A A A C
email
Fique por dentro das novidades e possibilidades da plataforma online de aulas colaborativas Educopédia.

Segunda-feira, 15/09/2014

Educoteca e a Roda de Leitura

Tags: rodadeleitura, educoeca.

 

 

A diversidade de gêneros textuais é o que não falta na Roda de Leitura que acontece diariamente numa das turmas do 2º ano da Escola Municipal Grandjean de Montigny, através do trabalho da professora Joyce de Moraes Alves.

 

 

Há alguns anos, a professora Joyce de Moraes Alves adotou a Roda de Leitura como uma atividade não só educativa, mas também prazerosa. Segundo a professora: “pode-se ler todos os gêneros textuais (que são muito bem-vindos!), desde uma história de contos de fadas, até uma receita de bolo”.

 

 


Roda de leitura na turma 1201.

 

A professora conta que após o momento de acolhida, logo assim que os alunos da turma 1201 da Escola Municipal Grandjean de Montigny chegam à sala de aula, ela orienta o início da Roda de Leitura (que acontece em roda mesmo), com todos os alunos sentados no chão ou em qualquer outra disposição que se encontre a arrumação da sala.


A professora diz que no início do ano os alunos se surpreendem. Mas, em poucos dias, eles já se acostumam com a rotina literária, e até cobram se por um acaso não acontece. Quando a roda começa, as crianças começam a cantar: "Com sapatos de veludo na rodinha vou sentar...". Esta musiquinha introduz esse momento, orientando-os a se manterem em silêncio e se concentrarem para ouvirem a história.


“Já utilizei diversos recursos durante as Rodas de Leitura, como livros paradidáticos, histórias digitalizadas, vídeos contando histórias, textos do Caderno Pedagógico etc. Mas, esse ano, conheci a Educoteca, que faz parte da Educopédia já utilizada por mim e pela turma algumas vezes”, relata a professora Joyce.

 

Educoteca e Educopédia em sala de aula.

 

A Educoteca é a biblioteca turbinada da Educopédia, um canal que disponibiliza livros interativos, com uma variedade enorme de gêneros textuais para o leitor baixá-los em seu computador e formar sua biblioteca particular. Tudo muito colorido e fácil de navegar!

 

Educoteca e suas histórias.

 

A Prática


No dia 21 de agosto, os alunos da professora Joyce da turma 1201 foram apresentados à Educoteca através da fábula "A Raposa e as Uvas", de Esopo. Antes mesmo de começar, os alunos  anotaram o endereço eletrônico para acessarem em casa.


“A apresentação da fábula na Educoteca é bem interessante! Os alunos interagiram com a história e participaram de alguns jogos. Eles ficaram entusiasmados, ouviram-na bem atentos e pediram bis. No dia seguinte, alguns deles comentaram que, em casa, acessaram a plataforma e também viram algumas histórias na Educoteca. Então repetimos a dose e fizemos outra Roda de Leitura na Educoteca: "No Ritmo do Amor", sugestão da aluna Manuella Gomes, que viu em casa e gostou muito!

Nessa história os alunos conheceram alguns instrumentos musicais, criaram sua própria orquestra e uma sequência de beatbox. Aproveitaram para dançar e perceberam que os estilos musicais, os tipos de roupas ou os lugares que conhecemos não interferem na convivência afetuosa e respeitosa entre as pessoas. Uma atividade que veio contribuir para o enriquecimento do nosso PPP 'SOS Cidadão Leitor' e com o subtema bimestral, que é 'Conhecendo a Diversidade Cultural'."


Segundo a Wikipedia, o termo beatbox (do inglês, significa literalmente "caixa de batida") refere-se à percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte de reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.

 

 

Acesso à Educoteca pelos alunos da turma 1201.

 

Agradeço a participação efetiva da professora Joyce de Moraes Alves nesta matéria, mostrando-nos que o trabalho com aulas e livros digitais só vem a acrescentar ao conhecimento e desempenho dos alunos.

 

 

Professora Regina Bizarro
Equipe Mídias Sociais/SME/RJ

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 22/08/2014

Educoteca, a Biblioteca Digital da Educopédia

Tags: educoteca, educopedia.

Educoteca, a biblioteca digital da Educopédia, disponibiliza obras de autores consagrados, adaptações e livros inéditos interativos, numa forma inovadora de se trabalhar a leitura, pois utiliza um recurso com o qual o aluno já está acostumado, para introduzi-lo no mundo dos livros.

 

 

A Educoteca é a biblioteca digital da Educopédia e conta com vários livros interativos.

Dentre os títulos disponíveis na Educoteca, estão autores consagrados, adaptações e livros inéditos, escritos especificamente para o projeto. É uma forma inovadora de se trabalhar a leitura, pois utiliza um recurso com o qual o aluno já está acostumado para introduzi-lo no mundo dos livros.

É um Recurso Educacional Aberto (REA). Isso significa que qualquer professor pode utilizar os livros que estão disponíveis na plataforma com seus alunos sem nenhum custo. É grátis!
 

 

Página inicial da EDUCOTECA

 

 

A página inicial concentra as novidades da Educoteca, as publicações mais recentes, bem como as mais votadas. É uma forma rápida de acessar conteúdos que sejam realmente relevantes para a prática docente.

No portal existem duas formas de buscar um livro: busca no Acervo ou busca por Palavra-chave. Em sua praticidade, todos os livros da Educoteca estão classificados de acordo com o tipo, faixa etária, categoria e tema.

Para ter variedade de leitura, você encontra as categorias Contos, Drama, Fábula, Informativo, Narrativa, Poesia, Romance.
 

 

Fábula A Raposa e as Uvas

 

 

A Educoteca oferece ferramentas para selecionar uma parte do texto e copiar, marcar ou inserir uma nota de texto e também uma nota da página.

Ao encontrar uma palavra desconhecida, é possível usar o Glossário para ver seu significado.

O Índice exibe todas as marcações, notas e pinturas que foram feitas pelo usuário naquele livro.

 

Máquina de Publicar, livro interativo.

 

 

Mas, na Educoteca você também pode ser um escritor nas categorias Contos, Drama, Fábula, Informativo, Narrativa, Poesia, Romance.

Como?

Através da Máquina de Publicar, que é um recurso que possibilita a criação de livros digitais de forma rápida e fácil. Ela possui várias ferramentas que permitem a inserção de diferentes mídias, como textos, imagens, músicas, efeitos sonoros, histórias em quadrinhos, que podem ser originadas do banco de dados padrão da Máquina de Publicar ou criada pelo próprio autor.

 

É uma forma criativa e simples de publicar seu próprio livro e compartilhar com todas as pessoas que acessarem a Educoteca! Isso significa que qualquer professor pode utilizar os livros que estão disponíveis na plataforma com seus alunos sem nenhum custo.


E então, ficou curioso?


Acesse a Educoteca agora mesmo e faça parte deste mundo novo, interativo, simples e ao mesmo tempo cultural.


http://educoteca.educopedia.com.br/

 

Professora Regina Bizarro
Equipe Mídias Sociais - SME/RJ

 

 

                              


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 08/08/2014

A Integração das Aulas da Educopédia ao Planejamento do Professor de Ciências

Tags: artigo, especialista, educopedia.

 

“A integração das aulas da Educopédia ao planejamento do professor de Ciências”, de autoria da Profa. Lucineia Alves, aborda a utilização destas aulas na íntegra ou como fonte de objetos de aprendizagem para o professor desta disciplina.

 

O acelerado avanço das tecnologias, observado nas últimas décadas, provocou importantes e significativas transformações no modo de vida da sociedade e se torna notório que o uso da tecnologia no cenário educacional é de relevante contribuição para o desenvolvimento do processo de aprendizagem dos alunos, bem como para o auxílio das atividades de seus professores (ALVES, 2013). Os alunos atuais fazem parte da “Geração Digital”, são indivíduos que desde cedo criaram um convívio com os aparatos tecnológicos. Nós, enquanto professores conscientes e engajados, precisamos ter a preocupação de mantermos a qualidade das nossas aulas e de utilizarmos ferramentas pedagógicas que as tornem cada vez mais interessantes e atrativas para esses alunos.


A Educopédia, como ferramenta pedagógica no campo da tecnologia, tem como objetivo contribuir com os professores. Os que desejarem integrar as aulas de Ciências desta ao seu planejamento bastarão acessar a plataforma (site: www.educopedia.com.br). Essas aulas podem ser acessadas diretamente (online) em sala de aula com o uso da internet ou, caso a internet não seja disponível em sala de aula, suas apresentações em PowerPoint (PPT) podem ser baixadas e utilizadas de forma offline. Cada aula apresenta além do PPT, o plano de aula que serve para auxiliar o professor (Fig.1).

 

Figura 1.

Site da Educopédia: tema de cada aula do 7º Ano (algumas) com seu respectivo plano de aula, apresentação e habilidades/descritores.

 

As aulas de Ciências da Educopédia podem ser incorporadas na íntegra ao planejamento do professor, como também podem servir de fonte de objetos de aprendizagem tais como imagens, músicas, vídeos, jogos, quizzes etc. que lhes ajudarão na obtenção de aulas inovadoras e dinâmicas e que contribuirão com o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem de seus alunos (Fig. 2).

 

Figura 2.

Site da Educopédia: 8º Ano - Objeto de aprendizagem (vídeo) que o professor poderá apresentar como uma atividade dentro da aula digital ou usá-lo isoladamente para enriquecer sua aula.

 

Mesmo os professores que não estão acostumados com os atuais aparatos tecnológicos existentes, podem incorporar as aulas de Ciências da Educopédia ao seu planejamento, pois o acesso ao plano de aulas e apresentação das aulas é bem simples, bastando que acessem a plataforma (não há necessidade de senhas ou login) e escolham o tema da aula.


O professor ainda conta, na área de Ciências da Educopédia, com recursos como a disciplina eletiva sobre Sustentabilidade que consistem em aulas relacionadas a esse tema e o Laboratório Virtual que oferece atividades laboratoriais práticas que o professor poderá realizar virtualmente com seus alunos em sua sala de aula (Fig. 3).

 

Figura 3.

Site da Educopédia: 9º Ano- Laboratório Virtual – atividade sobre os estados físicos da matéria.

 

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PNC (BRASIL, 1998), a disciplina de Ciências deveria servir para uma reflexão e posterior investigação do meio que nos cerca, onde o aluno é o agente principal dessa ação. Nesse contexto, a integração das aulas de Ciências da Educopédia ao planejamento do professor de Ciências pode contribuir para um mais amplo aprendizado dos conteúdos de Ciências, auxiliando o professor a alcançar os objetivos propostos para esta disciplina.

 

ALVES, L. “Iniciativas de governo para inclusão digital e EaD”. In: CAMPAGNOLI, F. & COSTA, D. P. (Org.). Redes de Educação a Distância como instrumento de proteção da Amazônia. Brasília: Editora Gráfica Brasil, p. 55 – 60, 2013.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciên-cias Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

 


Professora Lucineia Alves – Possui pós-doutorado em Neurociências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorado e mestrado em Ciências - Biologia Celular e Molecular - pelo Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), especialização em Ensino de Ciências pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado em Biologia Animal - pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui experiência na área de Biologia Celular e Molecular, com ênfase no estudo das células de Schwann primárias, sinalização celular, Mycobacterium leprae, vias de transdução de sinal, expressão gênica e regeneração no sistema nervoso periférico. Possui também experiência na área de Educação com ênfase em Educação a Distância (EaD) e Ensino de Ciências. Atua como Professor I - Ciências na Secretaria Municipal de Educação (SME) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, atualmente lotada no Ginásio Experimental Olímpico (GEO) de Santa Teresa. Coordena a área de Ciências da plataforma de aulas digitais da SME - Educopédia. Apresentou várias palestras, possui vários trabalhos apresentados em eventos e artigos publicados em revistas nacional/internacionais nas áreas de Biologia Celular e Educação. Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2632720265498844
 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 03/06/2014

Educopédia: Parcerias de Sucesso

Tags: 1ªcre, educopedia.

 

 

No início dos meus trabalhos como Embaixadora da Educopédia, percebi o enorme desafio de motivar e estimular professores e alunos a utilizarem os recursos tecnológicos em sala de aula. E, como qualquer mudança, esta não aconteceu de uma hora para a outra e vários fatores contribuíram para que desistíssemos, mas a força de vontade e o desejo de fazer a diferença ultrapassam qualquer obstáculo.


Aos poucos, fui ganhando a confiança dos meus colegas professores bem como a atenção e curiosidade dos alunos em descobrir como as aulas podem ficar mais dinâmicas e interessantes quando se integra tecnologia à educação. E, em um incansável esforço para que a escola abraçasse a ideia, parcerias foram essenciais para que o objetivo fosse alcançado.




A partir do interesse dos docentes em conhecer a Educopédia, que é a plataforma colaborativa de aulas digitais e seus recursos, pude realizar um trabalho que cresceu e tomou dimensões de um verdadeiro trabalho em equipe. E, os professores passaram a planejar suas aulas incorporando as ferramentas que a plataforma disponibiliza, tais como: Educoteca, Máquina de publicar, Asas de papel, entre outras. Do outro lado, os alunos descobriram que as aulas podem se tornar mais interessantes e atrativas, facilitando, assim, o entendimento dos conteúdos.


Assim, o uso das novas tecnologias pode contribuir para novas práticas pedagógicas levando também em consideração o conhecimento, as necessidades e expectativas dos alunos. E, como canta Tom Jobim “É impossível ser feliz sozinho”, é somente, por meio da troca de ideias, experiências e de muita dedicação que se alcança o sucesso.


 

Ficou curioso para conhecer um pouco mais do nosso trabalho? Acesse o Blog do CIEP Henfil e descubra como tornar suas aulas mais criativas utilizando a plataforma Educopédia. Você poderá também fazer o download de todo material produzido pelos professores. E, ainda, encontrará sugestões, ideias e atividades sobre diferentes Gêneros Textuais. 

 


 

Curtiu? Então, compartilhe! 
 


Mayara Nespoli - Formada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, com especialização em Psicopedagogia pela UCAM, Professora de Inglês da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e Embaixadora da Educopédia no CIEP Henfil.
 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share