A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 41 resultados para o mês de 'Setembro de 2014'

Terça-feira, 30/09/2014

Uma Sala de Leitura Viva

Tags: 2ªcre.

 

Os meses de julho e agosto foram bastante produtivos na Sala de Leitura Polo Monteiro Lobato, na Escola Municipal Georg Pfisterer.

 

 

A professora Denise Senhora, regente da Sala de Leitura Polo Monteiro Lobato, entrou em contato com o portal Rioeduca para contar sobre as ações desenvolvidas nesse ambiente escolar durante os meses de julho e agosto.


Durante as atividades, os alunos tiveram oportunidade de conhecer e trabalhar com as diferentes mídias, que contribuíram para o desenvolvimento e o aprimoramento do gosto pela leitura.


No dia 31 de julho, os alunos do sexto ano foram ao Anima Mundi e participaram de várias oficinas de animação. O evento terminou com a exibição de vários curtas premiados.

 

 

Visita ao Anima Mundi.

 

 

Alunos participando de oficinas no evento Anima Mundi.

 

 

No mês de agosto, os educandos da turma Aceleração 3, da professora Ana Beatriz Reche, participaram de um Projeto de Literatura e Música. O projeto realizado em conjunto com a Sala de Leitura oportunizou aos alunos conhecerem vários notáveis da música popular brasileira.

 

A semana do folclore também foi lembrada pelos alunos da turma Aceleração 3, com um belíssimo trabalho que uniu a literatura e as artes plásticas. A atividade foi realizada pelos alunos com a orientação das professoras Denise Senhora e Ana Beatriz Reche.


O livro escolhido para desenvolver o projeto sobre o folclore foi “Viagem ao Brasil em 52 Histórias”, de Silvana Salermo. O objetivo era conhecer as principais lendas das regiões do Brasil e, para isso, a turma foi dividida em cinco grupos. Após o sorteio, cada grupo ficou com uma região. Os alunos deveriam ler as lendas da sua região e escolher uma para ilustrar e escrever.

 

 

Alunos participando das atividades sobre o folclore na Sala de Leitura.

 

 

Cartaz produzido pelos alunos com o tema folclore.
 

 

As atividades despertaram o interesse e a participação dos alunos. Vejamos a opinião de dois educandos que participaram do projeto.


"Eu achei super criativo e bem legal de fazer. Trabalhar com materiais diferentes foi bem interessante. Imaginar uma imagem e criá-la com diferentes materiais que não estamos acostumados a usar em sala de aula foi muito divertido. Também gostei de trabalhar em grupo, dividindo opiniões diferentes e, no final, sair um trabalho mais bonito que o outro, foi realmente bom de fazer."

Marcelle Neves Alves, 15 anos.


O trabalho sobre folclore foi interessante porque conhecemos as lendas. A parte do mural foi a mais legal, porque usamos a criatividade para retratar um pouco da história. Todos os trabalhos ficaram bem criativos e bonitos."

Ariana Medeiros de Araújo, 17 anos.

 


Parabéns às professoras Denise e Ana Beatriz, por realizarem atividades que envolveram os educandos e despertaram o gosto pela leitura!

 

 

Professor, para divulgar o trabalho de sua escola no portal Rioeduca entre em contato com o representante de sua CRE.

 

 

Renata Carvalho - Professora da Rede e representante do portal Rioeduca na 2ª CRE

renata.carvalho@rioeduca.net

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/09/2014

III Semana da Educação Infantil na 7ª CRE

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

A III Semana da Educação Infantil aconteceu no período de 25 a 30 de agosto com o tema “Múltiplos Olhares da Educação Infantil Carioca”.

 

 

As atividades promovidas durante a III Semana da Educação Infantil nas unidades escolares da 7ª CRE tiveram como principal objetivo criar momentos e vivências significativas, contemplando situações permeadas pela afetividade e valorizando as interações entre crianças, educadores e familiares. 

 

De 25 a 30 de agosto, as crianças puderam receber os exemplares da Minha Primeira Biblioteca. Nesse período também aconteceu o projeto Degusta-Ação nas unidades escolares, quando ocorre a experimentação da alimentação escolar com os responsáveis.

 

No dia 30 de agosto, sábado, durante toda a manhã no Parque Madureira, foi realizada a culminância da semana. A ação, organizada pela GEI/SME, em parceria com a SMS e as CREs, contou com a presença das crianças matriculadas na rede, seus responsáveis, profissionais das secretarias envolvidas e a comunidade local.

 

Confira como foi a III Semana da Educação Infantil em algumas unidades escolares:

 

 

Creche Municipal Margarida Gabinal

 

“As Crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade!”

Mario Quintana

 

Inspirados na história do livro “Vai embora grande monstro verde”, de Ed Emberley (Brinque Book), as crianças do Maternal I confeccionaram o personagem e vivenciaram diferentes sensações ao colocar a mão dentro da cabeça do mostro de sucata. Além do estímulo sensorial, a experiência provocou nas crianças diferentes reações diante do medo, abrindo o debate sobre como lidar com esse sentimento.

Uma de nossas brincadeiras foi levada à culminância da Semana da Educação Infantil realizada no Parque Madureira. A Creche Municipal Margarida Gabinal proporcionou aos visitantes de todas as idades uma “Experiência Monstruosa”.

Nossa creche reconhece a importância da literatura infantil e incentiva a formação do hábito de leitura diariamente, desenvolvendo a imaginação, as emoções e os sentimentos de forma prazerosa e significativa. Associado à leitura, buscamos com o nosso projeto anual “Brasil: Brincando com Arte!” através da brincadeira e das contribuições do universo artístico, fornecer à criança a possibilidade de ser um sujeito ativo, construtor do seu próprio conhecimento, alcançando progressivos graus de autonomia diante dos estímulos do seu ambiente.

 

Crianças criando o grande monstro verde, inspiradas pela história ouvida.

 

 

Hora da história: concentração total!

 

Exposição no Parque Madureira.

 

 

CIEP Adelino da Palma Carlos

 

A Semana da Educação Infantil foi recheada de atrações. Tivemos brincadeiras ao ar livre, reprodução de filmes com pipoca e guaraná, jogos em grupo, contação de histórias para os responsáveis, entrega dos livros da Minha Primeira Biblioteca, confecção de personagens e cartazes do Folclore e exposição dos trabalhos no Parque de Madureira, com brincadeiras, apresentações e muita coisa bonita para ver. Momentos como esse serão repetidos! 

 

Crianças felizes com as atividades realizadas no CIEP Adelino.

 

 

Exposição no Parque Madureira.

 

Atividade "Descobrindo as vogais com a Turma da Mônica".

 

 

CIEP João Batista dos Santos

 

As tarefas das crianças pequenas nas creches e pré-escola são muitas e de grande importância para o seu desenvolvimento cognitivo e emocional. E o principal instrumento que utilizam são as brincadeiras.

Nesses locais, elas têm de aprender a brincar com as outras, respeitar limites, controlar agressividade, relacionar-se com adultos e aprender sobre si mesmas e seus amigos, tarefas estas de natureza emocional.

 

"O fundamental para as crianças menores de seis anos é que elas se sintam importantes, livres e queridas." (LISBOA, 2001).

 

Brincando com a Educopédia: "Jogo das Frutas".

 

 

Crianças fizeram salada de frutas para o lanche.

 

 

                               Contação de história com participação dos pais com o livro "Sopa de Pedra".

 

 

 

 

A III Semana da Educação Infantil proporcionou momentos de reflexão e o encontros de pais, crianças e educadores visando uma interação que é fundamental para o sucesso da educação desde cedo.

 

 

Em breve, publicaremos mais relatos e fotos da III Semana da Educação Infantil.

 

 

Textos e fotos enviados pelas escolas

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/09/2014

Primavera na Holanda

Tags: 11ªcre, .

 

 

A estação mais querida e florida do ano iniciou e já podemos ver o resultado em todas as paredes da E. M. Holanda da 11ª CRE, na Ilha do Governador. As turmas trabalharam o tema com poemas, colagem, pinturas e inclusive mandalas! Confira!

 

 

Para celebrar a chegada da primavera, a Escola Municipal Holanda trabalhou com atividades voltadas para o tema "Primavera". As professoras Mônica, Elisa e Marli das turmas 1101, 1201 e 1302, respectivamente, trabalharam com as mandalas, que são universalmente conhecidas como os símbolos da integração e da harmonia.

 

 

Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ao 3º ano.

 

 

Sua forma geométrica circular nos remete ao movimento, ao ciclo de energia. Foram escolhidos temas florais e de árvores para representar a mudança de estação, a entrada da primavera. Para compôr visualmente o mural, foram utilizados outros trabalhos artísticos das crianças, utilizando colagem e pinturas.
 

 

Já o 6º ano se preparou para a chegada da Primavera confeccionando um lindo mural com produção textual de lindas poesias relacionadas à estação.

 

Produção de texto com poesias e desenhos.

 

As turmas de educação infantil não ficaram de fora! Com atividades de colagem, elas confeccionaram flores feitas com papel picado, bem coloridas, como a estação!

 

 

Educação Infantil confeccionando flores com papel picado.

 

 

"No dia 21 de setembro, a Unidade Escolar comemorou o Dia da Árvore. Para reverenciar as árvores do planeta, que são responsáveis pela nossa sobrevivência, e ensinar os alunos sobre o necessário respeito à natureza, fizemos um abraço coletivo nas árvores da escola e prendemos nelas poesias e frases feitas pelos alunos", relata a Diretora Regina.

 

 

Declaração com poesias, frases e abraço coletivo em árvores.

 

 

Confira, siga e comente no Blog da Escola Municipal Holanda

 

 

Parabéns a todos os envolvidos da E. M. Holanda, pelo belo trabalho de ressignificação do tema Primavera, feito com produção textual, Mandalas e declarações de afeto!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 29/09/2014

Trânsito e Cidadania nas Escolas da 1ª CRE

Tags: 1ªcre, eventos.

 

 

Ação entre a 1ª Coordenadoria Regional de Educação e o Grupo CCR Ponte leva lições de Educação e Cultura aos alunos das escolas com turmas de 4° e 5° anos.

 

Numa parceria que já dura alguns anos, a 1ª Coordenaria de Educação e o grupo CCR Ponte levam para as escolas o projeto Estrada para a Cidadania.

 

As turmas de 4º ano, ao longo de 2014, trabalharam com o material de Educação para o Trânsito no qual, além de atividades dirigidas em sala de aula, os alunos produziram Cartas de Conscientização sobre os perigos do trânsito que anualmente são distribuídas aos motoristas nas rodovias administradas pela CCR durante a Blitz Educativa.

 

Já as turmas de 5º ano trabalharam com o material específico para Educação Ambiental, que procura despertar no aluno a consciência para práticas e saberes ecologicamente sustentáveis. Ao longo do ano, participam de Concursos de Imagens acerca dos conceitos apreendidos durante o desenvolvimento do projeto. O tema do concurso para este ano foi "A Importância da Água para a Vida".

 

Os professores das turmas envolvidas participaram de encontros temáticos e de oficinas pedagógicas, nos quais eles foram instrumentalizados para desenvolver as ações em sala de aula.

Encontro Temático no EDI Raquel de Queiroz.

 

O ponto alto das atividades anuais é a apresentação teatral que o grupo CCR Ponte oferece às escolas que participam do projeto.

Empolgação.

 

Neste ano, a apresentação ocorreu no dia 10 de setembro, no Auditório da Escola Municipal Guatemala.

 

O espetáculo “Vamos Cuidar do que é Nosso!” enfocou valores como a preservação da Natureza, consumo consciente de água, coleta seletiva, união, esforço, dedicação e respeito. A apresentação teve texto e direção de Fabrícia Vivas.

Apresenção na E. M. Guatemala.

 

As crianças das escolas participantes ficaram empolgadas com as aventuras de Lucas e Luíza. Aprenderam valores num ritmo lúdico, que considera o fator surpresa, a magia e o lirismo.

 

Alunos assistindo atentamente às aventuras de Lucas e Luíza.

 

Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.” Paulo Freire

 

*Professor, este espaço é nosso! Queremos divulgar as ações de sucesso desenvolvidas por você e por sua escola. Entre em contato com o Representante Rioeduca de sua Coordenadoria e envie seus trabalhos para publicação.


Professor Alexandre Roque de Araujo
Representante Rioeduca.net da 1ª Coordenadoria Regional de Educação
alexandrearaujo@rioeduca.net
Twitter: @Alexandre_Roque

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share