Rio Educa
A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 18 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Sexta-feira, 29/11/2013

Prorrogadas as Inscrições - Programa de Bolsas para Professores Regentes

Foram prorrogadas, até o dia 06/12/2013, as inscrições para o Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado para Professores Regentes da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

 

Para maiores informações acessem as páginas 61 e 62 do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro do dia 04/11/2013, através do link: http://doweb.rio.rj.gov.br/visualizar_pdf.php?edi_id=2225&page=1 ou entrem em contato através do endereço eletrônico: crepatsme@rioeduca.net ou pelo telefone 2253-1050.

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 29/11/2013

INFORMATIVO MultiRio - 29 de novembro

Tags: informativomultirio.

 


 

Multirio Web Rádio
Multirio

Web TV: Tempo de Estudar trata de radicais e áreas de figuras

Nas videoaulas desta semana, a série com conteúdos de Matemática para o 9º ano aborda radicais e áreas de figuras planas. Na segunda (2) e na terça-feira (3), os programas destacam a Álgebra com os assuntos de simplificação e propriedades dos radicais. A Geometria é o tema da quarta (4) e da quinta-feira (5), com o cálculo de áreas de figuras planas: retângulo, quadrado, paralelograma e triângulo. Os programas são apresentados pelos professores da Rede Municipal Gina Pereira (Ginásio Experimental Carioca Governador Carlos Lacerda) e Anderson de Oliveira (E.M. Mozart Lago). Tempo de Estudar vai ao ar de segunda-feira a domingo, às 10h30, com reapresentação a cada quatro horas, pela Web TV.

Curtas produzidos em sala de aula são tema de Tela Aberta

Os cineastas que mostram seu trabalho no programa são os alunos das escolas municipais. Nesta terça-feira (3), Tela Aberta recebe o professor da Rede Luiz Cláudio Motta Lima para uma conversa sobre os curtas-metragens produzidos nas escolas. Coordenador do Núcleo de Arte Grécia da EM Grécia (Vila da Penha), Luiz Cláudio Motta Lima compartilha detalhes e opiniões sobre o processo de concepção e filmagem dos curtas Garota do Mundo Virtual, A Recriação e Animais Brasileiros, exibidos durante o programa. Também está em pauta o projeto Cineclube Subúrbio em Transe, coordenado pelo professor e que visa estimular o gosto pelo cinema em lugares carentes de opções culturais. Tela Aberta vai ao ar na terça-feira, às 14h, na BandRio.

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel:1746/Fora RJ: (21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 27/11/2013

Estudo Dirigido como Guia de Estudo

Tags: professor.

O Estudo Dirigido elaborado pelo professor é um recurso que, além de facilitar o desenvolvimento da independência do aluno, desenvolve a aquisição de novos conceitos e conhecimentos.

 

O Estudo Dirigido pode ser aplicado a partir dos primeiros anos do Ensino Fundamental, desde que apresente roteiro e instruções de fácil entendimento e que contemple a faixa etária que será atendida.

 

Lançar mão de atividades e exercícios planejados através de Estudo Dirigido pode ser uma boa estratégia, principalmente por respeitar o ritmo individual de cada aluno - embora se desenvolva na maioria das vezes no ambiente coletivo de sala de aula.


 

Atividades de Estudo Dirigido realizadas também com auxílio da Internet na Sala de Informática.

 


Após lançamento dos conteúdos, de sua contextualização, dos exercícios de fixação, da revisão e de outras estratégias viabilizadas pelo professor em sala de aula, as atividades organizadas e apresentadas em forma de Estudo Dirigido oportunizam que o aluno demonstre a maneira como ele aprende. Isso porque exige a atividade direta do aluno e do professor e viabiliza o atendimento através das diferenças individuais. Afinal, sua função é agilizar a atividade, ajudando o aluno a aprender.


Alunos analisam uma pirâmide alimentar estabelecendo relação entre os alimentos que a compõem.


O Estudo Dirigido pode ser realizado tanto em casa como em sala de aula. Sua prática deve ser iniciada na presença do professor através de um roteiro, facilitando assim o processo de execução das tarefas, incentivando os alunos e fornecendo subsídios para que compreendam o objetivo e possam conquistar a autonomia necessária.

 

Independentemente do local onde seja realizada a atividade, após concluída, o acompanhamento do professor é indispensável para promover a troca de experiências no momento da correção. Este deve intervir quando necessário, avaliando não somente o que o aluno acertou, mas também auxiliando-o no planejamento futuro.    

 

Leia mais em Estudo Dirigido - Técnica pode ser usada em sala de aula e fora do espaço escolar.

 

Alunos estimulados participam ativamente no momento de correção.


Várias disciplinas e conteúdos podem se beneficiar das atividades propostas no Estudo Dirigido, desde que seus objetivos estejam bem definidos e de acordo com as Orientações Curriculares e PPP da Unidade Escolar. Deve existir, também, um roteiro claro e bem definido direcionado aos alunos.

 

As tarefas propostas num Estudo Dirigido também podem ser diversificadas, tais como:

 

. ler e interpretar um texto respondendo às perguntas;

. realizar experiências, observando, seguindo as etapas e fazendo anotações até a conclusão final;

. assistir a um filme ou documentário, anotando pontos principais (conforme orientação do professor);

. observar imagens (fotos e cartazes), estabelecendo relação e comparação;

. ler situações-problema (desafios), podendo expressar graficamente sua interpretação e conclusão sobre o proposto.

 

A utilização de tarefas em forma de Estudo Dirigido permitirão ao aluno aprender a estudar, pois sua organização se utiliza de roteiro seguindo tarefas operatórias que são aquelas que se referem à mobilização e ativação de operações mentais. Tudo isso para que a aprendizagem seja afetiva e efetiva, na qual o aluno necessitará realizar atividades mentais.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 26/11/2013

INFORMATIVO MultiRio - 26 de novembro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Educação em Rede aborda a promoção da saúde na escola

Ações de educação em saúde, construção de ambientes saudáveis e intermediação do acesso aos serviços de saúde são os principais eixos do Programa Saúde nas Escolas. Educação em Rede aborda o papel da escola não só na promoção da saúde nos cuidados e na prevenção, mas também no conhecimento do cidadão sobre sua saúde. O funcionamento do programa na EM Professor Afonso Várzea mostra como ele ocorre na prática. A forma como os professores podem desenvolver a temática em suas disciplinas e parcerias com postos e instituições de saúde também estão em debate. Carla Ramos recebe as coordenadoras do Programa Saúde nas Escolas, Maria das Dores do Amaral (pela SME) e Dilma Cupti (pela Secretaria Municipal da Saúde). Educação em Rede vai ao ar na quarta-feira (27), às 14h, na BandRio.

MultiRio Esporte Clube explica o que é o goalball

A modalidade paralímpica é exclusiva para deficientes visuais e, jogada com as mãos, tem o objetivo de acertar o gol adversário. O para-atleta Wanderson Silva Ferreira, de 19 anos, conversa com Lica Oliveira sobre a prática do goalball, as regras e o cenário nacional e internacional do esporte. Wanderson Silva Ferreira é da seleção brasileira masculina de goalball e fala também das expectativas para as Paralimpíadas no Rio em 2016. A rotina de treinamento dos atletas e o comportamento da torcida durante as partidas são outros assuntos abordados. MultiRio Esporte Clube é transmitido na quarta-feira (27), às 10h, 14h, 18h e 22h, via Web Rádio (multirio.rj.gov.br/webradio).

Cidade de Leitores aborda laços entre dança e literatura

O enlace de linguagens artísticas é o tema do programa desta quinta-feira (28), no qual Leila Richers recebe a coreógrafa e pesquisadora da UFRJ Marina Martins e o diretor David Meyer. O livro Dança ao Pé da Letra: Do Romantismo à Belle Époque Carioca é a recente obra de Marina Martins, que mostra um estudo de textos literários e teatrais cujo enredo inclui a dança. David Meyer realizou o documentário A Alma da Gente com o Corpo de Dança da Maré, que reúne 60 jovens da comunidade sob a coordenação do coreógrafo Ivaldo Bertazzo. A dança como tema literário ou via de construção do personagem e a formação de “cidadãos dançantes” são alguns dos pontos abordados no programa. Cidade de Leitores vai ao ar na quinta-feira, às 14h, na BandRio.

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra no Portal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail para multiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
(21) 3460-1746 • ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share