A A A C
email
Fique por dentro das novidades e possibilidades da plataforma online de aulas colaborativas Educopédia.
Retornando 5 resultados para o mês de 'Abril de 2014'

Sexta-feira, 25/04/2014

Integração das Aulas da Educopédia de Inglês

Tags: educopedia.

Integração das Aulas da Educopédia ao Planejamento do Professor de Inglês.

 

Jogos e atividades sinestésicas são importantes em toda aula de inglês ministrada para crianças e adolescentes. Ambos criam situações nas quais os alunos podem utilizar o novo idioma na forma de brincadeiras, sejam elas por meio de joguinhos, músicas ou vídeos. A Educopédia é uma plataforma de recursos abertos que motiva o aluno tornando a aprendizagem da língua estrangeira mais interessante, divertida e eficiente.


O computador, e, por conseguinte, a Educopedia, veio proporcionar novas abordagens aos conteúdos curriculares de inglês como língua estrangeira no ensino fundamental das escolas municipais, e, consequentemente, o professor de inglês começou a repensar a sua prática, com a finalidade de integrar essa plataforma como uma ferramenta pedagógica fundamental para uma aprendizagem significativa. O aluno do ensino fundamental tornou-se mais ativo e mais motivado, e, portanto, mais autônomo, para desenvolver as habilidades necessárias para o aprendizado de um idioma estrangeiro.

 

 

Os jogos e as atividades da Educopédia apresentam oportunidades de uso da língua inglesa repetidamente, desenvolvendo no aluno um hábito natural a partir das estruturas linguísticas fornecidas. As aulas de inglês começam com uma atividade chamada de “warm-up” (aquecimento) para auxiliar o aluno a relembrar estruturas ensinadas em aulas anteriores, assim como para deixá-los mais preparados para o aprendizado de novas estruturas. Essa atividade inicial pode ser um jogo presente na plataforma Educopédia, que dinamizará a aula tornando-a atraente ao incitar a curiosidade do aluno. Dessa forma, com sua curiosidade estimulada através das atividades dinâmicas, os pequenos alunos revisam o conteúdo lexical e gramatical apresentados em aulas anteriores, sem que percebam que estão ‘estudando’. A ideia fundamental é deixar a turma brincar, rir e se divertir logo no começo da aula.

 

 

Após esse ‘aquecimento’ inicial, os alunos estarão mais preparados para o conteúdo novo que é apresentado mesclando-se a educopédia, o livro didático e outros meios lúdicos e midiáticos, tais como vídeos, pôsteres, flashcards e músicas. Vários vídeos e músicas estão presentes nas atividades de cada unidade da Educopédia, e são ‘divertidos’ e ‘muito legais’, segundo as palavras dos próprios alunos. A apresentação feita por esse meio facilita a fixação do novo conteúdo, o que torna a próxima etapa – produção oral e escrita – mais eficaz. Atividades estruturadas por meio de chunks e linguagem natural são fornecidas durante a prática e a produção. Ao final da aula, um pequeno jogo ou atividade permite maior consolidação do assunto apresentado na aula, tornando os alunos mais motivados para a aula seguinte.

 

 

A palavra é Inovar. A Educopedia veio agregar um novo olhar sobre os conteúdos, aliados ao dinamismo e à praticidade nela presentes. Os elementos audiovisuais fornecidos pela plataforma incentivam os alunos a reproduzirem em vídeo o conteúdo a que foram expostos. Os vídeos presentes nos links abaixo são exemplos do resultado alcançado depois que os alunos foram sensibilizados e motivados a reproduzir o novo idioma a partir do input fornecido pelos jogos, atividades e vídeos da plataforma Educopédia.

 

 

 


 

 


Dayse Alves Barbosa é graduada em Inglês e Respectivas Literaturas pela UERJ, pós-graduada em Psicopedagogia e pós graduanda em EAD. Atuou como professora e coordenadora pedagógica de Inglês no Centro de Cultura Anglo Americana, como professora do IBEU e como professora e mentora da Cultura Inglesa no Rio de Janeiro. Atualmente é professora de inglês da SME-RJ e do Curso de Inglês Red Balloon.. Tem experiência na área de Educação, Tecnologia Educacional e Mídias na Educação. Atualmente coordena a equipe de inglês dos Projetos Educopédia e Máquina de Testes. Também ministra aulas para adultos que atuam nos setores financeiros e bancário, engenharia, petróleo e gás, segurança do trabalho, turismo, negócios e TI, em empresas tais como Souza Cruz / British Tobacco, IEN, Petrobras, Fiocruz e Nexans Brasil. É também tradutora Inglês> Port e Port> Inglês.


 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 15/04/2014

Literatura na Educopédia

Tags: educopedia, offline, professores.


“Asas de Papel” e “Grandes Obras” como interveção pedagógica na construção da formação do leitor.


Professor e Regentes de Sala de Leitura, conheçam as possibilidades pedagógicas das aulas Porta de Papel e Grandes Obras na Educopédia.


Já conhecem as aulas Asas de Papel e Grandes Obras? Hospedadas no 5° e 9° anos respectivamente, proporcionam um jeito diferente de dinamizar aulas de leitura do texto literário.

 

Como acessar?


As aulas apresentam uma gama de livros disponíveis na nas salas de leitura das escolas municipais cariocas. Elas têm por objetivo dinamizar o trabalho com a leitura de obras que são referência na literatura nacional e mundial.

 

Em Asas de Papel, as aulas são voltadas para livros infantis e infanto-juvenis. Apesar de estarem hospedadas no 5° ano escolar, elas podem ser livremente utilizadas em qualquer ano de escolaridade, cabendo ao professor realizar as adaptações necessárias.

 

Confira as obras que são temas de aulas em “Asas de Papel”.

 


Em “Grandes Obras”, os alunos têm contato com a literatura clássica. As aulas apresentam atividades de pré-leitura, as quais auxiliam no desenvolvimento de inferências sobre o enredo das histórias. Os objetos de aprendizagem (links informativos, vídeos, jogos) também contribuem para a dinamização das atividades.

 

Confira as aulas de Grandes Obras”

 

 

As aulas podem ser utilizadas por :

- alunos, em casa, ampliando os conhecimentos sobre o enredo do livro a ser lido, ou antecipando o conteúdo do mesmo para a ampliação em aula;

- professores regente de Língua Portuguesa, sendo um recurso didático aliado ao planejamento pedagógico;

- professores regentes de Sala de Leitura, dinamizando o atendimento às turmas.

 

A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita.. Sendo assim, faz-se imprescindível que o convívio com os livros extrapole o desenvolvimento sistemático da sua escolarização e que a literatura passe a ser difundida com mais intensidade nas escolas. E as aulas “Asas de Papel “ e “Grandes obras” foram desenvolvidas para nos auxiliar nesta árdua tarefa de desenvolver em nossos alunos o gosto pela leitura.

 

 

Compartilhe essa ideia.

Participe da revolução na educação.

www.educopedia.com.br

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 10/04/2014

Sustentabilidade na Sala de Aula

Tags: educopedia, offline, professores.

Professor, você sabia que a plataforma Educopédia disponibiliza aulas digitais sobre diversos temas inerentes à sustentabilidade?


Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.


Dessa forma, a formação cidadã para a sustentabilidade começa na escola.


O tema é relevante em todas as disciplinas e séries, perpassando transversalmente pelo currículo.


Na Educopédia, você encontra as aulas “Sustentabilidade” no 7° ano. Observe:



Conheça, agora, o tema das aulas:



 

Professor, as aulas podem sem customizadas, de acordo com a sua proposta pedagógica e a realidade de sua turma!

 


O download das aulas apresenta maior possibilidade de uso ! Confira aqui.

 


Sustentabilidade é um assunto de interesse da humanidade e a ação de cada um na multiplicação desse conhecimento auxiliará na busca por melhores oportunidades e hábitos. Dessa forma, as aulas Educopédia Sustentabilidade podem e devem ser adotadas por qualquer professor de qualquer disciplina e, quando possível, ser integrada entre as diversas áreas da escola e (ou) comunidade.

 

 

Compartilhe essa ideia.

Participe da revolução na educação. 

www.educopedia.com.br

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 09/04/2014

Educopédia: Uso offline

Tags: educopedia, offline, professores.

 

Professor, a plataforma Educopédia permite seu uso offline, tanto nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática do 5º e 9° anos, quanto nas demais aulas, caso haja problemas de conexão.


 As aulas de Língua Portuguesa e Matemática do 5° e 9° anos estão em flash. Dessa forma, todos os recursos das aulas (vídeos, games, links) funcionam automaticamente.

 

 

Ao clicar em um dos anos escolares escolhidos, abrirá a página de aulas. Ao selecionar a aula pretendida, clique em “Download”.

 

 

As demais aulas também podem ser baixadas para o uso offline, de acordo com a necessidade.


Selecione a aula e escolha o tema pretendido. Clique em “Apresentação” para baixar a aula. Clique em “Plano”, para baixar o plano de aula.

 


As aulas baixadas podem ser customizadas. Você, professor, tem a possibilidade de personalizar os slides, de acordo com a sua proposta pedagógica e a realidade da sua turma. É possível acrescentar novas atividades, eliminar outras, inverter a ordem proposta.


Ao baixar as aulas, os vídeos das aulas também precisam ser baixados.


No vídeo abaixo, você pode observar esse processo, que é bastante simples.


 

 

Compartilhe essa ideia.

Participe da revolução na educação. 

www.educopedia.com.br
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share