A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 14 resultados para o mês de 'Outubro de 2013'

Quarta-feira, 30/10/2013

Monitoria em Sala de Aula

Tags: professor, saladeaula.

O trabalho de monitoria desenvolvido pelo professor em sala de aula em parceria com os alunos tem como principal objetivo facilitar o processo de ensino-aprendizagem, auxiliando a relação professor-aluno e desenvolvendo atitudes cooperativas.

 

Buscando o atendimento dos alunos dentro das suas diversidades em sala de aula, o trabalho de monitoria visa desenvolver e estimular tanto os alunos monitores quanto aqueles que são atendidos pela monitoria paralelamente ao trabalho do professor.

 

Independentemente da disciplina que se propõe à prática da monitoria, é fundamental levar em consideração o planejamento e o estabelecimento de objetivos claros e específicos, que devem ser discutidos com a turma. Para a escolha dos monitores, vários aspectos devem ser considerados, dentre eles: maturidade, conhecimento do conteúdo e abordagem clara para com os colegas.

 

 

Atividade de monitoria em Matemática realizada pela aluna com a supervisão da professora.

 

As atividades de monitoria devem ser gradativamente introduzidas na rotina escolar, pois, se mal planejadas e mal orientadas, podem trazer resultados inesperados e aquém das expectativas e dos objetivos propostos.

 

A escolha de monitores precisa ser feita com cautela, pois, além de dominar o conteúdo, os alunos precisam desenvolver certa maturidade para a compreensão de que o trabalho deles é ajudar e orientar, e nunca fazer o trabalho para o colega!

 

 

Alunos da E. M. Vice-Almirante Paulo de Castro envolvidos em atividades colaborativas.

 

Não existe “receita pronta”, regras a serem seguidas pontualmente para que esse tipo de prática funcione.

 

O professor tem que levar em conta a realidade de sua turma e em que momento a monitoria o auxiliará.

 

Cuidados para que se tenha sucesso:

  • maturidade; 
  • prontidão;
  • definição de quais conteúdos necessitam de reforço e se os alunos escolhidos estão aptos;
  • criação de grupos pequenos para serem monitorados rendem mais;
  • orientação e “monitoramento” dos monitores;
  • rodízio entre os monitores, procurando contemplar as diversas áreas do conhecimento;
  • uma vez introduzida a prática, que se torne uma constante;
  • feedback à equipe pedagógica sobre as atividades desenvolvidas, os resultados, apresentando os aspectos positivos e os negativos que deverão ser analisados com propostas de mudanças.

 

As atividades de monitoria favorecem a interação, criam vínculos, estabelecem confiança entre professor e alunos e, principalmente, entre os próprios alunos.

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/10/2013

Informativo MultiRio - 30 de outubro

Tags: informativomultirio.

 

Multirio Web Rádio
Multirio

Cidade de Leitores debate o cinema de animação brasileiro

Na semana do Dia Internacional da Animação (28 de outubro), o programa celebra a arte, quase centenária no Brasil, que encanta crianças e adultos. O cinema de animação brasileiro tem grande potencial cultural e seu percurso foi marcado por descontinuidades, mas chega aos dias atuais entre as grandes produções mundiais. Para falar sobre essa trajetória, Leila Richers entrevista o cineasta Antônio Moreno, professor da UFF e especializado em animação, e o documentarista Eduardo Calvet. Moreno é autor do livroA Experiência Brasileira no Cinema de Animação, que conta a história dessa arte no país, e Calvet realizou o longa-metragemLuz, Anima, Ação, sobre a saga dos animadores brasileiros e que traz imagens e depoimentos de profissionais daárea.Cidade de Leitoresvai ao ar na quinta-feira (31),às 14h, na BandRio.

 

O indivíduo e a ação pelo coletivoé tema deCidade Integrada

O programa debate como pessoas se dedicam a criar projetos para transformar a coletividade a partir de uma motivação pessoal. Em estúdio, a apresentadora Vera Barroso recebe Elisa Reis, socióloga da FGV e professora da UFRJ, e o ator e escritor Marcus Faustini, criador da ONG Agência de Redes para Juventude.Cidade Integrada apresenta o trabalho da grafiteira Panmela Castro, considerada uma das 150 mulheres mais influentes no mundo em 2012.  Após sofrer agressões do ex-marido, a artista plástica resolve criar um projeto social, a Rede Nami, no Catumbi, que busca conscientizar a mulher na luta contra a violência doméstica. Outros projetos que beneficiam a coletividade e seus impactos na criação de políticas públicas também estão em pauta.Cidade Integrada vai ao ar na sexta-feira,às 13h, nocanal 14 da NETe na Web TV(multirio.rj.gov.br/webtv). Mande sua questão para o e-mailcidadeintegrada@multirio.rio.rj.gov.br, via Skype cidade.integrada ou ligue (21) 2535-4407.

 

 

Siga-nos no Twitter

A MultiRio não tem um perfil oficial no Facebook. Informações sobre a Empresa você encontra noPortal MultiRio e na nossa página no Twitter. Se você já faz parte desta rede social, seja um seguidor: twitter.com/multirio.

RIO PREFEITURA | EDUCAÇÂO |
MULTIRIO Secretaria Municipal de Educação
MultiRio - Empresa Municipal de Multimeios

Para não receber mais este informativo,
envie e-mail paramultiriocomunica@multirio.rio.rj.gov.br.
Tel: 1746/Fora RJ:(21) 3460-1746•ouvidoria multirio@rio.rj.gov.br

 

Siga-nos no
Twitter Portal
Multirio

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 25/10/2013

Provas de Produção Textual

Tags: recursospedagógicos.

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 23/10/2013

Fique Ligado no SkyDrive

Tags: professor, mídias.

 

O Skydrive é um serviço (software) de armazenamento de arquivos em nuvens da Microsoft, que permite guardar arquivos na internet de maneira pública ou privada.

 

Através da conta de e-mail Rioeduca, você pode ter acesso ao SkyDrive, bastando para isso acessar com mesmo login e senha. 

 

É importante lembrar que desde o dia 30 de agosto vem ocorrendo a migração do e-mail Rioeduca, que agora é acessado através do endereço http://mailoffice365.com

 

 

Mais informações em: Rioeduca - Programa e Ações.

 

 

O Skydrive é um serviço que visa facilitar o acesso e o compartilhamento de arquivos sem a necessidade destes estarem em um pendrive, ou termos que necessariamente, carregar nossas máquinas.

 

Com o Skydrive, os arquivos ficam armazenados em nuvens podendo ser acessados através de qualquer computador com acesso à internet.

 

Assista ao vídeo tutorial: Como usar o SkyDrive.

 

 

Trata-se de uma ferramenta de utilização simples que possui três pastas: documentos, imagens e públicos. O usuário também pode criar outras pastas.

 

Uma opção interessante é o compartilhamento dos arquivos (fotos, documentos, planilhas) do SkyDrive com qualquer outra pessoa, através da opção “públicos”.

 

Há também a possibilidade de sincronizar os seus arquivos existentes no computador, laptop, tablet e até smartphone com a nuvem através da instalação do software nos aparelhos.

 

 

Sincronização dos arquivos de computadores, tablets e smartphones para SkyDrive.

 

Experimente o SkyDrive! Maior facilidade na sincronização de seus projetos, planejamentos, provas e exercícios, com acesso via web!

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal
e colaboradora do Portal Rioeduca
E-mail: taisduarte@rioeduca.net


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share