A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 52 resultados para o mês de 'Dezembro de 2014'

Quarta-feira, 31/12/2014

Novo Ano!

Tags: anonovo.

 

"Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre."

(Carlos Drummond de Andrade)


Chega ao fim um ano que, com certeza, foi de muitas incertezas, alegrias, mudanças,  nostalgias, esperanças, solidariedade, parcerias e cumplicidades, em todos os sentidos.


Na noite do Ano Novo, fogos anunciam a sua chegada. É hora de reavaliar e refazer sonhos ainda não realizados e acreditar em concretizá-los. É hora de aceitar que erramos e aprendemos com os erros. É hora de acalentar e acompanhar a família num ano mais solidário e próspero. É hora de reavaliar nossas ações no trabalho e acreditar que podemos ser mais, sempre mais. É hora de brindar com um sorriso o Ano Novo que está se anunciando e cuidar muito da nossa saúde.

Nós, os Rioeducadores, desejamos a todos um Ano Novo repleto de luz, amor, saúde e prosperidade.

Que não percamos a fé, a caridade para com o próximo, a luz emitida por Aquele que nos ensina todos os dias que vale a pena viver e sonhar, nosso eterno e bom Jesus!


Feliz 2015!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


E o Portal Rioeduca.net não para por aí. Participe você também compartihando seus projetos e atividades pedagógicas em 2015!

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/12/2014

Desejos da 3ª CRE para 2015

Tags: 3ªcre, anonovo.

 

 

As equipes da E/SUBE/3ªCRE se reuniram e elaboraram mensagens de Ano Novo muito especiais. Cada setor expressou, de forma criativa, seus votos e desejos não só para o Natal, mas para todo o ano de 2015!

 

 

 

 

 

                               

 

 


   
           



Yammer Share

Quarta-feira, 31/12/2014

Aprendizagem Prática no 6º Ano Experimental

Tags: 8ªcre.

 

Os alunos do 6º Ano Experimental da Escola Moacyr Padilha vivenciaram um aprendizado dinâmico e significativo ao praticar atividades dos cadernos pedagógicos. Experiências que proporcionaram mais participação e envolvimento de todos.


 

Professor Thiago Silva e os alunos no Projeto Repercutindo.

 

O 6º Ano Experimental da Escola Municipal Moacyr Padilha vivenciou um processo de aprendizagem pautado nas experiências práticas e na participação coletiva.

Foram muitos projetos durante todo o ano. Além de participarem de capacitação, os professores empenharam-se em proporcionar aos alunos momentos de envolvimento, prática, desafio e superação.

Um dos projetos que os alunos demonstraram bastante interesse foi o projeto de percussão criado pelo professor de Educação Musical Thiago Silva.

O projeto “Repercutindo” teve como objetivo proporcionar aos alunos e à comunidade escolar a vivência da cultura, da música e dos ritmos.Os alunos criaram tambores à base de material reciclável, o que levou à reflexão sobre questões de preservação e responsabilidade ambiental.

 

 

Professor Thiago Silva, ao centro, e os alunos medalhistas do torneio de percussão.

 

O professor  Thiago Silva apostou no trabalho da percussão para o desenvolvimento de várias habilidades, como: concentração, aprendizado colaborativo, capacidade de trabalhar em equipe, acuidade auditiva, coordenação motora e da psicomotricidade.

Na culminância do projeto, foi realizado um torneio de percussão em equipes com as turmas do 6ª Ano Experimental. A equipe da turma 1604, composta na final pelas alunas Mirella Infran, Evelyn Meira e Carolayne Almeida, foi a grande campeã do torneio.

 

Alunas do 6º Ano Experimental e a Coordenadora Pedagógica Márcia Cristina.

 

Uma das ferramentas que muito auxiliou a aprendizagem das turmas do 6º ano foi o Caderno de Apoio Pedagógico. A professora Elaine França realizou os experimentos sugeridos na página 6, do Caderno de Ciências.

A professora Yvanzir Garcia, regente da turma 1605, também realizou as experiências para os alunos conhecerem alguns gases que formam a atmosfera.

Sentados em grupos, os alunos acompanharam as instruções e anotaram os resultados dos experimentos.

 

Alunos da turma 1604 realizando um experimento do Caderno de Apoio Pedagógico.

 

A aula prática constitui um importante recurso metodológico facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Através da experimentação, teoria e prática se aliam e possibilitam o desenvolvimento da pesquisa.

O mais importante é que as aulas práticas despertem a curiosidade e o interesse do aluno, transformando-o em sujeito da aprendizagem, possibilitando o seu desenvolvimento em habilidades e competências.

Estimular esse comportamento no 6º ano certamente transformará a postura do aluno nos anos que se seguem.

 

Turma 1605 em experimento sobre gases existentes na atmosfera.

 

 

O Rioeduca parabeniza a Coordenadora Pedagógica Márcia Cristina Sant'Anna, todos os professores e os alunos do 6º Ano Experimental da E. M. Moacyr Padilha. Desejamos que os alunos sigam vivendo novas experiências e conquistando ainda mais sucesso!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Terça-feira, 30/12/2014

A Cultura Grega no 6º Ano Experimental

Tags: 7ªcre, projetos.

 

 

 Neste ano, os alunos do 6º Ano Experimental da Escola Professora Helena Lopes Abranches e da Escola República da Colômbia puderam conhecer e aprender mais sobre a Cultura Grega.

 

                        

                                      E. M. Professora Helena Lopes Abranches

 

Dentre as atividades desenvolvidas no 3º bimestre pelos alunos do 6º ano experimental da E. M. Helena Lopes, destaca-se a Feira Cultural "A influência da cultura grega no nosso cotidiano", realizada no dia 24 de novembro, e a construção de um grupo no Facebook  para divulgar lembretes de tarefas, além de servir como meio de interação e de limpeza textual.

 

 

O projeto 6º ano Experimental foi uma ação inovadora dentro da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o objetivo de minimizar o impacto da mudança de segmento. De acordo com a sua proposta, fez-se necessário articular as orientações curriculares, os descritores e o projeto pedagógico da escola visando um trabalho que incentive a diversidade humana e científica.

Nos encontros realizados pela SME e pela Gerência de Educação 7ª CRE, foi focada a importância de uma parceria compromissada e criativa no desafio do trabalho a ser realizado pelo professor com o objetivo de alcançar a formação social e cognitiva do aluno, orientando o próprio senso crítico.

 

               Alunos produzindo maquetes com argila para a Feira Cultural.

 

Sendo assim, o 6º ano Experimental da E. M. Helena Lopes teve como eixo desenvolver projetos de trabalho articulando aprendizagens significativas de forma que o aluno encontrasse sentido real naquilo que estava aprendendo, visando encontrar soluções para a falta de motivação e afetividade, fatores determinantes para a aquisição da aprendizagem. Desse modo, permite ao aluno posicionar-se de maneira crítica, criativa, questionadora e construtiva frente à família, grupo escolar e social, na solução de problemas e articulação de opiniões.

 

                Maquetes reproduzindo a arquitetura grega.

 

"Como a escola de hoje enfrenta o grande desafio de conjugar competência cognitiva com a formação de valores éticos, abracei o projeto pedagógico da escola, buscando trabalhar valores na intenção de, nas questões do cotidiano, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social", declara a professora Valéria Dib.

O trabalho de Valéria foi focado no desenvolvimento e aplicação efetiva das novas tecnologias, buscando experimentar novas competências e habilidades de forma interdisciplinar, valores e cidadania, aprendizagem cultural e educação para o desenvolvimento sustentável, procurando estimular o diálogo através de debates e abordando diferentes linguagens.

 

               Alunos visitando a Feira Cultural.

 

Foi possível construir laços afetivos, desenvolver a sensibilidade, aumentar a autoestima, ativar a criatividade e formar valores culturais fundamentais para o convívio humano entre as diversidades que nos cercam.

(Texto adaptado de Valéria Dib)

 

                                                 

        E. M. República da Colômbia - A Valorização da Arte Grega

 

Durante o 3º bimestre, os alunos do 6º ano experimental da E. M. República da Colômbia também  conheceram a história fascinante da Grécia, toda a sua cultura e seu legado para as civilizações.

Para encerrar as inúmeras descobertas acerca do território estudado, os alunos puderam expandir suas habilidades com uma exposição sobre a valorização da arte grega. Arte esta tão rica em detalhes e na valorização da beleza física humana e toda a sua perfeição, assim como, na intrigante e curiosa mitologia.

 

               Telas pintadas pelos alunos reproduzindo elementos da arte e cultura grega.

 

A construção desse trabalho foi na sala de aula e a culminância foi a exposição no pátio da U.E. Esse evento foi aberto aos responsáveis que se orgulharam tanto das habilidades artísticas, quanto do conhecimento histórico dos alunos sobre as artes gregas.

 

             As alunas da turma do 6º ano experimental da E. M. República da Colômbia.

 

     Os alunos da turma do 6º ano experimental da E. M. República da Colômbia.

 

Esse trabalho não só possibilitou encerrar o bimestre com grande conhecimento acerca dos assuntos estudados, como despertou a sensibilidade na valorização de uma contribuição artística social de valor imensurável, além da enorme influência cultural deixada por essa civilização até a atualidade.

 

(Texto adaptado de Margareth Guimarães de Pinho)

 

Parabéns às professoras e aos alunos do 6º ano experimental pelo excelente trabalho!

 

 

 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share