A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.
Retornando 10 resultados para o mês de 'Janeiro de 2013'

Terça-feira, 29/01/2013

Volta às Aulas

Volta às aulas

 

O início do ano letivo traz expectativas tanto para professores quanto para alunos. Organizar o acolhimento é fundamental para garantir um bom ambiente de convivência.


 

 

 

Para muitos alunos, o primeiro dia de aula é também um momento para encarar novos desafios como, por exemplo, a mudança de turma ou até mesmo a transferência de escola. É comum, então, sentir certa ansiedade ou, até mesmo, insegurança. O importante é criar um ambiente acolhedor, onde todos se sintam pertencentes ao espaço escolar.

 

Planejar a Volta às Aulas

 

No planejamento, o acolhimento deve ser cuidadosamente organizado. Não apenas visando a integração dos novos alunos, mas, também, dos antigos. A volta às aulas pode ser uma boa oportunidade para promover a troca de experiências vivenciadas durante as férias.


 

Normalmente, todos querem contar as novidades. As histórias podem ser compartilhadas de forma escrita, por meio de desenho, fotos, da criação de cartão-postal e até mesmo de um filme de curta metragem. 

 

Para facilitar a integração dos alunos nos primeiros dias de aula, há várias estratégias que o professor pode lançar mão. Vale a pena, por exemplo, organizar uma visita ao espaço escolar, conversar e tirar dúvidas ou preparar atividades em que a interação possa acontecer de forma espontânea e prazerosa.

 

Experimente planejar ações diferenciadas para receber a garotada e depois avalie se elas repercutiram de forma positiva no ambiente da turma.

 

Acolher em todas as idades

 

 

 

Não há idade para o acolhimento. Os alunos de qualquer segmento precisam ser acolhidos. Esse momento deve ser baseado em um olhar sensível e em uma escuta atenciosa, procurando estabelecer um vínculo com quem irá compartilhar com você um ano de sua vida.

 

Afinal, acolher é muito mais do que adaptar. É um gesto afetivo e de aceitação do outro. Significa estabelecer relações de respeito, colaboração, solidariedade e cumplicidade. Daí ser um momento tão importante no planejamento do professor.

 

Lembre-se, ainda, de envolver as famílias nas ações de acolhimento. Elas também podem estar ansiosas com a adaptação do filho ou da filha à nova turma ou à escola. As famílias são muito diferentes uma das outras. É importante buscar conhecê-las e integrá-las à escola, visando, com isso, o compartilhamento da responsabilidade da educação da criança.

 

Luciana Bessa é professora da Rede Municipal e colaboradora do Blog de Professores

lucianabessa@rioeduca.net

Blog do Professor

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 29/01/2013

Semana de Capacitação - de 4 a 7 de fevereiro

Tags: capacitação.

 

 Na Semana de 4 a 7 de fevereiro, nossos professores estarão envolvidos na Semana de Capacitação

 

São, ao todo, 59 cursos oferecidos para a rede. 

Verifique na planilha que segue o calendário completo dos cursos que serão oferecidos, bem como, seus procedimentos de inscrição.

 

Este ano a "prata da casa" estará à frente das formações nas disciplinas específicas, ou seja, professores da própria rede irão compartilhar seus conhecimentos e trocar experiências com os colegas. Também serão utilizados recursos como os cadernos pedagógicos e a Educopédia – plataforma online colaborativa de aulas digitais.

 

As capacitações serão oferecidas nas próprias áreas de abrangência das Coordenadorias Regionais de Educação. Já os professores de 1º, 2º e 3º ano terão a formação na escola.

 

Clique na Imagem e Faça o Download do Calendário em PDF:

 

 

Ou se preferir, clique aqui e abra o link

 

Saiba mais sobre esta ação:

 

O objetivo da Semana de Capacitação é promover a atualização curricular e investir na formação dos professores. É uma ótima oportunidade para trocar experiências e conhecimentos com outros professores.

 

A Semana de Capacitação é uma ação conjunta da Escola de Formação do Professor Carioca – Paulo Freire e do Gabinete da Secretaria Municipal de Educação.

 

CONTATOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO PAULO FREIRE

Portal

Twitter

Email: epfsme@rioeduca.net

 

ATENÇÂO!!! O Portal Rioeduca não é responsável pelo quantitativo de vagas oferecidas, sendo apenas parceiro na ação. Apenas três das 59 inscrições foram realizadas através do Portal Rioeduca:

 

Capacitação - Professores de Espanhol - Atualização no Ensino de Língua Espanhola (VAGAS ESGOTADAS)

Capacitação - Professores de Artes - Conhecer as Ações do MAR e da Escola do Olhar (VAGAS ESGOTADAS)

Capacitação - IHA - Curso de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade 

(VAGAS ESGOTADAS)

(MAIS INFORMAÇÕES SOBRE VAGAS E INSCRIÇÕES DIRETAMENTE COM IHA)

 

INFORMAÇÕES SOBRE OUTROS CURSOS, INCLUINDO EDUCAÇÃO FÍSICA, SOLICITAMOS ENTRAR EM CONTATO COM A ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA PAULO FREIRE ATRAVÉS DOS CAMINHOS SUPRACITADOS OU DOS TELEFONES: 

(21) 2253 4387 ou (21) 2253 0312

 

 

 

                               

 

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 23/01/2013

Dupla Regência e Acesso ao E-mail Rioeduca

Tags: professor.

 

A partir deste ano, os procedimentos para realização da Dupla Regência mudaram.
Tanto PI quanto PII deverão fazer a inscrição pela internet.

 

 

As inscrições para a Dupla Regência em 2013 começaram nesta segunda-feira, dia 14 de janeiro, e acontecerão durante todo o ano através do http://portalsme.rioeduca.rio.gov.br, que é o endereço do sistema Escola 3.0.

 

 

 

 

 

Etapas a serem seguidas no cadastro para Dupla Regência:

 

 

  • No primeiro acesso ao sistema Escola 3.0, o professor deverá inserir o número do seu CPF nos campos "Usuário" e "Senha". Em seguida, será direcionado para mudança de senha.

  • Caso tenha esquecido a senha, após inserir o CPF em usuário, o professor clicará em “Esqueceu sua senha?”. Assim, o sistema encaminhará um e-mail de "Recuperação de Senha" do Escola 3.0 para o seu e-mail Rioeduca.

 

 

ATENÇÃO: É de fundamental importância que o professor tenha o seu e-mail do portal Rioeduca e sua senha - já fornecidos pela escola.

 

Problemas no acesso ao e-mail Rioeduca

 

Em caso de problemas com seu acesso à conta de e-mail Rioeduca, leia as dicas desta postagem Solução de Problemas de sua Conta de Email Rioeduca ou entre em contato com o HELPDESK no número acima.
  

Utilize o MANUAL DA DUPLA REGÊNCIA para auxiliar na inscrição.


 

 

 

Não esqueça, leia o tutorial do MANUAL DA DUPLA REGÊNCIA com muita atenção até o final, antes de iniciar a sua inscrição.

 

Será através do seu e-mail Rioeduca que você receberá a informação de que foi indicado e terá até dois dias para confirmar se deseja ou não preencher a vaga indicada.

 

ESTA CONFIRMAÇÃO SERÁ ATRAVÉS DO Escola 3.0.

 

Boa sorte!

 

 

Taís Ferraz Duarte é Professora da Rede Municipal

e colaboradora do Portal Rioeduca.

E-mail: taisduarte@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 22/01/2013

Rotina sem Repetição

Rotina sem Repetição

"Todo dia ela faz tudo sempre igual:
Me sacode às seis horas da manhã,
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã"

 

A música “Cotidiano”, de Chico Buarque, mostra o quanto a rotina diária é monótona.

Mas é possível evitar que o dia a dia na escola não seja tão repetitivo?

 

 

A rotina é fundamental para a organização da escola. Ela é estruturante ao oferecer para alunos e professores segurança a partir da previsão do que vai acontecer.

 

Já a repetição é monótona e uma das principais causas do desinteresse do aluno. Quando o professor pauta seu trabalho em objetivos claros e definidos, a rotina serve para nortear a prática. Quando isso não acontece, as aulas normalmente se transformam em uma sequência de atividades sempre iguais e sem significado.

 


A rotina bem elaborada orienta a prática do professor e otimiza o tempo. O trabalho rende e os alunos também aprendem a se organizar melhor. A elaboração das ações diárias envolve a definição de prioridades, escolhas e constante planejamento.

 

Mas, atenção! Os alunos aprendem mais e melhor quando podem definir, junto com o professor, as tarefas diárias. Então, experimente reservar um tempo de sua aula para ouvi-los.

 

 

Desligue o piloto automático!

 

 

 

Parte do sucesso de uma ação pedagógica depende da inovação e, para isso, é preciso buscar sempre uma nova rotina. É fácil cair na armadilha de aproveitar planejamentos dos anos anteriores ou mesmo usar aquela velha matriz de exercício.

 

Afinal, o dia a dia na escola é sempre muito corrido e fazer diferente requer tempo para pesquisar. No entanto, isso pode fazer toda a diferença na sua prática e na aprendizagem dos alunos.

 

Onde havia repetição, agora tem criatividade!

 

 

 

Para não correr o risco de cair na repetição, a professora Andréa Malta, do EDI Prof.ª Miltolina da Silva, 6ª CRE, desenvolveu com sua turma de educação infantil, em 2012, o projeto “Colorindo a Rotina”. A ideia era pensar nas cores como ponto de partida para trabalhar a rotina, tornando o cotidiano mais colorido e diversificado.

 

Se a ideia de sequência permite à criança, em particular a bem pequena, se relacionar com o passado, a duração possibilita lidar com o que ainda estar por vir. Pensando nisso, o EDI Professora Beatriz de Souza Madeira desenvolveu no ano passado o projeto “Hoje é 6ª Feira, Dia de Alegria”. O objetivo foi trabalhar os dias da semana. Durante o desenvolvimento do projeto, as crianças descobriram que a sexta-feira era véspera do final de semana e dia de apresentar um trabalho diferente para os colegas.

 

E você? Como pretende diversificar sua rotina de trabalho em 2013?

 

Luciana Bessa

lucianabessa@rioeduca.net

Blog do Professor

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share