A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 26 resultados para o mês de 'Março de 2018'

Terça-feira, 27/03/2018

Oficinas de Novas Tecnologias com abordagem Metacognitiva

Tags: formação, programação, games.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS!

 

 

 

As inscrições estão abertas para a formação sobre Novas Tecnologias com abordagem Metacognitiva, com programação de Games em Linguagem Python.

 

A formação ocorrerá nos dia 28 de março e dia 02 de maio, o participante poderá escolher somente uma data que será a parte presencial de 10h, após isso há uma etapa a distância de 6 horas.

 

São 45 vagas por dia.

 

Clica aqui para fazer sua inscrição

 

 

Os participantes receberão declaração da UFRJ de um total de 16h.


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/03/2018

Vídeos educativos: Dengue, Zika e Chikungunya

Tags: multirio, arboviroses, aedes.

 

 

Todas as produções da MultiRio sobre as Arboviroses para utilizar em suas aulas!

 

 

 

 

Mais de 20 vídeos educativos para você utilizar em sala de aula!

 

Confira a coletânea clicando nos links abaixo:

 

 

https://bit.ly/2GgCHMa 

 

https://bit.ly/1SYSMZL

 


 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/03/2018

Programa: Apoie Uma Escola ou Creche

Tags: apoie, escola, programa.

 

 

 

Secretaria Municipal de Educação

EDITAL SME N.º 5 , DE 26 DE MARÇO DE 2018

 

Dispõe sobre os procedimentos para participação dos interessados em participar do Programa “Apoie Uma Escola ou Creche”, de acordo com o Decreto N.º 30.871, de 06 de julho de 2009.

 

O Município do Rio de Janeiro, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o que consta no artigo 3º do Decreto nº 30871, de 6 de julho de 2009 (Resolução SME Nº 1034, de 10 de julho de 2009) torna público o presente Edital de Convocação, nos seguintes termos:

 

1. DO OBJETO

 

1.1. O presente edital tem como objeto a seleção de interessados em participar do Programa “Apoie Uma Escola ou Creche”, que tem por objetivo o apoio, por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, a unidades escolares ou creches integrantes da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino.

 

2. FORMA DE APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS E PROPOSTAS

 

2.1 Todos interessados em participar do Programa “Apoie Uma Escola ou Creches” poderão, nesta etapa, na forma do art. 2º itens I e II do Decreto Nº 30871, de 6 de julho de 2009, apresentar suas propostas de apoio para as unidades escolares e/ou creches que compõem o anexo único do presente edital, que poderão ser visitadas mediante autorização prévia da respectiva Coordenadoria Regional de Educação e posterior agendamento com a direção da unidade escolar ou creche.

 

2.2. A proposta de apoio deverá ser apresentada no Protocolo da Secretaria Municipal de Educação, no endereço, Rua Afonso Cavalcanti, nº 455, sala 104, Centro, Rio de Janeiro, RJ, dirigida à Secretaria Municipal de Educação e instruída com:

I – cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do proponente, se for pessoa física;

II – cópia do cartão de CNPJ e do ato constitutivo, se o proponente for pessoa jurídica, bem como da ata de eleição de seus dirigentes, caso não designados nos atos constitutivos;

III – plano de trabalho onde sejam discriminadas as medidas que se deseje implementar, o modo como serão realizadas e o prazo de sua execução, apresentando-se o cronograma, se possível.

2.3. A Secretaria Municipal de Educação noticiará a existência de proposta(s) de apoio às unidades escolares ou creches mediante publicação em Diário Oficial e em seu sítio a fim de que outros interessados, em prazo não superior a 15 (quinze) dias, possam manifestar interesse em apoiar aquela mesma unidade escolar ou creche mediante apresentação de plano de trabalho, ressaltando que não será disponibilizada vista prévia dos planos de trabalho a qualquer dos interessados.

 

2.4. Não poderão participar, direta ou indiretamente, da seleção de propostas, servidores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, considerando participação indireta, para esses fins, a existência de qualquer vínculo de natureza técnica, comercial, econômica, financeira ou trabalhista entre o servidor e o autor do projeto, pessoa física ou jurídica, o proponente ou ainda o responsável pelos serviços, fornecimentos e obras necessários para fins de execução do projeto básico.

 

2.5. Todas as propostas apresentadas serão avaliadas pela Secretaria Municipal de Educação, com vista à seleção da proposta a ser adotada, considerando os seguintes critérios de preferência, na ordem em que se apresentam, em caso de ser incompatível a execução simultânea das propostas dirigidas a uma mesma unidade escolar ou creche:

I – A proposta que atender no menor prazo as necessidades mais urgentes daquela determinada unidade escolar ou creche, sendo estas estabelecidas segundo análise prévia realizada pela própria Secretaria Municipal de Educação;

II – A proposta de maior valor econômico global;

III – A proposta que contiver, em termos quantitativos, de benefícios oferecidos à unidades escolar ou creche.

§1º Com relação ao exposto no inciso I deste artigo, cabe ressaltar que as necessidades das unidades escolares e creches disponíveis para apoio poderão ser verificadas “in loco”, em visita previamente agendada com a direção das respectivas unidades.

§2º Poderão ser recusadas as propostas que se afigurem obviamente contrárias ao interesse público, hipótese em que a rejeição da proposta deverá ser justificada.

§3º Será admitida a adaptação e/ou alteração do plano de trabalho enquanto não tiver firmado o Termo de Apoio, desde que o seu conteúdo não tenha sido utilizado como critério de desempate para fins de seleção do plano de trabalho a ser aplicado no apoio de determinada unidade escolar ou creche.

 

3. DO RESULTADO

 

3.1. O resultado da chamada, com as propostas vencedoras, será divulgado mediante publicação em Diário Oficial e no sítio www.rio.rj.gov.br/sme a fim de que os proponentes se apresentem para assinatura do Termo de Apoio, em prazo a ser divulgado no Edital de Resultado.

 

4. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1. Será considerado desistente o proponente que não se apresentar no prazo assinalado no edital para firmar o Termo de Apoio, hipótese em que, tendo outra proposta sido rejeitada em razão dessa proposta, será admitida a convocação do outro proponente para que firme o respectivo Termo de Apoio.

4.2. Será permitida a celebração de mais de um Termo de Apoio em favor de uma mesma unidade escolar, cada qual com seu proponente, desde que não possuam o mesmo objeto e as suas propostas sejam aprovadas pela Secretaria Municipal de Educação, após análise da conveniência e oportunidade dos apoios propostos.

4.3 A empresa que participar do programa “Apoie Uma Escola ou Creche” terá direito ao uso do selo “PARCEIROS DA ESCOLA” em seus materiais de comunicação institucional interno e externos pelo período de 01 ano, a partir da finalização das ações de apoio firmada no Termo de Apoio. É vedado em anúncios comerciais.

4.4. Os casos omissos serão decididos pela Secretária Municipal de Educação, mediante decisão fundamentada.

 

Rio de Janeiro, 26 de março de 2018.

 

Cesar Benjamin

 

ANEXO ÚNICO:

PROGRAMA “APOIE UMA ESCOLA OU UMA CRECHE”

DESIGNAÇÃO INSTITUIÇÃO: Todas as escolas, creches e espaços de desenvolvimento infantil das 11 (onze) Coordenadorias Regionais de Educação que compõem a Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, que podem ser acessadas através do site:

 

http://webapp.sme.rio.rj.gov.br/jcartela/publico/pesquisa.do?cmd=listCres

 

Fonte do Diário Oficial: https://bit.ly/2pMnWtB 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/03/2018

Dia Mundial da Conscientização do AUTISMO

Tags: iha, autismo.

 

FALA PROFESSOR

 

 

O dia 2 de abril foi estabelecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial da Conscientização do AUTISMO (Word Autism Awareness Day). A perspectiva é de chamar a atenção para esta síndrome, disseminando informações.


Somente no Brasil, são cerca de 2 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA (nome oficial). Sujeitos presentes também em nossas salas de aula.


Com o objetivo de discutir as ações pedagógicas promovidas nesta Rede Pública Municipal de Ensino, junto aos alunos com TEA, a Secretaria Municipal de Educação, através do Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), disponibiliza o seguinte e-mail para o encaminhamento de dúvidas e contribuições pelas Unidades Escolares, durante o mês de abril: saladeleituraiha@rioeduca.net 


Esperamos que seja mais um canal de comunicação capaz de favorecer o fazer pedagógico, considerando, neste caso, as especificidades dos nossos alunos com autismo.


Atenciosamente,
 

Katia Nunes
E/SUBE/IHA  


   
           



Yammer Share