A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 30 resultados para o mês de 'Dezembro de 2016'

Sexta-feira, 30/12/2016

Seu Voto Tem Valor

Tags: 4ªcre.

 

Uma escola democrática define-se pela participação de seus alunos e professores no trabalho, na convivência e nas atividades de integração. Uma escola democrática possibilita a participação e o envolvimento baseados no exercício da palavra e no compromisso da ação.

 

"Nada é impossível de mudar. Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo. E examinai, sobretudo, o que parece habitual."  Bertolt Brecht 

 

A escola deve estar  voltada para a realização da prática pessoal e social, contextualizada nas dimensões espacial e temporal. Para tal, a Escola Municipal Odilon de Andrade, durante o segundo semestre, desenvolveu o Projeto "Seu Voto Tem Valor" junto aos seus alunos e comunidade escolar como um todo.

Breve relato sobre o projeto

"A Educação deve contribuir para a preparação de indivíduos aptos a exercer sua cidadania dentro dos princípios democráticos que norteiam o Brasil e estão previstos em nossa Constituição.

Aproveitando o clima eleitoral da Cidade, a E. M. Odilon de Andrade organizou para o segundo semestre um projeto voltado para a cidadania e para a importância da participação nos processos democráticos de nosso país.

 

Todas as turmas do 6º ao 9º anos se dedicaram a pesquisar temas propostos pelos professores (cada turma teve um orientador) e montar uma exposição dos resultados no dia da culminância. Paralelo ao trabalho de pesquisa, duas turmas do 8º ano e duas turmas do 9º ano desenvolveram, cada uma, um partido político fictício para concorrer a uma eleição na imaginária cidade de “Odilândia”, cuja votação foi realizada no dia da culminância.

A comunidade escolar teve, então, a oportunidade de conhecer as funções de um prefeito, de seu vice e dos vereadores, além do funcionamento de uma Prefeitura, suas Secretarias e Câmara de Vereadores.

As professoras de inglês e francês apresentaram com suas turmas os sistemas eleitorais estadunidense e francês; nas aulas de geografia foi criada uma maquete de “Odilândia” com seus problemas urbanos; um dicionário de termos políticos foi produzido nas aulas de português; uma galeria de personalidades políticas brasileiras – tais como Carlota Pereira de Queiroz (primeira deputada federal eleita), Getúlio Vargas, JK, Barão de Mauá etc – foi a proposta das aulas de história; charges foram apresentadas nas aulas de Artes; uma turma do 9º ano fez as vezes do TRE, montou as urnas, imprimiu cédulas, cuidaram das zonas eleitorais e apuraram os votos.

Os quatro partidos políticos apresentaram seus candidatos e propostas, teve um concorrido debate organizado pela Sala de Leitura, exibiram planos de governo e, claro, disputaram os votos: afinal, era preciso convencer o eleitorado."

Texto enviado pela Professora Jaqueline Segadilha - Coordenadora Pedagógica da UE

 

Parabéns a todos os envolvidos por contribuirem para a ampliação do conhecimento dos jovens sobre o processo eleitoral, a participação política e as responsabilidades das esferas legislativa e executiva.

 

E. M. ODILON DE ANDRADE - 04.10.022
RUA ITAPÉ, S/Nº - OLARIA - RIO DE JANEIRO / RJ
CEP 21.071-440
TEL.: (21) 3209-5514 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Ana Accioly Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 29/12/2016

E. M. Jorge Jabour visita o Centro Cultural Banco do Brasil

Tags: 8ªcre, artes visuais.

 

Os alunos da Escola Municipal Jorge Jabour visitaram a exposição de Mondrian, no Centro Cultural Banco do Brasil. A experiência, além de muito prazerosa, provocou curiosidade e encantamento aos presentes.

 

Alunos da E.M. Jorge Jabour atentos às orientações dos monitores do CCBB

 

A Arte é sem dúvida a primeira forma de expressão do homem. Desde a era primitiva há relatos de que faziam-se desenhos e pinturas nas cavernas que representavam cenas do cotidiano.

Essas pinturas eram feitas usando elementos da natureza, não só pinturas, mas também esculturas em barro, ossos e pedras.

Para o desenvolvimento da expressão e da criatividade, o contato com as Artes se torna fundamental.

Nas escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro os alunos desde os anos iniciais têm aulas de Artes Visuais. É a oportunidade do contato com a expressão através das cores, texturas e formas.

 

 

Curiosidade e encantamento definem os alunos da E.M. Jorge Jabour nessa imagem

 

No dia 21 de novembro os alunos da Escola Municipal Jorge Jabour foram conhecer, apreciar e aprender com as obras do pintor Piet Mondrian, que estão expostas no Centro Cultural Banco do Brasil.

A exposição é um panorama que apresenta pinturas, desenhos de arquitetura, maquetes, mobiliário, documentários, publicações de época e fotografias de artistas do movimento da vanguarda moderna holandesa, conhecido como De Stijl (O Estilo), iniciado como revista em 1917.

Esses artistas elaboravam um tipo de arte total, usando cores primárias para criar obras sem restrições, claras e limpas.

A exposição mostra o percurso de Mondrian da figuração à abstração.

 

 

 

"Tenham a certeza que nossos alunos das turmas 1403, 1404 e 1503 amaram a visita ao Centro Cultural Banco do Brasil. O nosso agradecimento à Diretora Adjunta, professora Jennifer e às professoras Simone Rosário, (professora responsável), Tania Fadel (professora de Artes) e Vanessa (professora de Inglês)"

                                                                            Coordenação Pedagógica - professora Cristina Almeida

 

 

Os monitores do Centro Cultural que acompanharam as turmas na visita à exposição puderam responder as perguntas, fazer comentários e estimular ainda mais a curiosidade dos alunos.

A Arte e a História estão intimamente ligadas. Essa aula passeio ao CCBB, tendo como objetivo o conhecimento de obras do século passado, contribui para que o aluno compreenda que nosso conjunto de experiências sociais, econômicas e culturais são influenciados pelo tempo e pelo espaço. Certamente esse dia especial ficará na memória dos alunos participantes.

 

 

 

Mais fotos da Aula Passeio na página da escola no Facebook.

 

Email da escola: emjjabour@rioeduca.net

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 28/12/2016

Orquestra em Movimento

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

Alunos da Escola Municipal Dom Pedro I participaram em novembro de uma experiênica única: assisitir a Orquestra Sinfônica Brasileira na Cidade das Artes.

 

A Escola Municipal Dom Pedro I participou do Projeto “Link Up A Orquestra em Movimento”, assim definido como “...um programa de formação musical desenvolvido pelo Weill Music Institute do Carnegie Hall. A iniciativa convida alunos e professores do Ensino Fundamental a explorarem o repertório orquestral ao longo de todo o ano: os alunos cantam e tocam flauta doce, aprendendo conceitos musicais básicos e compondo as suas próprias músicas.” (http://www.osb.com.br).

 

   Alunos aguardando o início do espetáculo.

 

A professora de Música, Simone Cruz, preenchia os pré-requisitos e logo se mostrou entusiasmada. Após participar de workshops e das orientações sobre o desenvolvimento do trabalho, iniciou-se o seu grande desafio, assim relatado por ela:

No início fiquei muito preocupada com a responsabilidade que me foi confiada: preparar 44 alunos para tocar com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Mas quando vi o material, fiquei admirada! Livro para o professor e um para o aluno, acompanhados de um CD, DVD e as flautas. Os alunos também ficaram muito surpresos.

 

Alunos assistindo ao espetáculo na Cidade das Artes.

 

 

 Alunos cantando e fazendo o movimento do Trenzinho do Caipira.

 

A turma do 6º ano nunca tinha estudado música e era difícil a concentração na sala de aula. Decidi preparar também os alunos do sétimo ano aproveitando o material maravilhoso. O desafio maior além da concentração em sala de aula com 40 alunos foi trabalhar com repertórios desconhecidos deles.

 

  Apresentação de dança durante o espetáculo.

 

A solução foi contar uma história antes de ouvir a música: no Danúbio Azul falei sobre a valsa da Cinderela com o príncipe, no Noturno sobre o filme Sonho de uma Noite de Verão, no Trenzinho do Caipira pedi que imaginassem os sons que poderiam ouvir da Maria Fumaça e assim consegui a atenção de todos e dar sentido para as músicas tão distantes do cotidiano deles. Preparei quatro turmas com o material e ofereci a oportunidade para todos.

Durante as aulas os alunos começaram a ter mais concentração, melhoraram a disciplina e demonstraram alegria para tocar o instrumento. Alguns professores da escola perguntavam como eu conseguia ensinar flauta para eles? Eu dizia que a sala de música ajudava bastante. Na verdade quando fazemos algo com muito amor o resultado é maior do que o esperado…

 

Alunos aplaudindo o término da apresentação.

 

Os alunos ficaram muito ansiosos no dia do espetáculo porque nunca tinham assistido uma orquestra antes, não conheciam a Cidade das Artes e tinham que fazer o melhor possível.

 

    Turma reunida e a professora Simone.

 

O resultado foi incrível! Os alunos ficaram muito emocionados, felizes e disseram que iriam assistir a todos os concertos da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira). “Isso foi um sonho!” (disse David), "Quando vai ser o próximo?” (disse Yan), "Eu chorei! Foi show!” (disse Willian)”.

 

Parabéns à todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

Contato da E.M. Dom Pedro I:

emdpedro@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 27/12/2016

Projeto Atletas Cidadãos da Daniel Piza

Tags: 6ªcre, atleta cidadão.

 

 

Ao longo do ano, os professores Marcelo Lima e Victor Ventura, da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza, em Acari, realizaram com os alunos o projeto Atletas Cidadãos. Ele tem por objetivo principal desenvolver e estimular a prática esportiva como instrumento de inclusão social, educação para a saúde e desenvolvimento escolar.

 

Professores Victor Ventura e Marcelo Lima com a equipe de voleibol

 

O esporte tem mudado a vida dos alunos dessa escola, uma instituição que atende alunos de 6.º ao 9.º ano em uma região muito violenta da zona norte do Rio de Janeiro. Com o projeto buscou-se, também, a compreensão dos estudantes sobre a importância da educação para o seu desenvolvimento futuro; promovendo, desta forma, alternativas de vida aos educandos da escola.

 

O projeto “Atletas Cidadãos da Daniel Piza” está sendo colocado em prática por uma equipe de professores graduados em Educação Física, determinados, generosos, dedicados e muito competentes. Marcelo Lima e Victor Ventura são especialistas em Educação Física Escolar, o primeiro pelo Colégio Anglo Americano e o segundo pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. O professor Cláudio Gama realizou sua graduação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Atividades desenvolvidas no projeto

 

 A Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza possui turmas com histórico de indisciplina, alunos com baixa frequência e com histórico de problemas familiares. A oportunidade foi dada a todos. O único pré-requisito colocado pelos professores foi a vontade de estar realizando as atividades. E, para surpresa deles, a adesão foi enorme por parte dos estudantes. O projeto contou com a participação de alunos de todas as turmas da escola.

 

Esgrima

 

No início, os professores realizaram uma seleção para os alunos que quisessem participar do projeto pudessem escolher a modalidade esportiva que desejassem. Feita esta seleção, os alunos começaram a participar das atividades esportivas com os treinos nos dias combinados com os docentes. O trabalho contemplou regras básicas de realização de diversas modalidades esportivas; a importância do trabalho coletivo para o esporte e para a vida; fundamentos e treinamento técnico, tático e preparação física; fundamentos de futebol; prática do esporte para uma vida saudável e realização de jogos oficiais e não oficiais.

Segundo os professores, o resultado foi muito positivo e os alunos ficaram bastante envolvidos com a prática esportiva. Colocam ainda que eles desenvolveram zelo pelo material esportivo e pela unidade escolar como um todo; o que minimizou, de certa forma, os problemas de indisciplina e furto de material escolar.

 

Preparação física os alunos

 

Como professor da Escola Daniel Piza, acompanhei com muita atenção o desenvolvimento do trabalho realizado pela equipe de educação física. Afirmo, com convicção, que o projeto ajudou na recuperação da autoestima de diversos alunos, trouxe dinâmica positiva ao ambiente escolar, promoveu uma efetiva participação autônoma dos estudantes atendidos nas soluções dos problemas escolares e gerou uma melhora sem igual no convívio entre estudantes participantes e a equipe escolar. ” – Relatou o professor Marcelo Lima

 

Sem querer parecer piegas ou excessivamente otimista, sou de opinião que o projeto desenvolvido por esta equipe de educação física da Escola Daniel Piza foi a melhor atividade ou ação que presenciei nos meus 13 anos de rede municipal e de magistério. ” – Concluiu o professor Leonardo Bruno da silva, Professor I de História.

 

Equipe de voleibol feminino

(clique na imagem e veja o vídeo)

 

Parabéns aos professores Marcelo Lima, Victor Ventura, Cláudio Gama e a toda equipe da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza por proporcionar momentos de alegria e despertar bons valores humanos, como a amizade, o coletivismo, a fraternidade e o pleno exercício da cidadania nos alunos participantes do projeto. Esses fatores são essenciais para eliminar e violência, promover a paz e a inclusão. É um orgulho tê-los na 6.ª Cre!

 

Quer saber um pouco mais sobre o projeto “Atletas Cidadãos” da E.M. Jornalista e Escritor Daniel Piza? Entre em contato com a equipe!

Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza
Telefone: (21) 2407-0919
E-mails: empiza@rioeduca.net

Professor Marcelo Lima
Telefone: (21) 971676277
E-mails: professor.marcelolima@yahoo.com.br

Professor Victor Ventura
Telefone: (21) 98776286
E-mails: victor_ventura86@yahoo.com.br

 

Não esqueça de deixar o seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Até a próxima semana!




 


   
           



Yammer Share