A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 23 resultados para o mês de 'Abril de 2018'

Sexta-feira, 27/04/2018

I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Tags: meio, ambiente, conferência.

 

 GPEC promove I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
 


A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Projetos de Extensão Curricular, promove a I Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (I CMIJMA), que acontecerá no auditório da CDURP (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto do Rio de Janeiro), na Rua Sacadura Cabral, 133, Saúde, no dia 3 de maio, das 9h às 13h.


Trinta e duas escolas participam do evento com alunos delegados que irão expor seus trabalhos, todos voltados para o tema: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. A Conferência constitui-se em um processo pedagógico que traz a dimensão social e política da questão da água para os diálogos realizados nas escolas e comunidades, percebendo a água em suas múltiplas dimensões. No evento haverá debate sobre a importância da água com mediação da professora de Geografia da Caps da UFRJ, Vania Morgado . Logo depois os alunos farão uma visita guiada ao AquaRio.


O objetivo da Conferência é mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos, por meio da participação social, sobre a dimensão socioambiental da água, com vistas a fortalecer a educação ambiental na educação básica. Além disso, propiciar atitude responsável e comprometida com as questões locais e globais, e de processos voltados para a melhoria da relação ensino-aprendizagem.


A Conferência na Escola é um processo pedagógico e não apenas um evento. Isso significa que é preciso pensar e planejar as atividades para o antes, o durante e o depois, pois a Conferência não acaba no dia de sua realização. É um compromisso com as ações coletivas assumidas em prol da sustentabilidade no ambiente escolar.


Vale lembrar que a etapa municipal aconteceu nas escolas do Rio nos meses de março e abril e faz parte da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelos Ministérios da Educação e Meio Ambiente.



 

 

Atenciosamente,

Gerência de Projetos de Extensão Curricular


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/04/2018

Sobre as Provas de Matemática - 1.º bimestre/2018 - 4.º ao 9.º Ano

Tags: provas, bimestrais, parâmetros.

 

Informações sobre as Provas de Matemática - 1.º bimestre/2018 - 4.º ao 9.º Ano 
 

 

Sr.(ª) Coordenador(a) de E/CRE,

Sr.(ª) Gerente de E/CRE/GED,

Sr.(ª) Diretor(a) de Unidade Escolar,

Sr.(ª) Professor(a) Regente de Matemática e/ou dos Anos Iniciais,

 

 

Em virtude dos questionamentos recebidos, via e-mail e por contatos telefônicos, a respeito de questões apresentadas nas Provas de Matemática do 1.º bimestre/2018, fez-se necessária a realização de encontro com Professores Regentes, signatários desses questionamentos.

 

Após a realização do encontro, ficou acertado que:

 

I- as questões consideradas demasiadamente complexas, nas provas do 1.º bimestre/2018, receberão, no DESESC, pontuação mínima, de modo que os alunos sejam avaliados, adequadamente, no seu processo de aprendizagem;

 

II- a Equipe de Avaliação da Subsecretaria de Ensino irá a campo conversar com os Professores Regentes de Matemática e dos Anos Iniciais (um representante por escola), em encontros regionais, a fim de dirimir dúvidas a respeito da elaboração das provas desta área de conhecimento;

 

III- os Professores Regentes que se manifestaram acerca das questões do 1.º bimestre/2018 e aqueles que, bimestralmente, participam da avaliação prévia das provas, serão convidados a avaliar as provas bimestrais antes de serem enviadas à impressão.

 

 

Na oportunidade, agradecemos aos Professores, cujos nomes constaram da capa das provas do 1.º bimestre, que sinalizaram, de imediato, a necessidade de revisão dos parâmetros de elaboração das provas de Matemática da Rede.

 

Atenciosamente,

 

Bruno Rainho Mendonça

Coordenadoria de Avaliação

Natalino Pontual Filho

Assessoria Técnica de Informações Educacionais Estratégicas

Maria de Nazareth Machado de Barros Vasconcellos

Subsecretaria de Ensino


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/04/2018

25º Prêmio COMDEDINE DE PESQUISA ESCOLAR

Tags: concurso, comdedine, azoilda.

 

 

ENCERRAM NO DIA 11 DE MAIO AS INSCRIÇÕES PARA O 25 PRÊMIO COMDEDINE DE PESQUISA ESCOLAR

 

 

 

 

Ainda dá tempo para as escolas interessadas em participar do 25º Prêmio COMDEDINE DE PESQUISA ESCOLAR inscreverem seus trabalhos em uma das cinco categorias do concurso:

 

Ø Categoria A: Educação Infantil

 

Ø Categoria B: 1.°ao 3.°Ano

 

Ø Categoria C: 4.° e 5.°Anos e Projetos de reforço Escolar do Ensino Fundamental

 

Ø Categoria D: 6.° e 7.° Anos e Projetos de Reforço Escolar do Ensino Fundamental

 

Ø Categoria E: 8.° e 9.° Anos e Projetos de Reforço Escolar do Ensino Fundamental

 

Ø Categoria F: PEJA

 

Esse ano o tema do Prêmio COMDENDINE é: “Professora Azoilda Trindade em seu passeio submerso na História dos 130 anos da Abolição, 30 anos da Lei Caó e seus reflexos na Educação – Quem é a Azolida que você conhece?”.

 

Os alunos apresentarão trabalhos de acordo com uma das seguintes modalidades:

Imagem: Alunos (as) da Educação Infantil e do 1.º ao 5.º Ano e Projetos de Reforço Escolar

Texto: Alunos (as) do 6.º ao 9.º ano e Projetos de Reforço Escolar do Ensino Fundamental; PEJA.

 

Os alunos do Centro de Pesquisa e Formação em Ensino de Arte e Esporte poderão participar em qualquer modalidade, de acordo com o ano em que estejam matriculados. Já os professores interessados em participarem do concurso deverão se inscrever na modalidade Aula Digital.

 

Após realizar a inscrição, o trabalho do aluno e do professor deverão ser encaminhados para a Gerência de Educação (GED) de sua Coordenadoria Regional (CRE) até o dia 18 de maio, junto com a ficha de inscrição preenchida e assinada.

 

O Prêmio COMDEDINE de Pesquisa Escolar – Concurso Conselheiro Bernardes Filho – foi criado com o objetivo de promover o processo de disseminação e informação sobre a contribuição do negro para construção da sociedade e da cidadania brasileira. Ele é uma ação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro – COMDEDINE, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO elas poderão ser realizadas até o dia 11 de maio

 

 

Fonte e anexos: Diário Oficial

 

Atenciosamente,

(Gerência de Projetos de Extensão Curricular)

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/04/2018

Time de Alfabetizadores em Projeto Encontros Cariocas - Alfabetização 2018

Tags: alfabetização, time, alfabetizadores.

 

Senhor(a) Coordenador(a) de E/CRE,
Senhor(a) Gerente da E/CRE/GED,
Senhor(a) Professor(a) Formador(a),


O Professor de História Roberto Antunes da Gerência de Ensino Fundamental em parceria com a Gerência de Alfabetização, convida o Time de Alfabetizadores, a participar das atividades culturais desenvolvidas pelo Projeto Encontros Cariocas - Alfabetização/2018. Nesses Encontros, pretende-se compartilhar conhecimentos sobre diferentes fatos históricos e curiosidades de nossa cidade.


Cuidadosamente, o ilustre Professor, planejou encontros regionalizados. Cada Coordenadoria será contemplada com um encontro que ressaltará a cultura local. Esses encontros terão o formato de passeios descontraídos, bem ao estilo da cultura carioca, onde o aprendizado deve ocorrer de maneira lúdica e atraente. Os encontros serão totalmente gratuitos.

Tendo sido divulgado entre os Professores do Time de Alfabetizadores, a proposta se estende a toda Coordenadoria e a toda Rede. Familiares e amigos serão bem-vindos. Tragam disposição, documentos para comprovar a atuação profissional e líquidos para hidratação.

Conforme apresentamos na listagem abaixo, o primeiro encontro ocorrerá na 2ª CRE. Ponto de encontro do 1.º circuito: em frente à estátua da Princesa Isabel, na esquina da Av. Atlântica com a Av. Princesa Isabel, no Leme. Dia 28 de abril, às 10 horas.

Em caso de chuva os encontros serão cancelados.

Ressaltamos que a cada mês os pontos de encontros serão disponibilizados no Portal Rioeduca.

Segue a programação:

28/04 – 2ª CRE: Caminhos da Bossa Nova e Forte de Copacabana.
19/05 – 1ª CRE: Herança Africana: da Praça Mauá ao Cais do Valongo.
23/06 – 3ª CRE: Marcos Referenciais do Méier ao Engenho de Dentro.
07/07 – 5ª CRE: Madureira do samba e do povo.
18/08 – 4ª CRE: Pelos caminhos da Fé na Penha.
15/09 – 8ª CRE: Pelos ares de nossa terra: Campo dos Afonsos.
06/10 – 9ª CRE: Marcos de Campo Grande.
27/10 – 6ª CRE: Deodoro: trem e história.
10/11 – 10ª CRE: Santa Cruz: Caminhos Reais da História.
29/11 – 7ª CRE: No mundo do inconsciente: Bispo do Rosário.
01/12 – 11ª CRE: Ilha de tantas histórias e encantos.

 

 

Solicitamos ampla divulgação.


Respeitosamente,

Janaína Cruz / Denise Cruz
Gerência de Alfabetização 


   
           



Yammer Share