A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 24 resultados para o mês de 'Novembro de 2015'

Segunda-feira, 30/11/2015

Halloween na Gallotti

Tags: 5ªcre, eventos, halloween.

 

 

 

No mês de novembro, a Escola Municipal Senador Francisco Gallotti, 5ª CRE, desenvolveu um trabalho através do professor Michael Freitas, de Língua Inglesa, explorando o tema que levou à promoção da Festa do Halloween.

 


O Halloween vem de uma data bem antiga, e foi muito difundida em países de língua anglo-saxônica, principalmente Canadá e EUA.

Os celtas colocavam em suas portas caveiras, ossos decorados e abóboras para espantar os maus espíritos.

No Halloween atual, podemos notar muitos elementos ligados ao folclore, fantasias, gatos pretos, vampiros, fantasmas e até abóboras perfuradas com imagens de caveira, que não têm nada a ver com a realidade pagã.

No Brasil, a comemoração dessa data é recente. Chegou ao nosso país através da grande influência da cultura americana, principalmente vinda pela televisão.
 

Segundo a coordenadora pedagógica professora Claudine Gomes: “O nosso professor Michael Freitas, de Língua Inglesa, após a exploração do tema, promoveu a Festa do Halloween para os alunos do 1º ao 6º ano com o objetivo de vivenciar com os alunos a cultura norte-americana”.

 

Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.

 

Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.


E segue a professora: “O Folclore Brasileiro é muito rico em sua diversidade cultural e está presente em nosso currículo durante todo o ano letivo, permitindo assim trabalhar diferentes culturas regionais, incluindo também cultura de outros países”.

Parcerias se estabeleceram na escola através da atividade promovida pelo professor de Língua Inglesa com as professoras Clarice Sá, de Artes Visuais; Vera Fernandes e Iná Amaral, de Educação Física.

 



Professor Michael Freitas e a professora parceira.


“Na disciplina de Artes Visuais foram realizadas oficinas de maquiagem e enfeites temáticos. Em Educação Física, as professoras organizaram jogos e brincadeiras com o tema Halloween durante a festividade. Encerramos a atividade com um delicioso lanche coletivo numa festa recheada de dança, criatividade e muita diversão!”, finaliza a professora Claudine.

 


Mesa típica do tema e, na última foto, professores responsáveis pelo evento.


Parabéns ao professor Michael Freitas, às parcerias construídas ao longo do projeto, e à escola por proporcionar esse belíssimo trabalho com seus alunos!

 

Alunos caracterizados com fantasias do tema Halloween.

 

 

Foto 1: professora, foto 2: professor Michael e professora Claudine, foto 3: professores Michael, professora                     e professora.         

 

Agradecemos a professora Claudine Gomes, coordenadora pedagógica da escola, e a parceria voluntária da professora Regina Bizarro, por essa matéria.


A Escola Municipal 05.15.053 Senador Francisco Gallotti é dirigida pela professora Icea Maria Ribeiro, e está localizada à Rua Moisés Lilenbaun, 161, Cascadura.


Contatos:
Telefones: 2593-8220 e 2593-5135
E-mail: emgallotti@rioeduca.net

 

Compartilhe os projetos e ações de sua escola!


  

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 27/11/2015

Vamos Fazer Diferente, o Mundinho Precisa da Gente

Tags: 9ªcre.

 

 

 

Os alunos da Creche Vitória da Paz aprenderam de maneira prazerosa a importância da água através do projeto "Vamos fazer diferente, o mundinho precisa da gente!".

 

 

A Equipe Pedagógica da Creche Vitória da Paz entende que o processo ensino aprendizagem na Educação Infantil precisa ser praticado de forma holística, em que a formação básica do educando deve contemplar a construção do ser, tornando-o mais humano.

As áreas emocional, afetiva, cultural e física não podem estar dissociadas da formação intelectual. Faz-se necessário o resgate dos valores essenciais para a formação de cidadãos inteirados com a modernidade tecnológica, sem perder a sensibilidade no trato com o outro e no relacionamento com o ambiente em que está inserido.

 

 

Neste ano, desenvolvemos o projeto pedagógico "Vamos fazer diferente, o mundinho precisa da gente!", no qual foram abordados os temas lixo, água, animais e plantas.

Com o tema água, trabalhamos o desperdício, a economia e a utilidade da água. Procuramos envolver toda a comunidade na conscientização da preservação e economia da água. Trouxemos atividades lúdicas e significativas para tratar de uma questão tão séria. Sobre o tema, foram explorados: onde encontramos água na natureza e como manter os rios limpos. A economia de água também foi ressaltada, e as crianças levaram para seu dia a dia as ações que são necessárias para este fim.

 

 

Fizemos uma visita à estação de tratamento de água, no qual as crianças viram como é feito o tratamento de esgoto na comunidade.

As turmas EI-31 e EI-32 fizeram panfletagem pelas ruas do Vilar Carioca, em que as crianças alertavam as pessoas sobre a importância da economia de água. As crianças viam bicas abertas pelo caminho onde passavam e, imediatamente, tomavam a iniciativa de fechá-las, enfatizando que tal fato não poderia estar acontecendo.

 

 

Foram feitas atividades como lavar roupa e dar banho nas bonecas para investigação da utilidade da água. Também investigaram e chegaram à conclusão que tem água dentro do coco e na barriga da mamãe quando ela está grávida.

Foi feito um cartaz com produtos de higiene, no qual as crianças leram os nomes dos produtos, surgindo, daí, o alfabeto de rótulos - a partir da associação das letras com os nomes das crianças.

As crianças experimentaram água gelada e quente, viram o gelo na natureza (através de revistas), assistiram ao filme “Frozen”, e entraram em contato com a história do livro “O mundinho azul”.

As crianças também exploraram o globo terrestre, e viram que ele é azul, e que esta cor representa a água!

 

 

A experiência foi ótima e o resultado também. A Equipe agradece a colaboração dos pais e responsáveis, que são parceiros nessa jornada.

 


 

 

Contato com a creche pelos telefones 3484-1901 ou 3484-1895 e pelo e-mail cmvpaz@rioeduca.net.

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Postado por Rita Faleiro Ver Comentários (1)

Quinta-feira, 26/11/2015

Projeto Entre Jovens na 3ª CRE, um Caso de Sucesso!

Tags: 3ªcre, entrejovens, tutoria.

 

 

 

 

O projeto Entre Jovens é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Unibanco, e atende alunos do 9º ano objetivando o protagonismo na aprendizagem. Na 3ª CRE, desenvolve-se em quatro unidades. Vamos conhecer um pouco das atividades em duas dessas escolas!

 

 

 

O Projeto Entre Jovens é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o Instituto Unibanco. Atende alunos do 9º ano tendo por objetivo principal o protagonismo na aprendizagem e a consequente melhoria: do desempenho; da redução dos indicadores de evasão e repetência; e, ainda, dos níveis na escala SAEB.

É o único projeto da SME que conta com licenciandos que atuam como estagiários. Caracteriza-se por oficinas de aprendizagem nas quais os alunos com dificuldades específicas nas habilidades e competências em Língua Portuguesa e Matemática têm a oportunidade de rever e se apropriar de conhecimentos necessários para as novas aprendizagens. São utilizadas estratégias diferenciadas: desde aulas de reforço das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, até “Rodas de Conversa” que abordam temas de interesse dos alunos.

Integram o projeto na área da E/SUBE/3ªCRE as seguintes unidades escolares: E. M. Pernambuco, E. M. Benevenuta Ribeiro, E. M. Maranhão, E. M. Ministro Orosimbo Nonato e E.M. Nereu Sampaio.


O Projeto Entre Jovens é coordenado pela professora Marcia Soares da Coordenadoria de Educação e, na 3ª CRE, pela professora Sandra Martorelli


 

 

"Com a preocupação de criar uma estratégia que desse visibilidade aos alunos da sua real situação de desempenho, foi elaborada uma Roda de conversa onde eles trouxeram para discussão a ideia do que achavam que era a situação de cada um na escola, e em seguida foi apresentado um gráfico com as notas do 1º e 2º simulados feito por eles, a reação dos alunos foi de espanto ao perceberem a comparação de notas onde houve uma melhora do desemprenho para a maioria do grupo, e para os alunos que não tiveram uma melhora expressiva foi um canal para se traçar um plano efetivo de reorganização do que eles vinham fazendo com relação aos horários de estudo e foi uma oportunidade também de afirmar a importância de colocar uma dedicação máxima em qualquer prova que é feita."

Estagiária de Pedagogia Yaçanã Torres do Amaral Sant Anna - E. M. Benevenuta Ribeiro

 

São estagiárias da E. M. Benevenuta Ribeiro: Maria Rute Nogueira Rufino, Tesla Guimarães Dias e Yaçanã Torres do Amaral Sant'Anna.


 

 

As atividades de análise de desempenho na Escola Municipal Nereu Sampaio foram realizadas no dia 17 de outubro. As atividades de autoavaliação aconteceram dia 27 de outubro de 2015, e contaram com a colaboração das estagiárias: Marcelle Aparecida, de Pedagogia, Aline França, de Língua Portuguesa, e Aline Estevão, de Matemática; e da coordenadora pedagógica: Monica.
 

 

Durante o 3º bimestre, os alunos integrantes do Projeto Entre Jovens preencheram um questionário de avaliação sobre como se sentiam fazendo parte deste projeto, e como este os auxiliou nas rotinas de estudo, na apreensão dos conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assim como as rodas de conversa influenciaram seu dia a dia. 

Aconteceu, também, após a reunião de responsáveis do 3º bimestre, um estudo por parte dos alunos integrantes do Projeto Entre Jovens, do seu desempenho escolar no período do bimestre. Nesse estudo, utilizando os boletins, realizou-se uma  observação  do seu progresso individual.

 

 

Com o objetivo de ampliar a análise de resultados do desempenho dos alunos, no dia da Reunião de Responsáveis, as estagiárias do Entre Jovens auxiliaram na entrega dos boletins do projeto aos pais, e esclareceram as dúvidas de cada um deles.

Parabéns aos profissionais que atuam no projeto Entre Jovens, 3ª CRE! Mais um caso de sucesso!

 

 

 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 26/11/2015

Encontro com Alunos da EJA-Rio - 2015

Tags: eja, geja.

 

 

 

Com muito orgulho, a Gerência de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, parabeniza em público, todos os envolvidos, que de alguma maneira, se responsabilizaram, se mobilizaram, se dedicaram, se esforçaram, para que este evento acontecesse de forma criativa, dinâmica e enriquecedora.

 


Quem esteve presente e fez parte deste momento, percebeu que a nossa diversidade, nosso multiculturalismo, os diversos autores, os diferentes olhares, são os aspectos que nos levam a caminhar sem olhar para trás!


As adversidades são muitas, mas os nossos alunos e nossas escolas superaram todas as expectativas e mostraram que são especiais em tudo que fazem.


O tema desenvolvido O desafio: A violência que afeta a tudo e a todos propiciou muita reflexão e debate, levando os envolvidos a um pensamento mais elaborado e crítico em relação às vivências cotidianas.


Todas as Coordenadorias se fizeram presentes e deixaram o seu legado de que estamos no caminho certo, que nosso desejo nasce a cada amanhecer e que não acaba ao entardecer.


O PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos - é um espaço de direito e de valorização do cidadão. TODOS SOMOS VENCEDORES!

 


PARABÉNS, PRINCIPALMENTE AOS ALUNOS, NOSSO BEM PRECIOSO E A TODOS QUE TORNARAM ESTE MOMENTO PRAZEROSO E RECHEADO DE EMOÇÃO.

 


Vejam as fotos e se deliciem!

 


 

 

 

                               

 

 

 

 


   
           



Yammer Share