A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 89 resultados para o mês de 'Abril de 2012'

Segunda-feira, 30/04/2012

CIEP Primeiro de Maio, o Ser Humano em Primeiro Lugar!

Tags: 10ªcre.

 

 

Ocimar Nascimento, bacharel em Biologia e professor de Ciências, que deu aulas na Escola Municipal Aldebarã, da Comunidade de Antares, é o novo diretor do CIEP Primeiro de Maio. Tem como grande desafio da sua gestão, manter os bons índices alcançados pelo CIEP nos três últimos anos, com o IDEB de 8,1.

 

 

 

Amanhã será feriado nacional. Comemora-se o “Dia Internacional do Trabalho” e é também aniversário do CIEP PRIMEIRO DE MAIO que, embora tenha iniciado as suas atividades educacionais no dia 15 de março de 1987, ainda sob a denominação de CIEP Antares Rollas, foi inaugurado no dia 1º de maio de 1988, já com a atual designação.

 


Em razão do extraordinário salto na qualidade da educação nos dois últimos anos, com a superação das metas propostas pelo IDEB e IDERIO, o CIEP Primeiro de Maio tem sido alvo de inúmeras reportagens na mídia. Seus gestores e professores são reconhecidos e homenageados pela Secretaria Municipal de Educação.

 

 


 

 

No dia 13 de abril de 2012, estive visitando o CIEP Primeiro de Maio, para conhecer um pouco mais sobre o trabalho tão elogiado daquela Unidade Escolar do bairro de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, que está localizada em uma das áreas de baixos indicadores sociais.

 


O CIEP Primeiro de Maio  está situado entre as comunidades de Antares e Rollas, em área relativamente próxima às comunidades do Cesarão, Vila Paciência e Morro das Pedrinhas.
 

 

Sendo recebido pelo diretor Ocimar Nascimento, bacharel em Biologia e professor de Ciências, fico conhecendo um pouco mais sobre o Projeto Político Pedagógico do CIEP Primeiro de Maio que recebeu o título de “Cerca Viva: sintonia em ação! Sucesso na Educação!”, que tem por objetivo “valorizar o trabalho individual e criar redes de intercâmbio que permitam um melhor e mais freqüente trabalho coletivo.”

 


Veja o vídeo e ouça o depoimento do professor Ocimar Nascimento, diretor do CIEP Primeiro de Maio, especialmente gravado para o Rioeduca. http://migre.me/8LrKd

 

 


 

No seu depoimento, Ocimar Nascimentonão poupa elogios à gestão da professora Sueli Gaspar e apresenta caminhos promissores para que o CIEP Primeiro de Maio continue apresentando bons resultados no trabalho desenvolvido até aqui.

 


Segundo o diretor Ocimar, o fundamental é assegurar que os alunos estão sendo atendidos plenamente com uma educação de qualidade, que os tornará futuros cidadãos, razão pela qual, para caracterizar a sua gestão, entendeu correto incluir no PPP a frase: “CIEP Primeiro de Maio, o ser humano em primeiro lugar!”

 


Em companhia da competente coordenadora pedagógica, professora Sandra Regina de Souza Duarte Costa, visito todas as instalações do CIEP Primeiro de Maio e mantenho contato com a excelente equipe de profissionais, tanto do corpo docente, quanto dos funcionários, cuja dedicação é vista e confirmada em todos os ambientes muito limpos e organizados daquela unidade escolar.

 

 

 


 

 

 

Cinco dias antes da minha visita ao CIEP Primeiro de Maio, foi publicada no Caderno País, do Jornal “O Globo”, a reportagem intitulada “Aula de alfabetização e de competência: Maioria das escolas municipais com alfabetização no topo do ranking no Rio é de regiões com baixos indicadores sociais”.

 


A reportagem, assinada pela jornalista Alessandra Duarte, com fotografia de Marcelo Carnaval, faz menção a duas professoras do CIEP Primeiro de Maio, que ficaram em 3º e 4º lugares no “AlfabetizaRio”.

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

De forma muito animada os alunos aprendem inglês através da música com a professora Mônica Bender, no CIEP Primeiro de Maio. Clique no link e veja o vídeo com a gravação da aula na turma 1502  http://migre.me/8Lu5v

 

 

Elaine Soares de Souza, professora regente da turma 1203 e Simone Alcântara, regente da turma 1202, ambas do CIEP Primeiro de Maio, foram premiadas porque realizam trabalho de excepcional qualidade.

 


“O CIEP Primeiro de Maio faz parte do Programa Escolas do Amanhã, com diversas ações integradas, como o “Bairro Educador”; Salas de Saúde”: “Cientistas do Amanhã”; “Mães Comunitárias” e o “Programa Mais Educação”, onde são desenvolvidas oficinas no contraturno como Tae kwon do; Dança, Letramento, Canto Coral e Caratê.

 

 

 


Lendo o texto da conclusão constante do Projeto Político Pedagógico do CIEP Primeiro de Maio é possível constatar que, embora cada turma tenha a sua sala de referência, todos os alunos fazem um percurso diário por múltiplos espaços da unidade escolar, quer seja a quadra esportiva, o pátio, o parque infantil, a sala de leitura, o cineclube, a videoteca, o refeitório além de outros ambientes.


 

 

 

 

 

    

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/04/2012

História do Patrono da E. M. Friedenreich

Tags: 2ªcre, blogsdeescolas.

 

A E. M. Friedenreich tem como patrono um famoso jogador de futebol na década de 50. Nesta publicação conheceremos sua história e o vídeo “O que é um blog?” produzido pelos alunos.

 

Patrono

 

 

Artur Friedenreich

 

“Artur Friedenreich foi jogador de futebol paulista (18/07/1892-1969). Maior artilheiro da história desse esporte, com 1329 gols reconhecidos pela FIFA, marca que supera a de Pelé. Foi apelidado pelos uruguaios de “El Tigre” após conquistar o Campeonato Sul-Americano de 1919. Nasceu na cidade de São Paulo e começou a jogar futebol ainda na adolescência, nos clubes Germânia, Mackenzie e Ypiranga, já extintos.


Chamou a atenção pela imaginação, pela técnica, pelo estilo e pela capacidade de improvisar. Em 1914, foi convocado para participar da primeira seleção brasileira, com a qual conquistou o título de campeão sul-americano em 1919 e em 1922.
Fez carreira na posição de centroavante e introduziu novas jogadas no futebol, como o drible curto, o chute de efeito e a finta de corpo. Foi campeão paulista em 1918, 1919, 1921, 1926, 1927 e 1929 pelo clube Paulistano.


Em 1925, participou de excursões da seleção brasileira à Europa e, em Paris, foi apelidado de “Roi du football” (rei do futebol). Jogando pelo São Paulo, foi novamente campeão paulista em 1931. Em meados dos anos 30 mudou-se para o Rio de Janeiro, contratado pelo Flamengo. Primeiro grande ídolo do futebol brasileiro, atuou por 26 anos. Morreu em São Paulo.”

 

Texto retirado de http://www.algosobre.com.br/biografias/artur-friedenreich.html  aceso em 22/04/2012

 

A E. M. Friedenreich foi fundada em 28 de setembro de 1965 e está localizada no complexo do Maracanã, estádio de futebol que será sede de jogos da Copa do Mundo de 2014.

 

 

Frente da E.M. Friedenreich

 

O que é um Blog?


Visitando o blog desta unidade escolar, encontramos registros de atividades desenvolvidas. Na Oficina Itinerante de Vídeo, orientados pelo professor Mauricio Sancho do Núcleo de Arte Copacabana, os alunos produziram um vídeo cujo título é “O que é um blog?”. Confira o vídeo!

 

 

Conheça mais sobre o trabalho da E.M. Friedenreich visitando seu blog

 


 

 

Divulgue também o blog de sua escola no portal Rioeduca, basta entrar em contato com o representante de sua CRE.


Gostou desta publicação? Deixe um comentário e clique em “curtir” para compartilhá-la com seus amigos no Facebook.
 

 

Professora Renata Carvalho - Representante do Rioeduca na 2ªCRE

Email: renata.carvalho@rioeduca.net

Twitter: @tatarcrj

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/04/2012

Celebração Ecumênica No G. E. C. Anísio Teixeira

Tags: 4ªcre, eventos.

O termo ecumênico originou-se do grego oikoumene, derivado da palavra oikos: casa, lugar onde se vive, onde as pessoas têm um mínimo de bem-estar. A expressão é utilizada em sentido religioso e representa o esforço de unidade entre as religiões cristãs.

 

“Para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti; para que sejam um em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17.21).

 

 

 

 

 

O ecumenismo assume, assim, um significado mais vasto, manifestando a sua importância para uma humanidade que procura a paz e que tem encontrado. Ou seja, os cristãos propõem uma mensagem de fonte inspiradora para todo o mundo e esperam, da parte destes, a solidariedade na oração, para que as condições de existência na Terra possam melhorar.

 

 

 

 

 

"Na sexta-feira, 20/04/2012, vivemos momentos de muita emoção. Após um breve discurso, a Diretora Celi Conceição passou a palavra para os representantes religiosos convidados. Estavam presentes o Sr. Enoc Teixera Wenceslau, Pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil - Presbitério Rio Novo, a Sra. Eva dos Santos Pereira, Professora e Dirigente do Lar de Caridade João da Oração, a Sra. Elizete Pereira M. Barbosa, Professora e representante da Primeira Igreja Batista da Ilha do Governador, e o Pe. Pablo, da Paróquia São José Operário - Ilha do Governador, que realizaram a benção dos pães e do suco de uva, simbolizando o vinho.

 

 

 

 

 

 

 

 

A cerimônia contou também com 11 representantes dos alunos do GECAT, professores e funcionários, que participaram da encenação da Santa Ceia. Foi um momento inesquecível, repleto de paz, amor, perdão e de união!" Texto enviado pela Professora Celi Conceição - Gestora do EC Anísio Teixeira.

 

 

 

Parabéns a todos do GEC Anísio Teixeira por promoverem os sentimentos de fraternidade, de tolerância e de paz!!

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 30/04/2012

1º Centro de Estudos Integrado: E. M. Portugal e E. M. Floriano Peixoto

Tags: 1ªcre, projetos.

 

As Escolas Municipais Portugal e Floriano Peixoto  trabalharam juntas no 1º Centro de Estudos de 2012. Gestores, coordenadores e professores perceberam, nesta união, uma possibilidade ímpar de aprendizagem e troca de experiências. 

 

 


PLANEJAMENTO

 

Em cumprimento ao Calendário letivo e buscando ações de formação continuada para os professores de nossas escolas, os coordenadores pedagógicos Alexandre Roque (E. M. Portugal) e Solange Comerlato (E. M. Floriano Peixoto) tiveram a ideia de unir as duas escolas em um grande Centro de Estudos, para troca de experiências e discussões de alguns assuntos relevantes para a Educação.

 

 

 


 

 

As Escolas Portugal e Floriano Peixoto vêm trabalhando juntas há algum tempo, na elaboração e na execução de ações pedagógicas, que são compartilhadas por nossos coordenadores.

 

 

CENTRO DE ESTUDOS - AÇÃO

               

O CE começou com um delicioso café da manhã comunitário, momento de reencontro de colegas e hora de colocar a conversa em dia. Logo depois, o grupo se dirigiu ao Laborátório de Informática da Escola, onde foi realizada a reunião.

 

A diretora Cristhiane agradeceu a presença de todos os amigos da Escola Floriano Peixoto e falou da alegria que a E. M Portugal estava sentindo em recebê-los para esse evento, momento tão importante para a formação continuada dos professores.

 

O coordenador da escola, professor Alexandre Roque, apresentou o Material das Olimpíadas de Língua Portuguesa e incentivou os professores da escolas a participar do evento. Em seguida, o professor Antônio (da CED) falou sobre  a importância do professor proporcionar atividades de Recuperação Paralela constante para os alunos com maior dificuldades de aprendizagem. Destacou ainda a relevância do conhecimento da documentação legal que rege todo o nosso trabalho docente, como por exemplo, a Resolução que trata da Avaliação na nossa Rede de Ensino.

 

A professora Solange, coordenadora da Escola Floriano Peixoto, conversou com os professores sobre alguns aspectos a serem observados nas produções escritas dos alunos. Trabalhou com os professores coesão e coerência textual, apresentando situações concretas de intervenção nas produções das crianças, visando sanar dificuldades apresentadas e erros recorrentes de coesão textual.

 

 

PALESTRA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

O ponto alto do encontro  foi a presença da Professora Adrianne Ogêda, da UNIRIO, que brindou  a todos com uma excelente oficina e Palestra "Leitura, Escrita e Produção Textual":

 

A professora Adrianne fez uma contação de história da obra de Câmara Cascudo, que prendeu a atenção de todos! Os professores ficaram boquiabertos esperando o desfecho da história - um momento para repensar como histórias contadas são sempre bem-vindas em qualquer idade! Depois, para descontrair, realizou uma oficina de idenficação de personagens das histórias infantis. Nessa hora, professores voltaram a se comportar como as crianças, rindo, e  se divertindo pra valer!

 

Avaliação

 

Os professores acreditam  que o encontro foi um sucesso e pretendem  fazer esta integração mais vezes. O resultato foi positivo e certamente o objetivo de troca e aprendizagem foi alcançado.

 

 

Fonte:http://escolamunicipalportugal-rio.blogspot.com.br/

 

Blogs das escolas: Escola Municipal Portugal

                            Escola Municipal Floriano Peixoto

 

Professor, envie o projeto de sua escola , ações de encontros pedagógicos ou eventos para ruteferreira@rioeduca.net.  Seu relato será publicado aqui.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share