A A A C
email
Retornando 1 resultado para o mês de 'Fevereiro de 2018'

Sexta-feira, 23/02/2018

Caça aos Desafios Utilizando QR CODES

Tags: qr code, desafio, projeto, inovação, tecnologia, 5ªcre.

 

 

A nossa rede municipal de ensino desenvolveu vários projetos nas unidades escolares no ano de 2017. Um deles foi o projeto "Caça aos Desafios Utilizando QR CODES", da Escola Municipal José do Patrocínio, com o professor Rafael Costa. Confira!!!

 

 

 

 

No 4º bimestre do ano de 2017, o professor de matemática Rafael Costa, desenvolveu um projeto com a sua turma de 8º ano que provocou uma grande motivação entre os os alunos. A 1802 vibrou com um desafio que envolvia o conteúdo de Equações do primeiro grau com distributivas, leitor de QR baixado pelo Playstore no celular de 5 alunos: QR CODE READER (1,5mb) e 2 tempos de 50 minutos para a execução da atividade.

Para fazer os QR CODES do Desafio, o professor utilizou o seguinte site: https://www.invertexto.com/qrcode

Saiba mais detalhes sobre o projeto a seguir:

 

Objetivo do projeto:


Fazer aulas diferenciadas onde os alunos participem da construção do conhecimento juntamente com seus companheiros, utilizando jogos matemáticos construídos através do uso de tecnologia, criando uma competição sadia entre eles, aumentando seu interesse e motivação para a participação nas atividades e resolução de tarefas.

.


Desafios coletados pelos grupos

 


Desenvolvimento do projeto:


O trabalho busca não só a aprendizagem matemática, mas sim o bom relacionamento entre os alunos, a aceitação de opiniões divergentes, e a busca por um resultado comum entre eles.


Foram construídos e espalhados por toda a escola 8 QR CODES para serem encontrados pelos grupos de alunos. Cada QR CODE possuia um desafio envolvendo equações do primeiro grau com distribuíção. Os alunos sairam de uma base (sala de aula) em busca dos QR, anotando os desafios encontrados para possível resolução. O simples encontrar dos QR e fazer a leitura não garante a vitória do grupo, mas sim resolver corretamente os desafios e em menor tempo.
 

 


Produção dos QR CODES e criação das tarefas

Turma reunida para repasse das regras

 


Para isso, formamos 5 equipes de aproximadamente 5 alunos, que foram escolhidos de acordo com a afinidade dos próprios alunos e com a obrigatoriedade de um aluno ter um celular carregado com ou sem internet. Para os que tinham internet foi solicitado que baixassem pelo Playstore, o aplicativo super leve (1,5mb): QR CODE READER. O mesmo procedimento foi solicitado para os que não possuíam internet, porém foi feito o roteamento da internet do celular do professor.
 

 

Busca pelas pistas

Utilizando o QR CODE READER

 

 

Após espalhados os QRs pela escola foram liberados os grupos para a caça aos desafios. Os alunos mostraram total empenho em buscar os desafios, “suando a camisa” para procurar e capturar os códigos.

A medida que os grupos capturavam os 8 desafios, corriam até a base para tentar resolver. Foi um momento de treinamento do psicológico, pois os alunos foram tirados do conforto físico para realizar as atividades, logo tinham que mediar seu cansaço físico com os conflitos de resolução dentro dos grupos.

 



Resolvendo os desafios

 


A medida que os grupos acabavam as tarefas vinham até o professor para computar suas respostas. Sem o feedback ainda de que estavam certos ou errados. Isso gerou um conflito interessante: entregar rápido e correr o risco de errar questões, ou demorar um pouco mais na análise e ter certeza das respostas.

 


Repasse de resultados dos grupos

 


Após contabilizar a quantidade de acertos e erros dos grupos, foi divulgado a classificação e feita a correção para que não tivessem mais dúvidas.

 

Feedback dos alunos:

Os alunos mostraram muito interesse em participar da atividade, por ser algo que traz uma motivação de competição sadia e por ter envolvimento com algo que eles costumam gostar muito que é o envolvimento com recursos tecnológicos. Os grupos mostraram muita união e comprometimento na resolução dos exercícios tentando alcançar a vitória. As outras turmas já estão reivindicando a atividade nas suas turmas, visto o sucesso que a atividade fez, repercutindo pelos próprios alunos das turmas participantes.
 

 

Feedback dos alunos

 



 

Finalização da atividade

 

 

Assista ao vídeo abaixo com a gravação da atividade:
 

 

 

Sobre a escola:

Unidade Escolar: E/CRE(05.14.020) - Escola Municipal José do Patrocínio
Diretor(a): HELANE TAVARES SIAS MARTINS
Endereço: Rua Gustavo de Andrade 270 - Irajá
Cep: 21235-500
Telefone: 3455-8524
E-mail: empatrocinio@rioeduca.net   


   
           



Yammer Share