A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 16 resultados para o mês de 'Março de 2015'

Segunda-feira, 30/03/2015

Experimentando com o Caderno Pedagógico do 1.º Bimestre

Tags: 6ªcre.

 

 

 

As professoras do 4º ano da E.M. Octávio Tarquínio de Souza realizaram com os alunos o experimento Plantando em Diversos Solos, do Caderno Pedagógico de Ciências. Vamos ver como tudo aconteceu?

 

 

A E.M. Octávio Tarquínio de Souza foi fundada em outubro de 1960 para atender a comunidade da Pavuna, Zona Norte do RJ. Atende alunos da Educação Infantil ao 5º ano e possui em seu corpo docente professores que tem orgulho e dedicação ao trabalho que realizam. Dentre eles, destaco as professoras Maria das Graças e Alessandra Gomez.

 

Elas realizaram com os alunos das turmas 1401 (manhã) e 1402 (tarde) a experiência “Plantando em Diferentes Tipos de Solo” do Caderno Pedagógico de Ciências do 1º bimestre. Este experimento teve por objetivo identificar os tipos de terra boa para o plantio.

 

Os alunos do 4º ano utilizam o Caderno Pedagógico para a realização da experiência

 

Para esta atividade, os alunos utilizaram os seguintes materiais: argila, areia, terra preta, sementes de feijão, copos e pratos plásticos transparentes. As professoras entregaram a cada aluno três copos plásticos para que os mesmos fizessem furos no fundo deles. Em seguida, eles encheram cada copo com um tipo de solo: areia, argila e terra preta.

 

Os alunos colocaram de três a cinco sementes de feijão em cada copo, que foram colocados, cuidadosamente, dentro de um pratinho plástico. As sementes foram regadas com dois copinhos de café cheios de água e os alunos ficaram observando como iria acontecer a passagem de água em cada copo.

 

As professoras Alessandra e Maria das Graças ajudam a formar pequenos cientistas

 

Os alunos chegaram à seguinte conclusão: no copo em que havia areia, a água passou com mais facilidade; no copo em que havia argila, a água ficou retida; no copo em que havia terra preta, a água ficou retida, mas o solo não ficou encharcado. Os alunos ficaram muito animados com as conclusões!

 

Depois de anotar as conclusões, cada aluno ficou responsável em molhar, diariamente, as suas sementes e, observar como as sementes se comportariam em cada solo. Os dias foram passando e as descobertas foram sendo feitas! As sementes se desenvolveram melhor no copo em que havia terra preta. A alegria foi geral! 

 

Os alunos começam a colher as primeiras observações do experimento

 

O ensino de Ciências, realizado pelas professoras Alessandra e Maria das Graças vem incentivando os alunos do 4º ano a usar a observação, a imaginação e a capacidade de elaborar hipóteses para depois relatar o que viram e imaginaram. Os alunos passaram dias felizes, interessantes e cheios de aprendizado ao realizar este experimento. 

 

Parabéns professoras Alessandra e Maria das Graças por ajudar seus alunos a compreenderem o mundo e suas transformações, assim como a pensar de maneira mais lógica. Vocês estão formando seres pensantes e criativos! É um orgulho tê-las na 6ª Cre! 

 

Ao final da experiência, os alunos se sentem felizes com as descobertas feitas

 

Quer ter o seu trabalho divulgado no portal Rioeduca? Entre em contato com a representante de sua Cre! Será um prazer ter você aqui!

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 


 

                            

 

 

 

  


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 23/03/2015

Somos Apaixonados por Leitura!

Tags: 6ªcre, leitura, .

 

 

 

Os Apaixonados por Leitura do Ciep Glauber Rocha estão de volta! Os alunos estavam muito animados e capricharam na produção: grupos de contação de histórias se espalharam pela escola e fizeram o maior sucesso!

 

Contar histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é provocar a imaginação, é encontrar ideias para solucionar questões. É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso de conflitos. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como tristeza, pavor, insegurança e tantas outras.

O Ciep Glauber Rocha encontrou no projeto Apaixonados por Leitura, uma forma exemplar de estimular a aprendizagem. Os alunos do 6º Ano Experimental realizam, semanalmente, a contação de histórias para os alunos da Educação Infantil e do 1º ano.

Os próprios alunos cuidam das roupas e maquiagem que irão utilizar na hora da história. Cada contador criou um personagem, que tem características próprias e destacam alguma qualidade ou traço de sua personalidade, e este é utilizado todas as vezes em que houver a contação.

 

As alunas do 6º Ano Experimental criam personagens para realizar a contação de histórias

 

Além de se vestir de forma encantadora, utilizam sussurros, tocam música, fazem caras e bocas e deixam o corpo expor os movimentos narrados. Os pequeninos ficam encantados com as apresentações!

Ela vem proporcionando prazer tanto para quem escuta, quanto para quem conta. Além disso, muitos talentos estão sendo revelados. É um momento de entrega, de descanso, de compartilhamento de experiências e emoções.

As histórias são escolhidas com todo cuidado: falam de amores, aventura, humor, colocam desafios, mostram superação, ensinam valores. Tudo isso, para ajudar na aprendizagem das crianças e na construção do seu caráter.

 

Os alunos ficam encantados com a apresentação das contadoras de histórias

 

O projeto Apaixonados por Leitura vem enriquecendo os alunos contadores e os ouvintes e trazendo vários benefícios para a aprendizagem das crianças: o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, o gosto literário, o interesse pela leitura, a ampliação do vocabulário e a atenção.

Parabéns a toda equipe do Ciep Glauber Rocha por desenvolver um projeto de tamanha importância para o desenvolvimento de seus alunos. As histórias são fontes maravilhosas de experiências. São meios de ampliar o horizonte da criança e aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que o cerca.

 

O projeto Apaixonados por Leitura será implementado nas outras turmas do Ciep Glauber Rocha

 

Você também tem uma atividade interessante sendo realizada com os alunos de sua escola? Que tal divulgá-la no Portal Rioeduca? Entre em contato com o representante de sua Cre! Será um prazer ter você por aqui!

 

 

Prof.ª Patrícia Fernandes – Representante do Rioeduca na 6ª CRE
Facebook: patrícia_pff@yahoo.com.br
E-mail: pferreira@rioeduca.net

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 20/03/2015

Carioca, Eu? “Tô Dentro!”

 

 

A Escola Municipal Cecília Meireles, ao longo de 2015, iniciou um projeto coletivo para a integração de seus alunos na vida da cidade, reconhecendo-se cidadãos.


A Escola Municipal 05.14.002 Cecília Meireles, localizada no bairro de Vila Kosmos, Rio de Janeiro, vem trabalhando o tema “Reconhecendo-se Cidadão Carioca”. Ela elaborou o projeto “Carioca, Eu? Tô Dentro!” com objetivo de levar os alunos, moradores do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, a se reconhecerem CIDADÃOS CARIOCAS, sentindo-se parte da cidade, integrando a história do lugar onde vivem com a história da nossa cidade.


Como primeira ação desse projeto, a direção da escola convidou o ex-aluno Rafael Araujo para grafitar o muro externo, com imagens que simbolizam a nossa cidade. Os muros internos serão trabalhados com outras exposições artísticas, que serão elaboradas pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto ao longo do ano.

Assim, o “pontapé inicial” para o desenvolvimento do projeto foi dado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola Municipal 05.14.002 Cecília Meireles


A escola possui doze salas de aula, auditório, sala de música, refeitório, quadra coberta, sala de coordenação pedagógica, sala de recursos multifuncional e está totalmente climatizada.

Atende o segundo segmento do Ensino Fundamental, PEJA (EJA) e Projetos de correção de fluxo, tendo neste ano, vinte e seis turmas distribuídas da seguinte forma: 06 turmas de PEJA I e PEJA II, 03 turmas de Projetos (Aceleração 2, Aceleração 2A e Aceleração 3), 01 sala de recursos e 16 turmas de ensino regular.

Segundo a professora Rosi, o trabalho é intenso, porém estimulante e desafiador. A Escola tem papel importante no estímulo ao jovem, protagonista da transformação, e com isso pretende, ao findar o ano letivo, que alunos e professores estejam caminhando na mesma sintonia, além de estarem cooperando para uma cidade sustentável e um mundo melhor.


E conclui, "destacamos, dentre outros, alguns valores que se destacam em nossa proposta de trabalho: Respeito, Solidariedade, Coletividade, Justiça, Amizade, Verdade, Gentileza, Determinação, etc..."


Agradeço a colaboração da professora Rosimeri Campos Estima, diretora geral da Escola Municipal Cecília Meireles, pelo relato deste trabalho inicial, tão bem exposto por seu ex- aluno Rafael Araujo, conhecido como Fael Tujaviu Malícia Urbana.


 

 

Matéria criada e postada por Regina Bizarrro

E-mail de contato: reginabizarro@rioeduca.net

Professora representante da 5ª CRE/Rioeduca.

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 19/03/2015

Alimentação Saudável, Faça a Escolha Certa!

Tags: 4ªcre, alimentação.

 

 

Nutrição e qualidade de vida caminham juntas. A boa saúde é fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento econômico e social sustentável, onde a busca pela qualidade de vida e bem – estar é uma preocupação cada vez mais presente no conjunto da sociedade. E  essa qualidade de vida é crescentemente vista como expressão da felicidade, inclusive sob a perspectiva educacional. 

 

Café da Manhã Saudável

 

Vejam como a Escola Municipal Andrade Neves introduziu o tema nas aulas do 5º ano visando a  melhoria das condições de saúde das crianças e suas famílias:

 

"Todo o trabalho realizado acerca do assunto, surgiu com as atividades com o Caderno Pedagógico de Ciências que fala sobre Alimentação e Diversidade de Alimentos, quando a turma pesquisou e montou cardápios com alimentos saudávéis e gostosos. As turmas de 5º ano estão trabalhando o tema que culminou no evento: "Café da Manhã Saudável"." Professora Shayenne - Coordenadora Pedagógica da Escola Minicipal Andrade Neves

 

Café da Manhã Saudável naTurma 1501 

 

O trabalho junto às crianças visa trazer benefícios não só para a saúde, mas também para ajudar a manter nossas crianças ativas para realizar as tarefas do dia a dia e ainda, a melhorar até o humor. Assim, como a escola é um espaço ocupado por crianças e jovens, tal trabalho se torna ainda mais relevante.

 

Turma1501

 

Pois já se sabe que uma dieta balanceada é também uma espécie de tratamento de beleza imprescindível. A ação dos nutrientes contidos nos alimentos pode ser considerada propriedade cosmética sistêmica, ou seja, o poder de embelezamento da pele desde as suas camadas mais profundas. Isso confirma que "beleza vem de dentro para fora..." Ou seja, uma alimentação balanceada, sem radicalismo, é sempre a mais recomendada. É importante manter o equilíbrio no fornecimento de nutrientes, principalmente os envolvidos em uma estrutura bioquímica essencial para o nosso cérebro.


Em linhas gerais, a dieta que garante a saúde e a felicidade é a mesma receita equilibrada que inclui proteínas, fibras e vitaminas rica em frutas, verduras, grãos e carnes que garante todos os benefícios para a saúde física do indivíduo e ainda, pode até trazer felicidade.
 

 

 

Parabéns a todos da equipe Andrade Neves por conscientizarem seus alunos a respeito das possibilidades de escolhas por alimentos saudáveis, isso faz de vocês uma escola promotora de saúde!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (0)