A A A C
email
Dicas, prática pedagógica, troca de experiências.

Segunda-feira, 21/08/2017

Programa Professores Pesquisadores em Rede

Tags: pesquisador.

 

NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DOCENTE E NA CONSTITUIÇÃO DE UMA CULTURA PROFISSIONAL QUE FAVOREÇA O DIÁLOGO COM OS CONHECIMENTOS DECORRENTES DOS PROCESSOS DE PESQUISA, 

O CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – ANÍSIO TEIXEIRA, DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA PAULO FREIRE – CONVIDA OS PROFESSORES DESTA REDE MUNICIPAL DE ENSINO A PARTICIPAREM DO



PROGRAMA PROFESSORES PESQUISADORES EM REDE


OBJETIVOS:

1.Instituir uma Rede de professores pesquisadores, mestrandos, mestres, doutorandos, doutores e pós-doutores que participem e proponham pesquisas que produzam conhecimentos sobre, e para, a Rede Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro.

2.Promover a publicação dos resumos das teses e dissertações de Professores Mestres e Doutores no Guia Digital de Mestres e Doutores da Rede, uma Publicação do Centro de Referência da Educação Pública da Cidade do Rio de Janeiro-Anísio Teixeira.

3.Promover seminários, palestras, mesas redondas, encontros e rodas de conversas de forma a permitir a socialização dos conhecimentos produzidos pelos professores da Rede, valorizando-os como autores.

4.Promover a publicação de textos e artigos em periódicos, livros e materiais didáticos a serem produzidos e distribuídos para a Rede.

5.Incentivar a apresentação/publicação de pesquisas, de conhecimentos e de metodologias produzidos por professores da Rede em seminários, em congressos, em reuniões anuais e outros eventos acadêmicos.

 

 

Para participar acesse os links: 

 

FORMULÁRIO: https://goo.gl/Qgies1

 

AUTORIZAÇÃO: https://goo.gl/DkYhyF

 

ATENÇÃO: A autorização deverá ser assinada, digitalizada e enviada para o E-mail crepatsme@rioeduca.net


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 21/08/2017

Edital do Programa Orquestra nas Escolas

Tags: do, edital programa, orquestra sinfônica.

Secretaria Municipal de Educação

 

EDITAL SME N.º 6, DE 16 DE AGOSTO DE 2017 DISPÕE SOBRE O PROGRAMA ORQUESTRA NAS ESCOLAS E SOBRE A FORMAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL CARIOCA E REGULAMENTA O PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO QUE INTEGRARÃO A ORQUESTRA SINFÔNICA.

 


O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor torna público o PROGRAMA ORQUESTRA NAS ESCOLAS, que tem, por objetivo fortalecer as ações de Educação Musical desenvolvidas na Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro, através de atividades oferecidas no contraturno e pós-turno escolar, com oficinas de instrumentos musicais e formação de orquestra e grupos. O Programa prevê, ainda, além da criação da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, a realização de um calendário de concertos e outras programações culturais em teatros e em espaços culturais.


1- DA CRIAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL CARIOCA – OSJC

1.1- A criação da Orquestra constitui um dos objetivos do Programa e será composta por alunos da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino, que receberão aulas de instrumentos musicais de professores especialistas, além de atividades de prática de conjunto.

1.2- Os alunos selecionados para a composição da Orquestra receberão uma bolsa incentivo em face de sua dedicação às atividades da orquestra.


2- DA COMPOSIÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA JUVENIL CARIOCA

2.2- A Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca será composta por alunos da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro a serem selecionados de acordo com os critérios fixados neste Edital.


3- DO PROCESSO DE SELEÇÃO

3.1- Poderão participar do processo de seleção alunos regularmente matriculados nas unidades escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, com idade entre 10 e 17 anos, que estejam cursando turmas do 5º ao 9ºano e, que toquem algum dos instrumentos musicais oferecidos no Programa.

3.1.1- Os instrumentos oferecidos são: 

- violino
- viola
- violoncelo
- contrabaixo acústico
- flauta transversal
- clarinete
- trompete
- trombone
- percussão

3.2- As vagas a serem oferecidas, por instrumento, são as relacionadas no quadro a seguir:

3.3- A seleção de alunos obedecerá as seguintes etapas:

3.3.1- 1ª etapa: análise de vídeos

Os alunos interessados deverão enviar para o endereço de e-mail orquestranasescolas@gmail.com, um link de vídeo no YouTube, tocando uma música de livre escolha, de curta duração (3 a 4 minutos), de repertório pertencente ao instrumento executado.

3.3.2- 2ª etapa: audição presencial

Os alunos selecionados para a audição deverão apresentar:

- uma música de livre escolha (clássica ou popular);
- uma escala maior (1 oitava);
- breve leitura à primeira vista de trecho musical, selecionado pela banca.

3.3.3- As atividades relativas a esta etapa serão realizadas:

Local: Escola de Formação do Professor Carioca- Paulo Freire – E/EPF
Av. Presidente Vargas, n.º1.314- Centro
Data: 01 de setembro de 2017 às 15h

3.4- Da INSCRIÇÃO

A Inscrição será realizada, única e exclusivamente, pela internet, através do e-mail: orquestranasescolas@gmail.com, no período de 17/08 a 28/08/2017, em consonância com o disposto nos subitens 3.31 e 3.32 . O link do vídeo tem que estar na plataforma YouTube.

 

4- DA BOLSA AUXÍLIO

Como forma de incentivo, em face de sua dedicação às atividades da orquestra, os alunos selecionados nas etapas descritas neste Edital receberão uma bolsa auxílio, no valor de R$200,00 (duzentos reais), vale- transporte ( para o aluno e para o seu acompanhante) e lanche nos dias em que estiver nas atividades propostas no Programa Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

 

5- DAS ATIVIDADES

Os alunos selecionados para a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca receberão aulas de instrumentos musicais, de teoria musical, de solfejo e de prática de orquestra.

5.1- As Atividades serão realizadas:

Quartas-feiras, das 15h às 18h
Aula de Instrumento, Ensaio de Naipe, Teoria Musical e Solfejo.
Sextas-feiras: das 15h. às 18h.
Prática de Orquestra

5.2- Local das aulas:
A definir


Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2017


CÉSAR BENJAMIM
Secretário Municipal de Educação


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 18/08/2017

RESULTADO do Processo Seletivo para Curso - Elaboração de Itens para Avaliações de Rede

Tags: curso, avaliação, rede.

 

 

ATENÇÃO: RESULTADO DE MATEMÁTICA

 

 

 

_____________________________________________________________________________________

 

 

A E/SUBE/CED/GAV – Gerência de Avaliação convida para o processo seletivo de professores para participar do Curso sobre Elaboração de Itens para Avaliações de Rede.

 


O Curso “Elaboração de Itens para Avaliações de Rede” visa à formação de professores em elaboração de itens de Língua Portuguesa e Matemática para avaliações do Ensino Fundamental, com resultados expressos por meio de escala de proficiência.

O Curso faz parte da atividade 2.2.2.1.2 - Implementação do Banco de Itens para as avaliações bimestrais nas escolas de Ensino Fundamental cariocas – do Projeto Rio de Excelência.


1. OBJETIVOS DA SELEÇÃO

Selecionar professores I ou II, com formação em Língua Portuguesa ou em Matemática, no mínimo em grau de Licenciatura, para apropriar-se de tecnologia de elaboração de itens para testes, a ser implementada na Rede Pública Municipal de Ensino.

 

2. PRÉ-REQUISITOS

  • Ser professor I ou II da Rede Pública Municipal de Ensino da Cidade do Rio de Janeiro;
     
  • Ter formação superior completa com, no mínimo, Licenciatura em Língua Portuguesa ou em Matemática;
     
  • Ter experiência de pelo menos três anos no magistério municipal em regência de turma, com comprovação;
     
  • Ter disponibilidade para frequentar o curso integralmente e realizar oficinas sobre essa tecnologia em sua Coordenadoria Regional de Educação, nas seguintes datas: - Curso – Presencial: das 8h às 17h de Língua Portuguesa: 16 e 23 de agosto e Matemática: 23 e 30 de agosto; Curso a distância de: 30 de agosto a 20 de outubro, com dois encontros presenciais a serem agendados.  Os participantes deverão produzir, durante o curso, 50 itens cada um.
     
  • Ter conhecimento e experiência na integração de novas tecnologias à educação;
     
  • Assumir o compromisso de produzir itens e de realizar ações de formação na SME por dois anos após o término do curso.
     
  • Comparecer ao curso munido do seguinte material: laptop (para os dois cursos) e textos com fonte para uso em itens (para Língua Portuguesa) e materiais ilustrativos (gráficos, figuras geométricas etc.) com fonte (para Matemática).


Obs.: Os textos devem ser: não datados; de diversos gêneros (crônicas, contos, científicos. HQs, cartas, bilhetes, poemas, notícias etc.); sem qualquer conteúdo discriminatório. Textos da internet, só com link e de autor de valor reconhecido. Não podem ser usados textos de livros didáticos.

 

3. INSCRIÇÃO

3.1 Será realizada no período de 31 de julho a 11 de agosto de 2017, no site www.rioeduca.net, com o preenchimento do Formulário de Seleção. 

3.2 Feita a inscrição, o candidato deverá enviar currículo, em Word ou pdf, para gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net. No assunto do e-mail, escrever: CURSO DE ELABORAÇÃO DE ITENS – CURRÍCULO DE _____________________ (colocar nome completo).

3.3 No dia da assinatura do Termo de Compromisso, deverá apresentar a comprovação do descrito no currículo resumido.


4. VAGAS

 

5. CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO

5.1 Os candidatos às vagas de professor regente serão avaliados por meio de currículo resumido, destacando-se formação e experiência na área de Língua Portuguesa ou Matemática, com valor total de 10 pontos.

5.2 A Gerência de Educação indicará, por e-mail, dentrodo prazo de inscrição, professores de sua equipe, desde que atendam aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital. Caso não possuam, a Gerência de Avaliação chamará professor dentre os regentes concorrentes para ocupar a vaga.

5.3 A Gerência de Avaliação indicará seus professores e convidará outros do Nível Central, desde que atendam aos pré-requisitos expressos no item 2 deste Edital.

 

6. PONTUAÇÃO

Obs.: No item 1, computa-se apenas a pontuação da maior titulação; no item 2, a de maior tempo.

 

7. RESULTADOS

7.1 A nota final será a pontuação da avaliação do currículo. Em caso de empate, serão observados os seguintes critérios, nessa ordem:

a) Maior nível de formação na área: Língua Portuguesa e Matemática;

b) Maior tempo de regência de turma na disciplina, na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro;

c) Maior tempo de experiência comprovada em elaboração de itens de Língua Portuguesa ou Matemática para avaliações de rede.

7.2 Será classificado, em cada disciplina, o candidato de maior pontuação na CRE. Caso não haja candidato em alguma CRE, será classificado o de maior pontuação geral que ainda não tenha sido selecionado.

7.3 O resultado final será divulgado no Portal Rioeduca na segunda semana de outubro.

7.4 Os candidatos aprovados no processo de seleção receberão e-mail, informando data e local para entrega dos documentos e assinatura de Termo de Compromisso.

 

8. DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O presente processo seletivo terá validade de julho a dezembro de 2017.

 

9. RECURSOS

Não caberá qualquer recurso de revisão.

Observação: Os casos omissos serão avaliados pela Coordenação da Atividade 2.2.2.1.2.

 

Dúvidas, solicitamos enviar e-mail para gerenciadeavaliacao.sme@rioeduca.net

 

 

Agradecemos o seu interesse.

 

Atenciosamente,

Antonio Augusto Alves Mateus Filho

Assessor II da E/SUBE


 

Acesso ao documento publicado através do link: EDITAL SELEÇÃO PARA CURSO ELABORAÇÃO DE ITENS PARA AVALIAÇÕES DE REDE 2017


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 17/08/2017

CICLO DE PALESTRAS: Conversas Pedagógicas

Tags: palestras, crep.

 

ATENÇÃO PROFESSORES AS INSCRIÇÕES FORAM PRORROGADAS 

 

Para acesso as inscrições, clique na imagem ou no link abaixo

 

 

O CENTRO DE REFERÊNCIA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO – ANÍSIO TEIXEIRA, DA ESCOLA DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR CARIOCA PAULO FREIRE, DIVULGA:


Tendo em vista as ações do Programa Anual de Bolsas de Estudos de Mestrado e Doutorado/2017, convidamos a comunidade escolar a participar, em agosto/setembro, do


CICLO DE PALESTRAS: conversas pedagógicas.


Buscamos compartilhar saberes sobre variados temas, que constituem objeto de estudo dos Professores Pesquisadores, integrantes do Programa, visando o enriquecimento das Práticas Pedagógicas da nossa Rede e o reconhecimento de nossos professores como pesquisadores e autores.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 


INSCRIÇÕES 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share