A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 46 resultados para o mês de 'Julho de 2013'

Quarta-feira, 31/07/2013

Voltando no Tempo...

Tags: 3ªcre, blogdasescolas, creches.

 

O portal Rioeduca comemora três anos de existência e, nesse tempo, trouxe muitas experiências de escolas e professores da 3ª CRE que com competência e excelência fazem muita diferença na Educação da Rede Municipal do Rio de Janeiro.

 


O portal Rioeduca é um espaço de construção colaborativa que conta com a participação de todos que fazem parte do processo de aprendizagem das crianças da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro.


Acreditando que a troca de experiências é uma forma efetiva de aprendizagem e que sempre estamos nos reinventando em busca de uma educação de excelência. Muitas escolas e professores expõem seus trabalhos e projetos com o intuito de dividir esses saberes com a Rede.


A primeira postagem exibida da 3ª CRE, em 16/03/2011, mostrava a importância do brincar na primeira infância. A equipe da Creche Odetinha Vidal de Oliveira fazia isso com muita responsabilidade.


Verifiquem na primeira postagem do Rioeduca:

http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=717
 

 

E agora em 2013, ainda utilizando o blog para divulgar seus trabalhos e projetos, a Creche Municipal Odetinha tem como tema do projeto político pedagógico a música na nossa cultura e distribuiu os ritmos em subprojetos que estão sendo trabalhados ao longo do ano.


Nos meses de fevereiro, março e abril, o subprojeto "Nossas raízes: ritmos carnavalescos e samba" foi desenvolvido com músicas e muitas atividades que abordaram o maracatu, o axé, o samba de roda, o samba-enredo, o frevo, e as marchinhas.


 

 

A animação das crianças foi contagiante e através da música desenvolveram seu aspecto motor, sua linguagem e a socialização de maneira divertida, fazendo o brincar como responsabilidade do desenvolvimento da infância.

 

 

Em maio, junho e julho, desenvolveu-se o subprojeto “Ai, isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais - ritmos nordestinos...” e abordaram o baião, o sertanejo, o carimbó, o xaxado, o xote, etc. O cantor Luiz Gonzaga, "O Rei do Baião", foi o personagem principal nas atividades que trouxeram muita riqueza no desenvolvimento das crianças.


É de extrema importância a aplicação da música na educação. Pois ela possibilita, em qualquer faixa etária, que a criança evolua no domínio do seu corpo, desenvolvendo e aperfeiçoando suas probabilidades de movimentação, desvendando novos espaços, superando seus limites e possibilitando equilíbrio em desafios referentes aos aspectos sociais, afetivos, motores e cognitivos.


Nessa turminha, a confecção e a brincadeira com a sanfona deu ritmo à brincadeira, mostrando o instrumento utilizado pelo “Rei do Baião” de forma lúdica.

 


 

E quando se trata do ritmo nordestino e do nordeste do Brasil, essa nuance expressa possibilidades riquíssimas de se trabalhar a expressão da cultura desse povo que muito contribui para a riqueza cultural no nosso país.

 

A música e os ritmos nordestinos marcaram presença em nossas interações, construções individuais e coletivas, danças e brincadeiras. Os ritmos diversificados como forró, baião, sertanejo, carimbó, xaxado e xote, bem como de personalidades que fizeram história na manifestação cultural, fizeram parte do subprojeto.


Dentre os muitos, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, foi apresentado aos nossos pequenos por meio de inúmeras atividades, as quais promoveram a valorização cultural nordestina e brasileira.

 

 

 

As turmas se empenharam e fizeram lindos murais para enfeitar a escola. Tudo foi registrado em forma de vídeo. Não deixem de assistir!!

 

Vídeo 1                                 Vídeo 2                            Vídeo 3

 

Parabéns à Creche Municipal Odetinha por ser a primeira escola da 3ª CRE a ter sua experiência divulgada no portal Rioeduca, um canal de interação entre os funcionários, responsáveis e alunos da rede que tem como principal objetivo, nesses três anos de existência, a construção de uma educação de excelência no Município do Rio de Janeiro.


E não vamos deixar de acompanhar o restante do projeto no blog da Creche Odetinha: http://cmodetinha.blogspot.com.br/.


 

Escolas e professores, não deixem de compartilhar atividades ou projetos no nosso Portal Rioeduca. Procure o representante de sua CRE!!
Clique aqui para conhecer seu representante.

 


Profª Elidia Correia

Representante 3ªCRE no Rioeduca

elidiacorreia@rioeduca.net

Twitter:  @ElidiaCorreia

Facebook: Elidia Correia  e  Grupo Rioeduca/3ª CRE

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/07/2013

A Hora e a Vez do Esporte Escolar!

Tags: 8ªcre.

 

 

A escola pode ser um espaço para revelar diferentes habilidades, seja no âmbito das artes ou dos esportes. Inúmeros talentos que se destacaram no mundo tiveram suas primeiras atuações em oportunidades promovidas pela escola.

 

Hoje o Rioeduca apresenta o time de futsal feminino que conquistou a medalha de ouro no 31º Intercolegial do Rio de Janeiro: O time da E. M. José Maria Bello.

 

 

O 31º Intercolegial, uma promoção do Globo com patrocínio master de McDonald´s e apoio da Sportv, ocupou mais uma vez a agenda dos colégios do Estado do Rio de Janeiro. O evento tem o objetivo de atrair jovens para a prática esportiva, o que acaba contribuindo para uma vida mais saudável, além de revelar talentos para o esporte brasileiro!

 

Considerado hoje o maior evento estudantil do Brasil, o Intercolegial tem orgulho de registrar que surgiram em suas quadras, piscinas e pistas de atletismo nomes internacionais como Ana Richa, Luiz Lima, Virna, Bruno Laport Brandão e a eterna musa Patrícia Amorim, que ocupou até o ano passado a presidência do Clube de Regatas Flamengo.

 

Professor Egnaldo Guedes e o time de futsal feminino da E. M. José Maria Bello.

 

O desfile de abertura do Intercolegial aconteceu pela terceira vez no HSBC Arena, na Barra da Tijuca. O tema desse ano foi "O Rio continua lindo?". O objetivo foi proporcionar um questionamento para movimentar os estudantes a respeito do cuidado com nossa cidade.

 

Os participantes puderam refletir sobre ações possíveis para cada cidadão carioca contribuir com a conservação da beleza de nossa cidade.

 

No calendário de competições desse ano, o futsal abriu os jogos e, ainda no primeiro semestre, aconteceram partidas de basquete, caratê, xadrez e tênis de mesa. Para o segundo semestre, o Intercolegial continua com o basquete de rua, handebol, vôlei, vôlei de praia, futebol society, natação, polo aquático, hóquei na grama, judô e atletismo.

 

O orgulho das alunas e dos professores Egnaldo Guedes e Rafaela Barreto na entrega das medalhas e do troféu.

 

Uma conquista que representa toda a Rede

 

Partidas de alto nível técnico marcaram as decisões do Futsal 2013 do Intercolegial. Oito confrontos foram disputados no ginásio do Colégio Odete São Paio em São Gonçalo. 

 

A escola José Maria Bello, que pertence à 8ª CRE, está localizada no bairro de Padre Miguel. Ela foi a única escola da Rede Pública a conquistar o troféu de primeiro lugar! O time feminino da E. M. José Maria Bello venceu por 2 a 1 as meninas sub-13 não federadas do Colégio Percepção.

 

A equipe da escola venceu o campeonato e trouxe muito mais que um troféu, pois essa vitória representa a importância do trabalho coletivo, em que todos são responsáveis pelo sucesso!

 

A Agente Educadora Maria de Fátima e, à esquerda, a professora Rafaela Barreto abraçam as meninas de ouro da E.M. José Maria Bello.

 

"É o primeiro resultado de um trabalho de resgate do esporte na escola!"

                                          Professora Rafaela Barreto -  E. M. José Maria Bello.

 

 

A escola José Maria Bello está de parabéns pela conquista do troféu!

 

Essa vitória representa toda a SME e incentiva outras escolas a investirem na busca de talentos entre seus alunos.

 

Se você gostou da matéria, faça um comentário!

 

*   *   *

 

Compartilhe conosco o que vem acontecendo na sua escola!

Participe!

 

 

Professora Neilda Silva - Rioeduca 8ª CRE

neildasilva@rioeduca.net

Twitter: @Prof_Neilda

 

 

 

Fontes:  http://www.intercolegial.com.br e https://www.facebook.com/intercolegial.rj 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/07/2013

Participação Especial na História do Rioeduca

Tags: 7ªcre, projetos.

 

O portal Rioeduca está completando três anos de publicações agora em agosto. Uma das escolas que se destacou nas primeiras publicações da 7ª CRE foi a Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches.

 


A Escola Municipal Helena Lopes, localizada em Jacarepaguá, atende diariamente cerca de 1.100 crianças da Educação Infantil ao 5º ano, além de turmas de projetos especiais. A unidade escolar aparece em quatro publicações de 2010, no início do portal Rioeduca, quando as publicações começaram, aos poucos, e foram aumentando gradativamente. Além disso, é a primeira escola da 7ª CRE, que aparece com tag.

 

A Escola Professora Helena Lopes Abranches presente nas primeiras publicações do portal Rioeduca. 

 

Para se ter uma ideia, em 2010, o portal Rioeduca contou com 46 publicações nos seis primeiros meses de existência. Hoje em dia, o portal conta com mais de cinquenta publicações por mês, já tendo inclusive 135 publicações em um único mês (outubro/12 e julho/2011).

 


Confira agora abaixo, um pouco do trabalho realizado pela escola em 2013

 

Com o projeto “Construindo uma escola de paz e sucesso”, a Escola Municipal Helena Lopes Abranches busca melhorar a convivência no ambiente escolar, desenvolver experiências de atenção, cuidado, escuta, troca, respeito, valorização e oportunidade.

 

Alfabeto criado com valores para a boa convivência na escola e fora dela.
 

 

Para isso, a equipe organizou o projeto de leitura “Ler: presentear palavras e emoções” que tem a proposta de encontros para leitura. Buscou-se aproveitar o conteúdo de diversos livros para desencadear atividades que pretendem incentivar a leitura na família e na escola, desenvolver a sensibilidade e a autoestima, estimular o diálogo e ativar a criatividade e o pensamento, os laços afetivos, promover valores, atitudes e comportamentos de uma cultura de paz.

 

Homenagem às mães. O encontro iniciou-se com uma reflexão sobre a importância da família na vida da criança: proteção, atenção, cuidado e amor e a influência do adulto na formação dessa criança que reproduz o que aprende no convívio com o outro. 
 

 

As poesias de Vinicius de Moraes também foram utilizadas como ferramenta para o processo de Alfabetização e Letramento, além de brincar com as palavras, declamar poesias, vivenciar emoções, exercitar a fantasia e a imaginação. Essas poesias podem ser cantadas, o que torna o projeto mais encantador, pois leva alegria à sala de aula.

 

Alunos cantando e dramatizando a música "O pato", de Vinicius de Moraes, na aula de música com a professora Isaura.
 

 

Esse projeto propõe atividades nas diferentes áreas, envolvendo todos os professores da turma, ressaltando as artes visuais, o movimento, as artes plásticas, a música, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro.

 

Vivemos num contexto de crescente degradação dos laços sociais, caracterizado pelo aumento das diferentes formas de violência e de exclusão social, onde as relações humanas tornam-se cada vez mais complexas e conflituosas. São grandes os desafios que nos convidam a encontrar soluções urgentes para a restauração dos laços sociais.

 

Temos uma proposta de cultura pela paz que pressupõe a compreensão da resolução de conflitos através do diálogo, do respeito, da colaboração e da responsabilidade. Para isso, organizamos também o Café Literário com pais e alunos, além de estudos de casos em sala de aula abordando temas variados: amizade, tolerância, paz, gratidão, respeito, justiça, união e honestidade.

 

Proposta da Escola Municipal Professora Helena Lopes Abranches

 

 

Café Literário com os responsáveis da turma 7601, da professora Valéria Dib, com a participação do Bairro Educador.

 

 

Clique na imagem abaixo e confira a primeira publicação com tag da 7ª CRE da Escola Helena Lopes

 

 

A Escola Municipal Helena Lopes Abranches, pertencente à 7ª Coordenadoria Regional de Educação e foi uma das escolas que, logo no início do portal Rioeduca, enviou seus trabalhos para publicações. Gostaríamos de agradecer pela participação especial e tão importante naquele momento e também para a história do nosso portal.

 

 

 PARTICIPEM, TAMBÉM, DESTE ESPAÇO QUE É NOSSO, DAS ESCOLAS, DOS PROFESSORES, DOS ALUNOS E DEMAIS FUNCIONÁRIOS QUE FAZEM A EDUCAÇÃO CARIOCA!

 

 

CONFIRAM NO LINK A SEGUIR, QUAL É O REPRESENTANTE DE SUA CRE
E DIVULGUEM O QUE SUA ESCOLA REALIZA!
RIOEDUCA NET - A REVOLUÇÃO ACONTECE: QUEM SOMOS NÓS?

http://portalrioeduca/sobrenos.php


 

Contato:

 

Roberta Vitagliano

é professora da rede municipal

e representante do Rioeduca da 7ªCRE

 

robertavitagliano@rioeduca.net

twitter: @robertacarmina

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/07/2013

Retrospectiva Rioeduca 3 anos - 11ª CRE

Tags: 11ªcre, aniversário rioeduca, 3 anos, retrospectiva.

Em 2013, o Portal Rioeduca completou 3 anos de existência e para comemorar nada como uma retrospectiva com reportagens das primeiras escolas a terem publicação em todas as CRE´s. Na 11ª CRE a E.M. Padre Anchieta foi a primogênita! Confira!

 

A primeira postagem exibida da Ilha do Governador foi em 06/06/2011, na antiga 4ª CRE, da E.M. Padre José de Anchieta localizada no Jardim Guanabara, que tratava sobre os projetos de ciências realizados pelas turmas do 5º ano com a professora Maria José, acarretando na criação do Blog da Tia Zezé meio esse onde os alunos colocavam suas experiências e trabalhos realizados.

 

Confira: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=1013

 

 

 

E a escola continua de vento em popa! Em Junho os alunos da turma 1.602 tiveram uma experiência pra lá de lúdica! Aprenderam de forma deliciosa o tema frações matemáticas, cada aluno ganhou 1/8 de pizza, ao todo a turma provou 5 pizzas.
 

 

Alunos do 6º ano na aula de Frações Matemáticas com Pizza

 

 

Vinícius de Moraes

Em 2013 a escola também tem trabalhado em cima do Centenário de Vinícius de Moraes, com exposição dos trabalhos dos alunos e dos professores por toda a escola, como pode ver abaixo:

 

 

Trabalhos realizados pelos alunos comemorando o Centenário de Vinícius de Moraes

 

 

Poemas, poesias e trabalhos manuais

 

 

Monteiro Lobato

No dia 23 de abril, Dia Internacional do Livro, a escola realizou encontro entre dois grandes escritores brasileiros: Monteiro Lobato e Vinícius de Moraes.

 

 

Passar a tarde em Itapuã: Contação de histórias e colchonetes com livros para leitura

 

Com direito a personalização das alunas em Emílias e os alunos em Sabugos de Milho, os famosos Viscondes do Sítio do Pica Pau Amarelo.

 

 

Caracterização dos alunos em homenagem a Monteiro Lobato

 

Ana Maria Machado

A 1ª Roda de Leitura deste ano, foi com a turma 1.601, com o livro "De fora da Arca" da escritora Ana Maria Machado.
 
 

Sala cheia para a Roda de Leitura - Ana Maria Machado

 

Por toda esta dedicação e brilhantismo alcançado pela equipe em prol da educação de qualidade, que os alunos têm cada vez mais atingido resultados excelentes.

 

Veja o resultado da E.M. Padre José de Anchieta no IDEB 2011:

  • Ranking na Rede Municipal de 1.034 escolas - 28º lugar
  • Na Ilha do Governador - 1º lugar.

 

 

Parabéns à equipe da E.M. Padre José de Anchieta, por propiciar um ensino de qualidade para seus alunos!

 

 

Laura Fantti Davilla Serpa
Representante Rioeduca da 11ª CRE
Facebook: http://www.facebook.com/laura.fanttidavilla
Site: http://lauradavill1.wix.com/rioeduca11cre
Twitter: https://twitter.com/laurafanttini
E-mail: lauradavilla@rioeduca.net

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share