A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 14 resultados para o mês de 'Novembro de 2015'

Segunda-feira, 30/11/2015

Calendário Escolar 2016

Tags: do, calendario.

 

 

 

RESOLUÇÃO SME N.º 1372, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2015


Institui o Calendário Escolar da Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2016 e dá outras providências.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e

CONSIDERANDO o disposto no inciso III, do artigo 12, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que prevê como incumbência dos estabelecimentos de ensino “assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas- -aula estabelecidas”, observando-se, para tanto, o que determina o inciso I do artigo 24, do referido diploma legal, e

CONSIDERANDO a excepcionalidade do ano de 2016 no qual acontecerão os XXVII JOGOS OLÍMPICOS na cidade do Rio de Janeiro, o que exige um conjunto de decisões estratégicas para o sucesso desse evento.

RESOLVE:

Art. 1.º Fica instituído, na forma dos Anexos que acompanham a presente Resolução, o Calendário Escolar para o ano de 2016, concernente à Educação Infantil, ao Ensino Fundamental e à Educação de Jovens e Adultos, nas Escolas Públicas do Sistema Municipal de Ensino.

Art. 2.º O Conselho de Classe (COC) será realizado dentro do período assinalado com A (Avaliação), destinando-se apenas um dia para cada grupo de turmas e garantindo-se o dia letivo para as demais turmas da escola.

Art. 3.º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.

 

Rio de Janeiro, 27 de novembro de 2016.
Regina Helena Diniz Bomeny

 

 

 

FONTE: D.O. Ano XXIX • No 174 • Rio de Janeiro 30 Segunda-feira, 30 de Novembro de 2015 (Páginas 30 e 31)

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/11/2015

Renovação de Matrícula do Previ-Rio Bilíngue

Tags: previ-rio, inglês.

 

 

 

Renovação de matrícula do Previ-Rio
Bilíngue começa no dia 1º de dezembro

 

Para renovar a matrícula no primeiro semestre de 2016 do dependente já participante do Previ-Rio Bilíngue, o servidor deverá imprimir a Carta Benefício, no endereço http://wpro.rio.rj.gov.br/previrio/beneficios/index.php. O prazo irá do próximo dia 1º de dezembro até 8 de janeiro de 2016. Após a impressão, o segurado poderá efetuar a inscrição do aluno no curso desejado, no período entre 7 de dezembro e 5 de fevereiro próximos.

A lista dos estabelecimentos participantes estará disponível na página do Instituto.

O Previ-Rio Bilíngue vem financiando, desde 2011, curso de inglês para dependentes de servidores municipais segurados do Instituto inscritos no programa. O projeto visou formar turmas plenamente capacitadas nesta língua estrangeira, a fim de ajudar o Rio a receber visitantes estrangeiros nos grandes eventos esportivos, como na última Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos de 2016.

 

 

Fonte: D.O. – Página 100 - Ano XXIX • Nº 173 • Rio de Janeiro - Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 25/11/2015

Informativo MultiRio - 25 de novembro

Tags: informativomultirio.

 

 

Multirio | News Ascom

MultiRio Siga-nos no Twitter
Clique

Como Assim? debate os desafios de formar as novas gerações

Você se considera pronto para a vida e capaz de preparar outras pessoas? O programa desta sexta-feira (27) destaca o desafio de formar crianças e jovens em um mundo em que as liberdades individuais, as novas tecnologias e as habilidades socioemocionais ganham cada vez mais espaços. Outra questão em pauta é como os responsáveis podem rever seus próprios conceitos para estar em sintonia com o que as novas gerações necessitam. O público pode participar do debate pelo Whatsapp 21 98909-1488 e pelo twitter @comoassim2015. Acompanhe a transmissão, ao vivo, às 14h, na BandRio e no canal 26 da NET.

Atitude Consciente traz para debate a doação de medula óssea

Para falar sobre o assunto, Lúcia Leme entrevista o Dr. Luis Fernando Bouzas, coordenador do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Entre os temas abordados pelo programa estão a conscientização sobre a importância da doação, os procedimentos necessários para realizar o cadastro no banco de medula e o passo a passo do transplante. Atitude Consciente vai ao ar no sábado (28), às 9h35, 15h35 e 21h35, na Web Rádio.

Medo infantil: um desafio para pais e educadores

Seja de monstros ou do escuro, o medo está presente na vida da criança. Especialistas comentam de que maneira os pais e a escola devem agir com seus filhos e alunos. Leia no Portal MultiRio.

Siga-nos no TwitterA MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio
MultiRio

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO

Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.

Tel: 1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria.multirio@rio.rj.gov.br
Receba nossa newsletter.

 

 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/11/2015

Seleção de Professores Para as Novas Escolas Bilíngues de 2016

Tags: circular, seleção, professores.

 

 

 

 

 

Circular E/SUBE/ nº 83
Rio de Janeiro, 18 de novembro de 2015.
Assunto: Processo de seleção de professores para o Programa Experimental de Escolas Bilíngues – Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

 

 

A Secretaria Municipal de Educação realizará um processo de seleção de professores para compor, em 2016, o quadro docente das novas escolas integrantes do Programa Experimental de Escolas Bilíngues, a saber:

• E/SUBE/CRE (05.15.501) CIEP Augusto Pinheiro de Carvalho;

• E/SUBE/CRE (10.19.046) Escola Municipal Professora Zulmira Telles da Costa


O Programa Experimental de Escolas Bilíngues, vinculado a alunos da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental visa à introdução de metodologia e práticas no cenário público educacional de escolas com ensino em duas línguas: Línguas Portuguesa e Inglesa.

Os professores interessados em participar do processo de seleção deverão observar os seguintes critérios:


a) ser Professor I ou Professor de Ensino Fundamental de Língua Inglesa, Professor II, Professor de Ensino Fundamental de Anos Iniciais ou Professor de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

b) estar disponível para cumprimento de jornada de 40 (quarenta) horas semanais, sendo 8 (oito) horas diárias. Os professores que não detenham matrícula sob o regime de 40 (quarenta) horas semanais terão sua jornada complementada por intermédio de dupla regência.

c) ter conhecimento da Língua Inglesa com capacidade de comunicação oral e escrita.

d) comprometer-se com a metodologia do Programa e com a política de pesquisa e de formação continuada a ser desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, como exigência para a qualificação da docência, de acordo com as especificidades da unidade escolar.

e) estar lotado nas E/CREs onde estão situadas as escolas participantes do Programa. Em caso de duas matrículas, ambas devem pertencer à mesma E/CRE.

Os professores interessados deverão inscrever-se no período de 19 a 26 de novembro de 2015, mediante preenchimento de formulário próprio on-line acessado pelo link http://goo.gl/forms/pTh7z221dR e submeter-se à:

a) avaliação escrita e oral de Língua Inglesa, no CASS, Rua Afonso Cavalcanti 455 – sala 350 – Cidade Nova, nas seguintes datas e horários, por E/CRE:

 

E/CRE Data  Horário 
Dia 30/11/2015    9h
10ª Dia 03/12/2015 9h

 

 

A avaliação de Língua Inglesa levará em conta os conhecimentos linguísticos e a fluência do candidato no idioma Inglês.

b) entrevista, em locais e horários a serem divulgados por meio de e-mail e/ou telefonema aos professores após análise dos resultados da etapa anterior.

A entrevista objetiva a identificação de elementos de convergência entre a prática pedagógica dos candidatos e o perfil desejado para atuação no âmbito do Programa Experimental Bilíngue.

Os professores aprovados no processo seletivo serão designados às escolas bilíngues da E/CRE de sua lotação, de acordo com o número de vagas disponíveis em cada uma delas.

O resultado final do processo de seleção será divulgado aos professores selecionados, por meio de e-mail e/ou telefonema indicando a data, o horário e o local de apresentação dos professores para a designação.

 

Atenciosamente,


Jurema Regina de Araújo Rodrigues Holperin
Subsecretária de Ensino
 

 

 

 

                            

 

 

 

 


   
           



Yammer Share