A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 3 resultados para o mês de 'Fevereiro de 2016'

Segunda-feira, 22/02/2016

Samba Olímpico

Tags: 5ªcre, carnaval.

 

 

 

 

A Escola Municipal Waldemiro Potsch, 5ª CRE, começou o ano letivo com muita alegria, entusiamo e energia. E ainda, deu boas-vindas aos Jogos Olímpicos que serão realizados este ano na Cidade do Rio de Janeiro

 

 

A Escola Municipal Waldemiro Potsch, fica no bairro de Oswaldo Cruz, atende crianças da Educação Infantil ao 6° ano (experimental) do Ensino Fundamental e já começou a desenvolver o projeto “Samba Olímpico”, misturando o Carnaval com a chegada dos Jogos Olímpicos.

 


Durante o ano letivo, será trabalhado tudo o que abrange esse espetáculo, desde a sua estrutura até a chegada ao pódio final, inserindo as diversas disciplinas (Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências), contextualizando o tema nas atividades.

A finalização do projeto será na última semana do mês de julho, semana que antecede o início das Olimpíadas Rio 2016 e pretende mostrar a mistura da alegria carioca com a alegria em receber em nossa cidade os atletas de diversos países.

 

 

Foi dada a largada inicial do projeto que teve como primeira atividade o Baile de Carnaval da Waldemiro, veja como foi:

Agradecemos a professora Daniele Teixeira Cardoso, Coordenadora Pedagógica,  por nos enviar o relato deste projeto e compartilhar conosco o registro dessa rica experiência que, com certeza, ainda terá muitas novidades.
Desejamos sucesso a toda equipe da Escola Municipal Waldemiro Potsh!


 

Quer saber mais sobre o projeto?

Entre em contato com a Unidade Escolar
Escola Municipal Waldemiro Potsch
Telefone: 3017-3977 / 3015-9829
E-mail: empotsch@rioeduca.net

 

 

Compartilhe os projetos e ações de sua escola conosco!

Envie um e-mail para:

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 22/02/2016

Mobilização dos Estudantes Contra o Zika.

Tags: zica, mec, combate, mosquito.

 

 

 

 

 

 

Ações Para Enfrentamento à Proliferação do Mosquito Aedes aegypti

 

Mais uma vez, o Brasil precisa da participação de todos nas ações de prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre de chikungunya e da febre pelo vírus Zika.

Divulgue essas informações para sua família, seus colegas e para a comunidade em seu bairro. Contamos com sua ajuda no combate ao mosquito e a todas as suas terríveis consequências. O mosquito não pode ser mais forte que um país inteiro.

 

 

Material informativo 

 

Carta aos Diretores

Carta aos Professores

Carta aos Estudantes da Educação Básica

Carta aos Trabalhadores da Educação

Carta aos Familiares

 

 

Material para ser usado na campanha

Filipeta 

Folder

 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 01/02/2016

Memórias, poesias e filmes: os alunos do PEJA contam suas histórias

Tags: 5ªcre.

 

 

 

O que nos faz lembrar com detalhes uma história ocorrida no passado?  Como podemos estimular nossa memória? Qual sua importância? É possível trabalhar memória com nossos alunos? A Escola Municipal Albert Sabin, 5ª CRE, compartilha conosco seu projeto “Memórias, poesias e filmes: os alunos do PEJA contam suas histórias”

 

 

“Não há realidade histórica que não seja humana. Não há história sem homens, como não há história para os homens, mas uma história de homens que, feita por eles, também os faz." 

A Pedagogia do Oprimido. Pág. 127. Paulo Freire. Editora Paz e Terra

 


     A Escola Municipal (05.14.007) Albert Sabin, localizada na Vila da Penha, realizou o projeto “Memórias, poesias e filmes: os alunos do PEJA contam suas histórias”. Desenvolvido pelas professoras Érica Rivas Gatto e Rosa Maria Alves da S. Andrade. O projeto buscou resgatar as memórias, lembranças dos alunos e promover o envolvimento escola-família, estimulando o respeito entre as diferentes faixas etárias e articulando a literatura, o cinema e a poesia, durante as aulas semanais com as turmas 171 e 192, no período de setembro a novembro de 2015. Veja como foi:

 

 

Objetivos do projeto:

* Compartilhar um significado comum de memória;
*  Sensibilizar os alunos para a valorização da experiência acumulada;
* Rememorar lembranças e antigas brincadeiras, através de fotos, documentos e objetos pessoais de alunos e familiares,
* Promover o empoderamento do aluno como autor de sua história valorizando-a.

 

 

Alguns desdobramentos do projeto:

* Audiovisua l - Trabalhar com curtas e filmes que retratem o tema proposto
* Narradores de Javé;
* Dona Cristina perdeu a memória;
* Velhinhos sorridentes;
* Vídeo com a poesia Infância, narrada pelo próprio autor Carlos Drummond de Andrade;
* Animação “E um rinoceronte dobrado”
* Vídeo com entrevista de Ana Maria Machado.

 

 

Entrevistas aos funcionários da escola: Os alunos realizaram perguntas a vários funcionários da escola sobre suas memórias e lembranças.

Registros: O que você guardaria em sua caixa de sapatos? A partir da animação “E um rinoceronte dobrado”, os alunos registraram em forma de lista o que gostariam de guardar em sua caixinha de memórias...

 

 

Oficina de confecção da caixa de memórias: os alunos confeccionaram suas caixas de memórias coletivamente. Um momento em que a arte tomou conta do nosso espaço.

Ilustrações de brincadeiras antigas: A partir das atividades desenvolvidas com o livro “Bisa Bia Bisa Bel” e no contexto do dia das crianças.

Artes: A partir da obra de arte do artista Ivan Cruz fazer uma lista de brincadeiras.

 

 

Produção textual: Quando eu era pequeno... – A partir da contação de histórias com o livro “Quando eu era pequena”, de Adélia Prado, os alunos completaram a afirmativa: Quando eu era pequeno...

Aprofundamento: O que é memória... Após a leitura do Livro “Guilherme Augusto Araújo Fernandes”, de Mem Fox, os alunos definiram o que é memória para cada um.

Linha do tempo: Construção de uma linha do tempo com fatos marcantes de sua própria história.

História dos nomes: Os alunos escreveram sobre o que achavam dos seus nomes, as suposições sobre a escolha, significado,etc...

Memórias e lembranças com nossos avós: Os alunos escreveram sobre as memórias com os avós, com os vivos e já falecidos. Esse momento rendeu momentos emocionantes, com direito a muitas recordações gostosas!

Desenhos representando as saudades que temos: Através de uma atividade de pintura, os alunos registrariam suas saudades!

 

Agradecemos a professora Érica Rivas por nos enviar o relato deste projeto e compartilhar conosco o registro dessa rica experiência que, com certeza, ficará na memória destes alunos.
Desejamos sucesso a toda equipe da Escola Municipal Albert Sabin!


 

Quer saber mais sobre o projeto?

Entre em contato com a Unidade Escolar:
Escola Municipal  Albert Sabin
Telefone: 3458-1886 / 3458-2227
E-mail: emsabin@rioeduca.net

 

Compartilhe os projetos e ações de sua escola!

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share