A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 10 resultados para o mês de 'Maio de 2015'

Sexta-feira, 29/05/2015

MIMO Festival – Festival de Música

Tags: música, professor.

 

 

MIMO Festival


O MIMO é um festival internacional dedicado à música instrumental, realizado em espaços que compõem o Patrimônio Histórico e Artístico do Brasil. Surgiu em 2004 em Olinda (PE), ocupando de forma inteligente os conjuntos arquitetônicos da cidade e reverenciando o patrimônio e a herança cultural do país. Promove concertos musicais com artistas de alto nível de excelência, conjugando de maneira singular música, patrimônio e educação.

A partir de 2009, expandiu seu conceito e atuação para as cidades de Recife e João Pessoa. Em 2012, chega à região Sudeste, na cidade de Ouro Preto (MG); em 2013, aporta em Paraty (RJ); e, em 2014, inclui em seu roteiro a cidade de Tiradentes (MG).

Em 2015, 12º ano do Festival, chega pela primeira vez ao Rio de Janeiro em comemoração aos 450 anos da cidade, que é referência na música brasileira em seus diferentes momentos. Todas as suas atividades são oferecidas gratuitamente ao público.



MIMO para Iniciantes


Dedicada exclusivamente a crianças entre 6 e 10 anos de idade, matriculadas na Rede Pública de Ensino, essa iniciativa aproxima os alunos participantes do mundo da música, através de aulas-espetáculo ministradas pelo violinista Jerzy Milewski, polonês naturalizado brasileiro, e da pianista catarinense Aleida Schweitzer.

O casal forma o elogiado Duo Milewski, que faz recitais no Brasil e no exterior e tem vasta experiência pedagógica. Investindo em repertório de fácil assimilação, o duo apresenta obras de mestres da música ocidental eruditos e populares, lançando assim as primeiras sementes no fértil campo da criatividade infantil.


Soma-se ao Duo, o bonequeiro e violinista Mr. Bruno: Formado em física pela PUC-RJ, sempre associou essa matéria aos movimentos pendulares das marionetes. Ganhou o prêmio Entertainment Prize, no Festival de Shizuoka, Japão, onde morou durante 16 anos. Estudou técnica de marionetes com o mestre Phillip Huber e seu espetáculo com o Duo Milewski é uma viagem ao redor do mundo com muita música e brincadeiras.


 

O objetivo é realizar o "MIMO para Iniciantes" nas arenas da seguinte forma:

 Datas previstas: 10, 11 e 12 de novembro.

 

  • Três dias de atividade (um MIMO para Iniciantes por dia em cada lona/arena);
  • Duas sessões diárias de 1 hora e 30 minutos em cada lona/arena.
     

          Primeira sessão de 10h às 11h30;
          Segunda sessão de 14h às 15h30;
 

Cada sessão comporta até 100 crianças, portanto, por dia atenderemos 200 crianças;
 

  •  O objetivo é o atendimento às escolas públicas do entorno das lonas/arenas. 

 

Seguem as lonas/arenas previstas:
 

  • Arena Carioca Fernando Torres – Madureira (área de planejamento 3.3)      
  • Endereço: Rua Bernardino de Andrade, 200 – Parque Madureira – Madureira/Turiaçu;
  • Lona Cultural Municipal Jacob do Bandolim - Jacarepaguá (área de planejamento 4.1)
  • Endereço: Praça Geraldo Simonard - Pechincha;
  • Lona Cultural Municipal Sandra de Sá – Santa Cruz (área de planejamento 5.3)
  • Endereço: Rua 12, quadra 219 - Guandu 1 – Santa Cruz.

 

 

Se quiser saber mais, clique aqui: MIMO

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 29/05/2015

Informativo Multírio - 29 de maio

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

Multirio Web Rádio
Multirio

Semana a favor da natureza

A MultiRio celebra, entre 1º e 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente.  O pacote de atrações temáticas inclui episódios de diversas produções televisivas, ancoradas em interprogramas especiais, direto do Parque Lage. O Portal MultiRio também participa da comemoração publicando, durante o período, matérias a respeito de biodiversidade e outros assuntos ligados à preservação da natureza, além de edições temáticas de programas da WebRádio.

Entre as produções da TV, estão séries como Conceito & Ação, que recebe o jornalista André Trigueiro, especialista em Gestão Ambiental, para uma conversa sobre sustentabilidade e lixo eletrônico; Cidade de Leitores, debatendo as transformações da natureza através do teatro e literatura; Rio Resiliente, falando sobre áreas verdes urbanas; Aventuras Cariocas, desbravando as áreas de restinga; e O Que São as Coisas, explicando conceitos relacionados à natureza. Essas e outras atrações serão exibidas de segunda a sexta-feira, no canal 26 da NET e na BandRio. Na WebRádio, os destaques são as edições de Atitude Consciente, sobre Amazônia, e Curte Som, que relaciona o meio ambiente e a música.

A programação completa e o horário de exibição dos programas estão disponíveis no Portal MultiRio (www.multirio.rj.gov.br), que também participa desta semana especial com reportagens exclusivas sobre temas dedicados à sustentabilidade. A preservação da Mata Atlântica, o lixo recolhido na cidade, as fontes de energia, a poluição do ar e a qualidade da água são os assuntos abordados na web.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | 
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no 
Twitter Portal 
Multirio

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/05/2015

II Curso de Extensão Readaptando a Educação Física

Tags: iha, formação, curso.

 

 

 

 

   ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,............,,,,,,,,,,...............................,,,,,,,,,,,,,,,,,  

 

II CURSO DE EXTENSÃO READAPTANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA:

A FORMAÇÃO INCLUSIVA EM FOCO

II REFFIF

 

OBJETIVO GERAL:

Contribuir prioritariamente para formação continuada em serviço na Perspectiva de Educação Física Inclusiva/Educação Especial dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.


TEMA/CONTEÚDO:

  • Inclusão em Educação: O novo paradigma;
  • Educação Inclusiva e Educação Especial: Princípios e conceitos;
  • Diferença entre as terminologias pessoas com necessidades educacionais especiais e pessoas com deficiência; 
  • A Educação Física para a diversidade; 
  • Diferença entre Educação Física Adaptada e Educação Física Inclusiva;
  • Cultura Corporal do Movimento com viés inclusivo e implicações para a práxis pedagógica;
  • Público alvo da Educação Especial: conceitos, terminologias, tipos, características e classificações; estratégias de ação;
  • Educação Física Inclusiva e comunicação alternativa;
  • Vivências práticas: O desafio em planejar aulas que permitam a participação de todos;
  • Relato de experiências: possibilidades em ação.

 

PÚBLICO ALVO:

Professores regentes em Educação Física que atuam com alunos com deficiência incluídos em turma comum da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

De junho a novembro de 2015.

12/06 - 26/06 - 17/07 - 14/08 - 28/08 - 11/09 - 25/09 - 30/10 - 13/11 - 27/11

 

LOCAL DE EXECUÇÃO

Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA) e na Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

 

NÚMERO DE VAGAS

25 vagas

 

A CERTIFICAÇÃO SERÁ CONCEDIDA PELA PR5 PRÓ - REITORIA DE EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ.

 

EQUIPE
Ana Lidia Felippe Guimarães – SME/IHA
Maite Hello Russo de Souza - UFRJ
Michele Pereira de Souza - UFRJ

 

 

INSCRIÇÕES

(Encerradas)

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 21/05/2015

Informativo Multírio - 21 de maio

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores trata das relações afetivas na estreia da nova temporada

O amor é um sentimento universal, mas a forma como ele é encarado varia de acordo com as pessoas envolvidas, o lugar e o tempo. Para debater o assunto, Leila Richers recebe a cineasta Júlia Rezende, diretora do filme Ponte Aérea, que conta a história de amor entre dois jovens que se conhecem em um voo entre Rio e São Paulo. O longaanalisa a fragilidade dos laços afetivos na era das redes sociais, que flexibilizam os relacionamentos. A outra convidada é a roteirista Paula Gicovate, autora da obra Este é um Livro Sobre o Amor, onde a protagonista relata episódios marcantes de sua vida amorosa, construída a partir de quatro relacionamentos com homens de personalidades distintas. Cidade de Leitores vai ar nesta quinta-feira (21), às 14h, na BandRio, e na sexta (22), às 7h30, no canal 26 da NET.

 

A Esgrima é destaque em Tem Jogo!

Nesta quinta-feira (21), a MultiRio exibe às 14h30, na BandRio, o terceiro episódio da série Tem Jogo!, que explica, de um jeito leve e divertido, as regras de uma das modalidades mais tradicionais dos Jogos Olímpicos da era moderna: a Esgrima. Praticada com armas brancas e movimentos graciosos e precisos, se insere como um jogo de combate. O programa mostra também as possibilidades da modalidade adaptada, em cadeira de rodas. Os atletas convidados desta edição são Clarisse Menezes, de esgrima olímpica, e Jovane Guissone, de esgrima paralímpica. Tem Jogo! apresenta modalidades olímpicas e paralímpicas pouco populares no país, estimulando o conhecimento da prática esportiva entre crianças e jovens. Misturando dramaturgia e jornalismo, a série traz três jovens repórteres, que vão a campo para entrevistar atletas e experimentar a prática das modalidades para alimentar um canal esportivo fictício na web. A série também busca promover hábitos saudáveis e valores olímpicos como amizade, respeito, determinação e igualdade.

 

E mais:

Nesta semana no Portal MultiRio, conheça os vencedores do Concurso de Produções Audiovisuais Tirando a Droga de Cena, da Rede Municipal, e como foi a cerimônia de premiação. Veja a história de Augusto Malta, o fotógrafo que produziu de 30 a 60 mil registros ao longo das mais de três décadas em que trabalhou para a prefeitura da cidade. Leia, também, sobre a revolução educacional na Finlândia, que pretende reformular o sistema de ensino a partir de 2016. Hoje, o país está entre os mais bem colocados nos rankings internacionais e as escolas são vistas como comunidades de aprendizado. E mais: Como as mudanças no nosso modo de pensar e de fazer a comunicação ajudam a melhorar o ato de ensinar. Tudo isso em: multirio.rj.gov.br.

 

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO | MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no Twitter Portal Multirio

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share