A A A C
email
Dicas e sugestões para toda família.

Sábado, 23/09/2017

Dia 26 de setembro - Dia Nacional do Surdo

 

 Dia 26 de setembro - Dia Nacional do Surdo, instituído pela Lei Nº 11.796 de 29/10/2008 .

 

Dia em que a comunidade surda brasileira comemora seu dia, o seu Setembro Azul. A data tem como marco a fundação da primeira escola de surdos no Brasil, o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES, pelo então imperador do Brasil D. Pedro II, junto ao professor francês, surdo, E. Huet.

É uma data cujo objetivo principal está em refletir sobre os direitos e inclusão das pessoas surdas, surdocegas e/ou com deficiência auditiva na sociedade, principalmente na educação bilíngue que propomos na rede.

Que este dia seja de festa e comemorado nas instituições escolares como um momento de divulgação da Libras - Língua Brasileira de Sinais e da cultura surda, inserida na comunidade escolar.

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 11/09/2017

Inscrições para a Orquestra nas Escolas vão até 13 de setembro

Tags: orquestra, alunos.

 

O prazo de inscrição dos interessados em tocar um instrumento na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca foi prorrogada até 13 de setembro. Os alunos da rede municipal de ensino com idade entre 10 e 17 anos, que estejam cursando do 5º ao 9º ano, podem se candidatar a uma das 50 vagas oferecidas pelo programa Orquestra nas Escolas, que oferecerá aulas de instrumentos, teoria musical e prática de orquestra.

Os candidatos devem ter algum conhecimento nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, trombone, trompete e percussão.

Os selecionados receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 200, mais vale-trasporte (também para acompanhante) e lanche. O candidato deve enviar o link de um vídeo de 3 a 4 minutos de duração, contendo uma música de livre escolha para o email : orquestranasescolas@gmail.com.

Será necessário participar de uma segunda etapa de seleção, que consiste numa audição presencial de avaliação do estudante, a ser realizada no dia 15 de setembro. A ação é de iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o ProjetoSom+Eu e pretende formar músicos para a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca.

 

FONTE: http://prefeitura.rio/web/sme/exibeconteudo?id=7278820


   
           



Yammer Share

Postado por Ver Comentários (1)

Terça-feira, 29/08/2017

Matrícula na EJA

Tags: eja, .

 

SME Convoca jovens para concluírem o Ensino Fundamental pelo Programa de Educação de Jovens e Adultos

 

O Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA da Rede Pública do Sistema Municipal de Ensino da Cidade Rio de Janeiro, tem por objeto o atendimento aos jovens e adultos com 17 anos ou mais que não concluíram o Ensino Fundamental. São admitidos no Programa jovens de 15 e 16 anos, em casos específicos, que devem ser avaliados criteriosamente pelas Coordenadorias Regionais de Educação.

O PEJA é oferecido em 132 escolas distribuídas em 80 bairros da Cidade, além de 2 escolas exclusivas de EJA no formato semipresencial: o Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Maré e o Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos - CREJA.

O CREJA oferece ainda Educação à Distância.

Matrículas abertas durante todo o ano. Maiores informações pelos telefones: 2976-2292 e 2976-2307.
 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 25/08/2017

Dia Mundial de Prevenção e Conscientização da Síndrome Alcoólica Fetal – SAF

Tags: prevenção, síndrome, alcoólica.


PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA DE ENSINO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO

 

"O que é Síndrome Alcoólica Fetal ou SAF?” 

É uma doença congênita (de nascença) decorrente do consumo de bebida alcoólica pela mãe durante a gravidez. O feto, no útero, fica exposto ao álcool que passa, inteiramente, pela placenta, e age como substância tóxica no organismo ainda em formação. A criança poderá nascer dependendo da quantidade de álcool ingerida, da frequência e do período da gravidez em que houve o uso, com diversas má-formações e comprometimento do cérebro. Podem acontecer alterações: baixo peso e baixa estatura, dismorfias (alterações) orgânicas como microcefalia (cabeça pequena), queixo retraído (retrognatismo), olhos de menor tamanho (microftalmia).

Importante observar que o álcool etílico, presente em todas as bebidas alcoólicas, atravessa a barreira da placenta e penetra no feto diretamente pelo cordão umbilical. Desta forma, a taxa de álcool, no sangue do feto, é a mesma encontrada no sangue da mãe.


Como identificar ou fazer o diagnóstico?

O diagnóstico da SAF deve ser feito, exclusivamente, pelo médico. O tratamento (a orientação médica) deverá contar, sempre que possível, com a presença de uma equipe multidisciplinar (médico, psicólogo, psicopedagogo, entre outros).

Importante ressaltar que toda criança portadora de SAF, sempre apresenta melhora quando tratada e orientada por especialistas. 

E lembre-se que SAF é 100% previsível e, portanto, 100% evitável, basta que a gestante não faça ingestão de álcool.


Você é um multiplicador dessa ideia:


SAF: 100% EVITÁVEL

100% PREVISÍVEL

 

Programa - Campanha SAFBRASIL – 2017:


- 09/09 de 2017 (Sábado, 09 às 12h) - Ato Público na Quinta da Boa Vista pela manhã. Teremos transmissão via internet integrada com a Campanha de outros países. Diversas entidades sociais e públicas serão convidas a participarem.

Esperamos com isso, chamar a atenção para um simples e, ao mesmo tempo, complexo problema de Saúde Materno-Infantil que pode ser enormemente minimizado em termos de prevenção e promoção de saúde. Vale destacar a recomendação da ONU/OMS sobre estratégias de enfrentamento do Alcoolismo em muitos países incluindo o Brasil. 

 

Contamos com seu apoio e participação. 

                                                                     

Doutor José Mauro Braz de Lima
 


   
           



Yammer Share