A A A C
email
A Revolução Acontece: o blog da SME
Retornando 39 resultados para o mês de 'Novembro de 2013'

Sexta-feira, 29/11/2013

Entrevista com a Professora Michelle - Blog Fazendo Leitura

Tags: 5ªcre.

 

A professora Michelle Moreira criou o blog Fazendo Leituras, com o objetivo de estimular os professores ao trabalho com livros infantis em sala de aula, além de sugestionar atividades desenvolvidas a partir das leituras.

 

Michelle Moreira é professora da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro há quase doze anos. Está lotada na E. M. 05.14.016 Pires e Albuquerque, e exerce a função de regente de Sala de Leitura.


Alfabetizadora por excelência, a professora Michelle já teve a oportunidade de trabalhar com turmas de projetos, tais como o Se Liga (atual Realfabetização) e o Acelera (atual Aceleração) do Instituto Ayrton Senna. Nesses projetos, pôde lidar muito mais com a questão dos empréstimos de livros, já que a rotina realizada nestas aulas priorizava a leitura. A partir daí, Michelle passou a utilizar livros de literatura em todas as áreas do conhecimento, todos os dias. “As crianças gostavam muito! Além dos livros divertidos no final das aulas e das produções textuais”, acrescenta a professora Michelle.

Professora Michelle Moreira.

 

Na vida pessoal, Michelle é casada, cursa a Faculdade de Letras e tenta realizar seu trabalho da melhor maneira possível, com foco no aluno.

 

“Sou muito feliz com o que eu faço!”, afirma Michelle ao Portal Rioeduca.

 

Blog Fazendo Leitura nas Redes Sociais


Observando o blog Fazendo Leitura, http://fazendoleitura.blogspot.com.br/, existente há algum tempo, onde Michelle posta suas dicas de leitura, vi que, quase diariamente, ela o atualiza explorando sempre a leitura, motivando e postando atividades para o trabalho dos professores com seus alunos. Por isso decidi realizar esta entrevista, onde a professora fala como surgiu a ideia de criar o seu blog e deixa uma mensagem aos leitores do Portal Rioeduca.


“Criei uma página no Facebook onde estimulo o trabalho com livros infantis em sala de aula, além de dicas e atividades desenvolvidas a partir das leituras. Convido os leitores e especialmente os 164 seguidores do grupo a acompanharem as dicas e atividades através do Blog”, finaliza a professora Michelle Moreira.

 

Entrevista com a professora Michelle Moreira

 

1- Como surgiu a ideia de criar o blog Fazendo Leitura indicando sugestões de leitura aos professores?

Como professora da Sala de Leitura da E. M. Olegário Mariano, onde trabalhei de 2002 até o ano passado, eu sempre sugeria livrinhos de literatura infantil às professoras regentes em seus planejamentos. Elas também me procuravam na sala e pediam pra que eu separasse alguns livros que falassem sobre determinado assunto e, assim, surgiu a ideia do blog! Por que não sugerir leitura de livros para mais e mais professores? Então, criei o Fazendo Leitura que, em princípio, seria focado apenas na sugestão de livros, mas passei a dar ideias de atividades, mostrando fotos e postando modelos de trabalhinhos para os alunos. Deu super certo! Muitos professores de diversos lugares do país acessam o blog e deixam seus comentários!
Devo lembrar que o público-alvo é o PROFESSOR.

 

 

Mural da Sala de Leitura da E. M. Pires e Albuquerque.

 

2- Há quanto tempo você trabalha como regente de Sala de Leitura?

 

Trabalhei na Sala de Leitura em 2012 na E. M. Olegário Mariano e, agora em 2013, na E. M. Pires e Albuquerque. Antes mesmo de estar na Sala de Leitura, eu já praticava a leitura de livrinhos com minhas turmas através de rodas de leitura, contação de histórias, além do famoso “Cantinho da Leitura” e empréstimos semanais.

 

3- Conte-nos um pouco sobre suas experiências de trabalho neste espaço virtual.

 

Recebo muitos comentários elogiando o blog e as atividades. Mas o que me deixa mais contente é ver que muitos professores estão utilizando, realmente, estes livros em sala de aula, e até realizando as atividades que sugiro.

 

Aluno da Classe Especial realizando atividade na Sala de Leitura.

 

4- A indicação de livros faz parte de algum projeto?

 

Não. Geralmente sugiro livros que trabalho nas minhas aulas na Sala de Leitura ou de acordo com alguma data comemorativa do mês. Também já estou estudando alguns projetos para 2014 que envolverão o blog.

 


5- Há interação entre os livros e os leitores do blog, um feedback?

 

Sim. Muitos professores deixam comentários no próprio blog, dizendo que realizaram as atividades sugeridas a partir dos livros e a maioria parece gostar do resultado.

 

Alunos da E. M. Pires e Albuquerque lendo os livros que foram dicas da professora Michelle Moreira.

 

6- Como se sente ao saber que outros professores visitam seu blog?

 

Sinto-me muito feliz por poder contribuir um pouco com os meus colegas professores, facilitando a pesquisa dos livrinhos, já que muitas vezes esse professor não tem tempo de ir à Sala de Leitura para procurar por um livro adequado a sua aula ou a sua necessidade.
Também fico surpresa ao receber mensagens de professores de outras partes do Brasil, como Ceará, Rio Grande do Sul, Fernando de Noronha... O Fazendo Leitura está crescendo e espero que todos estejam gostando das sugestões.
Em menos de um ano da criação do blog, o Fazendo Leitura já teve mais de 80.000 acessos. Fico contente por isso!!


7- Em quais outras redes sociais você interage com os leitores do seu blog Fazendo Leitura?

 

Criei uma página do blog no Facebook. O Fazendo Leitura já tem mais de 164 “curtidas”. Os professores que acessam o blog recebem um aviso sobre as atualizações da página, que é atualizada quase todos os dias.

 


 

8- De que forma você avalia essa interação?

 

Positiva. Através dela tenho contato direto com os leitores do blog. Compartilhamos experiências, já que isso tudo é uma aprendizagem. Nem sempre um colega pensou numa atividade do jeito que eu pensei, ou vice-versa. Por isso, é muito bom interagirmos procurando ideias aqui e ali. O trabalho cresce e quem ganha é o aluno.

 

9- Conte-nos uma experiência de algum professor que já tenha usado o livro sugerido no blog Fazendo Leitura.

 

A professora Raquel, regente da turma 1302 da escola em que trabalho, utilizou vários livros que sugeri no blog. Mas, um livro, em especial, “Liga e desliga”, foi um sucesso entre os alunos, já que ela criou uma atividade bem diferente a partir da minha sugestão de leitura.
As fotos dessa atividade estão no blog da E. M. Pires e Albuquerque.

 

Alunos da professora Raquel, com livros sugeridos pelo blog Fazendo Leitura.

 

10- Deixe uma mensagem aos leitores do portal Rioeduca sobre esse trabalho.

 

Sempre gostei muito de livros, desde pequena. O meu sonho era crescer bem perto deles.
Desde que estou em sala de aula, trabalho com atividades a partir de leituras de textos, sejam livros, sejam receitas, jornal ou gibi... Quando passei a ser regente de Sala de Leitura, pensei: é a hora!


O incentivo à leitura é fundamental. A leitura precisa estar presente e VIVA dentro das escolas e dentro da gente também...


Então, é muito gratificante saber que estou contribuindo, nem que seja o mínimo, para a propagação da leitura pelas salas de Aula e de Leitura que estão por aí. Acredito que uma ideia não deve ser guardada pra si. O livro “Nicolau Teve uma Ideia” nos mostra isso. Gosto muito de compartilhar, de dividir, e o blog me permitiu realizar esta vontade quase que inata: levar a leitura para mais e mais crianças através de seus professores.
 

 

Agradeço a professora Michelle Moreira pela presteza em compartilhar com o Portal Rioeduca o trabalho desenvolvido nas redes sociais. Assim como agradeço a Escola Municipal Pires e Albuquerque através da direção e das professoras Janaina Stasio e Solange Rosa por acreditarem neste maravilhoso trabalho!

 

Visitem o blog da professora Michelle Moreira http://fazendoleitura.blogspot.com.br/.

 

Regina Bizarro é professora representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.

E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
Twitter: @rebiza


Rioeduca/5ªCRE no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/

 

                               

 


   
           



Yammer Share

Sexta-feira, 29/11/2013

O Estudo do DNA

Tags: 10ªcre.

 


 

A E. M. Floripes Angladas Lucas, da 10ª CRE, localizada em Barra de Guaratiba, possui quatro salas de aula, oito turmas, 140 alunos. Por ser uma escola bem próxima da natureza, a Unidade Escolar tem como hábito desenvolver projetos ambientais.

 

Todos os anos, a escola promove uma feira de Ciências internamente, que envolve todos os alunos. Neste ano, em especial, o Projeto IV Mostra da Revista Ciência Hoje teve a participação da Equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).


Todas as turmas (da EI ao 5° Ano) participam, preparando cada uma o seu projeto. Durante a feira, os alunos ficam responsáveis em explicar todo o processo apresentado. A comunidade escolar também é convidada a participar.


As professoras do 4° e 5° ano costumam utilizar a revista Ciência Hoje em sala de aula. Tanto que, quando foi feita a divulgação da Feira de Ciências, os alunos logo se interessaram e já começaram a pesquisar um projeto para ser apresentado. O tema escolhido foi o DNA.


Por que um assunto tão complexo despertaria curiosidade em alunos tão pequenos? 

 

O motivo dessa curiosidade foi o fato de uma aluna da própria turma participante estar passando por teste de paternidade e a mesma, ao se deparar com o assunto na revista Ciência Hoje, levou sua história para a sala de aula. Foi quando despertou o interesse nos alunos em entender como esse “DNA" funciona. Se de fato poderia confirmar a paternidade das pessoas. A professora Claudia dos Santos Martins Alves decidiu aproveitar o momento para fazer uma pesquisa sobre o assunto que seria o tema para a Mostra de Ciências 2013.
 

Segue, abaixo, uma breve explicação sobre o teste do DNA:

 

Teste de paternidade pelo DNA

 

Os testes de paternidade são feitos através da análise do DNA encontrado nas amostras de sangue dos supostos pai e filho. Mas a análise também pode ser feita através de outros tipos de materiais biológicos como saliva ou fio de cabelo.


O teste baseia-se na comparação entre os genes que compõem o DNA. O grau de coincidência deve ser total, se não for, a legitimidade paterna é excluída. Se todos os genes coincidirem, então afirma-se que o suposto pai é verdadeiro com grau de certeza acima de 99,99%.

 

Testes de paternidade sem o pai


Esse tipo de teste pode ser feito quando o pai em questão já faleceu. Nesses casos tenta-se extrair amostras de DNA da ossada, porém, muitas vezes não vale a pena a tentativa, pois esse DNA é de má qualidade e já exposto ao ambiente, isso pode interferir no resultado do exame.


Outra alternativa é tentar recompor as características genéticas do falecido com base em material colhido de parentes próximos. Porém esse tipo de exame também pode fracassar, pois depende da quantidade de pessoas que foram analisadas e o grau de parentesco delas com a pessoa falecida.

O teste paternidade ou maternidade é um teste conduzido para estabelecer se uma pessoa é a mãe biológica ou o pai biológico de um certo indivíduo.


No genoma humano existem regiões polimórficas, geralmente presentes em regiões não codificantes, que apresentam diferenças de um indivíduo para outro. Isso é, juntas tais regiões representam uma característica distintiva típica de uma pessoa. Além disso, as regiões polimórficas também são herdadas 50% do pai e 50% da mãe, o que permite identificar se um indivíduo é ou não progenitor de outro.


Teste de paternidade pela internet


Esse tipo de teste, embora não determine com totalidade a paternidade, fornece uma pista da legitimidade paterna. Esses testes podem ser um bom início para uma investigação mais aprofundada.


O teste de paternidade pela internet é baseado em cálculos científicos analisando algumas características genéticas, como tipo sanguíneo, cor dos olhos ou lóbulo da orelha.


Após as pesquisas, e com a ajuda da Revista Ciência Hoje através do vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wNnwA2PB9Jk, os alunos conseguiram extrair o DNA do morango. Foi uma experiência fantástica!
 

Seguem, abaixo, alguns momentos da Pesquisa:

 

Alunos pesquisando o DNA.

 

Alunos aprendendo mais sobre o DNA com a Equipe do INEA.

 

Diante dos estudos e interesse, os alunos começaram a preparar todas as etapas para a apresentação na feira. Eles confeccionaram um folder com as explicações sobre o projeto, um jogo onde constariam algumas perguntas sobre o que seria explicado durante a apresentação e redigiram um texto contando o que foi apreendido por eles.


Antes de levar o projeto para a feira, resolveram apresentar primeiro dentro da Unidade Escolar.


Durante a apresentação, os alunos explicaram com bastante desenvoltura e segurança sobre todo o processo da extração do DNA. Logo após a explicação, eles utilizaram o jogo com perguntas para avaliar o que as pessoas tinham entendido com a explicação deles. O jogo foi bem animado e todos participaram.

 

Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.

 

Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.

 

Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.

 

A mostra foi tão bem apresentada que a escola foi selecionada como finalista. Assim, os alunos fizeram nova demonstração na quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel no dia 31 de outubro.

 

Ao final da feira, a Escola Municipal Floripes Angladas Lucas foi agraciada com o Troféu Curioso, que é dado para as escolas que mais se destacam.


Os alunos vibraram quando a escola foi contemplada. A professora e os alunos voltaram para a escola muito orgulhosos e satisfeitos pelos seus esforços terem sido recompensados e por ter podido contar com o apoio da 10ª CRE, que nos deu condições para que essa participação se efetivasse.
 

 

Parabéns aos Gestores!

Parabéns aos Professores!

Parabéns a toda Comunidade Escolar!

 

 

 

Suelen Corrêa

é professora da rede municipal de ensino e

representante do Rioeduca da 10ª CRE

 

Contatos:

suelencorrea@rioeduca.net

twitter: SuelenCorrea29

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/11/2013

Uma Ode a Vinicius de Moraes

Tags: 4ªcre, projetos.

Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira, destacou-se como poeta modernista e letrista popular. Esse ano ele é lembrado pelos cem anos do seu aniversário. E a Escola Municipal Miguel Ângelo preparou uma grande homenagem para o "Poetinha". 

 

"Porque a vida só se dá pra quem se deu, 

pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu."

Vinicius de Moraes

 

Apresentação do 6º ano tocando "O Pato", "A Casa", "Eu Sei que Vou te Amar" e "Garota de Ipanema". (Professor Claudio)

 

O ensino da Língua Portuguesa, quando baseado nos diferentes gêneros, permite que se desenvolva uma contextualização de atividades de leitura, compreensão e interpretação de textos, de produção e de análise linguística.

 

Com isso, trabalhar com os diferentes gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.

 

Conhecendo Vinicius de Moraes pela Janela da E. M. Miguel Ângelo 
  

"O gato" - turma 1603.

 

Em novembro, realizamos a culminância do projeto "Poetinhas do Rio". Ele aconteceu de forma integrada e movimentou toda a escola em uma grande produção artística, pois o 1º e o 2º segmento do Ensino Fundamental trabalharam o mesmo tema nesse último bimestre.

 

Esse trabalho ocorreu de forma interdisciplinar, proporcionando aos alunos a expressão e a construção do conhecimento nas suas mais diferentes áreas. Assim, cognitivo, sentimentos e valores foram construídos ao longo desse processo.

 

Professora Ruth e suas alunas da 1702.

 

O evento contou com o Sarau de Poesias, a Exposição de trabalhos e a apresentação do Coral e da Orquestra de Flauta doce dos alunos da Unidade Escolar. Foi muito gratificante poder ver Vinicius sob a lente artística de nossos alunos.

 

Texto da Professora Ruth Rejala, Professora de Língua Portuguesa.

 

“Cabe a escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, ensinar a produzi-los e a interpretá-los. Isso inclui os textos das diferentes disciplinas com os quais o aluno se defronta sistematicamente no cotidiano escolar e, mesmo assim, não consegue manejar, pois não há um trabalho planejado com essa finalidade”. (PCN, 1997, p.30)
 

 

Parabenizamos a todos da Escola Municipal Miguel Ângelo por explorar não apenas o texto escrito, mas enriquecer o seu trabalho com a músicas e a arte que compõem a obra do artista.

 

 

  Professor, queremos conhecer e divulgar o blog e os projetos desenvolvidos por sua escola. Aproveite este espaço que é feito para nós!

Entre em contato com o representante do Rioeduca em sua Coordenadoria e participe.

 


Professora Ana Accioly

Representante Rioeduca.net da 4ª Coordenadoria Regional de Educação
anaaccioly@rioeduca.net

Twitter: @Ana_Acioly

 

COMPARTILHE E COMENTE!

 

 

                              

 

 

 


   
           



Yammer Share

Quinta-feira, 28/11/2013

A Jovem Escritora Andreia Martins

Tags: 9ªcre.

Apresentamos a jovem escritora Andreia Martins, ex-aluna da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que fez o lançamento do seu livro “O Reflexo da Solidão” este ano na XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

 

Através da rede social Facebook, conheci a jovem escritora Andreia que, no dia 16 de setembro deste ano, iniciou contato para esta matéria. Ela, com muito jeitinho através do bate papo, me disse: "Olá, bom dia. Como vai? Sou Andreia, ex-aluna da Rede Municipal, lancei um livro na Bienal. Estarei visitando as escolas que estudei contando a minha experiência. E a Lílian Ferreira me indicou você, representante do Rioeduca da 9ª CRE, para uma possível matéria". E assim iniciamos nossa amizade.



Passei a acompanhar os passos de Andreia pelo nosso contato quase que diário na rede social . A cada dia ficava mais encantada com esta jovem que mostrou ter muita coragem ao “correr atrás” do seu sonho e que mostra ter condições para se tornar um grande sucesso no meio literário.


O livro “O Reflexo da Solidão” lançado na XVI Bienal do Livro foi um sucesso e vem lhe rendendo frutos.



O REFLEXO DA SOLIDÃO

 

"O Reflexo da Solidão" é apenas um momento de busca, ele sugere o recomeço, o contato com toda a sorte de vivências, estradas sem fim, locais que nos levaram a novos achados que irão nos preencher a cada novo dia.


Esse livro, através de suas poesias apaixonadas, nos faz pensar no ontem. Mas sobretudo nos estimula a buscar com todas as forças o amanhã, a oxigenar os sonhos, a paixão, sempre numa busca que nasce da própria solidão.

Andreia Martins

 

 

Andreia, em entrevista recente para o Blog Sentido Oeste, diz que foi um grande desafio publicar seu livro e que precisou de muita coragem. Mas o retorno está sendo satisfatório e o melhor de tudo é poder estar incentivando os jovens da Zona Oeste. Ela, como moradora, sabe da grande carência que existe nesta região com relação à cultura em geral. "Por isso acho que podemos sempre fazer mais, buscar mais, aprender mais e incentivar sempre mais.”


Ela também fala dos escritores que inspiraram sua obra:

“Sempre tive como exemplo a Clarice Lispector, Florbella Espanca, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes. Muitos me inspiram até hoje, a poesia sempre me encantou, ela sempre esteve dentro de mim, desde a época que eu só tinha cadernos de versos que gostava e os guardava comigo”.

 

Leia a entrevista na integra em: ESTANTE SENTIDO OESTE (ENTREVISTA).

 

Vamos conhecer um pouco mais da jovem escritora Andreia Martins:


• Está Cursando o 6º Período de Letras e Literatura na Faculdades Integradas Simonsen;


• Participou do Concurso Cultural “Prêmio O Alquimista” proposto pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC) e pelo escritor Paulo Coelho com o tema “O Sonho que eu tenho coragem de sonhar”;


• Seu livro “O Reflexo da Solidão” foi patrocinado por Arnaldo Niskier Professor, Acadêmico da Academia Brasileira de Letras e Presidente do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), por Paulo Pimenta, Professor e Vice-Presidente do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), por Roberto Ricther, Chefe de Gabinete do Departamento de Transporte Coletivo do Estado do Rio de Janeiro, pela empresa Rodando Legal Serviços e Transporte Rodoviário LTDA e pela empresa Declink Tecnologia de Confiança.

 

 

• No dia 24 de agosto, a autora fez o pré-lançamento do livro “O Reflexo da Solidão” e da Antologia “Lâmpada do Coração”, onde pôde participar com uma de suas poesias através de um concurso literário, de 826 candidatos ficou entre os 90 ganhadores proposto pela Editora Litteris;


• Dia 26 de agosto, foi entrevistada por um site da Zona Oeste, chamado “Panorama Oeste”, onde falou sobre sua obra a ser lançada na Bienal do Livro;

 

http://panoramaoeste.com/2013/08/de-santissimo-para-o-mundo-andreia-martins-se-prepara-para-estreia-na-bienal-1/


http://panoramaoeste.com/2013/11/escritora-revelacao-da-zona-oeste-em-2013-prepara-mais-um-lancamento/

 

• O Blog “Sentido Oeste” publicou uma matéria sobre a vida da escritora e seu livro a ser lançado na Bienal;


• Foi publicada uma matéria sobre seu livro no Blog da 9ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio de Janeiro (CRE);

 

• Participa de Saraus mensalmente, recitando suas poesias, ao vivo com a Rádio Sarau;


• Fez um Pré-lançamento dos seus livros na “Tenda do Livro” da Faculdades Integras Simonsen, onde estuda;


• Participou com o seu livro no evento “Café e Algo Mais” na Livraria Edital, onde fará uma noite de autógrafos a ser agendada;


• Apresentou-se no Teatro da Arena Jovelina Pérola Negra convidada por Ricardo Chacal;

 


• Realizou uma tarde de autógrafos no Departamento de Transporte Rodoviário do Estado Rio de Janeiro, onde estagiou por dois anos como estagiária de Letras;


• Foi entrevistada pelo Jornal da Empresa Rodando Legal, onde sairá uma matéria sobre seu livro e sua vida como escritora na edição de novembro;


 

• Reinaugurou a Biblioteca do CIEP Brizolão 223 Olympio Marques do Santos em Campo Grande, onde se formou no Ensino Médio. A matéria pode ser vista nos links abaixo:


http://panoramaoeste.com/2013/11/a-cultura-agradece-escola-do-zona-oeste-reinaugura-sua-biblioteca/


http://biblioteca223.blogspot.com.br/2013/11/reinauguracao-da-bilioteca-agora.html

 

• Esteve na Tarde de Autógrafos da Escritora Thalita Rebouças na Livraria Cultura no Shopping Nova América em Del Castilho.



“Foi maravilhoso conhecê-la, e ainda poder presenteá-la com o meu livro!”



Veja no link abaixo as imagens emocionantes quando Andreia mostra seu livro para Thalita que além de valorizar incentiva a jovem escritora a seguir este caminho.


https://www.facebook.com/andreia.martinsrj/media_set?set=a.529651983788459.1073741861.100002309872441&type=1

 

Participou de um evento chamado “Mostra de Talentos” promovido pela Sala de Leitura na Escola Municipal Charles Dickens da 9ª CRE, apresentando seu livro lançado na Bienal, promovendo uma pequena palestra e conversa com os alunos, junto a Representante do Rioeduca da 9ª CRE, da direção da escola e da antiga diretora da Unidade Margareth Regina.

 


Da esquerda para direita: coordenadora Elisa Farias, prof. Vagner de Souza, ex-diretora Margareth Regina, diretora Jane Henriques, Andreia, Adjunta, e Sala de Leitura profª Cristina Lima e a representante Rioeduca 9ª CRE, profª Márcia Alves.



Grupo de alunos amantes de literatura da E. M. Charles Dickens – 9ª CRE

 

Em novembro de 2013 lançou a Antologia Literária “Lâmpada do Coração”. Seus livros estiveram a venda durante toda a Feira das Escolas Estaduais - 7° Salão das Escolas Estaduais, nos dias 12, 13 e 14 de novembro no Centro de Convenções Sulamérica.

 

Abaixo links relacionados à escritora Andreia Martins:


Blog da Escritora - http://wwwandreiameuspoemas.blogspot.com.br/


Facebook - https://www.facebook.com/pages/Poetisa-Andreia-Martins/155979694503076

 

Andreia desejo a você muito sucesso e que você continue a disseminar sua coragem em realizar seus sonhos e objetivos na mente e coração de muitos jovens que precisam se inspirar em exemplos como o seu para também encontrarem seu caminho. Conte sempre conosco. Felicidades querida.


Profª Márcia Cristina Alves, Representante da 9ª CRE
E-mail: marciacerqueira@rioeduca.net
Twitter: @marciacrisalves
 

 

 

 

 

                               

 

 

 


   
           



Yammer Share