A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 17 resultados para o mês de 'Maio de 2016'

Segunda-feira, 30/05/2016

Informativo Multirio de 30 de maio

Tags: multirio.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique

Histórias de Olímpia estreia com curiosidades sobre os Jogos

Enquanto os Jogos Rio 2016 não começam, que tal conhecer um pouco mais sobre os esportes, os atletas e a diversidade de países e de culturas? Esses são alguns dos ingredientes que fazem parte da série Histórias de Olímpia. São episódios curtos e dinâmicos, com curiosidades e um pouco da história dos Jogos Olímpicos desde a Grécia antiga, destacando as modalidades olímpicas e paralímpicas que serão disputadas no Rio 2016. É nesta segunda-feira (30), às 14h45, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio. Não vai perder!.

Morde a Língua aborda características do conto

Nesta semana, os personagens da série enfrentam um desafio: escrever um conto para uma entrevista de emprego. Em um jogo de perguntas e respostas envolvendo a leitura de contos, os irmãos Ruiva e Deíco analisam textos e apresentam alguns de seus elementos, como narrador, enredo, tema e clímax. A produção utiliza a dramaturgia para tratar de conteúdos de Língua Portuguesa voltados para alunos do 6º ao 9º ano. O episódio vai ao ar na quarta-feira (1º), às 14h30, no canal MultiRio (26 da NET) e na BandRio.

Novidades no site História do Brasil

Módulo sobre a América Portuguesa ganha nova versão. Confira entrevista com a professora Jeanne Abi-Ramia. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 24/05/2016

Aplicação da 2ª Diagnose das Turmas do 3º Ano de Escolaridade

Tags: ced, diagnose.

 

 

 

 

 

Circular E/SUBE/CED n.º 048

Aplicação da 2.ª Diagnose das turmas do 3.º Ano de Escolaridade

 

Senhor(a) Coordenador(a) de E/SUBE/CRE,
Senhor(a) Gerente da E/SUBE/CRE/GED,
Senhor(a) Professor(a) Formador(a) de Alfabetização da E/SUBE/CRE,
Senhor(a) Diretor(a) de Unidade Escolar,
Senhor(a) Professor(a) Regente do 3.º Ano,

 

A Equipe da Coordenadoria de Educação, tendo em vista o trabalho de alfabetização desenvolvido na Rede Municipal de Ensino em 2016, encaminha as orientações para a 2.ª diagnose dos alunos do 3.º Ano de escolaridade.

I- DIVULGAÇÃO (24/05/2016)

a) Envio da CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DIAGNOSE (ANEXO I) aos Professores Regentes. 

b) Envio da PLANILHA DE HABILIDADES PARA A DIAGNOSE (ANEXO II).

c) Liberação, para as Gerências de Educação, do link de acesso ao QUADRO GERAL DE DIAGNOSE DA ESCOLA. Atenção: cada E/CRE receberá um link específico. 

d) As Gerências de Educação encaminharão, para suas escolas, o link de acesso ao QUADRO GERAL DE DIAGNOSE DA ESCOLA.

 

II- APLICAÇÃO DA 2.ª DIAGNOSE (A PARTIR DE 24/05/2016)

a) A fim de facilitar o trabalho do Professor Regente, os Cadernos Pedagógicos do 1.º e do 2.º bimestres já se encontram disponibilizados no Portal Rioeduca, para serem utilizados no período de diagnose. 

b) A PLANILHA DE HABILIDADES PARA A DIAGNOSE deverá ser impressa e preenchida pelo Professor II, durante a avaliação de cada aluno.

c) Ao final, o somatório da turma, em cada habilidade, deverá ser entregue ao Coordenador Pedagógico, para preenchimento do QUADRO GERAL DE DIAGNOSE DA ESCOLA (que deverá ser acessado através do link encaminhado pelas Gerências de Educação). 

d) O Coordenador Pedagógico deverá preencher o QUADRO GERAL DE DIAGNOSE DA ESCOLA até o próximo dia 17 de junho

e) Como acompanhamento da aprendizagem dos alunos, é importante que a diagnose seja devidamente analisada e estudada pelos Professores Regentes e Coordenadores Pedagógicos, de modo que promovam ações interventivas para os problemas observados e viabilizem o desenvolvimento das habilidades ainda em processo de construção. 

f) Importante também que os Professores Regentes e Coordenadores Pedagógicos estabeleçam comparação entre os resultados da 1.ª e 2.ª Diagnoses, observando os avanços alcançados. 

g) Os documentos relativos à diagnose deverão ser arquivados na Unidade Escolar.


2. Caso haja alguma dúvida, estaremos à disposição pelos telefones 2273-4200 / 2976-2325.

 

Atenciosamente,


Maria de Fátima Cunha
Assessora da E/SUBE/CED-CT

 

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos
Coordenadora da E/SUBE/CED

 

 

ANEXO I - CARTA DE APRESENTAÇÃO DA DIAGNOSE 

ANEXO II - PLANILHA DE HABILIDADES PARA A DIAGNOSE 
 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/05/2016

Inscrição para o PNAIC

Tags: pnaic, capacitação, epf.

 

 

 

INSCRIÇÃO PARA O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA

Sr.(a) Coordenador(a) de E/SUBE/CRE,
Sr.(a) Gerente de E/SUBE/CRE/GED,
Sr.(a) Diretor(a) de Escola,
Sr.(a) Coordenador(a) Pedagógico(a),
Sr.(a) Professor(a),

 

 Considerando o compromisso formal assumido pelos governos federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC;


 Considerando o Pacto Carioca Pela Alfabetização, assumido em 2012, por toda a Rede Municipal de Ensino, cujas metas principais são “toda criança ao final do 1ª Ano do Ensino Fundamental lendo e escrevendo textos adequados a sua fase de desenvolvimento” e “toda criança plenamente alfabetizada ao final do 3º Ano do Ensino Fundamental”;


Considerando a nova configuração do PNAIC, que em 2016, articulará ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e o Programa Mais Educação; e


Considerando a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC 2016, realizado pela Sra. Secretária Municipal de Educação, informamos que se encontram abertas novas inscrições para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, conforme as indicações que seguem:


1. Poderão se inscrever os Professores Alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamenta, de todas as escolas da Rede;

2. Poderão se inscrever os Professores Alfabetizadores do 1º, 2º e 3º anos e Professores dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e Professores Coordenadores do Programa Mais Educação das ESCOLAS PRIORITÁRIAS do PNAIC e do MAIS EDUCAÇÃO, conforme tabela que segue anexa (ANEXO 1);

3. Os professores que fizeram a formação do PNAIC, em 2015, não serão inscritos automaticamente, como nos anos anteriores. Assim, todos os professores alfabetizadores que farão a formação do PNAIC, em 2016, devem se inscrever, inclusive os que fizeram as formações nos anos anteriores;

4. As inscrições serão realizadas, imediatamente, pelo e-mail pnaic.inscricao2016@gmail.com, com os seguintes dados (ANEXO 2):

• NOME E DESIGNAÇÃO DA ESCOLA
• NOME DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
• CPF
• TURMA DE REGÊNCIA EM 2016
• E-MAIL ATIVO
• TELEFONES PARA CONTATO

5. O professor será responsável pela fidedignidade das informações fornecidas no ato de inscrição.

6. Atenção! Os números de Polos e de Orientadores de Estudo já se encontram definidos, por E/CRE, conforme o modelo de 2015, e não serão aumentados. Assim, serão inscritos os professores que completarem primeiro, o número de vagas oferecidas, conforme o quadro que segue:

7. Nº de VAGAS POR CRE PARA PROFESSORES:

1ªCRE -  68

2ªCRE -  80

3ªCRE -  158

4ªCRE -  132

5ªCRE -  144

6ªCRE -  68

7ªCRE -  146

8ªCRE -  159

9ªCRE -  140

10ªCRE - 170

11ªCRE - 37

8. Importante! Os Encontros de Formação dos Professores acontecerão aos sábados, conforme os anos anteriores, com a previsão de iniciar no mês de Junho de 2016. Os Professores receberão bolsa auxílio do MEC.

Contamos com a participação de todos e solicitamos ampla divulgação desta circular junto a todas as Escolas.

Para outras informações e esclarecimentos, solicitamos fazer contato pelo telefone 2253-3487.

 

Atenciosamente,

Ana Cristian Thomé Veneno
Gerente I da Escola de Formação do Professor Carioca - Paulo Freire – E/EPF
 

 

Circular E/EPF nº 01 e ANEXOS I e II

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/05/2016

Semana de Alimentação Escolar 2016

Tags: pse, semana, alimentação.

 

 

 

 

De acordo com o Decreto Municipal nº 22.854, de 28/04/2003, a Semana de Alimentação Escolar, no município do Rio de Janeiro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, acontece na 3ª semana do mês de maio. Neste ano, acontecerá no período de 16 a 20/2016.


A Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social alinharam ações com intuito de promoção do novo LIVRO ALIMENTOS REGIONAIS BRASILEIROS, do Ministério da Saúde, que se encontra disponível no endereço:


http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/livro_alimentos_regionais_brasileiros.pdf


Este momento é uma excelente oportunidade para a valorização da dimensão pedagógica do Programa de Alimentação Escolar por meio da articulação e o desenvolvimento de ações de promoção de alimentação saudável junto à comunidade escolar, valorizando, principalmente, os alimentos da nossa Região.


A utilização do livro "Alimentos Regionais Brasileiros" tem o propósito de estimular o conhecimento acerca das mais variadas espécies de frutas, hortaliças, leguminosas, tubérculos, cereais, ervas, entre outros que existem no nosso brasil. Com isto abrimos uma cortina de possibilidades para apreciar os sabores, aromas e diversas formas de apresentação de vários alimentos, tornando o ato de comer mais prazeroso.



Para o planejamento das atividades das escolas, disponibilizamos arquivos com materiais de apoio que poderão auxiliar nas ações desenvolvidas em consonância com o projeto político pedagógico das escolas e creches.
 

SAE - 2016

Guia Alimentar - Escolar 2016

Caderno de Fichas de Preparação - Educação Infantil 2016

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share