A A A C
email
Fique por dentro das novidades e possibilidades da plataforma online de aulas colaborativas Educopédia.
Retornando 1 resultado para o mês de 'Fevereiro de 2016'

Sexta-feira, 19/02/2016

O Uso da Educopédia em Sala de Aula

Tags: educopédia, professor, aula.

 

 

 

 

 

 

“A tecnologia não transformará um professor ruim em um professor bom. Mas tornará um bom professor em um professor ainda melhor. E pode ajudar a fazer com que esses grandes mestres sejam lembrados por seus alunos para o resto de suas vidas.” 

                                                                                                                          Doug Johnson

 


Desde 2010 tenho participado intensamente do projeto Educopédia, da rede municipal do Rio de Janeiro, como produtora e coordenadora de Inglês, por ter a certeza de que o conteúdo digital permite que o aluno participe mais ativamente do processo de construção do seu próprio saber. Certamente, os livros em papel não serão nunca abandonados, e continuo usando-os normalmente em minha prática diária. No entanto, a apresentação inicial do conteúdo por meio dos recursos visuais e auditivos da Educopédia facilita a compreensão mais imediata da matéria a ser transmitida. Além disso, por ser um ambiente de aprendizagem mais dinâmico, o aluno tem mais autonomia para interagir com os colegas da turma, tendo as atividades e jogos dessa rica ferramenta digital como aliados para a execução de um trabalho mais colaborativo e inter/multidisciplinar.


Os jogos e as atividades presentes na Educopédia tornam as aulas mais atraentes ao incitar a curiosidade do aluno. Com sua curiosidade estimulada, os alunos não percebam que estão ‘estudando’. A ideia fundamental é deixar a turma brincar e se divertir ao mesmo tempo em que aprende.

 


 

Os jogos e atividades sinestésicas são importantes em toda aula de inglês ministrada para crianças e adolescentes. Ambos criam situações nas quais os alunos podem utilizar o novo idioma na forma de brincadeiras, sejam elas por meio de joguinhos, músicas ou vídeos.


O computador, e, por conseguinte, a Educopedia, veio proporcionar novas abordagens aos conteúdos curriculares de inglês como língua estrangeira no ensino fundamental das escolas municipais, e, consequentemente, o professor de inglês começou a repensar a sua prática, com a finalidade de integrar essa plataforma como uma ferramenta pedagógica fundamental para uma aprendizagem significativa. O aluno do ensino fundamental tornou-se mais ativo e mais motivado, e, portanto, mais autônomo, para desenvolver as habilidades necessárias para o aprendizado de um idioma estrangeiro.


Com a utilização inicial da Educopédia na aula, os alunos ficam mais preparados para o conteúdo novo que é apresentado mesclando-se a tecnologia digital, o livro didático e outros meios lúdicos e midiáticos, tais como vídeos, pôsteres, flashcards e músicas. Vários vídeos e músicas estão presentes nas atividades de cada unidade da Educopédia, e são ‘divertidos’ e ‘muito legais’, segundo as palavras dos próprios alunos.


Os jogos e as atividades da Educopédia apresentam oportunidades de uso da língua inglesa repetidamente, desenvolvendo no aluno um hábito natural a partir das estruturas linguísticas fornecidas. As aulas de inglês começam com uma atividade chamada de “warm-up” (aquecimento) para auxiliar o aluno a relembrar estruturas ensinadas em aulas anteriores, assim como para deixá-los mais preparados para o aprendizado de novas estruturas. Essa atividade inicial pode ser um jogo presente na plataforma Educopédia, que dinamizará a aula tornando-a atraente ao incitar a curiosidade do aluno. Dessa forma, com sua curiosidade estimulada através das atividades dinâmicas, os pequenos alunos revisam o conteúdo lexical e gramatical apresentados em aulas anteriores, sem que percebam que estão ‘estudando’. A ideia fundamental é deixar a turma brincar, rir e se divertir logo no começo da aula.
 

Para registrar esses e outros momentos, mantenho uma página no facebook, através da qual os alunos e seus responsáveis acompanham o trabalho desenvolvido na escola. Nela, várias das atividades realizadas com a utilização da educopédia estão registradas. Visite-nos e curta-nos em http://www.facebook.com/inglesnaprudente

 


 

Dayse Alves Barbosa é graduada em Inglês e Respectivas Literaturas pela UERJ, pós-graduada em Psicopedagogia e pós graduanda em EAD. Atuou como professora e coordenadora pedagógica de Inglês no Centro de Cultura Anglo Americana, como professora do IBEU e como professora e mentora da Cultura Inglesa no Rio de Janeiro. Atualmente é professora de inglês da SME-RJ e do Curso de Inglês Red Balloon. Tem experiência na área de Educação, Tecnologia Educacional e Mídias na Educação. Atualmente coordena a equipe de inglês dos Projetos Educopédia. Também ministra aulas para adultos que atuam nos setores financeiros e bancário, engenharia, petróleo e gás, segurança do trabalho, turismo, negócios, medicina e TI em empresas. É também tradutora de Inglês

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share