A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 6 resultados para o mês de 'Dezembro de 2016'

Sexta-feira, 23/12/2016

Revista Carioca de Educação Pública - 2ª Edição

Tags: revista, recep, crep-at, epf.

 

 

Acesse a revista clicando na imagem

 

A 2ª Edição da Revista Carioca de Educação Pública – RECEP reúne um conjunto de artigos sobre o tema Formação Continuada de Professores. São artigos produzidos por professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, a partir de seus estudos e em articulação com a sua prática docente. Neste número, contamos com a participação de um grande pesquisador convidado do campo da Educação, nas temáticas da formação de professores: Francisco Imbernón, doutor e mestre em Filosofia e Ciências da Educação e catedrático de Didática e Organização Educacional da Universidade de Barcelona, na Espanha. (Para saber mais acesse aqui ou na imagem)

 

 

Atenção Professor fique por dentro da Chamada Para Artigos ou Práticas Pedagógicas

 

 

 

Centro de Referência da Educação Pública
da Cidade do Rio de Janeiro - Anísio Teixeira

Tel.: 2253-1050

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 23/12/2016

Cadernos de Artes Cênicas 2016

Tags: cadernos, artes.

 

Programa de Formação Continuada em Artes Cênicas de 2016

 

Prezado Professor, Prezada Professora,

O presente material de estudo integra o Programa de Formação Continuada em Artes Cênicas de 2016 e se destina aos Professores I de Artes Cênicas, da Rede Municipal de Ensino, regentes do 1º ao 9º Ano.

Você encontrará, neste material:

•breve histórico do nascimento de nossa disciplina e da criação do cargo de Professor I de Artes Cênicas;

•ações pedagógicas promovidas pela Equipe de Artes Cênicas da E/SUBE/CED para os Professores de AC, entre os anos de 2009 e 2015;

•textos abordando temas diversos, escritos por colegas da Rede ou por teóricos da Pedagogia do Teatro;

•dissertações de mestrado, com temas relativos ao Ensino das Artes Cênicas na Rede Pública Municipal de Ensino, defendidas por Professores Regentes de AC da Rede, em Curso de Mestrado Profissional em AC, da UNIRIO;

•ementas e material pedagógico de cursos e palestras, que compõem nosso portfólio de Formação Continuada;

•artigos sobre o trabalho pedagógico realizado em Teatro, na Rede, escritos pela Equipe de Artes Cênicas da E/SUBE/CED, publicados no XXV CONFAEB e no III Congresso Internacional de Arte-Educadores, realizado em 2015, em Fortaleza (Ceará)

•banco de ideias com sugestões de atividades voltadas para o Ensino Fundamental (1º ao 9º Ano), com base nas Orientações Curriculares de Artes Cênicas da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo deste material é qualificar o trabalho dos Professores de Artes Cênicas da Rede, com foco na práxis pedagógica, revitalizando a ação docente e estimulando a troca de experiências. A partir do diálogo entre nossas reflexões, nossos saberes e nossos fazeres, orgulhosamente apresentamos, como construção coletiva, a História da Pedagogia Teatral do Professor de Artes Cênicas na Secretaria de Educação da Cidade do Rio de Janeiro.

Professora Lêda Aristides

 

ATENÇÃO: clique na imagem para ter acesso ao caderno

 

 

 

Cadernos Sugestões Pedagógicas de Artes Cênicas

 

Prezado Professor, Prezada Professora,

Apresentamos o caderno Sugestões Pedagógicas de Artes Cênicas, com atividades que ilustram o uso aplicado das Orientações Curriculares de Artes Cênicas da Rede Municipal de Ensino.

As sugestões de atividades foram pensadas, estruturalmente, em seu passo a passo, a partir das habilidades e dos objetivos desta disciplina, apresentados nos diversos anos escolares.

Pelo fato de em 2016 a cidade do Rio de Janeiro ter sediado os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, as atividades sugeridas priorizam este tema, nas várias possibilidades de exercícios. No entanto, não pretende esgotar o trabalho com os alunos ou restringir a atuação do Professor. Ao contrário, as atividades podem e devem ser reeditadas conforme as demandas particulares de cada Professor e de cada escola.

O caderno propõe uma troca de saberes, que espera ser reinventado a todo momento.

Bom Trabalho!

Professora Gabriela Barboza Salgado Junqueira Kerr
Equipe de Artes Cênicas

 

ATENÇÃO: clique nas imagens para ter acesso aos cadernos

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 16/12/2016

Semeando Mudanças

Tags: semeando, mudanças, gdta.

 

 

 

Essa é a última edição do Periódico Semeando Mudanças, cujo tema "Transformação" norteará nossas reflexões.

 

Aproveitem a leitura e participem da nossa pesquisa de opinião, acessando abaixo o link da pesquisa.

 

 

 


Nesta edição, sugerimos leituras que farão refletir sobre as transformações que poderão nos levar a renovar planos e sonhos, na busca por uma vida de realizações.

No texto “O Animal Satisfeito Dorme” o autor Mário Sérgio Cortella mostra que o conhecimento move o mundo, que não nascemos prontos e que as experiências provocam uma constante mudança; para isso, é necessário não estagnar diante das dificuldades, mas encontrar as melhores saídas.

Dando sequência, Augusto Cury em “Aprender a Ser Feliz” retrata a busca pela felicidade ante a complexidade da vida e a inconstância do comportamento humano. Perpassa pela consciência e preparo para lidar com momentos antagônicos, aprendendo a extrair lições das experiências de sofrimento, dor, decepção e fracasso.

A parábola “As Três Peneiras de Sócrates” mostra a necessidade de filtrar o que realmente importa, de despertar a motivação que possibilita a transformação do Ser, de maneira a valorizar o que faz sentido, a mudar as nossas ações, pensamentos e comportamentos, propiciando a humanização na vida em sociedade.

Finalizamos a edição com a crônica “Natal Existencial” de Artur da Távola e a poesia “Ano Novo” do autor Ferreira Gullar.

Aos nossos leitores desejamos um Feliz Natal e que as sementes plantadas possam florescer no Novo Ano.

 

“Não basta aprender, o conhecimento deve ser visto como um instrumento de transformação da alma e do mundo, e a aprendizagem como o exercício inescapável de inspiração e transpiração. Deve ser absorvido, compreendido e retransmitido diariamente.” (Thomas Ubirajara Caldas de Arruda)
 

 

SEMEANDO MUDANÇAS - Projeto 3ª edição- Transformação

 

 PESQUISA - SEMEANDO MUDANÇAS


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 12/12/2016

Resolução 2009 - SMA

Tags: resolução, sma.

 

 

ATENÇÃO

As inscrições foram encerradas ontem, porém com um quantitativo aquém do esperado, por gentileza repassem a informação novamente aos seus setores e caso exista algum servidor com os requisitos abaixo e que não realizou inscrição, pedir para ligar, o mais rápido possível, para Ana Braga ramal 1610

IMPORTANTE: São requisitos necessários para a inscrição

a) ser ocupante de cargo efetivo das categorias funcionais de

Agente Auxiliar de Administração,

Agente de Administração

Administrador

b) não ter sido aprovado ou não ter participado do Nível Inicial, do referido programa em edições anteriores  

 

 

RESOLUÇÃO SMA nº 2009 de 08 de dezembro de 2016 (PUBLICADA NO DO DE 12/12/2016)

Prorroga o prazo estabelecido na Resolução SMA nº 2008, de 21/11/2016, na forma que menciona.

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

RESOLVE

Art. 1º Fica prorrogado, até o dia 15 de dezembro de 2016, o prazo de inscrição de servidores para o Nível Inicial do Terceiro Programa de Formação dos Agentes do Sistema Municipal de Administração.

Art. 2º A relação dos candidatos aptos a inicial o Programa a que alude o Art. 1º será publicada no Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro do dia 19 de dezembro de 2016.

Art. 3º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação


   
           



Yammer Share