
Sexta-feira, 29/11/2013
Entrevista com a Professora Michelle - Blog Fazendo Leitura
A professora Michelle Moreira criou o blog Fazendo Leituras, com o objetivo de estimular os professores ao trabalho com livros infantis em sala de aula, além de sugestionar atividades desenvolvidas a partir das leituras.
Michelle Moreira é professora da Rede Municipal da Cidade do Rio de Janeiro há quase doze anos. Está lotada na E. M. 05.14.016 Pires e Albuquerque, e exerce a função de regente de Sala de Leitura.
Professora Michelle Moreira.
Na vida pessoal, Michelle é casada, cursa a Faculdade de Letras e tenta realizar seu trabalho da melhor maneira possível, com foco no aluno.
“Sou muito feliz com o que eu faço!”, afirma Michelle ao Portal Rioeduca.
Blog Fazendo Leitura nas Redes Sociais
Entrevista com a professora Michelle Moreira
1- Como surgiu a ideia de criar o blog Fazendo Leitura indicando sugestões de leitura aos professores?
Como professora da Sala de Leitura da E. M. Olegário Mariano, onde trabalhei de 2002 até o ano passado, eu sempre sugeria livrinhos de literatura infantil às professoras regentes em seus planejamentos. Elas também me procuravam na sala e pediam pra que eu separasse alguns livros que falassem sobre determinado assunto e, assim, surgiu a ideia do blog! Por que não sugerir leitura de livros para mais e mais professores? Então, criei o Fazendo Leitura que, em princípio, seria focado apenas na sugestão de livros, mas passei a dar ideias de atividades, mostrando fotos e postando modelos de trabalhinhos para os alunos. Deu super certo! Muitos professores de diversos lugares do país acessam o blog e deixam seus comentários!
Mural da Sala de Leitura da E. M. Pires e Albuquerque.
2- Há quanto tempo você trabalha como regente de Sala de Leitura?
Trabalhei na Sala de Leitura em 2012 na E. M. Olegário Mariano e, agora em 2013, na E. M. Pires e Albuquerque. Antes mesmo de estar na Sala de Leitura, eu já praticava a leitura de livrinhos com minhas turmas através de rodas de leitura, contação de histórias, além do famoso “Cantinho da Leitura” e empréstimos semanais.
3- Conte-nos um pouco sobre suas experiências de trabalho neste espaço virtual.
Recebo muitos comentários elogiando o blog e as atividades. Mas o que me deixa mais contente é ver que muitos professores estão utilizando, realmente, estes livros em sala de aula, e até realizando as atividades que sugiro.
Aluno da Classe Especial realizando atividade na Sala de Leitura.
4- A indicação de livros faz parte de algum projeto?
Não. Geralmente sugiro livros que trabalho nas minhas aulas na Sala de Leitura ou de acordo com alguma data comemorativa do mês. Também já estou estudando alguns projetos para 2014 que envolverão o blog.
Sim. Muitos professores deixam comentários no próprio blog, dizendo que realizaram as atividades sugeridas a partir dos livros e a maioria parece gostar do resultado.
Alunos da E. M. Pires e Albuquerque lendo os livros que foram dicas da professora Michelle Moreira.
6- Como se sente ao saber que outros professores visitam seu blog?
Sinto-me muito feliz por poder contribuir um pouco com os meus colegas professores, facilitando a pesquisa dos livrinhos, já que muitas vezes esse professor não tem tempo de ir à Sala de Leitura para procurar por um livro adequado a sua aula ou a sua necessidade.
Criei uma página do blog no Facebook. O Fazendo Leitura já tem mais de 164 “curtidas”. Os professores que acessam o blog recebem um aviso sobre as atualizações da página, que é atualizada quase todos os dias.
8- De que forma você avalia essa interação?
Positiva. Através dela tenho contato direto com os leitores do blog. Compartilhamos experiências, já que isso tudo é uma aprendizagem. Nem sempre um colega pensou numa atividade do jeito que eu pensei, ou vice-versa. Por isso, é muito bom interagirmos procurando ideias aqui e ali. O trabalho cresce e quem ganha é o aluno.
9- Conte-nos uma experiência de algum professor que já tenha usado o livro sugerido no blog Fazendo Leitura.
A professora Raquel, regente da turma 1302 da escola em que trabalho, utilizou vários livros que sugeri no blog. Mas, um livro, em especial, “Liga e desliga”, foi um sucesso entre os alunos, já que ela criou uma atividade bem diferente a partir da minha sugestão de leitura.
Alunos da professora Raquel, com livros sugeridos pelo blog Fazendo Leitura.
10- Deixe uma mensagem aos leitores do portal Rioeduca sobre esse trabalho.
Sempre gostei muito de livros, desde pequena. O meu sonho era crescer bem perto deles.
Agradeço a professora Michelle Moreira pela presteza em compartilhar com o Portal Rioeduca o trabalho desenvolvido nas redes sociais. Assim como agradeço a Escola Municipal Pires e Albuquerque através da direção e das professoras Janaina Stasio e Solange Rosa por acreditarem neste maravilhoso trabalho!
Visitem o blog da professora Michelle Moreira http://fazendoleitura.blogspot.com.br/.
Regina Bizarro é professora representante do Portal Rioeduca/5ªCRE.
E-mail: reginabizarro@rioeduca.net
https://www.facebook.com/groups/rioeduca5cre/
|


Sexta-feira, 29/11/2013
O Estudo do DNA
A E. M. Floripes Angladas Lucas, da 10ª CRE, localizada em Barra de Guaratiba, possui quatro salas de aula, oito turmas, 140 alunos. Por ser uma escola bem próxima da natureza, a Unidade Escolar tem como hábito desenvolver projetos ambientais.
Todos os anos, a escola promove uma feira de Ciências internamente, que envolve todos os alunos. Neste ano, em especial, o Projeto IV Mostra da Revista Ciência Hoje teve a participação da Equipe do Instituto Estadual do Ambiente (INEA).
O motivo dessa curiosidade foi o fato de uma aluna da própria turma participante estar passando por teste de paternidade e a mesma, ao se deparar com o assunto na revista Ciência Hoje, levou sua história para a sala de aula. Foi quando despertou o interesse nos alunos em entender como esse “DNA" funciona. Se de fato poderia confirmar a paternidade das pessoas. A professora Claudia dos Santos Martins Alves decidiu aproveitar o momento para fazer uma pesquisa sobre o assunto que seria o tema para a Mostra de Ciências 2013. Segue, abaixo, uma breve explicação sobre o teste do DNA:
Teste de paternidade pelo DNA
Os testes de paternidade são feitos através da análise do DNA encontrado nas amostras de sangue dos supostos pai e filho. Mas a análise também pode ser feita através de outros tipos de materiais biológicos como saliva ou fio de cabelo.
Testes de paternidade sem o pai
O teste paternidade ou maternidade é um teste conduzido para estabelecer se uma pessoa é a mãe biológica ou o pai biológico de um certo indivíduo.
Seguem, abaixo, alguns momentos da Pesquisa:
Alunos pesquisando o DNA.
Alunos aprendendo mais sobre o DNA com a Equipe do INEA.
Diante dos estudos e interesse, os alunos começaram a preparar todas as etapas para a apresentação na feira. Eles confeccionaram um folder com as explicações sobre o projeto, um jogo onde constariam algumas perguntas sobre o que seria explicado durante a apresentação e redigiram um texto contando o que foi apreendido por eles.
Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.
Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.
Alunos fazendo pesquisa sobre o DNA.
A mostra foi tão bem apresentada que a escola foi selecionada como finalista. Assim, os alunos fizeram nova demonstração na quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel no dia 31 de outubro.
Ao final da feira, a Escola Municipal Floripes Angladas Lucas foi agraciada com o Troféu Curioso, que é dado para as escolas que mais se destacam.
Parabéns aos Gestores! Parabéns aos Professores! Parabéns a toda Comunidade Escolar!
Suelen Corrêa é professora da rede municipal de ensino e representante do Rioeduca da 10ª CRE
Contatos: suelencorrea@rioeduca.net twitter: SuelenCorrea29
|


Quinta-feira, 28/11/2013
Uma Ode a Vinicius de Moraes
Vinicius de Moraes foi um nome muito importante no meio cultural brasileiro. Diplomata de carreira, destacou-se como poeta modernista e letrista popular. Esse ano ele é lembrado pelos cem anos do seu aniversário. E a Escola Municipal Miguel Ângelo preparou uma grande homenagem para o "Poetinha"."Porque a vida só se dá pra quem se deu, pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu." Vinicius de Moraes
Apresentação do 6º ano tocando "O Pato", "A Casa", "Eu Sei que Vou te Amar" e "Garota de Ipanema". (Professor Claudio)
O ensino da Língua Portuguesa, quando baseado nos diferentes gêneros, permite que se desenvolva uma contextualização de atividades de leitura, compreensão e interpretação de textos, de produção e de análise linguística.
Com isso, trabalhar com os diferentes gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
Conhecendo Vinicius de Moraes pela Janela da E. M. Miguel Ângelo
|


Quinta-feira, 28/11/2013
A Jovem Escritora Andreia Martins
Apresentamos a jovem escritora Andreia Martins, ex-aluna da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que fez o lançamento do seu livro “O Reflexo da Solidão” este ano na XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
Através da rede social Facebook, conheci a jovem escritora Andreia que, no dia 16 de setembro deste ano, iniciou contato para esta matéria. Ela, com muito jeitinho através do bate papo, me disse: "Olá, bom dia. Como vai? Sou Andreia, ex-aluna da Rede Municipal, lancei um livro na Bienal. Estarei visitando as escolas que estudei contando a minha experiência. E a Lílian Ferreira me indicou você, representante do Rioeduca da 9ª CRE, para uma possível matéria". E assim iniciamos nossa amizade.
"O Reflexo da Solidão" é apenas um momento de busca, ele sugere o recomeço, o contato com toda a sorte de vivências, estradas sem fim, locais que nos levaram a novos achados que irão nos preencher a cada novo dia.
Andreia Martins
Andreia, em entrevista recente para o Blog Sentido Oeste, diz que foi um grande desafio publicar seu livro e que precisou de muita coragem. Mas o retorno está sendo satisfatório e o melhor de tudo é poder estar incentivando os jovens da Zona Oeste. Ela, como moradora, sabe da grande carência que existe nesta região com relação à cultura em geral. "Por isso acho que podemos sempre fazer mais, buscar mais, aprender mais e incentivar sempre mais.”
“Sempre tive como exemplo a Clarice Lispector, Florbella Espanca, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Vinicius de Moraes. Muitos me inspiram até hoje, a poesia sempre me encantou, ela sempre esteve dentro de mim, desde a época que eu só tinha cadernos de versos que gostava e os guardava comigo”.
Leia a entrevista na integra em: ESTANTE SENTIDO OESTE (ENTREVISTA).
Vamos conhecer um pouco mais da jovem escritora Andreia Martins:
• No dia 24 de agosto, a autora fez o pré-lançamento do livro “O Reflexo da Solidão” e da Antologia “Lâmpada do Coração”, onde pôde participar com uma de suas poesias através de um concurso literário, de 826 candidatos ficou entre os 90 ganhadores proposto pela Editora Litteris;
• O Blog “Sentido Oeste” publicou uma matéria sobre a vida da escritora e seu livro a ser lançado na Bienal;
• Participa de Saraus mensalmente, recitando suas poesias, ao vivo com a Rádio Sarau;
• Reinaugurou a Biblioteca do CIEP Brizolão 223 Olympio Marques do Santos em Campo Grande, onde se formou no Ensino Médio. A matéria pode ser vista nos links abaixo:
• Esteve na Tarde de Autógrafos da Escritora Thalita Rebouças na Livraria Cultura no Shopping Nova América em Del Castilho.
Participou de um evento chamado “Mostra de Talentos” promovido pela Sala de Leitura na Escola Municipal Charles Dickens da 9ª CRE, apresentando seu livro lançado na Bienal, promovendo uma pequena palestra e conversa com os alunos, junto a Representante do Rioeduca da 9ª CRE, da direção da escola e da antiga diretora da Unidade Margareth Regina.
Em novembro de 2013 lançou a Antologia Literária “Lâmpada do Coração”. Seus livros estiveram a venda durante toda a Feira das Escolas Estaduais - 7° Salão das Escolas Estaduais, nos dias 12, 13 e 14 de novembro no Centro de Convenções Sulamérica.
Abaixo links relacionados à escritora Andreia Martins:
Andreia desejo a você muito sucesso e que você continue a disseminar sua coragem em realizar seus sonhos e objetivos na mente e coração de muitos jovens que precisam se inspirar em exemplos como o seu para também encontrarem seu caminho. Conte sempre conosco. Felicidades querida.
|

