A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 27 resultados para o mês de 'Dezembro de 2015'

Quinta-feira, 31/12/2015

Os 150 Anos de Alice na Escola Bilíngue Mestre André

Tags: 8ªcre, escolabilingue.

 

 

 

 

 

2015 foi um ano de festa para Alice, a famosa personagem de Lewis Carroll, que entrou na toca de um coelho e caiu num mundo de fantasia que vem intrigando e encantando gerações ao longo de 150 anos. E o País das Maravilhas inspirou muitas aprendizagens no CIEP Bilíngue Mestre André!

 

Meninas do CIEP Mestre André  posando ao lado do cartaz do projeto.

 

O CIEP Bilíngue Mestre André apresenta o projeto Welcome to our Wonderland ("Bem-vindos ao nosso País das Maravilhas!").

Esse evento se alinha às celebrações mundiais aos 150 anos de aniversário da obra literária: Alice in Wonderland, de Lewis Carroll, e traz o olhar dos alunos da unidade escolar sobre uma das obras mais conhecidas da literatura Inglesa, ainda hoje objeto de estudos, adaptações literárias e versões cinematográficas.

Os alunos foram apresentados à menina Alice e seu universo através de contações de história, dramatizações, projeções do longa-metragem "Alice no País das Maravilhas", de 1951, do longa homônimo de 2010, este dirigido por Tim Burton, e de filmes de outros personagens importantes do universo infantil que fazem alusões a esta obra surpreendente.
 

 

Turma 1101 assistindo ao filme "Alice no País das Maravilhas".

 

A aprendizagem através do lúdico torna o processo mais saudável, positivo, além, é claro, de muito mais divertido.

Ao ouvir uma história, a imaginação alça voos mais altos e, quando conseguimos contrastá-la com outra possibilidade, as chances de conhecer o novo e aprender ganham proporções e contornos inimagináveis.

A partir dessa premissa, as crianças do CIEP Bilíngue Mestre André foram convidadas a interagir com os personagens e com alguns momentos marcantes da narrativa. Foram organizados diferentes espaços distribuídos na escola, onde os alunos puderam visitar e se encantar ainda mais com a história.

A celebração do “Unbirthday” ("Desaniversário") foi apontada pelos alunos como um dos momentos mais interessantes.

 

"Unbirthday” é o "Desaniversário". Se não há aniversário, desaniversário é o que há! Esse acontecimento é celebrado com uma bela mesa de chá inglesa, posta de maneira inusitada e sugerindo a companhia dos amigos todos os dias do ano que não são seu aniversário. Ou seja, todas as pessoas têm 364 dias do ano para comemorar enquanto seu aniversário não chega! Vamos celebrar! É a celebração da vida!"

Equipe de Língua Inglesa do CIEP Bilíngue Mestre André
 

 

Aluno Marcelo e a produção dos soldados da turma 1101 para o espaço da Rainha de Copas.

 

O Programa Experimental de Escolas Bilíngues da SME do Rio de Janeiro visa atender alunos da Educação Infantil ao 6º ano, e tem por objetivo introduzir metodologia e práticas de ensino em duas línguas.

A todo o momento, a Língua Portuguesa e Inglesa se fazem presentes nas atividades que envolvem toda a escola.

Principalmente para os menores, a Língua Inglesa presente nas brincadeiras, desenhos e atividades diárias torna a aprendizagem do idioma uma ação natural. É esse o objetivo!

No projeto "Bem-vindos ao nosso País das Maravilhas", do CIEP Bilíngue Mestre André, os alunos após assistirem ao filme, aprenderam sobre a cidade de Londres, localizaram a Inglaterra no globo terrestre, ouviram sobre alguns costumes locais, aprenderam o nome dos personagens do filme e outras tantas atividades, sempre com a legenda em Língua Inglesa e Portuguesa.

 

 

Waniston Celeri, professor regente de Língua Inglesa, servindo o chá após o filme.

 

"A única forma de se chegar ao impossível  é acreditar que é possível!"

                                                                    Lewis  Carroll, em Alice no País das Maravilhas


 

Professores preparados para servirem o "Chá do Desaniversário".

 

E, ainda, celebrando os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, uma pergunta invadiu o universo de Lewis Carroll: “E se Alice fosse brasileira? E se ela fosse carioca?”.

Esses questionamentos direcionaram a capacidade de imaginação, a expressão oral, escrita e a contextualização do tema.

O projeto aconteceu de julho a outubro, e envolveu toda a comunidade escolar, que hoje tem imenso orgulho em compartilhar com o Rioeduca.

 

 

Momentos do projeto "Bem-vindos ao nosso País das Maravilhas!"

 

O Rioeduca parabeniza a equipe de Língua Inglesa do CIEP Bilíngue Mestre André e toda a comunidade escolar pela realização do projeto. E um agradecimento especial à professora Raquel Soares, que compartilhou informações para a realização da publicação.

 

 

Contato da Escola:

ciepmandre@rioeduca.net

Contato para publicações:

neildasilva@rioeduca.net

 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 30/12/2015

Rio - Minha Alma Canta e se Encanta na Escola Roberto Burle Marx

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 

 

 

A Escola Municipal Roberto Burle Marx teve como tema, em seu Projeto Pedagógico de 2015, os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.

 

Na Escola Roberto Burle Marx, a cada bimestre, o projeto Rio - Minha alma canta e se encanta foi trabalhado em uma disciplina, um ano de escolaridade e um subtema específico em cada segmento.

No 1º bimestre, as professoras da educação infantil do 2º turno e os professores de Língua Portuguesa e Matemática do 9º ano do 1º turno ficaram responsáveis pelos subtemas Educação e Cultura.

 

Dramatização dos alunos da educação infantil.

 

No 2º bimestre, as professoras do 3º ano do 2º turno e os professores de Ciências e Geografia do 8º ano do 1º turno ficaram responsáveis pelos subtemas Saúde e Meio Ambiente.

 

Horta suspensa cultivada pelos alunos.

 

No 3º bimestre, as professoras dos 4º e 5º anos do 2º turno e os professores de História e Inglês do 7º ano do 1º turno ficaram responsáveis pelos subtemas Política e Cidadania.

 

Apresentação de vídeo educativo sobre Cidadania.

 

No 4º bimestre, as professoras dos 1º e 2º anos do 2º turno e as professoras da educação infantil e de Educação Física e Artes do 6º ano do 1º turno ficaram responsáveis pelos subtemas Saúde e Meio Ambiente.

 

                           Exposição de pinturas feitas pelos alunos representando o Rio de Janeiro.

 

No término do 4º bimestre, o Corpo de Dança homenageou o cinema e alguns dos filmes que o carioca curtiu. As obras cinematográficas escolhidas pelos alunos foram assistidas e trabalhadas durante o ano para que cada uma delas tivesse uma coreografia muito especial. Apresentou-se, então, o Fest Burle Marx de Cinema. A professora responsável pelo Corpo de Dança Thereza Magalhães ensaiou os alunos durante o ano.

 

Homenagem ao filme Frozen: Anna.

 

Homenagem ao filme Frozen: Elza.

Homenagem ao filme Minions.

 

Homenagem ao filme Enrolados: Rapunzel.

 

Diretora adjunta Lyane, diretora geral Sara e coordenadora Heloisa.

 

Grupo de dança reunido.

 

 

 

 

Parabéns a todos os envolvidos pelo trabalho realizado!

 

 

 

Contato da Escola:

emrbmarx@rioeduca.net

Contato para publicações:

robertavitagliano@rioeduca.net

 

 

 

 

                               

 

   
           



Yammer Share

Terça-feira, 29/12/2015

Projeto Entre Jovens: a Tutoria Contribuindo para o Desempenho Escolar

Tags: 6ªcre, entrejovens.

 

 

 

No segundo semestre, a equipe do projeto Entre Jovens ofereceu palestras motivacionais aos alunos com o objetivo de trabalhar o emocional e o psicológico do grupo em busca da superação de obstáculos e da conquista de resultados.

 

Projeto Entre Jovens na Escola Municipal Alberto José Sampaio.

 

No segundo semestre, as atividades do projeto Entre Jovens tiveram início no mês de setembro. Em conversa com os estagiários, as professoras Selma Gusmão e Mariana Belo, coordenadoras do projeto na 6ª CRE, perceberam que havia a necessidade de planejar atividades para motivar os alunos a frequentar as aulas e a participar da avaliação somativa do projeto.

Para atendar essa demanda, foram organizadas palestras motivacionais, nas quais os convidados falaram aos alunos sobre seus sonhos, dificuldades e experiências vividas ao longo de sua jornada de estudantes.

 

Os estagiários Rafael Lopes e Mateus Gusmão foram os responsáveis pelas palestras motivacionais.

 

O estagiário Mateus Gusmão, estudante de graduação de História da UFF – Universidade Federal Fluminense, fez duas palestras para as turmas do Entre Jovens nas Escolas Municipais Cyro Monteiro e Alberto José Sampaio. 

Em sua fala, procurou incentivar os alunos a sonhar e mostrou, com sua experiência, que os sonhos podem se realizar. Em seu relato, deixou claro que muitas dificuldades foram enfrentadas e sonhos foram desfeitos, mas ele nunca deixou de sonhar. Citou Ghandi, Mandella e Martin Luther King como inspirações para a sua caminhada.

Ressaltou, ainda, a importância do estudo para o jovem hoje e da oportunidade de crescer socialmente através dele, assuntos estes que foram tratados nas Rodas de Conversa realizadas pelos estagiários de Pedagogia através do material didático “Valor do Amanhã”.

As estagiárias Aline, Suellem e Juliana utilizaram esse espaço para discutir com os alunos as questões sobre o desinteresse enfrentado nas turmas.

 

Palestra Motivacional na Escola Municipal Cyro Monteiro.

 

O estagiário de Matemática, Rafael Lopes, que atua na Escola Municipal Alberto José Sampaio, realizou a palestra na unidade em que atua e na Escola Municipal Rose Klabin. Ele relatou suas experiências como aluno da rede pública e como frequentador de curso pré-vestibular oferecido em comunidades.

Após a palestra, os estagiários Igor Portugal e Priscilla Megaton, da Escola Municipal Rose Klabin, realizaram com os alunos um momento de reflexão sobre a unidade.

 

Palestra Motivacional na Escola Municipal Rose Klabin.

 

Por meio de uma tutoria, ministrada por universitários dos cursos de licenciatura de Língua Portuguesa e Matemática, vários conteúdos importantes para o bom desempenho dos alunos no ensino médio são revistos e trabalhados de várias formas, atividades culturais e rodas de conversa. Para a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel, de todos os estados em que o projeto foi aplicado, o município do Rio de Janeiro foi o que apresentou o melhor resultado.

O projeto Entre Jovens, na 6ª CRE, vem incentivando vários alunos a se inscreverem nas provas das escolas técnicas. De acordo com os coordenadores do projeto, os jovens estão se sentindo esperançosos no alcance de seus sonhos. 

 

Equipe do projeto entre Jovens da 6ª CRE na Escola Municipal Rose Klabin.

 

A professora Selma Gusmão finaliza relatando que o projeto Entre Jovens vem proporcionando momentos de grande aprendizado para todos os envolvidos, que aprendem enquanto ensinam, e ensinam enquanto aprendem.

 

Quer saber um pouco mais sobre o projeto Entre Jovens desenvolvido nas escolas da 6ª CRE? Entre em contato com os professores.

Escola Municipal Alberto José Sampaio / (21) 2407-2338
E-mail: emjsampaio@rioeduca.net

Escola Municipal Rose Klabin / (21) 3015-2675
E-mail: emrklabin@rioeduca.net

Escola Municipal Cyro Monteiro / (21) 3358-0168
E-mail: emcyro@rioeduca.net

 

 

Até a próxima semana!


 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Segunda-feira, 28/12/2015

Mostra do Livro

Tags: 5ªcre, mostradelivros.

 

 

 

O evento “Mostra do Livro” aconteceu na Escola Rodolfo Garcia, 5ª CRE, aproximando leitores de mundo muito encantador. Foi um dia especial que contou com a participação da comunidade escolar e da ilustradora Patrícia Melo.

 


A Escola Municipal (05.14.017) Rodolfo Garcia, localizada no bairro de Irajá, nos apresenta o projeto “Mostra do Livro”. O evento, ocorrido no dia 10 de novembro com uma programação interativa e divertida,  foi aguardado pelos alunos com grande expectativa e aproveitado com muita alegria e aprendizagem!

 

Convite enviado à comunidade escolar.

 

A Mostra do Livro teve por objetivos: desenvolver a escrita de diferentes tipologias de forma coletiva ou individual, e apresentar os diferentes aspectos da confecção de uma obra (escrita, ilustração, revisão), em concomitância com a leitura de textos literários.

 

Salas temáticas prestigiando autores do universo infanto-juvenil e diferentes tipos de texto.

 

Esse projeto existe há aproximadamente 13 anos e por ele, a escola já publicou alguns livros sob a colaboração do projeto Abrace um Aluno Escritor.

 

Visitação da comunidade escolar.


Ao longo do ano, os textos são desenvolvidos coletiva ou individualmente e, posteriormente, após passar por todas as etapas (elaboração, revisão, reescritura), os alunos ilustram e confeccionam as obras sob a orientação do professor orientador.

 

Alunos do E. I. homenageando Monteiro Lobato.


Em 2015, a Escola Municipal Rodolfo Garcia convidou toda comunidade escolar a visitar as dependências da escola para conhecer a “Mostra do Livro”, finalizando o projeto Escritores Mirins para participar da programação interativa desse evento.

 

Material produzido pelos alunos e releituras de autores como: Ziraldo e Mauricio de Sousa.


Foram atividades e apresentações realizadas pelos alunos: dramatizações, danças, músicas, leituras e vídeos.

 

Visita da ilustradora Patrícia Melo.

 

Durante o evento, eles receberam a visita da ilustradora Patrícia Melo, que deu um depoimento sobre o seu trabalho, e mostrou como ela desenha, fazendo uma ilustração, encantando a todos.

 

Homenagem à ilustre Ruth Rocha.

 

A Direção agradece a todos os envolvidos que desenvolveram o projeto com tanta dedicação, empenho e carinho.

 

 

 

Quer saber mais sobre o projeto?
Entre em contato com a Unidade Escolar:
Escola Municipal (05.14.017) Rodolfo Garcia
Telefone: 2482-7011
E-mail: emgarcia@rioeduca.net

 


 

Compartilhe os projetos e ações de sua escola!

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share