A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 23 resultados para o mês de 'Junho de 2017'

Sexta-feira, 23/06/2017

Um dia diferente...que ficará em nossos corações!

Tags: paz, projeto.

 

Tendo em vista o mais recente caso de violência que culminou na morte da adolescente Maria Eduarda, no pátio da Escola Municipal Daniel Piza, a Secretaria Municipal de Educação realizou um cronograma de atividades denominado “AQUI É UM LUGAR DE PAZ”.

 

 

 

A Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca está localizada em Madureira, entre as comunidades da Serrinha e do Cajueiro. Grande parte dos nossos alunos, entre 6 e 12 anos, convivem diariamente com a violência.

Em 6 de abril, seguindo o cronograma estipulado pela SME, foi planejado um dia diferente onde a paz fosse plantada em cada um. Convocamos a comunidade escolar para esse dia diferente, buscando trabalhar a paz como um processo interno ligado ao autoconhecimento e ao direito de escolha.

 

 

Visando contribuir para que os elementos da comunidade escolar assumam-se como seres individuais e sociais, comprometidos com a construção de uma cultura de paz e capazes de traçarem seus próprios projetos de vida e sociedade, foram traçados os seguintes objetivos para o desenvolvimento do projeto pela paz na escola:
 

  • Provocar a reflexão sobre a importância de se promover uma cultura de paz no nosso cotidiano;
  • Valorizar atitudes individuais e coletivas para a promoção da paz na sociedade;
  • Trabalhar colaborativamente em grupo;
  • Desenvolver habilidades como: capacidade de pesquisa, de análise textual, de síntese, de comunicação de ideias, autonomia, responsabilidade, gerenciamento do tempo.

 

 

 

Em 6 de abril, toda comunidade escolar foi mobilizada e durante horário da aula realizamos atividades acerca do tema "AQUI É UM LUGAR DE PAZ". Aproveitamos a oportunidade para apresentar aos alunos o PROFETA GENTILEZA, que na década de 70 já preconizava a paz e a gentileza entre as pessoas. Após a leitura da carta do Srº Secretário de Educação César Benjamim, a comunidade escolar foi dividida em grupos para a confecção de cartazes, panfletos e flâmulas. Todas as tarefas foram realizadas ao som das seguintes músicas: "A Paz" (Gilberto Gil), "Imagine"  Jonh Lennon), "A Paz" (Roupa Nova).

 

Após essa etapa, realizamos uma caminhada pelas dependências do Instituto de Educação Carmela Dutra, onde estamos funcionando até a reconstrução de nossa unidade escolar. A presença dos nossos alunos, cantando pelo espaço, com cartazes e flâmulas, emocionou os alunos do Instituto.

 


        

 

Esperamos alcançar com esse projeto, que apenas se iniciou no dia 06/04, que as relações intrapessoais, não apenas dos alunos mas de toda a comunidade escolar, sejam mais fraternas e gentis, criando um ambiente cada vez mais agradável, acolhedor e saudável tanto dentro quanto fora da escola, reduzindo os conflitos iminentes, sendo a escola um ambiente de diálogo e compreensão.
 


"Só o amor, muda o que já se fez
 E a força da paz junta todos outra vez
 Venha, já é hora de acender a chama da vida
 E fazer a terra inteira feliz"

 

Texto enviado por:  Cintia Coutinho ( Coordenadora Pedagógica )

 

Parabéns ao trabalho de excelência da Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca.

E por todos aqueles que se empenham em fazê-la uma escola de paz, seja a nossa mais sincera gratidão!

 

Gostou da nossa publicação? Não esqueça de deixar seu comentário! yes

 

 

Sobre a escola:

E/CRE(05.15.056) Escola Municipal Luís Carlos da Fonseca

Endereço: Rua Leopoldino de Oliveira 67 | Madureira

E-mail: emluisf@rioeduca.net

Telefones: 3457-7720 | 3457-3496


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/06/2017

Brincando com a Identidade no EDI Maria Amélia Castro e Silva Belfort

Tags: 4ªcre, identidade, brincar.

 

Com os objetivos de estabelecer e ampliar as relações sociais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, e proporcionar uma imagem positiva de si, ampliando seu autoconhecimento, sua autoconfiança e identificando suas características, o EDI Maria Amélia Castro e Silva Belfort desenvolveu seu projeto de construção da identidade com as crianças do Maternal I.

 

 

A construção da identidade se dá por meio de interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si mesmo e dos outros. A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive.

 

 

Com o objetivo de promover a integração das crianças, a apropriação da escrita e da oralidade, a valorização do seu nome próprio, bem como o resgate da dignidade e da cidadania, através do fortalecimento da identidade, da cultura, e da autoestima, o Maternal I realizou diversas atividades envolvendo o nome e a imagem dos pequenos. Brincaram com a música: o elefante é pesado, pesado e não sabe pular eu vou convidar a Yasmim para pular no seu lugar. Manusearam o elefante confeccionado com sucata. Visualizaram o seu primeiro nome. Observaram e contornaram a letra inicial do seu nome.

 

 

Descobriram o que é uma identidade. Brincaram com um documento de identidade gigante além de confeccionarem seus próprios documentos, carimbando o dedo e colando a foto. Observaram a sua imagem no espelho. Realizaram roda de conversa com o tema: Eu e o outro.

 

 

Participaram de diversas atividades com histórias, brincadeiras, jogos e canções que envolviam os nomes das crianças. Essas atividades são oportunidades para que cada criança se aproprie e construa criativamente significados sobre si e sobre o mundo.

 

 

Um ambiente rico em interações, ao mesmo tempo que contribui para a construção coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma autoimagem positiva, acolhendo as particularidades de cada indivíduo e promovendo o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as.

As práticas educacionais oferecidas para crianças pequenas em instituições de Educação Infantil, são oportunidades para que cada criança, estimulada em seu grupo de referência, construa significados sobre o mundo e sobre si. Parabéns ao EDI Maria Amélia de Castro e Silva Belfort pelo belo trabalho realizado.

 

Sobre a escola:
EDI Maria Amélia Castro e Silva Belfort
Gestora: Rita de Cássia Bernardi
Endereço: Rua Texeira Ribeiro nº 1000 Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, CEP:21044-252
Telefone: (21) 3438 4861
Email: edimbelfort@rioeduca.net

Texto: Enviado por Rita de Cássia Bernardi.

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 22/06/2017

Aqui É um Lugar de Paz - 7ª CRE

Tags: 7ªcre, projetos.

 

As unidades escolares da 7ª CRE continuam desenvolvendo  diversas ações envolvendo a campanha "Aqui é um Lugar de Paz" iniciada pela Secretaria Municipal de Educação.

 

A violência urbana é uma questão que desafia os cariocas há décadas. A nova campanha da Secretaria Municipal de Educação  acredita na capacidade de mobilização da comunidade escolar para conduzir uma ampla discussão em torno do tema (Multirio). Confira abaixo um pouco do trabalho que foi feito no mês de maio e junho em escolas, creches e EDIs localizados na 7ª CRE.

 

 

Escola Municipal Roberto Burle Marx

 

As turmas da unidade escolar trabalharam com o projeto proposto "Aqui é um lugar de paz". Incentivamos rodas de conversas com os alunos sobre os momentos de violência que tem acontecido no Rio de Janeiro e no mundo pelas manchetes dos jornais.

Algumas turmas debateram o que cada um poderia fazer para construir um mundo de paz. Outros subtemas foram pensados a partir dos relatos dos alunos, tais como: "Paz compromisso de todos" e "Como construir um mundo de paz".

Algumas turmas escreveram cartas e mensagens de paz. Outras desenharam o planeta em que vivemos e as belezas de nosso mundo.

Terminou-se a semana com uma apresentação, realizada na frente da escola, para os pais e toda a comunidade onde as crianças da educação infantil e ensino fundamental cantaram a música "A Paz" do grupo Roupa Nova, uma releitura de um sucesso de Michael Jackson, "Heal the world".

 

Apresentação na frente da escola.

 

Mural com o tema paz.

 

Mural com o tema paz.

 

     Alunos preparando mural com tema paz.

 

 

Escola Municipal Dom Pedro I 

 

As professoras Cristina Andriotti ( Português) e Fátima Paiva ( AC8) elaboraram atividades com suas turmas sobre o tema: “Aqui é um Lugar de Paz”. Depois de todas as notícias nocivas que vem assolando nossa cidade que impulsiona toda a comunidade escolar a levantar a bandeira da Paz! Com momentos de reflexões, de registros e de criatividade os alunos transportaram da sala de aula para os corredores da escola seus sentimentos que a escola é um lugar de paz.

 

Mural com tema paz.

 

Aluno produzindo mural com árvore da paz.

 

Mural coletivo o que é paz para você,

 

Poesia com tema paz.

 

Escola Municipal General João Mendonça Lima

 

Na Escola General Mendonça Lima aconteceu a apresentação da carta proposta para os alunos e demais segmentos nas reuniões e mobilização de todos os segmentos para o fortalecimento de ações coletivas pela não-violência e promoção da paz.


Também foram desenvolvidas atividades diversificadas, tais como debates e oficinas dinamizadas por professores de diferentes disciplinas, destacando-se as atividades desenvolvidas pela Sala de Leitura, pelos professores de arte e regentes das turmas de projetos. Aconteceu leitura e reflexão utilizando notícias da atualidade, divulgadas em diferentes mídias, textos literários e letras de músicas; exibição de vídeos com diferentes abordagens sobre o tema; esculturas com materiais de reciclagem; confecção de murais e cartazes; sessões CINECLUBE e oficinas de poesia.

                                  

Atividades realizadas na escola com o tema paz.

 

Escola Municipal Nossa Senhora do Loreto

 

 

Dobradura da pomba da paz.

 

Atvidade artistica com o tema paz.

 

Cartaz com o tema paz.

 

 

Escola Municipal Alberto Rangel

 

Dramatização pela Paz.

 

 

CIEP João Batista dos Santos

 

Foram feitos  murais durante a campanha da Paz. A escola selecionou  a frase que melhor complementou o lema da campanha "Aqui é lugar de paz".

 

              Mural com tema paz.

 

       Mural coletivo com frases de várias turmas.

 

Aqui é um lugar de paz, segundo a turma 1203.

 

Escola Municipal Candido Campos

 

Trabalho desenvolvido com as turmas de oitavo ano: 1803 e 1804. Releitura de GUERNICA/ PABLO PICASSO. TÍTULO DA RELEITUA: " RIO SEM GUERNICA". Usou-se como foco norteador o movimento AQUI É UM LUGAR DE PAZ". Profª Danielle Aguiar, Artes plásticas.

 

     Mural com releitura da obra de Guernica e o tema paz.

 

              Detalhe do mural : Rio sem Guernica.

 

 

As  escolas da rede municipal de ensino iniciaram um movimento pela paz e já têm um compromisso especial marcado para o dia 02/07: um ato contra a violência no Aterro do Flamengo, no qual os alunos serão os protagonistas, reunirá milhares de pessoas, entre estudantes, professores e funcionários.

A ação, que acontecerá nas proximidades do Monumento aos Mortos na Segunda Guerra Mundial, tem como objetivo construir ambientes de paz, onde não haja violência, racismo, preconceito ou qualquer tipo de humilhação. A Secretaria Municipal de Educação (SME) acredita que a questão da violência se tornou um problema central na vida social do Rio de Janeiro.

 

 

Parabéns à todas as unidades escolares e à todos os envolvidos

pelas atividades realizadas!

 

 


 

 

 

 

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

Contato da Escola Roberto Burle Marx:

emrbmarx@rioeduca.net

Contato da Escola Dom Pedro I:

emdpedro@rioeduca.net

Contato da Escola General  João Mendonça Lima:

emjmlima@rioeduca.net

Contato da Escola Nossa Senhora do Loreto:

emloreto@rioeduca.net

Contato da Escola Alberto Rangel:

emarangel@rioeduca.net

Contato do CIEP João Batista dos Santos:

ciepsantos@rioeduca.net

Contato da Escola Candido Campos:

emccampos@rioeduca.net

 

 

 

 

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 21/06/2017

O Fazer Pedagógico de Cada Dia!

Tags: 8ªcre.

 

A Escola Municipal Dias Martins apresenta seu fazer pedagógico de cada dia! A equipe da unidade escolar acredita que o compromisso com a qualidade da educação é o primeiro passo para vencer os desafios que se apresentam.

 

 

Equipe Pedagógica da E.M. Dias Martins

 

A Escola Municipal Dias Martins está localizada no bairro de Senador Camará, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A escola foi fundada em 30 de outubro de 1948. Possui 277 alunos, distribuídos em duas turmas de Educação Infantil e oito turmas de Educação Fundamental I.

A unidade escolar está sob a direção da professora Sandra da Rocha Tadeu há 17 anos. Seu incansável trabalho e comprometimento, juntamente com sua equipe pedagógica, se reflete em uma comunidade escolar unida, criativa e propagadora de ações pela paz e boa convivência.

O comportamento dos alunos dentro do espaço escolar é fruto de um trabalho feito em parceria. O diálogo aberto e a presença da família são fatores que a E.M. Dias Martins não abre mão.

 

Alunos, professores e funcionários: elenco da peça teatral "Deu a Louca nos Contos de Fada"

 

O Projeto Político Pedagógico desenvolvido pela escola tem como eixo a "Não violência!". Com o apoio da Clínica da Família local, o projeto tem alcançado resultados ainda mais significativos.

Durante o ano letivo, a escola Dias Martins desenvolve o projeto "Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Leitura!". Em tempos de globalização, onde imagens e sons nos movem o tempo todo, este projeto procura nortear o fazer pedagógico pelas ondas da musicalidade.

O projeto objetiva introduzir a música, buscando contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade musical e literária das crianças, uma vez que as músicas escolhidas apresentam letras poéticas. A leitura deve ultrapassar os limites do que se vê! É preciso treinar para ler e interpretar sentimentos, desejos... é preciso ler o mundo a nossa volta!

O projeto "Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Leitura!" se organiza da seguinte forma: uma história única é contada para todas as turmas. A história é trabalhada de diferentes formas, e os grupamentos preparam algo para ser apresentado ao final do bimestre. No primeiro bimestre houve a apresentação da peça teatral "Deu a Louca nos Contos de Fada!"

O diferencial desse espetáculo foi a interação de seus participantes, todos empenhando-se para fazer o melhor:alunos, professores e funcionários!

Além disso semanalmente os alunos levam livros para casa através do sistema de "Mala Viajante". Cada turma tem sua mala e assim os livros circulam entre as casas dos alunos.

 

 

 

"Trabalhar com Educação Infantil é bem gratificante, pois nos dá a possibilidade de entrar num universo muito peculiar. É um desafio constante de conhecer os costumes que trazem de casa e aos poucos, introduzir novos hábitos e atitudes inserindo-os numa rotina que os preparará tanto para vida quanto paro o futuro escolar."

                                                                                            Melba Luciene - Professora da Ed. Infantil na E.M. Dias Martins

 

 

 

"Estou na Dias Martins desde o ano 2010 e sempre tive apoio da direção e coordenação pedagógica para conseguir realizar um bom trabalho com os alunos. Acompanho as minhas duas turmas desde à Educação Infantil, por esse motivo conheço cada criança de uma maneira completa, cada dificuldade, cada passo a ser dado... O que muitos olham de forma negativa, eu olho de forma totalmente positiva! (...)"

                                                                        Viviane de Oliveira - Professora na E.M. Dias Martins

 

 

Caminhada pela Paz realizada pela E.M. Dias Martins com a parceria da Clínica da Família

 

O Rioeduca parabeniza à Escola Municipal Dias Martins por seu compromisso com a comunidade escolar e por seu empenho em oferecer cada vez mais uma educação de qualidade e de valores para seus alunos.

Um agradecimento especial à professora Dorinha, Coordenadora Pedagógica da unidade que colaborou com informações para essa publicação.

 

 

 

Equipe da E.M. Dias Martins:

Diretora: Sandra da Rocha Tadeu

Diretora Adjunta: Lucimara Mareli

Coordenadora Pedagógica: Maria Auxiliadora  de Jesus Victorino

Contato: emmartins@rioeduca.net

 


   
           



Yammer Share