A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 1 resultado para o mês de 'Agosto de 2010'

Quarta-feira, 18/08/2010

O Brasil não é só o país do futebol

Tags: brasil, meioambiente, saúde.

 A E.M. Denise Maria Torres planejou para o mês de abril e de maio uma pesquisa sobre os países que iriam participar da Copa. Com o projeto "Que país é este?" tinham a intenção de levar informações sobre  representantes do mundo e torná-los mais conhecidos das crianças e jovens no momento que estivessem disputando a Copa. 

 

 

Dando prosseguimento ao planejamento, havia a importante etapa BRASIL CAMPEÃO, em que se procurou desenvolver nas crianças e jovens o espírito de torcedor e ator, para a construção de um país campeão não só no FUTEBOL, mas também no MEIO AMBIENTE e na SAÚDE.  

Através de sorteio, as turmas ficaram responsáveis pelos países e confeccionaram livros de acordo com o período escolar sobre seu objeto de estudo. A partir daí o projeto foi conduzido à III Mostra literária , onde responsáveis, alunos e professores se familiarizaram com diversos tipos de cultura, sociedades e curiosidades através dos livros.   "Fizemos um acervo de material para ser explorado nas salas até a COPA" - relata orgulhosa a Coordenadora Pedagógica Dilma Guimar.

 

"A diversidade ficou refletida nos livros de tamanhos, formas e jeitos diferentes, mas cada um com suas peculiaridades e sua importância , como os países trabalhados" - completa a Coordenadora.   Cada turma confeccionou o nome do país utilizando técnica livre e todos juntos montaram um mural mostrando um painel rico em diferenças e criatividade. Os alunos apreciavam-no sempre que passavam por ele e teciam seus comentários.    Ficou combinado que a cada eliminação o nome da seleção seria retirado do mural.

 

Os alunos acompanharam, torceram e fizeram comentários sobre as eliminações, incluindo a própria eliminação brasileira, que apesar de gerar desapontamentos, trouxe para a sala de aula um debate importante sobre coletividade, responsabilidade e condutas éticas.   Apesar da derrota de nossa seleção em campo, mais de 400 pequenos torcedores da escola do Bairro de Jacarepaguá sentiram-vitoriosos por todas as experiências vividas dentro e fora da sala de aula, que os levaram à compreensão de que nosso país se retrata muito além dos gramados de futebol. E mais que isso, aprenderam que cada qual, a seu modo, pode contribuir para a formação de um país melhor!

                                           


   
           



Yammer Share