentro dessa ótica, a educação especial passa a integrar o projeto pedagógico da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação (Portal da Prefeitura do Rio).

 

 

A importância do Sistema Braille no processo de leitura e escrita para alunos deficientes visuais.

 

O Instituto Municipal Helena Antipoff, através do Centro de Transcrição a Braille, estará promovendo de 7 de junho a 6 de setembro de 2013, o curso: A importância do Sistema Braille no processo de leitura e escrita para alunos deficientes visuais.


São objetivos do curso: favorecer a construção do conhecimento por meio do Sistema Braille; propiciar o desenvolvimento pedagógico do aluno com deficiência visual; possibilitar ao professor respostas educativas às necessidades educacionais dos alunos com deficiência.


Ementa: O papel do Sistema Braille na vida da pessoa cega; reconhecimento e exploração do alfabeto; distribuição espacial dos caracteres em cada coluna; penetrando na lógica do Sistema Braille como um todo; regras básicas no emprego de sinais gráficos diversos; disposição do Braille na reglete; leitura, escrita e disposição espacial dos textos em Braille; escrita de números; operações fundamentais.

 


Foram selecionados para o curso os seguintes professores:


Ana Cristina Francisco de Barros - 10/263655-3
Ana Paula Rossi Barrozo - 10/288219-9
Ana Raquel Barros Queiroz - 10/254.023-5
Camila Nobre Dionísio - 10/247097-9
Cristiano Vinícius Lago de Souza - 10/235090-8
Eisabete Miranda de Oliveira - 10/260.623-4
Érika Lupinacci Massa - 10/282.295-5
Gilda Maria Braga da Silva - 10/149.896-3
Glaide Maria de Albuquerque Wanderley Coelho - 10/116814-5
Hilda Teixeira Gomes - 10/108693-4
Jacilene Botelho da Silva dos Santos - 10/222.929-2
Luciene Brocolo - 10/128.303-5
Marcela de França Silva Antunes - 10/254.967-3
Marcia Cristina Martins Pereira - 10/200503-1
Maria da Glória Morais de Oliveira - 10/2604700
Maria das Graças Lopes dos Santos - 10/105893-2
Maria Helena Maia de Souza - 10/222662-9
Maria Luiza Ferreira - 10/154.434-5
Marion Costa da Silva - 10/234862-1
Marli Miranda de Oliveira - 10 056844-4
Milena Ponce de Oliveira Leite - 10/279.592-0
Renata Theophilo Gallo - 10/199973-9
Rosangela Bittencourt Borges - 10/154708-2
Rosiméri Sardinha Monaco - 10/154641-5
Silvia Tavares Sampaio Siqueira - 10/261429-5
Simone Moreno Lomba - 10/200064-4
Tatiana Avelino Carvalho de Assumpção - 10/2757185
Tayanara Rayanne de Souza Lima - 10/2767762
Vânia de Mattos Azevedo Veiga Maciel - 10/2495802
Vitória Severini - 10/232.047-1

 

Serão distribuídas 40h em dez aulas com quatro horas de duração cada, sempre no período da tarde, conforme regulamento. Não haverá turma no período da manhã.

Leia o regulamento aqui.


Local: Instituto Municipal Helena Antipoff – Rua Mata Machado, nº 15 - Maracanã

 

Conheça o site, veículo complementar de comunicação, orientação e atualização de professores do IHA - Instituto Helena Antipoff, clicando na imagem abaixo.

 

 


 

 

Conheça também o Rioeduca, um portal feito para e por todos aqueles que sonham e batalham por uma educação pública de excelência na cidade do Rio de Janeiro. Aqueles que ultrapassam barreiras, superam obstáculos e provam que nada é impossível.Aqueles idealistas realistas, que compreendem o verdadeiro valor de uma escola pública de qualidade, mas mantêm os pés no chão, com muita criatividade; Aqueles que nunca desistem, pois têm a consciência de que o futuro de quase 700 mil crianças e jovens depende da resistência do seu trabalho.

O Rioeduca é feito para e por professoras e professores, diretoras e diretores, coordenadoras e coordenadores, merendeiras, servidores da limpeza, familiares e todos aqueles que acreditam no salto da qualidade da educação pública do Rio. É um portal da Secretaria Municipal de Educação, mas que visa mostrar os detalhes de tudo o que acontece dentro de cada uma de nossas escolas, creches e EDIs. É um espaço de troca, de aprendizagem e principalmente de alegria (Portal Rioeduca).

 

Conheça mais, clicando na imagem ao lado    

 

 

                               

 


  

Quarta-feira, 05/06/2013

Diga Não ao Desperdício

Tags: meio ambiente.


 

Comemorado no dia 5 de junho em todo o Mundo, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado com o objetivo de incentivar ações positivas, estimular a consciência global sobre o Meio Ambiente e encorajar iniciativas.

 

Criado no dia da abertura da Conferência de Estocolmo há mais de 40 anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente neste ano terá a Mongólia como país sede, onde estarão presentes vários representantes da ONU procurando estimular a mudança de consciência incentivando iniciativas ambientais em todo mundo.

 

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) criou um site do Dia Mundial do Meio Ambiente em português, que será o único traduzido para um idioma que não é oficial da ONU.

 

 

São necessárias propostas de Educação Ambiental, Consciência Ecológica e Ações que levem ao desenvolvimento da Sustentabilidade em relação ao desperdício e má utilização dos recursos naturais ainda disponíveis.

 

O tema deste ano do Dia Mundial do Meio Ambiente será: Pensar. Comer. Conservar., pensado para alertar sobre o desperdício e perda de alimentos, assim como o Dia Mundial da Água deste ano apresentou como tema “Ano Internacional da Cooperação pela Água”, tratando sobre prejuízos, má utilização da água e desperdício.
 


Tema do Dia Mundial do Ambiente deste ano.

 

De acordo com a ONU: “A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), parceira do PNUMA na campanha, informa que 1,3 bilhão de toneladas de comida são jogadas fora por ano. Isso é equivalente ao produzido na África Subsaariana no mesmo período. Uma em cada sete pessoas no mundo passa fome e mais de 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem todos os dias por conta de desnutrição.”

 

O problema na produção de alimentos que envolve, desde a fase agrícola, a utilização de fertilizantes e agrotóxicos, incluindo a erosão do solo e poluição de rios, o transporte muitas vezes inadequado desses alimentos, aumentando a produção de lixo com as embalagens e caixotes, com tudo isso os alimentos que acabam se deteriorando. São fatores que causam impactos negativos ao ambiente. 

 

)

Desperdício de alimentos no transporte e armazenagem.

 

Muitos alimentos próprios para o consumo são desperdiçados de maneira inconsciente inclusive. Há necessidade de esclarecer e conscientizar a população sobre o impacto desse descarte de alimentos no ambiente, assim como a relação de desperdício de recursos utilizados para a sua fabricação.

 

O lixo urbano brasileiro ainda possui grande quantidade de matéria orgânica, que é composta basicamente de restos de alimentos.

 

Através de uma reeducação ambiental, poderemos, além de economizar, poluir menos.
 

 

No Brasil, atualmente, em torno de 60% do lixo urbano são alimentos.

 

Pequenos hábitos contra o desperdício podem e devem ser adquiridos desde a infância através de atitudes simples.

 

Durante o almoço na escola e ao final do dia, a professora pode levar os alunos a observar a quantidade de refeição descartada diariamente, levando-os a discutir uma possível diminuição desse desperdício.

 

Uma alternativa interessante que também gera bons frutos é levá-los a identificar ações de desperdício na preparação da comida, promovendo a sensibilização dos alunos e consequentemente da Unidade Escolar e da Comunidade.

 

Existem receitas simples, saborosas e nutritivas partindo do reaproveitamento de alimentos.

 

Toda essa mobilização poderá ter sua culminância na elaboração de cartazes, pesquisas de receitas, promovendo a visitação e degustação, podendo ser produzido inclusive um livro coletivo de receitas. 

 

As mudanças de atitudes no nosso próprio bairro, estimulando ações coletivas, farão a diferença.

 

Então pense antes de comer e ajude a conservar o Meio Ambiente!
http://www.onu.org.br/

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net


 

 

                               

 

 

 


  

Segunda-feira, 03/06/2013

Processo Seletivo para a 11ª CRE - Resultado Final

Divulgamos o Resultado do Processo Seletivo para

Representante Rioeduca da 11ª CRE.

 

Após análise dos textos pela CRE, bem como pela equipe do Portal Rioeduca, temos o escolhido para representante da 11ª CRE.

 

Vejam abaixo, os cinco melhores resultados e a 1ª colocada, que será a nova representante do Portal Rioeduca.

 

1ª COLOCADA: Laura Fantti Davilla

 

2ª COLOCADA: Ingrid Medeiros Porciuncula 

3ª COLOCADO: Nelilda Ormond
 

4ª COLOCADO: Eduardo Santos

5º COLOCADO: Marco Antônio Alves Costa



Informamos ainda que o referido processo seletivo não gera banco de reserva e, na impossibilidade de continuidade do trabalho da 1ª COLOCADA, será aberta uma nova seleção.

 

Agradecemos a participação de todos e parabenizamos pelo aceite ao desafio.

 

Estejam atentos! Em breve teremos processo seletivo para a Página "BLOG PROFESSORES" e também a equipe de mídias. 

 

Parabéns e bem-vinda à equipe, Laura Fantti!