A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 47 resultados para o mês de 'Agosto de 2015'

Segunda-feira, 31/08/2015

Campanha de Combate à Dengue na Escola Pires e Albuquerque

Tags: 5ªcre, dengue.

 

 

 

Os alunos da Escola Pires e Albuquerque estão espertos no combate à Dengue!

 

No mês de abril, o trabalho da sala de leitura era falar dos bairros. Dentro desse tema, nós trabalhamos, também, a cidadania e a responsabilidade de cada um com a sua casa, com a sua rua e com seu bairro. Daí, surgiu o assunto dengue.

Sabe-se que o controle da dengue não depende apenas do poder público, e que a comunidade tem um papel fundamental nesse combate. Portanto, todos nós somos responsáveis no combate a essa doença que vem atingindo a população.

 

 


Trabalhando esse tema, os alunos descobriram como se desenvolve o mosquito, como combater a procriação, quais cuidados devemos tomar e quais os sintomas da doença. Isso tudo de forma lúdica, através da leitura de um gibi, da leitura da poesia da Cecília Meireles, "O mosquito que escreve", da poesia de Vinícius de Moraes, "O mosquito", do vídeo do ciclo de vida do mosquito e de distribuição de folhetos educativos da Turma da Mônica.

 

 

 

 


As turmas 1101, 1201, 1202 e 1301 fizeram um mosquito de papel. Mas esse mosquito, diferente do Aedes aegypti, seria o ajudante deles no combate à dengue. A turma 1401 fez poesias e ilustrações. As turmas 1501, 1502 e CE2 fizeram as falas dos personagens e montaram um gibi - atividade realizada em grupo. E o CE 1 pintou e brincou com o jogo dos 7 erros da Turma Mônica.

 

 

E.M. Pires e Albuquerque

empalbuq@rioeduca.net

 

 

Marcus Mortati - Representante da 5ª CRE no Rioeduca

marcusmortati@gmail.com

 


 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 28/08/2015

Quando o Assunto é Saúde, Eu Cuido, Ele cuida, Nós Cuidamos!

Tags: 4ªcre.

 

 

 

O Programa Saúde na Escola prevê que a Semana Saúde na Escola amplie o reconhecimento das ações do programa, e fortaleça a união entre os setores da saúde e da educação. O autocuidado, a educação e a promoção da saúde são indissociáveis para a construção da autonomia do ser humano.

 

 

"A saúde é o resultado dos cuidados que as pessoas dispensam a si mesmas e aos demais, da capacidade de tomar decisões e controlar a própria vida..." (OTTAWA, 1986)
 

 

 

Produção da turma realizada durante a atividade

 

Neste ano, a Semana Saúde na Escola Municipal Joracy Camargo teve como tema o cuidado com o outro. Os alunos do 6º ano, juntos com a professora Valéria Oliveira, realizaram ações para a promoção de uma vida mais saudável. Essa experiência se apresentou como um grande sucesso na escola e entre as famílias!

 

Atividade realizada com a turma.

 

A promoção da saúde é uma das estratégias para buscar a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e da população do entorno. Para tal, a compreensão da importância do equilíbrio entre o cuidar de si e o cuidar do outro, e mais, que este deve estar presente nas ações dentro das escolas perpassando necessariamente pelo prazer em cuidar também de si.

Com a palavra, a professora

 

"O tema da Semana da Saúde com o sexto ano da Escola Municipal JORACY CAMARGO foi 'Cuidado com o outro'. Nessa perspectiva, desenvolvemos tal tema, primeiro, com uma dinâmica realizada pelo guia. Depois, discutimos em sala tudo o que sentimos ao ser cuidado pelo outro, e que bases montam a relação com o outro. Por fim, montamos o cartaz que foi exposto na escola."

Professora Valéria Oliveira, professora da unidade escolar

 

 

Atividade realizada com a turma.

 

Nessa perspectiva, acreditamos que  a associação desses três elementos, o autocuidado, a educação e a promoção da saúde, produz um cuidar autêntico, com autonomia, empoderamento e maior qualidade de vida. A escola deve fundamentar suas ações, ações que se apresentam permeadas de novos conceitos e práticas simples, mas que efetivamente capacitam e transformam o cotidiano, a rotina, o modo de enxergar o mundo de todos os envolvidos no processo em questão.

 

Parabéns para os alunos do 6º ano que, junto ao trabalho realizado pela professora Valéria, reconheceram a importância de cuidar de si e do outro para incorporar hábitos saudáveis.

 

Ana Accioly - Representante Rioeduca 4ª CRE

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)

Sexta-feira, 28/08/2015

Pan Atenas

Tags: 9ªcre, projeto, esporte.

 

 

 

Na Escola Municipal Atenas, aconteceu o Pan Atenas, projeto inspirado nos Jogos Pan-Americanos, com a participação ativa de todos os alunos.

 

 

Os Jogos Pan-Americanos de 2015, evento multiesportivo realizado entre os dias 10 e 26 de julho com sede principal na cidade de Toronto no Canadá, contou com a participação de 41 países. Foram cerca de seis mil atletas distribuídos em 36 modalidades esportivas. A mascote do evento foi o porco espinho chamado "Pachi" que, em japonês, significa "aplaudindo com alegria".

 

 

Paralelamente aos Jogos Pan-Americanos, os professores de Educação Física, Ana Paula, Nagib e Monalisa realizaram o Pan Atenas com a participação de todas as turmas de nossa escola, ou seja 22 delegações distribuídas entre cinco modalidades esportivas: corrida, lançamento de pelota, salto em altura, futebol e queimado.

 

 

O Pan Atenas teve como principais objetivos:

-Fortalecer os vínculos de amizade entre as turmas;

-Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos;

-Valorizar a prática esportiva;

-Estimular os princípios de participação e cooperação entre os alunos.

 

 

Na abertura, tivemos o desfile das delegações com as bandeiras nacional e da cidade do Rio de Janeiro, o Hino Nacional, informes gerais e o juramento do atleta ateniense.

 

 

O juramento foi bem simples, porém carregado de emoção:


"Eu prometo respeitar meus amigos, respeitar meus professores e as regras do jogo.
Prometo também ser leal e honesto durante todas as atividades, e colaborar para que o Pan Atenas seja um sucesso! EU JURO!"

 

 

No encerramento, todas as delegações foram ovacionadas, e tivemos mais uma vez o Hino Nacional na solenidade de entrega de medalhas simbólicas para todos os participantes.

 

 

 

Parabéns para todos os participantes do Pan Atenas e para a equipe da Escola Municipal Atenas!

 

 

Para ver mais trabalhos realizados pela escola, acesse o blog. Contato com a U.E. pelo telefone 3394-1909 ou pelo e-mail ematenas@rioeduca.net.

 

 


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 28/08/2015

Informativos de Boas Práticas do Programa de Alimentação Escolar

Tags: pnae, .

 

 

 

 

 

A Gerência de Alimentação Escolar, conforme o COMUNICADO Nº 21/2015, de 10 de agosto, faz o reencaminhando dos informativos referentes às Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos que foram elaborados no período de 2009 a 2015, pelo S/SUBVISA/Instituto de Nutrição Annes Dias, para subsidiar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A gerência ressalta que os Informativos, aqui disponibilizados*, foram encaminhados à E/SUBG/CIN/Gerência de Alimentação Escolar, ao longo deste período, para disponibilização a todas às Unidades Escolares.



Veja aqui o COMUNICADO Nº 21/2015 na íntegra.

 

Veja a seguir a lista dos documentos que estarão disponibilizados


 

 

Acesse abaixo os Informativos:

 

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

 

 

 

O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores.

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share