A A A C
email
Fique por dentro das novidades e possibilidades da plataforma online de aulas colaborativas Educopédia.
Retornando 2 resultados para o mês de 'Setembro de 2014'

Segunda-feira, 22/09/2014

Em Busca de Maneiras para Deixar suas Aulas Mais Interativas? Veja Alguns Exemplos

Tags: educopedia, leitura, planejamento.

 

 

 

A utilização da plataforma Educopédia na prática pedagógica representa um forte aliado no planejamento docente.

 

Nosso aluno já nasce conectado, imerso no mundo digital. Nesse novo panorama, deve-se pensar nos desafios e também nas oportunidades que isso pode representar. É fundamental a mediação do professor, estabelecendo harmonia entre os educandos, os conteúdos, a metodologia e a inserção de agregados digitais.

A Educopédia representa uma solução para combinar estratégias de ensino e aprendizagem com o uso na tecnologia na Educação. Muitas aulas incluem retomadas de conhecimento prévio e recursos diferenciados de acordo com a realidade de cada disciplina.


Os professores que desejam estabelecer ponte entre educação e tecnologia podem usar a Educopédia em suas aulas. Trata-se de um REA (Recurso Educacional Aberto), ou seja, mesmo sem login é possível acessar e navegar como visitante (FIG. 1).
 

Página de abertura da Plataforma Educopédia

(FIG. 1)

 

As aulas podem ser usadas na própria plataforma ou baixadas em PowerPoint (PPT). Além do suporte de aulas prontas estruturadas por professores da Rede Municipal de Educação do RJ, a Educopédia possui um repositório de objetos de aprendizagem que incluem: vídeos, jogos, textos, imagens, histórias em quadrinhos, links etc, que podem ser usadas em conjunto ou dissociadas na dinâmica do professor. Elas são indicadas a cada aula. (FIG.2).

 

Educopédia – 6º ano – Língua Portuguesa – Aula 29

(FIG. 2)

Exemplo de objeto de aprendizagem sugerido como atividade associada à aula digital e/ou como forma de enriquecimento do conteúdo. Apresenta-se na Educopédia 6º ano, Língua Portuguesa, Aula 29 (4º bimestre). Tema: "O texto publicitário: a propaganda e os modos verbais".

 

A plataforma Educopédia apresenta interface de navegação simplificada, direta e funcional. É um novo conceito para a prática pedagógica. A linguagem utilizada no comando das tarefas e nas aulas é de fácil compreensão, logo os alunos poderão acessar, estudar, usar os desafios, avançar em seus aprendizados. O foco é o protagonismo, a interação e a participação ativa. Além disso, é possível usar os exemplos de Educoquiz – atividades direcionadas sobre os tópicos trabalhados. É um estilo de questionário interativo onde o aluno recebe feedback imediato (FIG. 3).

 

Educopédia – 8º ano – Ciências – Aula 32

(FIG. 3)

Exemplo de Educoquiz usado para sondagem de conhecimento prévio e como forma de revisão/fixação do conteúdo estudado. Apresenta-se na Educopédia, 8º ano, Ciências, Aula 32 (4º bimestre). Tema: "A importância da atividade física orientada".

 

E aí? Ficou como vontade de conhecer e explorar as funcionalidades da plataforma? Acesse, use e torne suas aulas mais interativas. Sem dúvida, será uma aula diferenciada para você e seus alunos.


Siga-nos nas Redes Sociais e socialize suas ideias de uso da Educopédia na prática pedagógica. Boas aulas!


 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 15/09/2014

Educoteca e a Roda de Leitura

Tags: rodadeleitura, educoeca.

 

 

A diversidade de gêneros textuais é o que não falta na Roda de Leitura que acontece diariamente numa das turmas do 2º ano da Escola Municipal Grandjean de Montigny, através do trabalho da professora Joyce de Moraes Alves.

 

 

Há alguns anos, a professora Joyce de Moraes Alves adotou a Roda de Leitura como uma atividade não só educativa, mas também prazerosa. Segundo a professora: “pode-se ler todos os gêneros textuais (que são muito bem-vindos!), desde uma história de contos de fadas, até uma receita de bolo”.

 

 


Roda de leitura na turma 1201.

 

A professora conta que após o momento de acolhida, logo assim que os alunos da turma 1201 da Escola Municipal Grandjean de Montigny chegam à sala de aula, ela orienta o início da Roda de Leitura (que acontece em roda mesmo), com todos os alunos sentados no chão ou em qualquer outra disposição que se encontre a arrumação da sala.


A professora diz que no início do ano os alunos se surpreendem. Mas, em poucos dias, eles já se acostumam com a rotina literária, e até cobram se por um acaso não acontece. Quando a roda começa, as crianças começam a cantar: "Com sapatos de veludo na rodinha vou sentar...". Esta musiquinha introduz esse momento, orientando-os a se manterem em silêncio e se concentrarem para ouvirem a história.


“Já utilizei diversos recursos durante as Rodas de Leitura, como livros paradidáticos, histórias digitalizadas, vídeos contando histórias, textos do Caderno Pedagógico etc. Mas, esse ano, conheci a Educoteca, que faz parte da Educopédia já utilizada por mim e pela turma algumas vezes”, relata a professora Joyce.

 

Educoteca e Educopédia em sala de aula.

 

A Educoteca é a biblioteca turbinada da Educopédia, um canal que disponibiliza livros interativos, com uma variedade enorme de gêneros textuais para o leitor baixá-los em seu computador e formar sua biblioteca particular. Tudo muito colorido e fácil de navegar!

 

Educoteca e suas histórias.

 

A Prática


No dia 21 de agosto, os alunos da professora Joyce da turma 1201 foram apresentados à Educoteca através da fábula "A Raposa e as Uvas", de Esopo. Antes mesmo de começar, os alunos  anotaram o endereço eletrônico para acessarem em casa.


“A apresentação da fábula na Educoteca é bem interessante! Os alunos interagiram com a história e participaram de alguns jogos. Eles ficaram entusiasmados, ouviram-na bem atentos e pediram bis. No dia seguinte, alguns deles comentaram que, em casa, acessaram a plataforma e também viram algumas histórias na Educoteca. Então repetimos a dose e fizemos outra Roda de Leitura na Educoteca: "No Ritmo do Amor", sugestão da aluna Manuella Gomes, que viu em casa e gostou muito!

Nessa história os alunos conheceram alguns instrumentos musicais, criaram sua própria orquestra e uma sequência de beatbox. Aproveitaram para dançar e perceberam que os estilos musicais, os tipos de roupas ou os lugares que conhecemos não interferem na convivência afetuosa e respeitosa entre as pessoas. Uma atividade que veio contribuir para o enriquecimento do nosso PPP 'SOS Cidadão Leitor' e com o subtema bimestral, que é 'Conhecendo a Diversidade Cultural'."


Segundo a Wikipedia, o termo beatbox (do inglês, significa literalmente "caixa de batida") refere-se à percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte de reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros.

 

 

Acesso à Educoteca pelos alunos da turma 1201.

 

Agradeço a participação efetiva da professora Joyce de Moraes Alves nesta matéria, mostrando-nos que o trabalho com aulas e livros digitais só vem a acrescentar ao conhecimento e desempenho dos alunos.

 

 

Professora Regina Bizarro
Equipe Mídias Sociais/SME/RJ

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share